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individual - Portfólio Individual: 15,00 Empty Portfólio Individual: 15,00

Mensagem por Elenilton Sáb 29 Ago 2015 - 9:00

Para quem não teve tempo e deseja ao menos um SUFICIENTE. Foi-me relatado que muitos conseguiram o conceito EXCELENTE e MUITO BOM.

Vou só esperar passar o dia da prova de Gestão de Conhecimento, nesta quarta, para começar.

Conforme nos períodos anteriores o pagamento será feito via transferência/depósito em conta Caixa/Itaú ou via MOIP (boleto e alguns cartões de crédito).

A liberação, envio, do portfólio individual aos pagantes será feita na última semana de postagem do mesmo por questões de logística...

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individual - Portfólio Individual: 15,00 Empty Re: Portfólio Individual: 15,00

Mensagem por rayslane Qua 2 Set 2015 - 14:11

oi quero o portifolio,meu fone/ watssap 63 84352409 email [Apenas Administradores podem visualizar links] ,

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Mensagem por Elenilton Qua 2 Set 2015 - 14:28

rayslane escreveu:oi quero o portifolio,meu fone/ watssap 63 84352409 email [Apenas Administradores podem visualizar links] ,

Logo, logo vou liberar o portfólio para pagamento. Peço que aguardem o final desta semana.

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individual - Portfólio Individual: 15,00 Empty Tem algu prazo?

Mensagem por NALDO_CBA Ter 8 Set 2015 - 16:28

Voce tem um prazo para inicio? se estiver qual a conta para envio?

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individual - Portfólio Individual: 15,00 Empty Re: Portfólio Individual: 15,00

Mensagem por Elenilton Ter 8 Set 2015 - 19:22

NALDO_CBA escreveu:Voce tem um prazo para inicio? se estiver qual a conta para envio?

nos próximos dias
esta bem fácil Very Happy

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individual - Portfólio Individual: 15,00 Empty Re: Portfólio Individual: 15,00

Mensagem por lucasls05 Qua 9 Set 2015 - 11:19

quero o portfolio whats (48)99914011 email: [Apenas Administradores podem visualizar links]

lucasls05
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Mensagem por znando Qua 9 Set 2015 - 20:40

Persistência: A persistência de dados para dispositivos móveis pode si dar de duas formas: Diretamente cliente (dispositivo móvel) com servidor, ou local temporária. A persistência local temporária tem como vantagens: Agilidade e flexibilidade, economia de recursos (tempo, dinheiro...) com tráfego de dados e conexão. Uma vez que a persistência local temporária so entraria em conexão com servidor caso não encontrasse os dados solicitados no dispositivo móvel ou fosse necessário persistir novos dados gerados.
Threads: É uma forma de um processo dividir a si mesmo em duas ou mais tarefas, essas tarefas múltiplas podem ser executadas simultaneamente para rodar mais rápido do que um programa em um único bloco. Possuem vantagens e desvantagens, umas das vantagens é que thread facilita o desenvolvimento em módulos e não deixa o processo de execução do aplicativo parado, quando um thread está aguardando a resposta de um dispositivo de I/O outro thread está trabalhando. Umas das desvantagens que torna o trabalho mais complexo, devido a interseção entre eles.
Sincronismo de processos: Consiste em usar um monitor para coordenar a sincronização de processos e facilitar a escrita de programas paralelos. Os monitores oferecem uma propriedade importante: Apenas um processo pode estar ativo dentro de um monitor em um determinado instante.
Interface com usuários: A qualidade da interface é fundamental para que os sistemas interativos possam ser usados com sucesso. “a interface de usuário deve ser entendida como sendo a parte de um sistema computacional com a qual uma pessoa entra em contato física, perceptiva ou conceitualmente” (Moran, 1981). Atualmente, as interfaces mais comuns envolvem elementos visuais e sonoros, com entrada de dados via teclado e mouse. Outros tipos de interfaces, como interface via voz e entrada de dados através de canetas estão se tornando frequentes, devido à disseminação de dispositivos móveis.

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individual - Portfólio Individual: 15,00 Empty Re: Portfólio Individual: 15,00

Mensagem por znando Qua 9 Set 2015 - 20:43

A Gestão do Conhecimento, do inglês KM - Knowledge Management, é uma disciplina que tem suscitado cada vez mais atenção nas últimas décadas, tendo originado inúmeros trabalhos de investigação e investimentos cada vez mais significativos por parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância.

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Mensagem por znando Qua 9 Set 2015 - 20:50

A primeira dimensão seria a “técnica”, que engloba as habilidades informais de difícil detecção, chamada de experiência e habilidade, estes insights altamente subjetivos e pessoais, as instituições, os palpites e as inspirações derivadas da experiência corporal, todos se encaixam nesta dimensão. A segunda dimensão pode chamá-la segundo autor de “cognitiva”. Ela consiste em crenças, percepções, ideais, valores, emoções e modelos mentais tão inseridos em nós que os consideramos naturais, ou dá forma ao modo como percebemos o mundo em torno de nós.

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Mensagem por znando Qua 9 Set 2015 - 20:54

Nesse contexto, ao falar em conhecimento, podemos dividi-lo em duas partes:

Tácito: conhecimento subjetivo, habilidades intrínsecas a uma pessoa, percepção, experiência, com dificuldade de transferência e reutilização.
Explícito: conhecimento em que existe facilidade de codificação, transferência e reutilização.

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Mensagem por znando Qua 9 Set 2015 - 20:56

Dimensões:
(1) visão e estratégia: expõe os aspectos que devem ser considerados pela alta administração, os conhecimentos e metas.
(2) políticas de recursos humanos: mostra os aspectos referentes ao recrutamento e seleção, quebra de paradigmas, treinamentos e recompensas na nova economia do conhecimento.
(3) cultura organizacional: voltada ao aprendizado contínuo, estimula a criação de uma identidade da organização propícia para a exploração de novas ideias, criação e compartilhamento.
(4) estruturas organizacionais: demonstra os modelos de estruturas flexíveis que permitem a inovação e o aprendizado, estimulando o trabalho em equipes.
(5) sistemas de informação: apresenta a tecnologia da informação como componente facilitador ao processo de compartilhamento do conhecimento.
(6) mensuração de resultados: refere-se à necessidade de obtenção de novos modos de avaliação do capital intelectual.

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Mensagem por znando Qua 9 Set 2015 - 21:02

CAPITAL INTELECTUAL

O Capital Intelectual é o material intelectual - conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência, que se pode aproveitar para a criação de riqueza, sendo um conjunto de benefícios intangíveis que agregam valor às empresas e representa um diferencial competitivo em relação aos concorrentes, sendo muito importante para o desenvolvimento das Organizações.
Conforme o conceito de Edvinsson e Malone (1998), o capital intelectual é uma parte invisível, porém, conforme Stewart (1998), o capital intelectual está sendo limitado a nada mais do que material intelectual.
Stewart (1998), um dos grandes especialistas sobre o assunto, afirma que: Capital Intelectual é a soma de todos os conhecimentos que possuem os empregados de uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva. Ao contrário dos ativos, com os quais os empresários e contabilistas estão familiarizados - propriedade, fábricas, equipamento, dinheiro -, o capital intelectual é intangível. Constitui a matéria intelectual: conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência, que pode ser utilizada para gerar riqueza.
O capital intelectual abrange o conhecimento e a inteligência das pessoas agregando valor aos produtos e serviços, possuindo o intuito de facilitar o aprendizado para estimular a criatividade, desenvolver a capacidade individual e do grupo, e gerar um diferencial de competência, obtendo vantagem competitiva para as empresas que estão destinando a devida importância a este novo capital.

Existem empresas, pessoas e organizações que escolhem produzir com ações individuais, mas isso deve ser alterado, para que o conhecimento e a informação não fiquem nas mãos de uma única pessoa e vá embora quando esta sair da empresa, causando prejuízo frente aos seus clientes e investidores. Muitas empresas estão adotando e investindo no trabalho em equipe, estimulando o aprendizado em grupo.
Brooking (1996) conceitua capital intelectual como uma combinação de ativos intangíveis, oriundos das mudanças nas áreas da tecnologia da informação, mídia e comunicação, que trazem benefícios intangíveis para as empresas e que capacitam seu funcionamento.
Segundo Antunes e Martins (2005), Capital Intelectual é o somatório do conhecimento proveniente das habilidades aplicadas (conhecimento tácito) dos membros da organização com a finalidade de trazer vantagem competitiva, materializado em bons relacionamentos com clientes e no desenvolvimento de novas tecnologias.
Segundo Brooking apud Antunes & Martins (2002), o capital intelectual pode ser dividido em quatro categorias:

- Ativos de Mercado: potencial que a empresa possui em decorrência dos intangíveis que estão relacionados ao mercado, tais como: marca, clientes, lealdade dos clientes, negócios recorrentes, negócios em andamento, canais de distribuição e franquias.

- Ativos Humanos: compreendem os benefícios que o indivíduo pode proporcionar para as organizações por meio da sua expertise, criatividade, conhecimento, habilidade para resolver problemas, visto de forma coletiva e dinâmica.

- Ativos de Propriedade Intelectual: incluem os ativos que necessitam de proteção legal para proporcionar benefícios às organizações.

Ativos de Infra-estrutura: compreendem as tecnologias, as metodologias e os processos empregados, como cultura, sistema de informação, métodos gerenciais, aceitação de risco e banco de dados de clientes.
Os fatores que geram o capital intelectual, de acordo com Brooking apud Antunes & Martins (2002), são:
- Conhecimento, pelo funcionário, de sua importância para os objetivos da empresa;
- funcionário tratado como ativo raro;
- alocar a pessoa certa na função certa, considerando suas habilidades;
- oportunizar o desenvolvimento profissional e pessoal;
- identificação do know-how (segredos industriais) gerado pela Pesquisa e Desenvolvimento (P & D);
- avaliar o retorno sobre o investimento em P & D;
- definir uma estratégia proativa para tratar a propriedade intelectual;
- mensurar o valor de marcas;
- avaliar investimentos em canais de distribuição;
- avaliar a sinergia resultante de treinamento e os objetivos corporativos;
- prover infra-estrutura e adequado ambiente de trabalho;
- valorizar a opinião dos funcionários;
- oportunizar a participação dos empregados na definição dos objetivos da Organização;
- estimular os funcionários para a inovação.

De acordo com Dal Piero (2000): "é comum o pensamento de que seres humanos não devem ser tratados como despesa. No mínimo, devem ser vistos como ativos da empresa. No entanto, este ativo produz a partir de movimentos intangíveis – o pensamento, o raciocínio, a síntese e análise – e assim tornar-se difícil de contabilizar, dimensionar potencial e dar uma face econômica/financeira do ser humano". O conhecimento é fator importante para o sucesso de uma empresa.
As empresas estão investindo em profissionais mentalmente qualificados, abandonando a força bruta muito utilizada na Era Industrial. Investindo em cursos, palestras, qualificações que agregam conhecimento, sinônimo de valor na hora de realizar os trabalhos e tomar decisões dentro da organização.
O conceito de capital intelectual pode ser entendido se imaginarmos a passagem da Era Industrial para a Era do Conhecimento. É mais evidente quando a força física passa a ser menos utilizada do que o conhecimento.

Dentro dessa linha de raciocínio é possível citar também o aumento da competitividade dinâmica do mercado, da volatilidade dos capitais, da conscientização dos clientes, dos fornecedores, dos funcionários e da comunidade em geral. A mistura de todos esses fatos fez os executivos perceberem que no atual cenário global, a rapidez, a inovação, a flexibilidade, o conhecimento e a capacidade de aprendizado individual e coletivo tornaram-se mais importantes que os próprios bens materiais, exigindo, assim, uma nova forma de gerenciamento (ENSSLIN e SCHNORRENBERGER, 2004).
Xavier, apud Marçula (1999), define capital intelectual como o conjunto dos conhecimentos e informações possuídos por uma pessoa ou instituição e colocados ativamente a serviço da realização de objetivos econômicos.
A era atual, como diz Sá (2002) exige a capitalização de intelectos (no sentido de investimentos maiores em qualidade da inteligência agente sobre os capitais) na busca da eficácia comum dos mais importantes valores das células sociais e de aumento do valor efetivo da própria riqueza.
Stewart (1998) indaga a respeito de onde procurar o capital intelectual, e afirma que este está em um destes três lugares: pessoas, estruturas e clientes, que são pontos estrategicamente importantes. Assim, pode-se concluir que o capital intelectual é formado por três componentes que interagem: capital humano, capital estrutural e capital de clientes.

2.1 Capital humano

O Capital Humano é aquele incorporado nas pessoas que possuem talentos para criação de produtos e serviços de qualidade, com o intuito de atrair clientes e satisfazê-los da melhor maneira possível.
As pessoas geram capital para a empresa através de suas competências, atitudes e capacidade para inovar. As competências incluem as habilidades e a educação e as atitudes se referem às condutas.A capacidade de inovar é que pode gerar mais valor para uma empresa.
O capital humano é composto pelo conhecimento acumulado, a habilidade e as experiências dos empregados, os valores, a cultura, a filosofia da empresa, e diversos ativos intangíveis, ou seja, as pessoas que são os ativos humanos da empresa. A principal estratégia da empresa será de atrair, reter, desenvolver e aproveitar o máximo o talento humano, que será cada vez mais, a principal vantagem competitiva.
Segundo Duffy (2000), capital humano é o valor acumulado de investimentos em treinamento, competência e futuro de um funcionário. Também pode ser descrito como competência do funcionário, capacidade de relacionamento e valores.
Para entender melhor o capital humano, é preciso entender as habilidades que determinam qualquer tarefa, processo ou negócio, relacionadas abaixo:

- Habilidade do tipo commodity: são as habilidades adquiridas, costumam não serem específicas de uma empresa e podem ter o mesmo valor para qualquer organização. É por exemplo, a habilidade de atender ao telefone.

- Habilidades alavancadas: o conhecimento pode ser mais valioso para uma determinada empresa do que para outra. São específicas a um setor e não a uma empresa.

- Habilidades proprietárias: são os talentos específicos à empresa, em torno dos quais uma organização constrói seu negócio. Pode ser codificada em forma de patentes, direitos autorais, expertise.

A gestão do capital humano passa pelo levantamento do potencial humano, pela identificação das potencialidades estratégicas a desenvolver e pela capacitação necessária.
O capital humano, portanto, configurando-se como um grande referencial de sucesso no meio empresarial, é o que vai determinar o futuro da companhia. Sem um gerenciamento adequado deste requisito, nenhuma empresa terá sucesso com suas metas e objetivos e, conseqüentemente, não alcançará os resultados esperados e nem pretenderá manter-se competitiva no mercado.
Conhecimento e habilidades podem ser ensinados, transferidos de uma pessoa para outra; talento é o próprio estilo da pessoa, e não pode ser transferido para outro. A grande chave do sucesso de uma empresa é ajudar seus funcionários a conduzirem seus talentos na busca de um excelente desempenho. Talento é a essência da pessoa, o que compreende seus pensamentos e sentimentos. Nenhum talento é igual a outro: as pessoas são diferentes e todos os tipos de talentos são importantes.
De acordo com Stewart (1998), “quando o principal executivo diz “as pessoas são nosso ativo mais importante”, ele está falando das pessoas que sabem como servir aos clientes de modo a proporcionar à empresa vantagem competitiva.” Ou seja , deve-se esclarecer que funcionários que não agregam valor à empresa no sentido de doação, colaboração e interesse, não devem ser considerados ativos; valiosos para a empresa, pois não fazem diferença alguma e até atrapalham o progresso dos demais.
A empresa deve saber diferenciar os tipos de colaboradores, pois alguns são ativos importantíssimos e outros são apenas custos, muitas vezes de grande valor. Faz-se necessária a existência de gastos com treinamentos e formação para a obtenção de um retorno em forma de atitudes, pois quanto mais motivados e interessados os colaboradores, mais se sentem parte da empresa.
Straioto (2000) considera que o capital humano é um recurso empresarial e deve ser considerado um ativo, pois possui capacidade de gerar benefícios futuros para a empresa.
O Capital Humano está relacionado com colaboradores altamente qualificados, com a sua formação, satisfação, rotação e flexibilidade. Daí a importância do investimento em capital humano para fazer face aos desafios concorrenciais, sendo ele, necessário a uma organização, pois ela é a fonte de inovação e renovação. Quanto maior é a qualidade do seu capital humano, maior tende a ser a eficácia da empresa frente aos seus clientes e concorrentes.

Capital Estrutural
Este capital refere-se ao conhecimento contido e retido, ao conhecimento de propriedade da empresa e inclui dados, tecnologias, estrutura e sistemas, rotinas e procedimentos organizacionais. A infra-estrutura que apóia o capital humano, como equipamentos de informática, softwares, bancos de dados, também forma o capital estrutural, tendo como objetivo relacionar pessoas com especialistas e informações e clientes à empresa.
Stewart (1997) define o capital estrutural como aquele que permanece na empresa. O capital estrutural pertence à empresa como um todo, podendo ser reproduzido e compartilhado. Alguns dos seus componentes recebem a denominação de direitos legais de propriedade – tecnologias, invenções, dados, publicações, processos patenteáveis, direitos autorais e outros. O capital estrutural também inclui a estratégia, a cultura, estruturas e sistemas, rotinas organizacionais e procedimentos.
O capital estrutural é o valor que pertence à empresa. "É fruto da inteligência humana e baseia-se em pessoas dispostas a compartilhar, que é um ato sempre voluntário. A liderança é fundamental para o sucesso da sua gerência" (Mário Henrique, 2000).
Duffy (2000) diz que este capital é o valor que é deixado na empresa, quando os funcionários – capital humano – saem da empresa. Exemplos: bases de dados, listas de clientes, manuais, marca e estruturas organizacionais.
Compreende os ativos intangíveis relacionados com a estrutura e os processos de funcionamento interno e externo da organização que apóiam o capital humano, ou tudo o que permanece na empresa quando os empregados vão para casa.
Edvinsson (1997) propõe a seguinte divisão para o capital estrutural:
- Capital organizacional: abrange o investimento da empresa em sistemas, instrumentos e filosofia operacional que agilizam o fluxo de conhecimento pela organização, bem como em direção às áreas externas, como aquelas voltadas para os canais de suprimento e distribuição.
- Capital de inovação: refere-se à capacidade de renovação e aos resultados da inovação sob a forma de direitos comerciais amparados por lei, propriedade intelectual e outros ativos e talentos intangíveis utilizados para criar e colocar rapidamente no mercado de novos produtos e serviços.
- Capital de processos: é constituído por aqueles processos, técnicas (como o ISO 9000) e programas direcionados aos empregados, que aumentam e ampliam a eficiência da produção ou a prestação de serviços. É o tipo de conhecimento prático empregado na criação contínua de valor.
Para gerenciar o capital estrutural, é preciso uma rápida distribuição do conhecimento, aumento do conhecimento coletivo, menor tempo de espera e profissionais mais produtivos. A função da gerência da empresa é utilizar corretamente o capital estrutural, para que o mesmo aumente o valor para os acionistas.
Baum & Gonçalves (2001) dizem que no capital estrutural se destacam dois aspectos, o tecnológico e a infra-estrutura.

- O capital tecnológico é formado pelas patentes, marcas registradas, banco de dados, softwares, copyrights, franquias, tecnologias de processos e de produtos.
- O capital relativo à infra-estrutura da empresa é representado pela estrutura de comando, a filosofia e cultura da organização, processos de gestão e sistemas de informação.

2.3 Capital do Cliente

É definido como o valor de sua franquia, seus relacionamentos contínuos com pessoas e organizações com as quais negocia e é justamente neste componente, que o capital se transforma em dinheiro, por isso que este capital é medido com mais freqüência do que os outros.
Stewart (1998) diz que o capital do cliente é muito semelhante ao capital humano: não se pode possuir os clientes do mesmo modo como não se pode possuir pessoas. Mas da mesma forma como uma organização pode investir em funcionários não apenas para aumentar seu valor como indivíduos, mas também para criar ativos de conhecimento para a empresa como um todo. A empresa e seus clientes podem aumentar o capital intelectual que é sua propriedade, em conjunto e em particular.
Para Sveiby (1998), a escolha da empresa do conhecimento no que diz respeito a clientes, portanto, tem um significado estratégico vital, porque o tipo de cliente com os quais uma empresa do conhecimento trabalha, determina tanto a qualidade quanto a quantidade de suas receitas intangíveis do conhecimento. Existem três tipos de clientes, segundo o mesmo autor; os clientes que melhoram a imagem, no qual suas referências e seus depoimentos são muitos valiosos; os clientes que melhoram a organização, esses exigem soluções de ponta, melhorando a estrutura interna da empresa; e os clientes que aumentam a competência, que contribuem com projetos, que desafiam a competência dos funcionários, fazendo que os funcionários aprendam com eles.
É muito importante para as empresas a gerência do capital do cliente. Os investimentos no capital do cliente devem ser realizados em conjunto com os clientes, buscando o benefício para ambos no que diz respeito às informações e aos conhecimentos gerados.

Oliveira (2002) relaciona algumas maneiras de investir no capital do cliente:

- Inove com os clientes: independente de quem seja o seu comprador, ele deseja obter o máximo do cliente dele. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento podem ser muito mais produtivos, caso já se tenha um cliente capaz de se beneficiar pelo fato de ser o primeiro a experimentar a inovação.

- Invista em seus clientes de empowerment: oferecer aos clientes a oportunidade de acompanhar eletronicamente, passo a passo, a fabricação de um produto, pode ter desvantagens com relação ao poder de barganha. Entretanto, apresenta uma infinidade de vantagens, destacando-se a possibilidade de se obter feedback do cliente, antes mesmo de se cometer erros.

- Concentre-se nos clientes como indivíduos: o empowerment, como benefício, aumenta a capacidade da empresa em adquirir informações sobre os seus clientes. Entretanto, transformar essas informações em capital do cliente, um ativo duradouro, requer a capacidade de atender com flexibilidade às necessidades dos clientes individuais. Isso torna necessário que as informações a serem utilizadas possam ser extraídas de bases de dados organizadas por clientes, onde constem cadastros individualizados.

- Divida os ganhos com seus clientes: o conceito de capital do cliente só faz sentido quando o produtor e o cliente não lutam pelo excedente que criaram juntos, mas concordam abertamente em possuí-los juntos. Quanto mais estreitos os laços entre produtor e consumidor, maior é a capacidade de se gerar excedente em forma de capital do cliente.

- Aprenda o negócio do seu cliente e lhe ensine o seu: afinal, quanto melhor informado estiver sobre o negócio de um cliente, melhor poderá servi-lo. Isso se dará através da identificação das necessidades não-expressas do cliente, o que permitirá o desenvolvimento de produtos que os atendam.

- Torne-se indispensável: as informações sobre o cliente podem e devem ser utilizadas para que se busque ofertar um serviço vital para o cliente, de difícil substituição por outro fornecedor. Por meio de informações, é possível conhecer as características e especificidades de determinado produto que o tornam especialmente atraente aos olhos do comprador.

Verifica-se, então, a necessidade de controle desses três fatores que interagem entre si: capital humano, estrutural e de clientes, para obter um capital intelectual bem estruturado, que possa ser mensurado e avaliado, de acordo com as características e particularidades de cada organização para obter resultados satisfatórios e contribuir com a contabilidade através de novas informações, proporcionando uma visão mais moderna e atual.

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Mensagem por znando Qua 9 Set 2015 - 21:14

Gerenciamento eletrônico de documentos ou Gestão electrónica de documentos (GED) é uma tecnologia que provê um meio de facilmente gerar, controlar, armazenar, compartilhar e recuperar informações existentes em documentos. Os sistemas GED permitem aos usuários acessarem os documentos de forma ágil e segura, normalmente via navegador web por meio de uma intranet corporativa acessada interna ou externamente, sendo esta última forma mais presente nos dias de hoje [1] . A capacidade de gerenciar documentos é uma ferramenta indispensável para a Gestão do conhecimento.

Documentos formam a grande massa de conhecimentos de uma empresa. O GED permite preservar esse patrimônio e organizar eletronicamente a documentação, para assegurar a informação necessária, na hora exata, para a pessoa certa. O GED lida com qualquer tipo de documentação.

Qualquer tipo de empresa, pequena, média ou grande, pode usar o GED, entre: escolas; empresas de advocacia; hospitais; administradoras de condomínios; empresas de recrutamento; escritórios de arquitetura, design e engenharia; assessorias de imprensa e de comunicação; e consultorias. Nas médias e grandes empresas, o GED poderá ser aplicado para setores específicos (RH, Treinamento, Contabilidade, Marketing, Informática). Este serviço avalia as necessidades específicas do cliente e oferece um sistema modular, o que possibilita a implantação gradativa do Gerenciamento Eletrônico de Documentos [2] .

É a forma de governar através da tecnologia, promovendo um governo mais eficiente a fim de, facilitar ao cidadão o acesso aos serviços governamentais, assim tornando um governo mais prestador de serviços.

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Mensagem por znando Qua 9 Set 2015 - 21:16

Por definição, RFID consiste em técnicas de identificação através de ondas de rádio. Portanto, a comunicação em um único sentido (ou seja, um dispositivo leitor enviando sinais de interrogação a uma etiqueta, que somente poderá responder aos sinais de interrogação) é suficiente. Na verdade, é o único sentido possível.

Já um dispositivo NFC, por poder gerar alternadamente as ondas de rádio com outro dispositivo, pode atuar tanto como uma etiqueta como um leitor. Isto possibilita uma comunicação Peer-to-Peer, ou seja, uma troca verdadeira de informações. Como exemplo, podemos citar os smartphones modernos.

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individual - Portfólio Individual: 15,00 Empty Re: Portfólio Individual: 15,00

Mensagem por znando Qua 9 Set 2015 - 21:19

as atividades envolvidas com a Gestão do Conhecimento compreendem:
1- o compartilhamento do conhecimento no ambiente interno;
2- atualização do conhecimento nas Instituições;
3- o processamento e aplicação do conhecimento em benefício das Instituições;
4- a obtenção do conhecimento externo;
5- reutilização do conhecimento;
7- a criação de novos conhecimentos;
8- o compartilhamento do conhecimento com o ambiente externo.

Ele também relata que o profissional de Recursos Humanos, como gestor do conhecimento nas Instituições, deve atuar em várias frentes e deve se posicionar numa Instituição do aprendizado da seguinte forma:

– apoiar as áreas na busca de novos conhecimentos, provenientes tanto de fontes externas quanto internas;
– apoiar na disseminação da informação e nas políticas de comunicação;
– desenvolver políticas que aprimore a cultura, divulgando novos modelos para a reflexão e abordagem do processo de aprendizado e ação;
– apoiar a estruturação da memória organizacional, contando com a ajuda dos representantes das áreas de especialidades;
– apoiar a interconexão entre os núcleos de conhecimento, identificando os conhecimentos individuais e criando sistemas e bases de dados que facilitem o acesso e a atualização da memória organizacional.

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individual - Portfólio Individual: 15,00 Empty Re: Portfólio Individual: 15,00

Mensagem por Elenilton Sáb 26 Set 2015 - 11:49

A grande questão em se postar conteúdo do portfólio aqui ou em qualquer outro lugar é que a Unopar tem mecanismos para descobrir se é plágio. Conforme anuncio da própria Unopar, os portfólios identificados como plágio serão considerados como INVÁLIDOS.

Se você posta o conteúdo do portfólio em qualquer ambiente da internet ou copia esse conteúdo isso é um tiro no pé.

O portfólio que proponho é inédito em termos de conteúdo. Por essas razões eu só envio, mesmo os pagos, na última semana. Isso acontece por questões de segurança, pois se alguém que receber o portfólio que entreguei postar o conteúdo desse na internet automaticamente vai invalidar os portfólios dos outros colegas. Então para que ninguém cometa essa maldade e prejudique os colegas enviarei o portfólio individual na última semana e considero ser tempo suficiente para fazer as adaptações que desejar, embora nem precisa fazer isso, sendo suficiente mudar o nome e o polo apenas.

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Mensagem por Marcos Engroff Sáb 26 Set 2015 - 19:05

elenilton escreveu:A grande questão em se postar conteúdo do portfólio aqui ou em qualquer outro lugar é que a Unopar tem mecanismos para descobrir se é plágio. Conforme anuncio da própria Unopar, os portfólios identificados como plágio serão considerados como INVÁLIDOS.

Se você posta o conteúdo do portfólio em qualquer ambiente da internet ou copia esse conteúdo isso é um tiro no pé.

O portfólio que proponho é inédito em termos de conteúdo. Por essas razões eu só envio, mesmo os pagos, na última semana. Isso acontece por questões de segurança, pois se alguém que receber o portfólio que entreguei postar o conteúdo desse na internet automaticamente vai invalidar os portfólios dos outros colegas. Então para que ninguém cometa essa maldade e prejudique os colegas enviarei o portfólio individual na última semana e considero ser tempo suficiente para fazer as adaptações que desejar, embora nem precisa fazer isso, sendo suficiente mudar o nome e o polo apenas.

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Elenilton poderia me passar seu whats para poder falar com vc o meu é (55) 9963-4642

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individual - Portfólio Individual: 15,00 Empty Re: Portfólio Individual: 15,00

Mensagem por Elenilton Seg 28 Set 2015 - 16:39

Meu zap: 73 9992-1633

Lembrando que eu fiz os individuais e em grupo do semestre passado e disponibilizou gratuitamente os dos semestres anteriores.

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individual - Portfólio Individual: 15,00 Empty Re: Portfólio Individual: 15,00

Mensagem por pdrbast Ter 29 Set 2015 - 10:20

preciso do trabalho entre em contato pelo whatsapp
55 96959350 ou por email pbastianarrobatcheturbo.com.br

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Mensagem por Elenilton Ter 29 Set 2015 - 18:33

pdrbast escreveu:preciso do trabalho entre em contato pelo whatsapp
55 96959350 ou por email pbastianarrobatcheturbo.com.br

Tenho conta Caixa, Bradesco e Itaú. Só entrar em contato via zapzap.

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individual - Portfólio Individual: 15,00 Empty Re: Portfólio Individual: 15,00

Mensagem por anicassio Sex 2 Out 2015 - 18:11

entra em contato comigo whatsapp 74 99415295

anicassio
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individual - Portfólio Individual: 15,00 Empty Trabalho Individual

Mensagem por marivaldo Ter 6 Out 2015 - 12:30

Eu quero o wat- (77)9200-7278, passe o numero da conta, estou no 6º semestre.

marivaldo
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individual - Portfólio Individual: 15,00 Empty Re: Portfólio Individual: 15,00

Mensagem por Elenilton Qua 7 Out 2015 - 18:05

Feito.]

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Mensagem por daiano Qua 7 Out 2015 - 21:05

Brother me passa ai a conta zap: 73 91135139

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individual - Portfólio Individual: 15,00 Empty Re: Portfólio Individual: 15,00

Mensagem por Braga Jr. Qui 8 Out 2015 - 11:01

como fazer o pagamento ?

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individual - Portfólio Individual: 15,00 Empty Re: Portfólio Individual: 15,00

Mensagem por Elenilton Qui 8 Out 2015 - 14:14

@RaphaelNovaes escreveu:como fazer o pagamento ?

caixa
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Conta Poupança: 00005166-8
Operação: 013
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Mensagem por chaduaax Sex 9 Out 2015 - 10:06

Enilton, bom dia

Tenho interesse na compra do trabalho. Poderíamos conversar pelo Whatsapp 34 8877 4336

Obrigado

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Mensagem por chaduaax Sex 9 Out 2015 - 10:07

Enilton, bom dia

Tenho interesse na compra do trabalho. Poderíamos conversar pelo Whatsapp 34 8877 4336

Obrigado

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Mensagem por NALDO_CBA Sáb 10 Out 2015 - 22:36

Boa noite como faça para fazer o dep e me enviar o PT individual  6 Semestsre

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Mensagem por Elenilton Seg 12 Out 2015 - 13:16

NALDO_CBA escreveu:Boa noite como faça para fazer o dep e me enviar o PT individual  6 Semestsre

Adicione meu whatsapp (73) 9992-1633

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Mensagem por Elenilton Ter 13 Out 2015 - 21:58

Segunda-feira ja libero os portfolios.

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individual - Portfólio Individual: 15,00 Empty Elenilton qual o teu e-mail ou wat meu chapa ???

Mensagem por NALDO_CBA Qua 14 Out 2015 - 21:41

Elenilton eu preciso deste PT antes do dia 21/10 não consigo contato com vc

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Mensagem por NALDO_CBA Qua 14 Out 2015 - 21:53

meu wat 65 8412-6666

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individual - Portfólio Individual: 15,00 Empty Re: Portfólio Individual: 15,00

Mensagem por Elenilton Qui 15 Out 2015 - 11:36

NALDO_CBA escreveu:meu wat 65 8412-6666

jah estamos nos falando lah... Very Happy

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Mensagem por Elenilton Sáb 17 Out 2015 - 9:17

À partir de hoje o portfolio individual será liberado.

OBS.: INFELIZMENTE NAO ESTOU FAZENDO PORTFOLIOS DE DEPENDENCIA POR FALTA DE TEMPO.
OBS.: A LIBERAÇAO NA SEGUNDA, TERÇA E QUARTA SE DARÁ À PARTIR DAS 19HS

Att

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Mensagem por marcusr Dom 18 Out 2015 - 18:57

preciso do trabalho individual me manda watts 69 92069599 email [Apenas Administradores podem visualizar links]

marcusr
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Mensagem por volneitapia Seg 19 Out 2015 - 4:58

Oi, me passa seu email, tenho interesse no porti. meu e-mail é: [Apenas Administradores podem visualizar links]

volneitapia
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Mensagem por Elenilton Seg 19 Out 2015 - 7:05

volneitapia escreveu:Oi, me passa seu email, tenho interesse no porti. meu e-mail é: [Apenas Administradores podem visualizar links]

elenilton_freitas @ yahoo . com .br

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Mensagem por marcusr Seg 19 Out 2015 - 17:27

amigo favor me encaminhar o trabalho ja te mandei pelo watz o comprovante da transferencia
email [Apenas Administradores podem visualizar links]

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Mensagem por Elenilton Seg 19 Out 2015 - 21:30

marcusr escreveu:amigo favor me encaminhar o trabalho ja te mandei pelo watz o comprovante da transferencia
email [Apenas Administradores podem visualizar links]

Já devo ter feito isso.

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Mensagem por Iranildo Silva Qua 21 Out 2015 - 10:36

Olá, bom dia. Preciso desse Portfolio para entregar hj. pago agora por transferência Banco do Brasil de preferência. email: [Apenas Administradores podem visualizar links] melhor me chamar no whatsapp (96) 99135 0166 VIVO. Aguardando!

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Mensagem por Elenilton Qua 21 Out 2015 - 12:02

Iranildo Silva escreveu:Olá, bom dia. Preciso desse Portfolio para entregar hj. pago agora por transferência Banco do Brasil de preferência. email: [Apenas Administradores podem visualizar links] melhor me chamar no whatsapp (96) 99135 0166 VIVO. Aguardando!

Agora já era. Não vou ter tempo de atender novos. Atendendo os já reservados.

Fica pra próxima.

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Mensagem por Elenilton Qua 21 Out 2015 - 18:37

Para quem ficar de DP por nao ter postado, segue um modelo: [Apenas Administradores podem visualizar links]

O que vendi so sera postado apos o resultado.

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Mensagem por Elenilton Qua 21 Out 2015 - 18:38

elenilton escreveu:Para quem ficar de DP por nao ter postado, segue um modelo: [Apenas Administradores podem visualizar links]

O que vendi so sera postado apos o resultado.

''pt.slideshare.net / eleniltonfreitas7 / trabalho-individual-unopar-modelo''

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Mensagem por Bryan Seconello Guedes Sex 23 Out 2015 - 14:42

Very Happy
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Mensagem por frankml Seg 26 Out 2015 - 11:00

elenilton escreveu:Para quem não teve tempo e deseja ao menos um SUFICIENTE. Foi-me relatado que muitos conseguiram o conceito EXCELENTE e MUITO BOM.

Vou só esperar passar o dia da prova de Gestão de Conhecimento, nesta quarta, para começar.

Conforme nos períodos anteriores o pagamento será feito via transferência/depósito em conta Caixa/Itaú ou via MOIP (boleto e alguns cartões de crédito).

A liberação, envio, do portfólio individual aos pagantes será feita na última semana de postagem do mesmo por questões de logística...

Abs

Olá gostaria de entrar em contato com você, pois irei ficar de recuperação, gostaria de um. teria como?
meus whats 094 - 99158-2331

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