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Respostas Aula: 03 – Padrões de Projeto
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Respostas Aula: 03 – Padrões de Projeto
Alguém respondeu essa aula Atividade?
Aula: 03 – Padrões de Projeto
Responda ao seguinte questionário em equipes de, no máximo, três alunos.
1 - O padrão de projeto singleton é usado para restringir:
a) A instanciação de uma classe para objetos simples.
b) A instanciação de uma classe para apenas um objeto.
c) A quantidade de classes.
d) As relações entre classes e objetos.
e) Classes de atributos complexos.
2 - O padrão de projeto Factory provê uma classe de decisão que retorna:
a) Um objeto de uma de suas subclasses, sem fixação de parâmetros.
b) Um atributo de uma de suas classes conexas, com base em um parâmetro
reservado.
c) Um objeto de uma de suas subclasses, com base em um parâmetro recebido.
d) Um atributo de uma de suas classes conexas, sem fixação de parâmetros.
e) Um objeto de uma de suas subclasses, com parâmetros fatorados.
3 - Os padrões de projeto (Design Patterns) são classificados nas categorias:
a) Situacional, Estrutural e Complementar.
b) Criacional, Evolutiva e Contingencial.
c) Compartimental, Vinculada e Comportamental.
d) Criacional, Step-by-step e Orientada a requisitos.
e) Criacional, Estrutural e Comportamental.
4 - Os design patterns:
a) São projetos de arquitetura para um domínio específico de aplicação e sempre
trazem componentes predefinidos que envolvem código de programação.
b) Consistem em conjuntos de classes que um usuário instancia para utilizar seus
métodos. Após a chamada ao método, o controle do fluxo da aplicação retorna
para o usuário.
c) São de uso exclusivo em processos de desenvolvimento de soluções orientado
a objetos, já que os objetos são a mais adequada abstração para o reuso.
d) São aplicações propriamente ditas, normalmente construídas pela integração
de diversos frameworks.
e) Podem ser modelados utilizando-se a linguagem UML, que fornece um meio
eficiente de modelar padrões de projeto representando-os como colaborações.
5 - O padrão de projeto conhecido como façade é indicado para a definição de
uma interface de nível mais alto que torne mais fácil a comunicação entre os
subsistemas de um sistema complexo.
( ) Certo ( ) Errado
6 - São padrões de projeto GoF (design patterns), EXCETO:
a) Strategy.
b) Workfow.
c) Adapter.
d) Façade.
7 - Descrição de conhecimento e experiência acumulada, uma solução bemsucedida
para um problema. Capta a experiência de uma maneira possível de ser
reusada por outros. Qual opção abaixo corresponde à descrição anterior?
a) Framework.
b) Linha de produto de software.
c) Gerador de programa.
d) Desenvolvimento baseado em componentes.
e) Padrão de projeto.
8 - Segundo a classificação de Design Patterns apresentada pela GoF, identifique
com V os padrões comportamentais e com F os demais.
( ) Observer.
( ) Iterator.
( ) Façade.
( ) Composite.
( ) Visitor.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:
a) F - V - V - V - F.
b) F - F - V - V - V.
c) V – F – F - V - F.
d) V - V - F - F - V.
e) V - V - V - V – V.
Aula: 03 – Padrões de Projeto
Responda ao seguinte questionário em equipes de, no máximo, três alunos.
1 - O padrão de projeto singleton é usado para restringir:
a) A instanciação de uma classe para objetos simples.
b) A instanciação de uma classe para apenas um objeto.
c) A quantidade de classes.
d) As relações entre classes e objetos.
e) Classes de atributos complexos.
2 - O padrão de projeto Factory provê uma classe de decisão que retorna:
a) Um objeto de uma de suas subclasses, sem fixação de parâmetros.
b) Um atributo de uma de suas classes conexas, com base em um parâmetro
reservado.
c) Um objeto de uma de suas subclasses, com base em um parâmetro recebido.
d) Um atributo de uma de suas classes conexas, sem fixação de parâmetros.
e) Um objeto de uma de suas subclasses, com parâmetros fatorados.
3 - Os padrões de projeto (Design Patterns) são classificados nas categorias:
a) Situacional, Estrutural e Complementar.
b) Criacional, Evolutiva e Contingencial.
c) Compartimental, Vinculada e Comportamental.
d) Criacional, Step-by-step e Orientada a requisitos.
e) Criacional, Estrutural e Comportamental.
4 - Os design patterns:
a) São projetos de arquitetura para um domínio específico de aplicação e sempre
trazem componentes predefinidos que envolvem código de programação.
b) Consistem em conjuntos de classes que um usuário instancia para utilizar seus
métodos. Após a chamada ao método, o controle do fluxo da aplicação retorna
para o usuário.
c) São de uso exclusivo em processos de desenvolvimento de soluções orientado
a objetos, já que os objetos são a mais adequada abstração para o reuso.
d) São aplicações propriamente ditas, normalmente construídas pela integração
de diversos frameworks.
e) Podem ser modelados utilizando-se a linguagem UML, que fornece um meio
eficiente de modelar padrões de projeto representando-os como colaborações.
5 - O padrão de projeto conhecido como façade é indicado para a definição de
uma interface de nível mais alto que torne mais fácil a comunicação entre os
subsistemas de um sistema complexo.
( ) Certo ( ) Errado
6 - São padrões de projeto GoF (design patterns), EXCETO:
a) Strategy.
b) Workfow.
c) Adapter.
d) Façade.
7 - Descrição de conhecimento e experiência acumulada, uma solução bemsucedida
para um problema. Capta a experiência de uma maneira possível de ser
reusada por outros. Qual opção abaixo corresponde à descrição anterior?
a) Framework.
b) Linha de produto de software.
c) Gerador de programa.
d) Desenvolvimento baseado em componentes.
e) Padrão de projeto.
8 - Segundo a classificação de Design Patterns apresentada pela GoF, identifique
com V os padrões comportamentais e com F os demais.
( ) Observer.
( ) Iterator.
( ) Façade.
( ) Composite.
( ) Visitor.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:
a) F - V - V - V - F.
b) F - F - V - V - V.
c) V – F – F - V - F.
d) V - V - F - F - V.
e) V - V - V - V – V.
Elenilton- Nivel S
- Mensagens : 6320
Data de inscrição : 23/05/2013
Idade : 50
Localização : Teixeira de Freitas, BA
NogueNet- Nivel 2
- Mensagens : 56
Data de inscrição : 05/03/2014
Localização : Bahia
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