Analise e Desenvolvimento de Sistemas
contadores de visitas
Conectar-se

Esqueci minha senha

Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Top dos mais postadores
Fernandes (1116)
 
Aninha (479)
 
elenilton (284)
 
@RaphaelNovaes (241)
 
Oráculo (157)
 
Ana Paula Patuta (151)
 
Corsario (143)
 
jsjunior (118)
 
Helio Andrade (111)
 
edcarllosxs (92)
 

PAINEL DO USUÁRIO
Convidado
Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens
Quem está conectado
59 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 59 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 354 em Seg 5 Maio 2014 - 20:37
Novembro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Calendário Calendário


AV2 - Ética, Política e Sociedade 2017

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

AV2 - Ética, Política e Sociedade 2017

Mensagem por João Carlos em Sex 19 Maio 2017 - 19:23

1)
Três filósofos se destacaram na reflexão política moderna, são eles Thomas Hobbes (1588-1679), John Locke (1632-1704) e Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e entre eles houve concordâncias em alguns aspectos e discordâncias em outros (WA3.4).

Com relação ao pensamento de Locke, Rousseau e Hobbes, considere:

1. Para Locke.

2. Para Rousseau.

3. Para Hobbes.

Coloque nos parêntesis a seguir o número relacionado ao filósofo defensor da teoria apresentada:

( ) O povo, pela vontade geral, tem a soberania e não os governantes.

( ) O estado de natureza é um estado de guerra de todos contra todos.

( ) O Estado surge para evitar a morte violenta.

( ) O trabalho é que assegura o direito natural.

( ) O Estado surge para garantir a propriedade privada.

Assinale a alternativa que contempla a opção correta de acordo com o preenchimento acima.

Alternativas:

a)
1, 2, 3, 1, 2
b)
2, 1, 1, 3, 2
c)
3, 1, 1, 2, 2
d)
2, 2, 1, 3, 3
e)
2, 3, 3, 1, 1
2)
Platão, cujo verdadeiro nome era Arístocles, foi educado para ser um político, pois além de ser esse o grande ideal da juventude da época, ele também tinha importantes políticos em sua família. Na linhagem materna tinha Sólon, um dos sete sábios da antiguidade e legislador ateniense e na linha paterna tinha o rei Códros. Porém, ele se desiludiu da política após a morte de Sócrates.

Com base no pensamento político de Platão coloque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.

( ) A alma predominante nos guerreiros deve ser a alma concupiscente.

( ) É recomendável que as três classes se revezem no poder.

( ) Ele traça um paralelo entre o homem justo e a cidade justa.

( ) A cidade deve ser governada pelos sábios, os filósofos.

( ) Somente pela educação se consegue formar um bom político.

Assinale a alternativa que contempla as suas escolhas.

Alternativas:

a)
V – F – V – F – V
b)
F – V – F – V – F
c)
F – F – F – V – V
d)
V – V – V – F – F
e)
F – V – V – V – F
3)
Leia o texto, que se refere à ideia de cidade justa de Platão.

"Como a temperança, também a justiça é uma virtude comum a toda a cidade. Quando cada uma das classes exerce a sua função própria, ‘aquela para a qual a sua natureza é a mais adequada’, a cidade é justa. Esta distribuição de tarefas e competências resulta do fato de que cada um de nós não nasceu igual ao outro e, assim, cada um contribui com a sua parte para a satisfação das necessidades da vida individual e coletiva. (...) Justiça é, portanto, no indivíduo, a harmonia das partes da alma sob o domínio superior da razão; no estado, é a harmonia e a concórdia das classes da cidade." (PIRES, Celestino. Convivência política e noção tradicional de justiça. In: BRITO, Adriano N. de; HECK, José N. (Orgs.). Ética e política. Goiânia: Editora da UFG, 1997. p. 23.)

Sobre a cidade justa na concepção de Platão, é correto afirmar:

Alternativas:

a)
Nela todos satisfazem suas necessidades mínimas, e inexistem funções como as de governantes, legisladores e juízes.
b)
Seus habitantes desejam a posse ilimitada de riquezas, como terras e metais preciosos.
c)
É governada pelos filósofos, protegida pelos guerreiros e mantida pelos produtores econômicos, todos cumprindo sua função própria.
d)
Ela tem como principal objetivo fazer a guerra com seus vizinhos para ampliar suas posses através da conquista
e)
Ela ambiciona o luxo desmedido e está cheia de objetos supérfluos, tais como perfumes, incensos, iguarias, guloseimas, ouro, marfim, etc
4)
Diversos pensadores contribuíram para a reflexão política buscando compreender não apenas o modo como o homem se organiza, como também para viabilizar as melhores instituições rumo à realização humana de modo coletivo. Pensaram sob óticas distintas, por vezes, até semelhantes, mas todos provocaram as nossas reflexões sobre a pertinência prática de se conceber o homem como um ser essencialmente político (WA3.1).

Com base em seus conhecimentos acerca de política, considere:

I. Para os gregos ética e política estavam intimamente ligadas, pois ambas visavam o bem; a ética o bem coletivo e a política o bem individual.

II. Para Platão o homem é um ser político por natureza e não consegue viver sozinho, pois a práxis é, por excelência, política.

III. Aristóteles afirmava que não fazia sentido o homem ser virtuoso se não fosse para partilhar com os demais cidadãos.

IV. O termo política é derivado de politeia, um termo grego antigo que indicava os procedimentos relativos à pólis ou cidade-Estado.

Estão corretas apenas as alternativas:

Alternativas:

a)
I e II
b)
II e III
c)
III e IV
d)
I e III
e)
I e IV
5)
Além de definir o ser humano como animal racional Aristóteles também o definiu como animal político ("zoon politikon"). Ele chega a afirmar que quem não necessita participar na vida política ou é uma besta (de convivência difícil) ou um deus (autossuficiente).

De acordo com o texto acima, considere:

I. O homem grego ou era "politikon" (participativo) ou "idiotés" (alienado).

II. Para os gregos a coletividade tinha preponderância sobre a individualidade.

III. A política era entendida como a arte de bem conviver coletivamente.

IV. Na Grécia antiga os interesses privados se sobrepunham aos interesses coletivos.

Estão corretas apenas as alternativas:

Alternativas:

a)
I e II
b)
I, II e III
c)
II, III e IV
d)
I, II e IV
e)
I, III e IV




#Alguém tem a resposta ?????????????????

João Carlos
Nivel 0
Nivel 0

Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/05/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: AV2 - Ética, Política e Sociedade 2017

Mensagem por liderok em Sab 20 Maio 2017 - 15:06

cade asresposta aii mano 100%

liderok
Nivel 1
Nivel 1

Mensagens : 21
Data de inscrição : 04/03/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: AV2 - Ética, Política e Sociedade 2017

Mensagem por Anonymous558899 em Qua 7 Jun 2017 - 12:45

Respostas corretas galera!!!!

1) E
2) D
3) C
4) C
5) B

Anonymous558899
Nivel 0
Nivel 0

Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/06/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

é da prova

Mensagem por valneide Duarte em Qua 7 Jun 2017 - 20:36

Anonymous558899 escreveu:Respostas corretas galera!!!!

1) E
2) D
3) C
4) C
5) B

valneide Duarte
Nivel 0
Nivel 0

Mensagens : 7
Data de inscrição : 07/06/2017
Idade : 43

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: AV2 - Ética, Política e Sociedade 2017

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum