Entrar
Procurar
Top dos mais postadores
Fernandes (26272) | ||||
elenilton-apostileiros (6357) | ||||
Elenilton (6320) | ||||
jsjunior (1857) | ||||
Professor (560) | ||||
Aninha (477) | ||||
Paulinha (304) | ||||
provasunopar2 (298) | ||||
Braga Jr. (241) | ||||
auxilioacademico2024 (206) |
PAINEL DO USUÁRIO
Mensagens: 0
-
Alterar
-
Ver
-
Tópicos e mensagens
Quem está conectado?
Há 22 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 22 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 354 em Seg 5 maio 2014 - 21:37
Últimos assuntos
Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento
+5
edcarllosxs
Vitor_96
naldomourasp
araucavalcante
Gerson Pantoja
9 participantes
Página 1 de 1
Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento
)
Entender que os Sistemas de Informação Gerencial são uma função de negócio que abrangem o envolvimento de pessoas, tecnologias e procedimentos é um passo certeiro na sua vida profissional.
A loja "Coisas pra Casa", também conhecida como "loja de R$ 1,99" que vende utensílios domésticos, itens de limpeza, roupas, artigos de papelaria, artigos de beleza, doces e salgados industrializados, nasceu a partir de uma empreitada familiar, com o investimento da aposentadoria do casal Carlos e Helena, que aproveitaram uma "onda" de lojas de preços promocionais que nasciam no país.
Para Carlos e Helena gerenciarem com êxito seu negócio, necessitam entender alguns conceitos:
I. Dado
II. Informação
III. Conhecimento
a. É um fato bruto que descreve as características de um evento.
b. São dados convertidos em contexto significativo e útil.
c. São informações combinadas dentro de um determinado contexto e que geram algum tipo de relexão ou ação.
Assinale a(s) alternativa(s) correta:
Alternativas:
a)
I-a; II-b; III-c.
b)
I-a; II-c; III-b.
c)
I-b; II-a; III-c.
d)
I-b; II-c; III-a.
e)
I-c; II-b; III-a.
2)
As informações representam os dados tratados, resultantes do processamento de dados. Elas têm significado, pois ao considerá-las podem ser tomadas decisões ou fazer afirmações (LUIS, 2007).
O conhecimento ultrapassa os limites da informação, já que ele além de ter um significado tem uma aplicação. Pode ser entendido como o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um documento; conhecimento da estrutura e função de determinados sistemas. A informação é valiosa na compreensão dos sistemas, mas o conhecimento constitui um estágio superior, sendo capaz de contribuir na elaboração de novas ideais, mas a informação por si só não é suficiente para ampliar o saber o humano. Portanto o conhecimento exige do sujeito uma capacidade de identificar o que é importante e assim gerar o saber. Pela lógica, se uma informação é dado trabalhado, então conhecimento e informação trabalhada (CORDELLA, 2015).
(ESAF – 2009 - Analista Tributário da Receita Federal)
No âmbito da gestão da informação e do conhecimento, é correto pressupor que:
Alternativas:
a)
o uso intensivo da tecnologia da informação visa à criação de um repositório de soluções prontas, a serem aplicadas pela organização na resolução de novos problemas.
b)
o conhecimento pode ser obtido no ambiente externo da organização, inclusive junto a organizações concorrentes.
c)
a adoção de uma base tecnológica de primeira linha garante uma cultura do conhecimento no seio da organização.
d)
o conhecimento tácito diz respeito aos indivíduos, não devendo ser alvo de interesse da organização.
e)
à medida em que o repositório de conhecimentos é ampliado, a experimentação passa a ser desnecessária.
3)
Se a informação pode ser interpretada em contextos culturais diferentes, veja um exemplo citado na comunicação gestual. Para nós, brasileiros, o gesto de polegar para cima quer dizer que está certo e também é utilizado para pedir carona. Para nós e para os americanos tem o mesmo significado. Mas será que para outros povos o significado é o mesmo? No Japão, significa o número 5; na Alemanha, o número 1. Entretanto, na Turquia, significa cantada de alguém para sair com pessoa homossexual; na Nigéria e na Austrália, representa um gesto obsceno (POLITO, Reinaldo. O significado dos gestos em diferentes culturas. 15 set. 2008.
Para qualquer pessoa gerenciar com êxito seu negócio, necessita-se entender alguns conceitos:
I. É um fato bruto que descreve as características de um evento.
II. São dados convertidos em contexto significativo e útil.
III.As características de um evento de venda que incluem a data, o número do item, a descrição, a quantidade, o nome do cliente e os detalhes da remessa são dados.
Assinale a alternativa abaixo que indique o que é DADO:
Alternativas:
a)
A alternativa I está incorreta e as alternativas II e III estão corretas.
b)
A alternativa II está incorreta e as alternativas I e III estão corretas.
c)
A alternativa III está incorreta e as alternativas I e II estão corretas.
d)
As alternativas I, II e III estão corretas.
e)
As alternativas I, II e III estão incorretas.
4)
Organizações que valorizam o conhecimento são conhecidas como empresas inteligentes e empresas criadoras do conhecimento. O conhecimento de uma organização inclui patentes, processos, tecnologias, competências dos trabalhadores, informações sobre a clientela, os mercados e os fornecedores. North (2010) denomina "empresas inteligentes", aquelas que são
orientadas para o conhecimento. As empresas inteligentes se diferenciam das empresas tradicionais não sensibilizadas para o conhecimento.
As empresas inteligentes são aquelas que:
a) têm como valores fundamentais a confiança, a liberdade para as inovações e a autenticidade;
b) utilizam somente benchmarking externo, destacando as melhores práticas em prol da melhoria contínua;
c) fomentam contatos informais, reuniões, trabalho em equipe, de forma que estimulam a comunicação e os espaços sociais e profissionais;
d) utilizam tecnologia da informação e de comunicação, unindo sócios, clientes, fornecedores e outras fontes externas de conhecimento;
e) consideram os gestores como co-responsáveis pela criação de condições favoráveis ao estabelecimento de objetivos organizacionais.
Assinale a alternativa correta com relação as empresas inteligentes:
Alternativas:
a)
As alternativas "a,b,c" estão corretas; As alternativas "d,e" estão incorretas;
b)
As alternativas "b,c,d" estão corretas; As alternativas "a,e" estão incorretas;
c)
As alternativas "a,c,d" estão corretas; As alternativas "b,e" estão incorretas;
d)
As alternativas "a,c,e" estão corretas; As alternativas "b,d" estão incorretas;
e)
As alternativas "c,d,e" estão corretas; As alternativas "a,b" estão incorretas;
5)
Organizações que valorizam o conhecimento são conhecidas como empresas inteligentes e empresas criadoras do conhecimento. O conhecimento de uma organização inclui patentes, processos, tecnologias, competências dos trabalhadores, informações sobre a clientela, os mercados e os fornecedores. North (2010) denomina "empresas inteligentes", aquelas que são
orientadas para o conhecimento. As empresas inteligentes se diferenciam das empresas tradicionais não sensibilizadas para o conhecimento.
As empresas inteligentes são aquelas que:
a) não atendem às "exigências diferenciadas dos clientes" (NORTH, 2010, p. 24), equilibrando, por exemplo, a queda de preços para os produtos ou serviços;
b) oferecem soluções para os problemas dos clientes, intensificando em conhecimentos dificilmente imitáveis ou não substituíveis em curto prazo;
c) desenvolvem produtos inferiores que os dos concorrentes;
d) transferem conhecimentos para clientes, fornecedores, parceiros e competidores e também promovem troca com eles;
Assinale a alternativa correta com relação as empresas inteligentes:
Alternativas:
a)
a-errada; b-errada; c-errada; d-certa.
b)
a-certa; b-errada; c-errada; d-certa.
c)
a-errada; b-certa; c-errada; d-errada.
d)
a-certa; b-certa; c-errada; d-errada.
e)
a-errada; b-certa; c-errada; d-certa.
Entender que os Sistemas de Informação Gerencial são uma função de negócio que abrangem o envolvimento de pessoas, tecnologias e procedimentos é um passo certeiro na sua vida profissional.
A loja "Coisas pra Casa", também conhecida como "loja de R$ 1,99" que vende utensílios domésticos, itens de limpeza, roupas, artigos de papelaria, artigos de beleza, doces e salgados industrializados, nasceu a partir de uma empreitada familiar, com o investimento da aposentadoria do casal Carlos e Helena, que aproveitaram uma "onda" de lojas de preços promocionais que nasciam no país.
Para Carlos e Helena gerenciarem com êxito seu negócio, necessitam entender alguns conceitos:
I. Dado
II. Informação
III. Conhecimento
a. É um fato bruto que descreve as características de um evento.
b. São dados convertidos em contexto significativo e útil.
c. São informações combinadas dentro de um determinado contexto e que geram algum tipo de relexão ou ação.
Assinale a(s) alternativa(s) correta:
Alternativas:
a)
I-a; II-b; III-c.
b)
I-a; II-c; III-b.
c)
I-b; II-a; III-c.
d)
I-b; II-c; III-a.
e)
I-c; II-b; III-a.
2)
As informações representam os dados tratados, resultantes do processamento de dados. Elas têm significado, pois ao considerá-las podem ser tomadas decisões ou fazer afirmações (LUIS, 2007).
O conhecimento ultrapassa os limites da informação, já que ele além de ter um significado tem uma aplicação. Pode ser entendido como o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um documento; conhecimento da estrutura e função de determinados sistemas. A informação é valiosa na compreensão dos sistemas, mas o conhecimento constitui um estágio superior, sendo capaz de contribuir na elaboração de novas ideais, mas a informação por si só não é suficiente para ampliar o saber o humano. Portanto o conhecimento exige do sujeito uma capacidade de identificar o que é importante e assim gerar o saber. Pela lógica, se uma informação é dado trabalhado, então conhecimento e informação trabalhada (CORDELLA, 2015).
(ESAF – 2009 - Analista Tributário da Receita Federal)
No âmbito da gestão da informação e do conhecimento, é correto pressupor que:
Alternativas:
a)
o uso intensivo da tecnologia da informação visa à criação de um repositório de soluções prontas, a serem aplicadas pela organização na resolução de novos problemas.
b)
o conhecimento pode ser obtido no ambiente externo da organização, inclusive junto a organizações concorrentes.
c)
a adoção de uma base tecnológica de primeira linha garante uma cultura do conhecimento no seio da organização.
d)
o conhecimento tácito diz respeito aos indivíduos, não devendo ser alvo de interesse da organização.
e)
à medida em que o repositório de conhecimentos é ampliado, a experimentação passa a ser desnecessária.
3)
Se a informação pode ser interpretada em contextos culturais diferentes, veja um exemplo citado na comunicação gestual. Para nós, brasileiros, o gesto de polegar para cima quer dizer que está certo e também é utilizado para pedir carona. Para nós e para os americanos tem o mesmo significado. Mas será que para outros povos o significado é o mesmo? No Japão, significa o número 5; na Alemanha, o número 1. Entretanto, na Turquia, significa cantada de alguém para sair com pessoa homossexual; na Nigéria e na Austrália, representa um gesto obsceno (POLITO, Reinaldo. O significado dos gestos em diferentes culturas. 15 set. 2008.
Para qualquer pessoa gerenciar com êxito seu negócio, necessita-se entender alguns conceitos:
I. É um fato bruto que descreve as características de um evento.
II. São dados convertidos em contexto significativo e útil.
III.As características de um evento de venda que incluem a data, o número do item, a descrição, a quantidade, o nome do cliente e os detalhes da remessa são dados.
Assinale a alternativa abaixo que indique o que é DADO:
Alternativas:
a)
A alternativa I está incorreta e as alternativas II e III estão corretas.
b)
A alternativa II está incorreta e as alternativas I e III estão corretas.
c)
A alternativa III está incorreta e as alternativas I e II estão corretas.
d)
As alternativas I, II e III estão corretas.
e)
As alternativas I, II e III estão incorretas.
4)
Organizações que valorizam o conhecimento são conhecidas como empresas inteligentes e empresas criadoras do conhecimento. O conhecimento de uma organização inclui patentes, processos, tecnologias, competências dos trabalhadores, informações sobre a clientela, os mercados e os fornecedores. North (2010) denomina "empresas inteligentes", aquelas que são
orientadas para o conhecimento. As empresas inteligentes se diferenciam das empresas tradicionais não sensibilizadas para o conhecimento.
As empresas inteligentes são aquelas que:
a) têm como valores fundamentais a confiança, a liberdade para as inovações e a autenticidade;
b) utilizam somente benchmarking externo, destacando as melhores práticas em prol da melhoria contínua;
c) fomentam contatos informais, reuniões, trabalho em equipe, de forma que estimulam a comunicação e os espaços sociais e profissionais;
d) utilizam tecnologia da informação e de comunicação, unindo sócios, clientes, fornecedores e outras fontes externas de conhecimento;
e) consideram os gestores como co-responsáveis pela criação de condições favoráveis ao estabelecimento de objetivos organizacionais.
Assinale a alternativa correta com relação as empresas inteligentes:
Alternativas:
a)
As alternativas "a,b,c" estão corretas; As alternativas "d,e" estão incorretas;
b)
As alternativas "b,c,d" estão corretas; As alternativas "a,e" estão incorretas;
c)
As alternativas "a,c,d" estão corretas; As alternativas "b,e" estão incorretas;
d)
As alternativas "a,c,e" estão corretas; As alternativas "b,d" estão incorretas;
e)
As alternativas "c,d,e" estão corretas; As alternativas "a,b" estão incorretas;
5)
Organizações que valorizam o conhecimento são conhecidas como empresas inteligentes e empresas criadoras do conhecimento. O conhecimento de uma organização inclui patentes, processos, tecnologias, competências dos trabalhadores, informações sobre a clientela, os mercados e os fornecedores. North (2010) denomina "empresas inteligentes", aquelas que são
orientadas para o conhecimento. As empresas inteligentes se diferenciam das empresas tradicionais não sensibilizadas para o conhecimento.
As empresas inteligentes são aquelas que:
a) não atendem às "exigências diferenciadas dos clientes" (NORTH, 2010, p. 24), equilibrando, por exemplo, a queda de preços para os produtos ou serviços;
b) oferecem soluções para os problemas dos clientes, intensificando em conhecimentos dificilmente imitáveis ou não substituíveis em curto prazo;
c) desenvolvem produtos inferiores que os dos concorrentes;
d) transferem conhecimentos para clientes, fornecedores, parceiros e competidores e também promovem troca com eles;
Assinale a alternativa correta com relação as empresas inteligentes:
Alternativas:
a)
a-errada; b-errada; c-errada; d-certa.
b)
a-certa; b-errada; c-errada; d-certa.
c)
a-errada; b-certa; c-errada; d-errada.
d)
a-certa; b-certa; c-errada; d-errada.
e)
a-errada; b-certa; c-errada; d-certa.
araucavalcante- Nivel 0
- Mensagens : 7
Data de inscrição : 13/05/2016
Re: Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento
Qual e as respostas da AV1 E AV2?
Gerson Pantoja- Nivel 0
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 22/03/2016
Re: Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento
Quem já respondeu ajuda ai os amigos!
araucavalcante- Nivel 0
- Mensagens : 7
Data de inscrição : 13/05/2016
Re: Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento
Alguém já fez ela e a Av2?
Porque a AV1 é por dia 29/08....
Porque a AV1 é por dia 29/08....
Vitor_96- Nivel 0
- Mensagens : 8
Data de inscrição : 08/06/2017
Idade : 27
Re: Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento
av1
1 a
2 b
3 b
4 c
5 e
1 a
2 b
3 b
4 c
5 e
naldomourasp- Nivel 0
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 21/10/2016
Re: Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento
naldomourasp escreveu:av1
1 a
2 b
3 b
4 c
5 e
CORRETAS AS RESPOSTAS E OBRIGADO............
Vitor_96- Nivel 0
- Mensagens : 8
Data de inscrição : 08/06/2017
Idade : 27
Re: Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento
RESPOSTAS AV1 E AV2
AV1
1A
2B
3B
4C
5E
AV2
1B
2D
3E
4B
5E
AV1
1A
2B
3B
4C
5E
AV2
1B
2D
3E
4B
5E
edcarllosxs- Nivel 3
- Mensagens : 110
Data de inscrição : 19/10/2015
Localização : Quixabeira - Ba
Re: Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento
as perguntas estação muito bem elaboradas.
AS RESPOSTAS ESTÃO 100% CERTAS AV1 E AV2
AV1
1A
2B
3B
4C
5E
AV2
1B
2D
3E
4B
5E
AS RESPOSTAS ESTÃO 100% CERTAS AV1 E AV2
AV1
1A
2B
3B
4C
5E
AV2
1B
2D
3E
4B
5E
jose roberto rodrigues pe- Nivel 1
- Mensagens : 23
Data de inscrição : 06/05/2015
Idade : 45
Re: Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento
1)
O elemento que pode ser substituído pelo símbolo "?" acima é:
Alternativas:
a)
BI (Business Intelligence)
b)
BSC (Balance ScoreCard)
Alternativa assinalada
c)
CRM (Customer Relationship Management)
d)
ERP (Enterprice Resource Planning)
e)
SCM (Supply Chain Management)
2)
O que são Modelos?
Modelos são "construções intelectuais, palpites, apostas baseados na crença de que
existe uma relação de analogia entre aquilo que conhecemos e aquilo que desejamos
conhecer" (ALVES, 1995 apud MARTINS, 2010, p. 11). Os modelos são construídos por
conceitos e têm como funções organizar, predizer e medir. Fotos, projetos, layouts,
diagramas, analogias, escalas e maquetes são alguns exemplos.
Assinale a alternativa correta abaixo com relação aos modelos:
Alternativas:
a)
Para a construção dos modelos, as teorias não são importantes porque fornecem os conceitos.
b)
"Os modelos conceituais não relacionam de forma sequencial e lógica as informações e as fases do processo de decisão, de forma a permitir o desenvolvimento controlado e consistente com os objetivos em mente" (ANDRADE, 1998, p. 16).
c)
O termo "Conhecimento" acaba abrigando uma grande variedade de ideias, definições, conceitos, modelos e ferramentas para gerir estrategicamente o conhecimento nas organizações.
d)
Gestão do Conhecimento Organizacional, ou Knowledge Management, "é um conjunto de processos que governa a aquisição, a criação, o compartilhamento, o armazenamento e a utilização de conhecimento no âmbito das organizações" (ANGELONI, 2008, p. 2).
Alternativa assinalada
e)
O Conhecimento é o conjunto de ações e práticas de apoio que, de forma explícita e sistemática, contribui para a sustentabilidade da organização, gerenciando as circunstâncias adequadas para que prosperem os processos associados ao conhecimento organizacional (processos do conhecimento), em especial os de criação, uso, comunicação eficaz e difusão do conhecimento organizacional, pelos diferentes grupos que compõem a organização, propiciando-lhe o aprendizado organizacional que lhe garantirá a longevidade (RODRIGUEZ,
2013, p. 136).
3)
Nos dias de hoje, não se pode mais negar o valor da inovação em um negócio, independentemente de sua área de atividade. É um conceito que vem atrelado ao desempenho e desenvolvimento organizacional já que está na base da competitividade.
Muitos produtos que fizeram ou fazem grande sucesso com o público contêm elementos da inovação. É o caso do exemplo clássico do Walkman da Sony, que se destacou como um dispositivo novo e que proporcionava ao usuário apreciar a música. De acordo com Kusunoki (2008), a portabilidade e o tempo de duração da bateria eram muito mais importantes do que a qualidade de som que o aparelho oferecia.
Vamos começar compreendendo sobre a criatividade. Assim como a inovação, a criatividade pode encontrar soluções para problemas. De acordo com Avona (2015), pessoas criativas têm em comum determinadas características como fluência e flexibilidade de ideias, pensamento original e inovador, e isso demonstra que a pessoa pode produzir ideais fora do senso comum.
A partir de seus estudos, diferenciou pessoas criativas de pessoas talentosas. Para o autor, o talento apresenta três elementos que o distingue:
I. são os traços individuais que em parte são herdados geneticamente e em parte são desenvolvidos;
II. são os domínios culturais que determinam os papéis sociais assim como os valores,
III. o do campo social que estimula que se desenvolvam as características valorizadas por determinado grupo ou sociedade.
Assinale a opção correta:
Alternativas:
a)
I-Verdadeira; II-Verdadeira; III-Falso.
b)
I-Falso; II-Verdadeira; III-Verdadeira.
c)
I-Verdadeira; II-Falso; III-Verdadeira.
d)
I-Falso; II-Falso; III-Falso.
e)
I-Verdadeira; II-Verdadeira; III-Verdadeira.
Alternativa assinalada
4)
A partir da escala do conhecimento, compreende-se o grau de maturidade da GC de uma organização. Segundo North (2010), na escala do conhecimento existem 4 graus de maturidade:
1ªColuna
1) soluções em tecnologia de informação (TI);
2) soluçõesindividuais específicas de cada área problemática;
3) organizações do conhecimento profissional;
4) gestão empresarial orientada ao conhecimento.
2ªColuna
a) Compreende a execução da GC com o apoio das soluções de TI, por meio de acesso aos documentos e aos bancos de dados.
b) Compreende aquelas empresas que introduziram a GC em algumas áreas específicas.
c) Estão as organizações profissionais do conhecimento, pois apresentam infraestrutura de comunicação e informação; estímulo aos trabalhadores para o compartilhamento do conhecimento; integração da GC nos processos de negócios e projetos; apoio à troca de conhecimentos por comunidades de práticas e de um centro de competência; e medição do aproveitamento.
d) Estão as empresas orientadas ao conhecimento e a cultura organizacional volta-se para a aprendizagem interna e, também, para a aprendizagem externa, envolvendo mercados, tecnologias, concorrentes, clientes, entre outros.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
1-a; 2-b; 3-d; 4-c.
b)
1-a; 2-b; 3-c; 4-d.
Alternativa assinalada
c)
1-b; 2-a; 3-c; 4-d.
d)
1-d; 2-b; 3-c; 4-a.
e)
1-d; 2-a; 3-c; 4-b.
5)
Se informação gera conhecimento, quer dizer que um alimenta o outro. O conhecimento resulta do intercâmbio de ações das pessoas, enquanto indivíduos e grupos, trabalhando juntos para que as organizações alcancem os seus objetivos.
I. [...] um conjunto de estratégias que visa identificar as necessidades informacionais, mapear os fluxos formais de informação nos diferentes ambientes da organização, assim como sua coleta, filtragem, análise, organização, armazenagem e distribuição, objetivando apoiar o desenvolvimento das atividades cotidianas e a tomada de decisão no ambiente corporativo (VALENTIM, 2004, on-line).
II. GC é "um conjunto de estratégias para criar, adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento, bem como estabelecer fluxos que garantam a informação necessária no tempo e formato adequados, a fim de auxiliar na geração de ideias, solução de problemas e tomada de decisão" (VALENTIM, 2004, online).
III. A GI trabalha no âmbito dos fluxos formais, no conhecimento explícito (documentos gerados, recebidos e utilizados para as atividades organizacionais), enquanto que a GC trabalha no âmbito dos fluxos informais, ou seja, no conhecimento tácito (reuniões, eventos, valores, crenças, experiências, construção individual do conhecimento e outros) (VALENTIM, 2004, on-line).
Relacione os tópicos acima com GC-Gestão do Conhecimento e=ou GI-Gestão da Informação:
Alternativas:
a)
I-GC; II-GC; III-GI.
b)
I-GC; II-GI; III-GI.
c)
I-GI; II-GC; III-GC.
d)
I-GI; II-GI; III-GI.
e)
I-GI; II-GC; III-GI.
Alternativa assinalada
O elemento que pode ser substituído pelo símbolo "?" acima é:
Alternativas:
a)
BI (Business Intelligence)
b)
BSC (Balance ScoreCard)
Alternativa assinalada
c)
CRM (Customer Relationship Management)
d)
ERP (Enterprice Resource Planning)
e)
SCM (Supply Chain Management)
2)
O que são Modelos?
Modelos são "construções intelectuais, palpites, apostas baseados na crença de que
existe uma relação de analogia entre aquilo que conhecemos e aquilo que desejamos
conhecer" (ALVES, 1995 apud MARTINS, 2010, p. 11). Os modelos são construídos por
conceitos e têm como funções organizar, predizer e medir. Fotos, projetos, layouts,
diagramas, analogias, escalas e maquetes são alguns exemplos.
Assinale a alternativa correta abaixo com relação aos modelos:
Alternativas:
a)
Para a construção dos modelos, as teorias não são importantes porque fornecem os conceitos.
b)
"Os modelos conceituais não relacionam de forma sequencial e lógica as informações e as fases do processo de decisão, de forma a permitir o desenvolvimento controlado e consistente com os objetivos em mente" (ANDRADE, 1998, p. 16).
c)
O termo "Conhecimento" acaba abrigando uma grande variedade de ideias, definições, conceitos, modelos e ferramentas para gerir estrategicamente o conhecimento nas organizações.
d)
Gestão do Conhecimento Organizacional, ou Knowledge Management, "é um conjunto de processos que governa a aquisição, a criação, o compartilhamento, o armazenamento e a utilização de conhecimento no âmbito das organizações" (ANGELONI, 2008, p. 2).
Alternativa assinalada
e)
O Conhecimento é o conjunto de ações e práticas de apoio que, de forma explícita e sistemática, contribui para a sustentabilidade da organização, gerenciando as circunstâncias adequadas para que prosperem os processos associados ao conhecimento organizacional (processos do conhecimento), em especial os de criação, uso, comunicação eficaz e difusão do conhecimento organizacional, pelos diferentes grupos que compõem a organização, propiciando-lhe o aprendizado organizacional que lhe garantirá a longevidade (RODRIGUEZ,
2013, p. 136).
3)
Nos dias de hoje, não se pode mais negar o valor da inovação em um negócio, independentemente de sua área de atividade. É um conceito que vem atrelado ao desempenho e desenvolvimento organizacional já que está na base da competitividade.
Muitos produtos que fizeram ou fazem grande sucesso com o público contêm elementos da inovação. É o caso do exemplo clássico do Walkman da Sony, que se destacou como um dispositivo novo e que proporcionava ao usuário apreciar a música. De acordo com Kusunoki (2008), a portabilidade e o tempo de duração da bateria eram muito mais importantes do que a qualidade de som que o aparelho oferecia.
Vamos começar compreendendo sobre a criatividade. Assim como a inovação, a criatividade pode encontrar soluções para problemas. De acordo com Avona (2015), pessoas criativas têm em comum determinadas características como fluência e flexibilidade de ideias, pensamento original e inovador, e isso demonstra que a pessoa pode produzir ideais fora do senso comum.
A partir de seus estudos, diferenciou pessoas criativas de pessoas talentosas. Para o autor, o talento apresenta três elementos que o distingue:
I. são os traços individuais que em parte são herdados geneticamente e em parte são desenvolvidos;
II. são os domínios culturais que determinam os papéis sociais assim como os valores,
III. o do campo social que estimula que se desenvolvam as características valorizadas por determinado grupo ou sociedade.
Assinale a opção correta:
Alternativas:
a)
I-Verdadeira; II-Verdadeira; III-Falso.
b)
I-Falso; II-Verdadeira; III-Verdadeira.
c)
I-Verdadeira; II-Falso; III-Verdadeira.
d)
I-Falso; II-Falso; III-Falso.
e)
I-Verdadeira; II-Verdadeira; III-Verdadeira.
Alternativa assinalada
4)
A partir da escala do conhecimento, compreende-se o grau de maturidade da GC de uma organização. Segundo North (2010), na escala do conhecimento existem 4 graus de maturidade:
1ªColuna
1) soluções em tecnologia de informação (TI);
2) soluçõesindividuais específicas de cada área problemática;
3) organizações do conhecimento profissional;
4) gestão empresarial orientada ao conhecimento.
2ªColuna
a) Compreende a execução da GC com o apoio das soluções de TI, por meio de acesso aos documentos e aos bancos de dados.
b) Compreende aquelas empresas que introduziram a GC em algumas áreas específicas.
c) Estão as organizações profissionais do conhecimento, pois apresentam infraestrutura de comunicação e informação; estímulo aos trabalhadores para o compartilhamento do conhecimento; integração da GC nos processos de negócios e projetos; apoio à troca de conhecimentos por comunidades de práticas e de um centro de competência; e medição do aproveitamento.
d) Estão as empresas orientadas ao conhecimento e a cultura organizacional volta-se para a aprendizagem interna e, também, para a aprendizagem externa, envolvendo mercados, tecnologias, concorrentes, clientes, entre outros.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
1-a; 2-b; 3-d; 4-c.
b)
1-a; 2-b; 3-c; 4-d.
Alternativa assinalada
c)
1-b; 2-a; 3-c; 4-d.
d)
1-d; 2-b; 3-c; 4-a.
e)
1-d; 2-a; 3-c; 4-b.
5)
Se informação gera conhecimento, quer dizer que um alimenta o outro. O conhecimento resulta do intercâmbio de ações das pessoas, enquanto indivíduos e grupos, trabalhando juntos para que as organizações alcancem os seus objetivos.
I. [...] um conjunto de estratégias que visa identificar as necessidades informacionais, mapear os fluxos formais de informação nos diferentes ambientes da organização, assim como sua coleta, filtragem, análise, organização, armazenagem e distribuição, objetivando apoiar o desenvolvimento das atividades cotidianas e a tomada de decisão no ambiente corporativo (VALENTIM, 2004, on-line).
II. GC é "um conjunto de estratégias para criar, adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento, bem como estabelecer fluxos que garantam a informação necessária no tempo e formato adequados, a fim de auxiliar na geração de ideias, solução de problemas e tomada de decisão" (VALENTIM, 2004, online).
III. A GI trabalha no âmbito dos fluxos formais, no conhecimento explícito (documentos gerados, recebidos e utilizados para as atividades organizacionais), enquanto que a GC trabalha no âmbito dos fluxos informais, ou seja, no conhecimento tácito (reuniões, eventos, valores, crenças, experiências, construção individual do conhecimento e outros) (VALENTIM, 2004, on-line).
Relacione os tópicos acima com GC-Gestão do Conhecimento e=ou GI-Gestão da Informação:
Alternativas:
a)
I-GC; II-GC; III-GI.
b)
I-GC; II-GI; III-GI.
c)
I-GI; II-GC; III-GC.
d)
I-GI; II-GI; III-GI.
e)
I-GI; II-GC; III-GI.
Alternativa assinalada
D.B.P- Nivel 2
- Mensagens : 30
Data de inscrição : 24/04/2014
Idade : 38
Localização : Recife
Re: Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento
Edcarlos correto como sempre!!
Dickarlos- Nivel 1
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 13/03/2017
Fernandes- Nivel S
- Mensagens : 26272
Data de inscrição : 02/10/2015
Idade : 32
Localização : Terezina
Fernandes- Nivel S
- Mensagens : 26272
Data de inscrição : 02/10/2015
Idade : 32
Localização : Terezina
Fernandes- Nivel S
- Mensagens : 26272
Data de inscrição : 02/10/2015
Idade : 32
Localização : Terezina
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Ontem à(s) 22:12 por Professor
» √PROVAS √GABARITOS √HORAS ACO √UNOPAR √ANHANGUERA ※ZAP(79)99626-6065 INTERESSADOS CHAMAR NO PV
Ontem à(s) 22:12 por Professor
» √PROVAS √GABARITOS √HORAS ACO √UNOPAR √ANHANGUERA ※ZAP(79)99626-6065 INTERESSADOS CHAMAR NO PV
Sex 10 maio 2024 - 17:51 por Professor
» √PROVAS √GABARITOS √HORAS ACO √UNOPAR √ANHANGUERA ※ZAP(79)99626-6065 INTERESSADOS CHAMAR NO PV
Sex 10 maio 2024 - 17:50 por Professor
» PORTFÓLIOS DISPONÍVEIS 100% ONLINE UNOPAR E ANHAGUERA EXCLUSIVO e projeto de extensão
Qui 9 maio 2024 - 9:52 por Professor
» √PROVAS √GABARITOS √HORAS ACO √UNOPAR √ANHANGUERA ※ZAP(79)99626-6065 INTERESSADOS CHAMAR NO PV
Qui 9 maio 2024 - 9:51 por Professor
» √PROVAS √GABARITOS √HORAS ACO √UNOPAR √ANHANGUERA ※ZAP(79)99626-6065 INTERESSADOS CHAMAR NO PV
Qui 9 maio 2024 - 9:51 por Professor
» √PROVAS √GABARITOS √HORAS ACO √UNOPAR √ANHANGUERA ※ZAP(79)99626-6065 INTERESSADOS CHAMAR NO PV
Qui 9 maio 2024 - 9:50 por Professor
» √PROVAS √GABARITOS √HORAS ACO √UNOPAR √ANHANGUERA ※ZAP(79)99626-6065 INTERESSADOS CHAMAR NO PV
Qui 9 maio 2024 - 9:50 por Professor