Analise e Desenvolvimento de Sistemas


Participe do fórum, é rápido e fácil

Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Top dos mais postadores
Fernandes (26272)
Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Vote_lcap1Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Voting_bar1Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Vote_rcap1 
elenilton-apostileiros (6357)
Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Vote_lcap1Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Voting_bar1Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Vote_rcap1 
Elenilton (6320)
Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Vote_lcap1Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Voting_bar1Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Vote_rcap1 
jsjunior (1857)
Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Vote_lcap1Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Voting_bar1Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Vote_rcap1 
Professor (560)
Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Vote_lcap1Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Voting_bar1Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Vote_rcap1 
Aninha (477)
Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Vote_lcap1Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Voting_bar1Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Vote_rcap1 
Paulinha (304)
Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Vote_lcap1Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Voting_bar1Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Vote_rcap1 
provasunopar2 (298)
Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Vote_lcap1Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Voting_bar1Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Vote_rcap1 
Braga Jr. (241)
Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Vote_lcap1Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Voting_bar1Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Vote_rcap1 
auxilioacademico2024 (206)
Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Vote_lcap1Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Voting_bar1Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Vote_rcap1 

PAINEL DO USUÁRIO

Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens
Quem está conectado?
22 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 22 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 354 em Seg 5 maio 2014 - 21:37
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário


Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento

+5
edcarllosxs
Vitor_96
naldomourasp
araucavalcante
Gerson Pantoja
9 participantes

Ir para baixo

Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Empty Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento

Mensagem por araucavalcante Ter 8 Ago 2017 - 19:57

)
Entender que os Sistemas de Informação Gerencial são uma função de negócio que abrangem o envolvimento de pessoas, tecnologias e procedimentos é um passo certeiro na sua vida profissional.

A loja "Coisas pra Casa", também conhecida como "loja de R$ 1,99" que vende utensílios domésticos, itens de limpeza, roupas, artigos de papelaria, artigos de beleza, doces e salgados industrializados, nasceu a partir de uma empreitada familiar, com o investimento da aposentadoria do casal Carlos e Helena, que aproveitaram uma "onda" de lojas de preços promocionais que nasciam no país.

Para Carlos e Helena gerenciarem com êxito seu negócio, necessitam entender alguns conceitos:

I. Dado

II. Informação

III. Conhecimento

a. É um fato bruto que descreve as características de um evento.

b. São dados convertidos em contexto significativo e útil.

c. São informações combinadas dentro de um determinado contexto e que geram algum tipo de relexão ou ação.

Assinale a(s) alternativa(s) correta:

Alternativas:

a)
I-a; II-b; III-c.
b)
I-a; II-c; III-b.
c)
I-b; II-a; III-c.
d)
I-b; II-c; III-a.
e)
I-c; II-b; III-a.
2)
As informações representam os dados tratados, resultantes do processamento de dados. Elas têm significado, pois ao considerá-las podem ser tomadas decisões ou fazer afirmações (LUIS, 2007).

O conhecimento ultrapassa os limites da informação, já que ele além de ter um significado tem uma aplicação. Pode ser entendido como o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um documento; conhecimento da estrutura e função de determinados sistemas. A informação é valiosa na compreensão dos sistemas, mas o conhecimento constitui um estágio superior, sendo capaz de contribuir na elaboração de novas ideais, mas a informação por si só não é suficiente para ampliar o saber o humano. Portanto o conhecimento exige do sujeito uma capacidade de identificar o que é importante e assim gerar o saber. Pela lógica, se uma informação é dado trabalhado, então conhecimento e informação trabalhada (CORDELLA, 2015).

(ESAF – 2009 - Analista Tributário da Receita Federal)

No âmbito da gestão da informação e do conhecimento, é correto pressupor que:

Alternativas:

a)
o uso intensivo da tecnologia da informação visa à criação de um repositório de soluções prontas, a serem aplicadas pela organização na resolução de novos problemas.
b)
o conhecimento pode ser obtido no ambiente externo da organização, inclusive junto a organizações concorrentes.
c)
a adoção de uma base tecnológica de primeira linha garante uma cultura do conhecimento no seio da organização.
d)
o conhecimento tácito diz respeito aos indivíduos, não devendo ser alvo de interesse da organização.
e)
à medida em que o repositório de conhecimentos é ampliado, a experimentação passa a ser desnecessária.
3)
Se a informação pode ser interpretada em contextos culturais diferentes, veja um exemplo citado na comunicação gestual. Para nós, brasileiros, o gesto de polegar para cima quer dizer que está certo e também é utilizado para pedir carona. Para nós e para os americanos tem o mesmo significado. Mas será que para outros povos o significado é o mesmo? No Japão, significa o número 5; na Alemanha, o número 1. Entretanto, na Turquia, significa cantada de alguém para sair com pessoa homossexual; na Nigéria e na Austrália, representa um gesto obsceno (POLITO, Reinaldo. O significado dos gestos em diferentes culturas. 15 set. 2008.

Para qualquer pessoa gerenciar com êxito seu negócio, necessita-se entender alguns conceitos:

I. É um fato bruto que descreve as características de um evento.

II. São dados convertidos em contexto significativo e útil.

III.As características de um evento de venda que incluem a data, o número do item, a descrição, a quantidade, o nome do cliente e os detalhes da remessa são dados.

Assinale a alternativa abaixo que indique o que é DADO:

Alternativas:

a)
A alternativa I está incorreta e as alternativas II e III estão corretas.
b)
A alternativa II está incorreta e as alternativas I e III estão corretas.
c)
A alternativa III está incorreta e as alternativas I e II estão corretas.
d)
As alternativas I, II e III estão corretas.
e)
As alternativas I, II e III estão incorretas.
4)
Organizações que valorizam o conhecimento são conhecidas como empresas inteligentes e empresas criadoras do conhecimento. O conhecimento de uma organização inclui patentes, processos, tecnologias, competências dos trabalhadores, informações sobre a clientela, os mercados e os fornecedores. North (2010) denomina "empresas inteligentes", aquelas que são

orientadas para o conhecimento. As empresas inteligentes se diferenciam das empresas tradicionais não sensibilizadas para o conhecimento.

As empresas inteligentes são aquelas que:

a) têm como valores fundamentais a confiança, a liberdade para as inovações e a autenticidade;

b) utilizam somente benchmarking externo, destacando as melhores práticas em prol da melhoria contínua;

c) fomentam contatos informais, reuniões, trabalho em equipe, de forma que estimulam a comunicação e os espaços sociais e profissionais;

d) utilizam tecnologia da informação e de comunicação, unindo sócios, clientes, fornecedores e outras fontes externas de conhecimento;

e) consideram os gestores como co-responsáveis pela criação de condições favoráveis ao estabelecimento de objetivos organizacionais.

Assinale a alternativa correta com relação as empresas inteligentes:

Alternativas:

a)
As alternativas "a,b,c" estão corretas; As alternativas "d,e" estão incorretas;
b)
As alternativas "b,c,d" estão corretas; As alternativas "a,e" estão incorretas;
c)
As alternativas "a,c,d" estão corretas; As alternativas "b,e" estão incorretas;
d)
As alternativas "a,c,e" estão corretas; As alternativas "b,d" estão incorretas;
e)
As alternativas "c,d,e" estão corretas; As alternativas "a,b" estão incorretas;
5)
Organizações que valorizam o conhecimento são conhecidas como empresas inteligentes e empresas criadoras do conhecimento. O conhecimento de uma organização inclui patentes, processos, tecnologias, competências dos trabalhadores, informações sobre a clientela, os mercados e os fornecedores. North (2010) denomina "empresas inteligentes", aquelas que são

orientadas para o conhecimento. As empresas inteligentes se diferenciam das empresas tradicionais não sensibilizadas para o conhecimento.

As empresas inteligentes são aquelas que:

a) não atendem às "exigências diferenciadas dos clientes" (NORTH, 2010, p. 24), equilibrando, por exemplo, a queda de preços para os produtos ou serviços;

b) oferecem soluções para os problemas dos clientes, intensificando em conhecimentos dificilmente imitáveis ou não substituíveis em curto prazo;

c) desenvolvem produtos inferiores que os dos concorrentes;

d) transferem conhecimentos para clientes, fornecedores, parceiros e competidores e também promovem troca com eles;

Assinale a alternativa correta com relação as empresas inteligentes:

Alternativas:

a)
a-errada; b-errada; c-errada; d-certa.
b)
a-certa; b-errada; c-errada; d-certa.
c)
a-errada; b-certa; c-errada; d-errada.
d)
a-certa; b-certa; c-errada; d-errada.
e)
a-errada; b-certa; c-errada; d-certa.

araucavalcante
Nivel 0
Nivel 0

Mensagens : 7
Data de inscrição : 13/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Empty Re: Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento

Mensagem por Gerson Pantoja Seg 14 Ago 2017 - 11:47

Qual e as respostas da AV1 E AV2?

Gerson Pantoja
Nivel 0
Nivel 0

Mensagens : 2
Data de inscrição : 22/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Empty Re: Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento

Mensagem por araucavalcante Seg 14 Ago 2017 - 19:09

Quem já respondeu ajuda ai os amigos!

araucavalcante
Nivel 0
Nivel 0

Mensagens : 7
Data de inscrição : 13/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Empty Re: Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento

Mensagem por Vitor_96 Ter 15 Ago 2017 - 13:40

Alguém já fez ela e a Av2?
Porque a AV1 é por dia 29/08....

Vitor_96
Nivel 0
Nivel 0

Mensagens : 8
Data de inscrição : 08/06/2017
Idade : 27

Ir para o topo Ir para baixo

Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Empty Re: Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento

Mensagem por naldomourasp Ter 15 Ago 2017 - 20:23

av1
1 a
2 b
3 b
4 c
5 e

naldomourasp
Nivel 0
Nivel 0

Mensagens : 2
Data de inscrição : 21/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Empty Re: Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento

Mensagem por Vitor_96 Qua 16 Ago 2017 - 13:11

naldomourasp escreveu:av1
1 a
2 b
3 b
4 c
5 e

CORRETAS AS RESPOSTAS E OBRIGADO............

Vitor_96
Nivel 0
Nivel 0

Mensagens : 8
Data de inscrição : 08/06/2017
Idade : 27

Ir para o topo Ir para baixo

Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Empty Re: Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento

Mensagem por edcarllosxs Qui 17 Ago 2017 - 8:49

RESPOSTAS AV1 E AV2
AV1
1A
2B
3B
4C
5E

AV2
1B
2D
3E
4B
5E

edcarllosxs
Nivel 3
Nivel 3

Mensagens : 110
Data de inscrição : 19/10/2015
Localização : Quixabeira - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Empty Re: Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento

Mensagem por jose roberto rodrigues pe Sáb 19 Ago 2017 - 10:24

as perguntas estação muito bem elaboradas.
AS RESPOSTAS ESTÃO 100% CERTAS AV1 E AV2
AV1
1A
2B
3B
4C
5E

AV2
1B
2D
3E
4B
5E

jose roberto rodrigues pe
Nivel 1
Nivel 1

Mensagens : 23
Data de inscrição : 06/05/2015
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Empty Re: Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento

Mensagem por D.B.P Ter 22 Ago 2017 - 22:29

1)


O elemento que pode ser substituído pelo símbolo "?" acima é:

Alternativas:

a)
BI (Business Intelligence)
b)
BSC (Balance ScoreCard)
Alternativa assinalada
c)
CRM (Customer Relationship Management)
d)
ERP (Enterprice Resource Planning)
e)
SCM (Supply Chain Management)
2)
O que são Modelos?

Modelos são "construções intelectuais, palpites, apostas baseados na crença de que

existe uma relação de analogia entre aquilo que conhecemos e aquilo que desejamos

conhecer" (ALVES, 1995 apud MARTINS, 2010, p. 11). Os modelos são construídos por

conceitos e têm como funções organizar, predizer e medir. Fotos, projetos, layouts,

diagramas, analogias, escalas e maquetes são alguns exemplos.

Assinale a alternativa correta abaixo com relação aos modelos:

Alternativas:

a)
Para a construção dos modelos, as teorias não são importantes porque fornecem os conceitos.
b)
"Os modelos conceituais não relacionam de forma sequencial e lógica as informações e as fases do processo de decisão, de forma a permitir o desenvolvimento controlado e consistente com os objetivos em mente" (ANDRADE, 1998, p. 16).
c)
O termo "Conhecimento" acaba abrigando uma grande variedade de ideias, definições, conceitos, modelos e ferramentas para gerir estrategicamente o conhecimento nas organizações.
d)
Gestão do Conhecimento Organizacional, ou Knowledge Management, "é um conjunto de processos que governa a aquisição, a criação, o compartilhamento, o armazenamento e a utilização de conhecimento no âmbito das organizações" (ANGELONI, 2008, p. 2).
Alternativa assinalada

e)
O Conhecimento é o conjunto de ações e práticas de apoio que, de forma explícita e sistemática, contribui para a sustentabilidade da organização, gerenciando as circunstâncias adequadas para que prosperem os processos associados ao conhecimento organizacional (processos do conhecimento), em especial os de criação, uso, comunicação eficaz e difusão do conhecimento organizacional, pelos diferentes grupos que compõem a organização, propiciando-lhe o aprendizado organizacional que lhe garantirá a longevidade (RODRIGUEZ,
2013, p. 136).
3)
Nos dias de hoje, não se pode mais negar o valor da inovação em um negócio, independentemente de sua área de atividade. É um conceito que vem atrelado ao desempenho e desenvolvimento organizacional já que está na base da competitividade.

Muitos produtos que fizeram ou fazem grande sucesso com o público contêm elementos da inovação. É o caso do exemplo clássico do Walkman da Sony, que se destacou como um dispositivo novo e que proporcionava ao usuário apreciar a música. De acordo com Kusunoki (2008), a portabilidade e o tempo de duração da bateria eram muito mais importantes do que a qualidade de som que o aparelho oferecia.

Vamos começar compreendendo sobre a criatividade. Assim como a inovação, a criatividade pode encontrar soluções para problemas. De acordo com Avona (2015), pessoas criativas têm em comum determinadas características como fluência e flexibilidade de ideias, pensamento original e inovador, e isso demonstra que a pessoa pode produzir ideais fora do senso comum.

A partir de seus estudos, diferenciou pessoas criativas de pessoas talentosas. Para o autor, o talento apresenta três elementos que o distingue:

I. são os traços individuais que em parte são herdados geneticamente e em parte são desenvolvidos;

II. são os domínios culturais que determinam os papéis sociais assim como os valores,

III. o do campo social que estimula que se desenvolvam as características valorizadas por determinado grupo ou sociedade.

Assinale a opção correta:

Alternativas:

a)
I-Verdadeira; II-Verdadeira; III-Falso.
b)
I-Falso; II-Verdadeira; III-Verdadeira.
c)
I-Verdadeira; II-Falso; III-Verdadeira.
d)
I-Falso; II-Falso; III-Falso.
e)
I-Verdadeira; II-Verdadeira; III-Verdadeira.
Alternativa assinalada
4)


A partir da escala do conhecimento, compreende-se o grau de maturidade da GC de uma organização. Segundo North (2010), na escala do conhecimento existem 4 graus de maturidade:



1ªColuna

1) soluções em tecnologia de informação (TI);

2) soluçõesindividuais específicas de cada área problemática;

3) organizações do conhecimento profissional;

4) gestão empresarial orientada ao conhecimento.



2ªColuna

a) Compreende a execução da GC com o apoio das soluções de TI, por meio de acesso aos documentos e aos bancos de dados.

b) Compreende aquelas empresas que introduziram a GC em algumas áreas específicas.

c) Estão as organizações profissionais do conhecimento, pois apresentam infraestrutura de comunicação e informação; estímulo aos trabalhadores para o compartilhamento do conhecimento; integração da GC nos processos de negócios e projetos; apoio à troca de conhecimentos por comunidades de práticas e de um centro de competência; e medição do aproveitamento.

d) Estão as empresas orientadas ao conhecimento e a cultura organizacional volta-se para a aprendizagem interna e, também, para a aprendizagem externa, envolvendo mercados, tecnologias, concorrentes, clientes, entre outros.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
1-a; 2-b; 3-d; 4-c.
b)
1-a; 2-b; 3-c; 4-d.
Alternativa assinalada
c)
1-b; 2-a; 3-c; 4-d.
d)
1-d; 2-b; 3-c; 4-a.
e)
1-d; 2-a; 3-c; 4-b.

5)
Se informação gera conhecimento, quer dizer que um alimenta o outro. O conhecimento resulta do intercâmbio de ações das pessoas, enquanto indivíduos e grupos, trabalhando juntos para que as organizações alcancem os seus objetivos.

I. [...] um conjunto de estratégias que visa identificar as necessidades informacionais, mapear os fluxos formais de informação nos diferentes ambientes da organização, assim como sua coleta, filtragem, análise, organização, armazenagem e distribuição, objetivando apoiar o desenvolvimento das atividades cotidianas e a tomada de decisão no ambiente corporativo (VALENTIM, 2004, on-line).

II. GC é "um conjunto de estratégias para criar, adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento, bem como estabelecer fluxos que garantam a informação necessária no tempo e formato adequados, a fim de auxiliar na geração de ideias, solução de problemas e tomada de decisão" (VALENTIM, 2004, online).

III. A GI trabalha no âmbito dos fluxos formais, no conhecimento explícito (documentos gerados, recebidos e utilizados para as atividades organizacionais), enquanto que a GC trabalha no âmbito dos fluxos informais, ou seja, no conhecimento tácito (reuniões, eventos, valores, crenças, experiências, construção individual do conhecimento e outros) (VALENTIM, 2004, on-line).

Relacione os tópicos acima com GC-Gestão do Conhecimento e=ou GI-Gestão da Informação:

Alternativas:

a)
I-GC; II-GC; III-GI.
b)
I-GC; II-GI; III-GI.
c)
I-GI; II-GC; III-GC.
d)
I-GI; II-GI; III-GI.
e)
I-GI; II-GC; III-GI.
Alternativa assinalada

D.B.P
Nivel 2
Nivel 2

Mensagens : 30
Data de inscrição : 24/04/2014
Idade : 38
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Empty Re: Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento

Mensagem por Dickarlos Ter 29 Ago 2017 - 16:10

Edcarlos correto como sempre!!

Dickarlos
Nivel 1
Nivel 1

Mensagens : 11
Data de inscrição : 13/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Empty Re: Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento

Mensagem por Fernandes Qua 27 Set 2017 - 13:55

.

Fernandes
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 26272
Data de inscrição : 02/10/2015
Idade : 32
Localização : Terezina

Ir para o topo Ir para baixo

Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Empty Re: Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento

Mensagem por Fernandes Qua 27 Set 2017 - 13:57

.

Fernandes
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 26272
Data de inscrição : 02/10/2015
Idade : 32
Localização : Terezina

Ir para o topo Ir para baixo

Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Empty Re: Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento

Mensagem por Fernandes Ter 24 Out 2017 - 9:28

.

Fernandes
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 26272
Data de inscrição : 02/10/2015
Idade : 32
Localização : Terezina

Ir para o topo Ir para baixo

Gestão - Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento Empty Re: Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos