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Av2 - Cst Anál e Desenv Sist - Interação Humano-computador
Página 1 de 1
Av2 - Cst Anál e Desenv Sist - Interação Humano-computador
1)
Para medir a severidade de um problema, Nielsen (2007) sugere a seguinte escala:
a) Frequência com que o problema acontece: se é comum ou raro?
b) Impacto do problema: será fácil ou difícil de solução caso aconteça?
c) Persistência do problema: o problema não é superado, ou, ele causa aborrecimento constante?
d) 0 = eu não concordo que este seja um problema de usabilidade;
e) 1 = problema cosmético de usabilidade: não é necessário consertar o problema, a menos que haja tempo disponível no projeto;
f) 2 = problema de usabilidade secundário (sem importância): o conserto deste problema não deve ser prioritário;
g) 3 = problema de usabilidade principal (importante): o conserto deste problema é de bastante prioridade;
h) 4 = problema catastrófico de usabilidade: é imperativo consertar este problema antes que o produto seja liberado.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
A alternativa "a" está incorreta.
b)
As alternativas "a", "b" e "f" estão incorretas.
c)
As alternativas "c", "e" e "h" estão incorretas.
d)
As alternativas estão TODAS corretas.
e)
As alternativas estão TODAS incorretas.
2)
As inspeções ergonômicas via checklists são vistorias com base em listas de verificação, para diagnosticar problemas de interface. Essas listas são usadas pelos avaliadores como roteiro de princípios básicos, desejáveis em uma interface, para identificar problemas, reduzir a subjetividade e custos. Como em uma lista já estão presentes conhecimentos ergonômicos, não se faz necessária a aplicação destes questionários por especialistas em usabilidade e ergonomia. A ferramenta ErgoList relaciona uma lista de checklists, técnica de avaliação rápida, que se destina a apoiar a inspeção da interface e descobrir seus defeitos ergonômicos mais explícitos. Essa lista contém os seguintes itens (LABIUTIL, 2006):
I. Ações mínimas: verifique a extensão dos diálogos estabelecidos para a realização dos objetivos do usuário.
II. Densidade informacional: avalie a densidade informacional das telas apresentadas pelo sistema.
III. Ações explícitas: verifique se é o usuário quem comanda implicitamente as ações do sistema.
IV. Controle do usuário: avalie as possibilidades do usuário controlar o encadeamento e a realização das ações.
Assinale a opção correta:
Alternativas:
a)
I-Certa; II-Certa; III-Certa; IV-Certa.
b)
I-Errada; II-Certa; III-Certa; IV-Certa.
c)
I-Certa; II-Errada; III-Certa; IV-Certa.
d)
I-Certa; II-Certa; III-Errada; IV-Certa.
e)
I-Errada; II-Errada; III-Errada; IV-Certa.
3)
Nesta dimensão Nielsen (2006) apresenta um conjunto básico de heurísticas:
I. De visibilidade do status do sistema: o sistema precisa manter o usuário informado sobre o que está acontecendo, fornecendo-lhe um feedback dentro de um tempo razoável.
II. De compatibilidade do sistema com o mundo real: O sistema deve falar a linguagem do usuário, com palavras, frases e conceitos familiares a ele, em vez de usar termos técnicos. Não deve seguir convenções do mundo real, dando-lhe uma informação numa ordem natural e lógica.
III. De controle e liberdade do usuário: os usuários escolhem, frequentemente e por engano, funções do sistema e precisam ter saídas de emergência claramente marcadas, para abandonar a operação sem ter que percorrer um extenso diálogo, possibilitando funções undo e redo.
Assinale a opção correta:
Alternativas:
a)
I-Certa; II-Certa; III-Certa;
b)
I-Errada; II-Certa; III-Certa;
c)
I-Certa; II-Errada; III-Certa;
d)
I-Certa; II-Certa; III-Errada;
e)
I-Errada; II-Errada; III-Errada.
4)
As avaliações heurísticas representam um julgamento de valor sobre as qualidades ergonômicas das interfaces e são realizadas por especialistas em ergonomia, que examinam o sistema interativo e diagnosticam problemas que o usuário poderá ter em uma interação (CYBIS et al, 1998);
Nesta dimensão Nielsen (2006) apresenta um conjunto básico de heurísticas:
I. De consistência e padrões: os usuários não precisam saber que diferentes palavras, situações ou ações significam a mesma coisa. Devem seguir convenções de plataforma computacional.
II. De prevenção de erro: é melhor projetar um design cuidadoso, no qual se previne o erro antes dele acontecer, do que, uma boa mensagem de erro.
III. De reconhecimento em vez de lembrança: minimize o uso da memória do usuário, disponibilizando objetos, ações e opções visíveis. O usuário, na passagem de uma operação para outra não precisa lembrar-se da informação anterior. Instruções para uso do sistema devem estar visíveis e facilmente recuperáveis, sempre que oportuna.
Assinale a opção correta:
Alternativas:
a)
I-Certa; II-Certa; III-Certa;
b)
I-Errada; II-Certa; III-Certa;
c)
I-Certa; II-Errada; III-Certa;
d)
I-Certa; II-Certa; III-Errada;
e)
I-Errada; II-Errada; III-Errada.
5)
O percurso cognitivo tem o objetivo de identificar problemas de usabilidade, para avaliar a facilidade de aprendizado do sistema através da exploração do usuário, que se justifica, para os usuários adquirirem conhecimento sobre novas características ou funções, apenas quando requeridas em seu trabalho. Esse método examina principalmente (PRATES E BARBOSA, 2003):
a) A correspondência entre a conceitualização de uma tarefa dos usuários e a dosdesigners.
b) Escolha adequada ou não-adequada de termos ou do vocabulário utilizado.
c)Feedbackadequado ou não, para os resultados de uma ação.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
A alternativa "a" está incorreta.
b)
As alternativas "a", "b" e "f" estão incorretas.
c)
As alternativas "c", "e" e "h" estão incorretas.
d)
As alternativas estão TODAS corretas.
e)
As alternativas estão TODAS incorretas.
alguem pode mim ajuda ?/???????
Para medir a severidade de um problema, Nielsen (2007) sugere a seguinte escala:
a) Frequência com que o problema acontece: se é comum ou raro?
b) Impacto do problema: será fácil ou difícil de solução caso aconteça?
c) Persistência do problema: o problema não é superado, ou, ele causa aborrecimento constante?
d) 0 = eu não concordo que este seja um problema de usabilidade;
e) 1 = problema cosmético de usabilidade: não é necessário consertar o problema, a menos que haja tempo disponível no projeto;
f) 2 = problema de usabilidade secundário (sem importância): o conserto deste problema não deve ser prioritário;
g) 3 = problema de usabilidade principal (importante): o conserto deste problema é de bastante prioridade;
h) 4 = problema catastrófico de usabilidade: é imperativo consertar este problema antes que o produto seja liberado.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
A alternativa "a" está incorreta.
b)
As alternativas "a", "b" e "f" estão incorretas.
c)
As alternativas "c", "e" e "h" estão incorretas.
d)
As alternativas estão TODAS corretas.
e)
As alternativas estão TODAS incorretas.
2)
As inspeções ergonômicas via checklists são vistorias com base em listas de verificação, para diagnosticar problemas de interface. Essas listas são usadas pelos avaliadores como roteiro de princípios básicos, desejáveis em uma interface, para identificar problemas, reduzir a subjetividade e custos. Como em uma lista já estão presentes conhecimentos ergonômicos, não se faz necessária a aplicação destes questionários por especialistas em usabilidade e ergonomia. A ferramenta ErgoList relaciona uma lista de checklists, técnica de avaliação rápida, que se destina a apoiar a inspeção da interface e descobrir seus defeitos ergonômicos mais explícitos. Essa lista contém os seguintes itens (LABIUTIL, 2006):
I. Ações mínimas: verifique a extensão dos diálogos estabelecidos para a realização dos objetivos do usuário.
II. Densidade informacional: avalie a densidade informacional das telas apresentadas pelo sistema.
III. Ações explícitas: verifique se é o usuário quem comanda implicitamente as ações do sistema.
IV. Controle do usuário: avalie as possibilidades do usuário controlar o encadeamento e a realização das ações.
Assinale a opção correta:
Alternativas:
a)
I-Certa; II-Certa; III-Certa; IV-Certa.
b)
I-Errada; II-Certa; III-Certa; IV-Certa.
c)
I-Certa; II-Errada; III-Certa; IV-Certa.
d)
I-Certa; II-Certa; III-Errada; IV-Certa.
e)
I-Errada; II-Errada; III-Errada; IV-Certa.
3)
Nesta dimensão Nielsen (2006) apresenta um conjunto básico de heurísticas:
I. De visibilidade do status do sistema: o sistema precisa manter o usuário informado sobre o que está acontecendo, fornecendo-lhe um feedback dentro de um tempo razoável.
II. De compatibilidade do sistema com o mundo real: O sistema deve falar a linguagem do usuário, com palavras, frases e conceitos familiares a ele, em vez de usar termos técnicos. Não deve seguir convenções do mundo real, dando-lhe uma informação numa ordem natural e lógica.
III. De controle e liberdade do usuário: os usuários escolhem, frequentemente e por engano, funções do sistema e precisam ter saídas de emergência claramente marcadas, para abandonar a operação sem ter que percorrer um extenso diálogo, possibilitando funções undo e redo.
Assinale a opção correta:
Alternativas:
a)
I-Certa; II-Certa; III-Certa;
b)
I-Errada; II-Certa; III-Certa;
c)
I-Certa; II-Errada; III-Certa;
d)
I-Certa; II-Certa; III-Errada;
e)
I-Errada; II-Errada; III-Errada.
4)
As avaliações heurísticas representam um julgamento de valor sobre as qualidades ergonômicas das interfaces e são realizadas por especialistas em ergonomia, que examinam o sistema interativo e diagnosticam problemas que o usuário poderá ter em uma interação (CYBIS et al, 1998);
Nesta dimensão Nielsen (2006) apresenta um conjunto básico de heurísticas:
I. De consistência e padrões: os usuários não precisam saber que diferentes palavras, situações ou ações significam a mesma coisa. Devem seguir convenções de plataforma computacional.
II. De prevenção de erro: é melhor projetar um design cuidadoso, no qual se previne o erro antes dele acontecer, do que, uma boa mensagem de erro.
III. De reconhecimento em vez de lembrança: minimize o uso da memória do usuário, disponibilizando objetos, ações e opções visíveis. O usuário, na passagem de uma operação para outra não precisa lembrar-se da informação anterior. Instruções para uso do sistema devem estar visíveis e facilmente recuperáveis, sempre que oportuna.
Assinale a opção correta:
Alternativas:
a)
I-Certa; II-Certa; III-Certa;
b)
I-Errada; II-Certa; III-Certa;
c)
I-Certa; II-Errada; III-Certa;
d)
I-Certa; II-Certa; III-Errada;
e)
I-Errada; II-Errada; III-Errada.
5)
O percurso cognitivo tem o objetivo de identificar problemas de usabilidade, para avaliar a facilidade de aprendizado do sistema através da exploração do usuário, que se justifica, para os usuários adquirirem conhecimento sobre novas características ou funções, apenas quando requeridas em seu trabalho. Esse método examina principalmente (PRATES E BARBOSA, 2003):
a) A correspondência entre a conceitualização de uma tarefa dos usuários e a dosdesigners.
b) Escolha adequada ou não-adequada de termos ou do vocabulário utilizado.
c)Feedbackadequado ou não, para os resultados de uma ação.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
A alternativa "a" está incorreta.
b)
As alternativas "a", "b" e "f" estão incorretas.
c)
As alternativas "c", "e" e "h" estão incorretas.
d)
As alternativas estão TODAS corretas.
e)
As alternativas estão TODAS incorretas.
alguem pode mim ajuda ?/???????
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