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AV2 Ética, Política e Sociedade
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AV2 Ética, Política e Sociedade
Três filósofos se destacaram na reflexão política moderna, são eles Thomas Hobbes (1588-1679), John Locke (1632-1704) e Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e entre eles houve concordâncias em alguns aspectos e discordâncias em outros (WA3.4).
Com relação ao pensamento de Locke, Rousseau e Hobbes, considere:
1. Para Locke.
2. Para Rousseau.
3. Para Hobbes.
Coloque nos parêntesis a seguir o número relacionado ao filósofo defensor da teoria apresentada:
( ) O povo, pela vontade geral, tem a soberania e não os governantes.
( ) O estado de natureza é um estado de guerra de todos contra todos.
( ) O Estado surge para evitar a morte violenta.
( ) O trabalho é que assegura o direito natural.
( ) O Estado surge para garantir a propriedade privada.
Assinale a alternativa que contempla a opção correta de acordo com o preenchimento acima.
Alternativas:
a)
1, 2, 3, 1, 2
b)
2, 1, 1, 3, 2
c)
3, 1, 1, 2, 2
d)
2, 2, 1, 3, 3
e)
2, 3, 3, 1, 1
2)
Platão, cujo verdadeiro nome era Arístocles, foi educado para ser um político, pois além de ser esse o grande ideal da juventude da época, ele também tinha importantes políticos em sua família. Na linhagem materna tinha Sólon, um dos sete sábios da antiguidade e legislador ateniense e na linha paterna tinha o rei Códros. Porém, ele se desiludiu da política após a morte de Sócrates.
Com base no pensamento político de Platão coloque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
( ) A alma predominante nos guerreiros deve ser a alma concupiscente.
( ) É recomendável que as três classes se revezem no poder.
( ) Ele traça um paralelo entre o homem justo e a cidade justa.
( ) A cidade deve ser governada pelos sábios, os filósofos.
( ) Somente pela educação se consegue formar um bom político.
Assinale a alternativa que contempla as suas escolhas.
Alternativas:
a)
V – F – V – F – V
b)
F – V – F – V – F
c)
F – F – F – V – V
d)
V – V – V – F – F
e)
F – V – V – V – F
3)
Leia o texto, que se refere à ideia de cidade justa de Platão.
"Como a temperança, também a justiça é uma virtude comum a toda a cidade. Quando cada uma das classes exerce a sua função própria, ‘aquela para a qual a sua natureza é a mais adequada’, a cidade é justa. Esta distribuição de tarefas e competências resulta do fato de que cada um de nós não nasceu igual ao outro e, assim, cada um contribui com a sua parte para a satisfação das necessidades da vida individual e coletiva. (...) Justiça é, portanto, no indivíduo, a harmonia das partes da alma sob o domínio superior da razão; no estado, é a harmonia e a concórdia das classes da cidade." (PIRES, Celestino. Convivência política e noção tradicional de justiça. In: BRITO, Adriano N. de; HECK, José N. (Orgs.). Ética e política. Goiânia: Editora da UFG, 1997. p. 23.)
Sobre a cidade justa na concepção de Platão, é correto afirmar:
Alternativas:
a)
Nela todos satisfazem suas necessidades mínimas, e inexistem funções como as de governantes, legisladores e juízes.
b)
Seus habitantes desejam a posse ilimitada de riquezas, como terras e metais preciosos.
c)
É governada pelos filósofos, protegida pelos guerreiros e mantida pelos produtores econômicos, todos cumprindo sua função própria.
d)
Ela tem como principal objetivo fazer a guerra com seus vizinhos para ampliar suas posses através da conquista
e)
Ela ambiciona o luxo desmedido e está cheia de objetos supérfluos, tais como perfumes, incensos, iguarias, guloseimas, ouro, marfim, etc
4)
Diversos pensadores contribuíram para a reflexão política buscando compreender não apenas o modo como o homem se organiza, como também para viabilizar as melhores instituições rumo à realização humana de modo coletivo. Pensaram sob óticas distintas, por vezes, até semelhantes, mas todos provocaram as nossas reflexões sobre a pertinência prática de se conceber o homem como um ser essencialmente político (WA3.1).
Com base em seus conhecimentos acerca de política, considere:
I. Para os gregos ética e política estavam intimamente ligadas, pois ambas visavam o bem; a ética o bem coletivo e a política o bem individual.
II. Para Platão o homem é um ser político por natureza e não consegue viver sozinho, pois a práxis é, por excelência, política.
III. Aristóteles afirmava que não fazia sentido o homem ser virtuoso se não fosse para partilhar com os demais cidadãos.
IV. O termo política é derivado de politeia, um termo grego antigo que indicava os procedimentos relativos à pólis ou cidade-Estado.
Estão corretas apenas as alternativas:
Alternativas:
a)
I e II
b)
II e III
c)
III e IV
d)
I e III
e)
I e IV
5)
Além de definir o ser humano como animal racional Aristóteles também o definiu como animal político ("zoon politikon"). Ele chega a afirmar que quem não necessita participar na vida política ou é uma besta (de convivência difícil) ou um deus (autossuficiente).
De acordo com o texto acima, considere:
I. O homem grego ou era "politikon" (participativo) ou "idiotés" (alienado).
II. Para os gregos a coletividade tinha preponderância sobre a individualidade.
III. A política era entendida como a arte de bem conviver coletivamente.
IV. Na Grécia antiga os interesses privados se sobrepunham aos interesses coletivos.
Estão corretas apenas as alternativas:
Alternativas:
a)
I e II
b)
I, II e III
c)
II, III e IV
d)
I, II e IV
e)
I, III e IV
Com relação ao pensamento de Locke, Rousseau e Hobbes, considere:
1. Para Locke.
2. Para Rousseau.
3. Para Hobbes.
Coloque nos parêntesis a seguir o número relacionado ao filósofo defensor da teoria apresentada:
( ) O povo, pela vontade geral, tem a soberania e não os governantes.
( ) O estado de natureza é um estado de guerra de todos contra todos.
( ) O Estado surge para evitar a morte violenta.
( ) O trabalho é que assegura o direito natural.
( ) O Estado surge para garantir a propriedade privada.
Assinale a alternativa que contempla a opção correta de acordo com o preenchimento acima.
Alternativas:
a)
1, 2, 3, 1, 2
b)
2, 1, 1, 3, 2
c)
3, 1, 1, 2, 2
d)
2, 2, 1, 3, 3
e)
2, 3, 3, 1, 1
2)
Platão, cujo verdadeiro nome era Arístocles, foi educado para ser um político, pois além de ser esse o grande ideal da juventude da época, ele também tinha importantes políticos em sua família. Na linhagem materna tinha Sólon, um dos sete sábios da antiguidade e legislador ateniense e na linha paterna tinha o rei Códros. Porém, ele se desiludiu da política após a morte de Sócrates.
Com base no pensamento político de Platão coloque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
( ) A alma predominante nos guerreiros deve ser a alma concupiscente.
( ) É recomendável que as três classes se revezem no poder.
( ) Ele traça um paralelo entre o homem justo e a cidade justa.
( ) A cidade deve ser governada pelos sábios, os filósofos.
( ) Somente pela educação se consegue formar um bom político.
Assinale a alternativa que contempla as suas escolhas.
Alternativas:
a)
V – F – V – F – V
b)
F – V – F – V – F
c)
F – F – F – V – V
d)
V – V – V – F – F
e)
F – V – V – V – F
3)
Leia o texto, que se refere à ideia de cidade justa de Platão.
"Como a temperança, também a justiça é uma virtude comum a toda a cidade. Quando cada uma das classes exerce a sua função própria, ‘aquela para a qual a sua natureza é a mais adequada’, a cidade é justa. Esta distribuição de tarefas e competências resulta do fato de que cada um de nós não nasceu igual ao outro e, assim, cada um contribui com a sua parte para a satisfação das necessidades da vida individual e coletiva. (...) Justiça é, portanto, no indivíduo, a harmonia das partes da alma sob o domínio superior da razão; no estado, é a harmonia e a concórdia das classes da cidade." (PIRES, Celestino. Convivência política e noção tradicional de justiça. In: BRITO, Adriano N. de; HECK, José N. (Orgs.). Ética e política. Goiânia: Editora da UFG, 1997. p. 23.)
Sobre a cidade justa na concepção de Platão, é correto afirmar:
Alternativas:
a)
Nela todos satisfazem suas necessidades mínimas, e inexistem funções como as de governantes, legisladores e juízes.
b)
Seus habitantes desejam a posse ilimitada de riquezas, como terras e metais preciosos.
c)
É governada pelos filósofos, protegida pelos guerreiros e mantida pelos produtores econômicos, todos cumprindo sua função própria.
d)
Ela tem como principal objetivo fazer a guerra com seus vizinhos para ampliar suas posses através da conquista
e)
Ela ambiciona o luxo desmedido e está cheia de objetos supérfluos, tais como perfumes, incensos, iguarias, guloseimas, ouro, marfim, etc
4)
Diversos pensadores contribuíram para a reflexão política buscando compreender não apenas o modo como o homem se organiza, como também para viabilizar as melhores instituições rumo à realização humana de modo coletivo. Pensaram sob óticas distintas, por vezes, até semelhantes, mas todos provocaram as nossas reflexões sobre a pertinência prática de se conceber o homem como um ser essencialmente político (WA3.1).
Com base em seus conhecimentos acerca de política, considere:
I. Para os gregos ética e política estavam intimamente ligadas, pois ambas visavam o bem; a ética o bem coletivo e a política o bem individual.
II. Para Platão o homem é um ser político por natureza e não consegue viver sozinho, pois a práxis é, por excelência, política.
III. Aristóteles afirmava que não fazia sentido o homem ser virtuoso se não fosse para partilhar com os demais cidadãos.
IV. O termo política é derivado de politeia, um termo grego antigo que indicava os procedimentos relativos à pólis ou cidade-Estado.
Estão corretas apenas as alternativas:
Alternativas:
a)
I e II
b)
II e III
c)
III e IV
d)
I e III
e)
I e IV
5)
Além de definir o ser humano como animal racional Aristóteles também o definiu como animal político ("zoon politikon"). Ele chega a afirmar que quem não necessita participar na vida política ou é uma besta (de convivência difícil) ou um deus (autossuficiente).
De acordo com o texto acima, considere:
I. O homem grego ou era "politikon" (participativo) ou "idiotés" (alienado).
II. Para os gregos a coletividade tinha preponderância sobre a individualidade.
III. A política era entendida como a arte de bem conviver coletivamente.
IV. Na Grécia antiga os interesses privados se sobrepunham aos interesses coletivos.
Estão corretas apenas as alternativas:
Alternativas:
a)
I e II
b)
I, II e III
c)
II, III e IV
d)
I, II e IV
e)
I, III e IV
queziafc- Nivel 1
- Mensagens : 24
Data de inscrição : 02/06/2017
Re: AV2 Ética, Política e Sociedade
O fórum não é só para copiar, é para acharmos o correto.
Seguem minhas respostas, mas deu ERRO, sendo assim, não confirmei e não consigo achar onde pode ter o erro. Tem alguém que tenha alguma resposta diferente em alguma questão e a gente consiga montar o gabarito correto?
Seguem as minhas resposta, com algum ERRO:
1- E
2- C
3- C
4- C
5- B
Seguem minhas respostas, mas deu ERRO, sendo assim, não confirmei e não consigo achar onde pode ter o erro. Tem alguém que tenha alguma resposta diferente em alguma questão e a gente consiga montar o gabarito correto?
Seguem as minhas resposta, com algum ERRO:
1- E
2- C
3- C
4- C
5- B
Telmo- Nivel 1
- Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/04/2017
Idade : 53
Localização : Rondonópolis / MT
Re: AV2 Ética, Política e Sociedade
Repostas corretas:
1-E
2-D
3-C
4-C
5-B
1-E
2-D
3-C
4-C
5-B
augustosnk- Nivel 1
- Mensagens : 14
Data de inscrição : 17/03/2015
Re: AV2 Ética, Política e Sociedade
Ok, seu gabarito com a letra D na questão 2 realmente passa a prova com todos acertos.
Porém eu gostaria se vc pudesse explicar a questão 2, que foi minha maior dúvida:
( ) A alma predominante nos guerreiros deve ser a alma concupiscente. Não seria a cólera???
( ) É recomendável que as três classes se revezem no poder. Não seria os sábios a governarem
Seu gabarito está 100%, mas fiquei frustrado com o lance da alma acima e das três classes.
Olha o site:
[Apenas Administradores podem visualizar links]
Fala assim:
Platão acreditava que o governante ideal deveria ser alguém dotado de conhecimento (Rei-Filósofo), pois só o conhecimento garante o agir corretamente e a aplicação da justiça, advertia ainda, que essa função não era para todos.
Desenvolveu a teoria da cidade ideal, onde há três classes e que a cada uma corresponde uma função específica, o que por consequência favorecia a justiça.
Platão acreditava que as qualidades de cada classe da sociedade estavam relacionadas a três virtudes da alma (alma tripartite): a racionalidade(sabedoria, comando e ordem), a irascibilidade(coragem, vontade) e a concupiscência( suprir as necessidades), que estavam associadas respectivamente à cabeça, ao tronco e ao baixo ventre.
Os comerciantes, artesãos e o povo estão na base da sociedade, responsáveis pelo seu desenvolvimento econômico. Os guerreiros são fundamentais para a proteção do rei e a ordem da sociedade. Por fim, o Rei-Filósofo fica no topo, pois é ele quem deve guiar a sociedade, já que detém o conhecimento do que é bom e justo para o seu povo. Como você pode notar, Platão acreditava que a organização da sociedade se dá pela justiça, que leva por consequência à felicidade do povo.
Porém eu gostaria se vc pudesse explicar a questão 2, que foi minha maior dúvida:
( ) A alma predominante nos guerreiros deve ser a alma concupiscente. Não seria a cólera???
( ) É recomendável que as três classes se revezem no poder. Não seria os sábios a governarem
Seu gabarito está 100%, mas fiquei frustrado com o lance da alma acima e das três classes.
Olha o site:
[Apenas Administradores podem visualizar links]
Fala assim:
Platão acreditava que o governante ideal deveria ser alguém dotado de conhecimento (Rei-Filósofo), pois só o conhecimento garante o agir corretamente e a aplicação da justiça, advertia ainda, que essa função não era para todos.
Desenvolveu a teoria da cidade ideal, onde há três classes e que a cada uma corresponde uma função específica, o que por consequência favorecia a justiça.
Platão acreditava que as qualidades de cada classe da sociedade estavam relacionadas a três virtudes da alma (alma tripartite): a racionalidade(sabedoria, comando e ordem), a irascibilidade(coragem, vontade) e a concupiscência( suprir as necessidades), que estavam associadas respectivamente à cabeça, ao tronco e ao baixo ventre.
Os comerciantes, artesãos e o povo estão na base da sociedade, responsáveis pelo seu desenvolvimento econômico. Os guerreiros são fundamentais para a proteção do rei e a ordem da sociedade. Por fim, o Rei-Filósofo fica no topo, pois é ele quem deve guiar a sociedade, já que detém o conhecimento do que é bom e justo para o seu povo. Como você pode notar, Platão acreditava que a organização da sociedade se dá pela justiça, que leva por consequência à felicidade do povo.
Telmo- Nivel 1
- Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/04/2017
Idade : 53
Localização : Rondonópolis / MT
Re: AV2 Ética, Política e Sociedade
Alguém jah fez a av1?
michellecandido22- Nivel 1
- Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/03/2017
Re: AV2 Ética, Política e Sociedade
Obrigada todas as questões estão corretas.
da Av2
da Av2
michellecandido22- Nivel 1
- Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/03/2017
Re: AV2 Ética, Política e Sociedade
O fórum é para sere visto.....navegado e estudado, não só para copiar.....
Av1....olhja o link:
[Apenas Administradores podem visualizar links]
Av1....olhja o link:
[Apenas Administradores podem visualizar links]
Telmo- Nivel 1
- Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/04/2017
Idade : 53
Localização : Rondonópolis / MT
Re: AV2 Ética, Política e Sociedade
Telmo escreveu:Ok, seu gabarito com a letra D na questão 2 realmente passa a prova com todos acertos.
Porém eu gostaria se vc pudesse explicar a questão 2, que foi minha maior dúvida:
( ) A alma predominante nos guerreiros deve ser a alma concupiscente. Não seria a cólera???
( ) É recomendável que as três classes se revezem no poder. Não seria os sábios a governarem
Seu gabarito está 100%, mas fiquei frustrado com o lance da alma acima e das três classes.
Olha o site:
Fala assim:
Platão acreditava que o governante ideal deveria ser alguém dotado de conhecimento (Rei-Filósofo), pois só o conhecimento garante o agir corretamente e a aplicação da justiça, advertia ainda, que essa função não era para todos.
Desenvolveu a teoria da cidade ideal, onde há três classes e que a cada uma corresponde uma função específica, o que por consequência favorecia a justiça.
Platão acreditava que as qualidades de cada classe da sociedade estavam relacionadas a três virtudes da alma (alma tripartite): a racionalidade(sabedoria, comando e ordem), a irascibilidade(coragem, vontade) e a concupiscência( suprir as necessidades), que estavam associadas respectivamente à cabeça, ao tronco e ao baixo ventre.
Os comerciantes, artesãos e o povo estão na base da sociedade, responsáveis pelo seu desenvolvimento econômico. Os guerreiros são fundamentais para a proteção do rei e a ordem da sociedade. Por fim, o Rei-Filósofo fica no topo, pois é ele quem deve guiar a sociedade, já que detém o conhecimento do que é bom e justo para o seu povo. Como você pode notar, Platão acreditava que a organização da sociedade se dá pela justiça, que leva por consequência à felicidade do povo.
Eu acredito que o gabarito esteja errado (alguém colocou como resposta certa outra alternativa), pois o correto mesmo seria a Alternativa "C"
augustosnk- Nivel 1
- Mensagens : 14
Data de inscrição : 17/03/2015
AV2 Ética, Política e Sociedade
Blz, entendi. Não seria a primeira vez que o gabarito da Unopar está errado. Pelo menos acabou a frustração.
Grato.
Grato.
Telmo- Nivel 1
- Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/04/2017
Idade : 53
Localização : Rondonópolis / MT
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