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Mensagem por Oráculo Seg 5 Ago 2013 - 21:14

Questão 1: Nota: Excelente
Sobre estruturas de laço de repetição, analise o código abaixo.

para i de 1 ate 9 faca
y := 10 - i
x := x + (vet[i] * y)
fimpara

De acordo com o código acima é correto afirmar:

Alternativas
1 - falta o comando de incremento da variável i, exemplo I <- i + 1
2 - pode não ser executado nenhuma vez
3 - será executado nove vezes
4 - será executado somente oito vezes
5 - Nenhuma das alternativas acima

Resposta gabarito
(3) será executado nove vezes

Comentário do gabarito
Quando trata-se do comando para ele será executado o número de vezes solicitado ao contário do comando repita



Questão 2: Nota: Excelente
Sobre variáveis do tipo “string” ou “caracter”, assinale a alternativa correta de acordo com as afirmações a seguir:

I - A concatenação de valores string é feita pelo operador aritmético “+”.
II - É possível fazer a concatenação de qualquer valor em variáveis string, desde que sejam interpretadas como valor textual;
III - A concatenação de dois valores strings: “1” + “2” correspondem ao valor “3”.

Alternativas
1 - somente a afirmação I está correta;
2 - somente as afirmações I e II estão corretas;
3 - as afirmações I, II e III estão corretas;
4 - somente as afirmações I e III estão corretas;
5 - somente as afirmativas II e III estão corretas.

Resposta gabarito
(2)somente as afirmações I e II estão corretas;


Comentário do gabarito
A alternativa III é incorreta pois variável do tipo string não soma os valores somente concatena os valores ficando então 1 + 2 = 12



Questão 3: Nota: Excelente
Assinale qual alternativa demonstra corretamente a sintaxe para exibição de mensagens no VisuAlg sem pular linha:
Alternativas
1 - MessageBox.Show(“sua mensagem”)
2 - ShowDialog.Message(“sua mensagem”)
3 - escreva(“sua mensagem”);
4 - MessageBox.Show(‘sua mensagem’);
5 - escreval(“sua mensagem”);


Resposta gabarito
(3) escreva(“sua mensagem”);

Comentário do gabarito
Só poderia ser escreva e escreval porém como se pede o comando que não pule linha tem que ser escreva.



Questão 4: Nota: Excelente
Sobre as regras para nomenclatura de variáveis:

I. Não começar com caracter numérico.
II. Não conter espaços em branco no nome da variável.
III. Não colocar acentuações.
IV. Não ser uma palavra reservada da linguagem.
V. Sempre iniciar com letras minúsculas, no caso de palavras compostas, utilizar o caracter underline (_), ou iniciar a primeira letra de cada palavra com caracter maiúsculo. Ex: (BairroVendedor, ou Bairro_Vendedor).


Alternativas
1 - somente a afirmação I está correta;
2 - somente as afirmações I e II estão corretas;
3 - as afirmações I, II e III estão corretas;
4 - somente as afirmações IV e V estão corretas;
5 - todas as alternativas estão corretas.


Resposta gabarito
(5) todas as alternativas estão corretas.



Questão 5: Nota: Excelente
Analisando o código abaixo, assinale a alternativa correta:

se x mod 2 = 0 entao
escreval("Este número é par")
senao
escreval("Este número é impar")
fimse

Alternativas
1 - Se o resto da divisão for diferente a 0(zero), então o compilador desvia o código pra dentro do if mostrando a mensagem “Esse número é par”
2 - Se o resto da divisão for igual a 0(zero), então o compilador desvia o código pra dentro do if mostrando a mensagem “Esse número é par”.
3 - Se o resto da divisão for igual a 0(zero), então o compilador desvia o código pra dentro do if mostrando a mensagem “Esse número é impar”
4 - O código valida o resultado da divisão
5 - Nenhuma das alternativas anteriores


Resposta gabarito
(2) Se o resto da divisão for igual a 0(zero), então o compilador desvia o código pra dentro do if mostrando a mensagem “Esse número é par”.

Comentário do gabarito
Mod trata-se do resto da divisão, assim se ela for verdadeira irá desviar para a instrução "Este número é par"



Questão 6: Nota: Excelente
Analise o programa abaixo e indique quais serão os valores finais das variáveis TESTE, PERCENT e RESULTADO respectivamente.

Algoritmo Prova;
Var
TESTE , PERCENT, RESULTADO : real
inicio;
TESTE = 2000
PERCENT = 0,10

RESULTADO = TESTE * PERCENT ;
escreval(‘Valor Calculado ...’ , RESULTADO);
fim algoritmo

Alternativas
1 - 2000 / 10% / 200
2 - 2000 / 100% / 200
3 - 2000 / 0,10 / 20
4 - 2000 / 100% / 20
5 - 200 / 0,10 / 20

Resposta gabarito
(1) 2000 / 10% / 200

Comentário do gabarito
Após executar o algoritmo atribui-se 2000 para teste, 10% para ou 0,10 para a variável percent, e multiplicando os valores tem-se 200 para a variável resultado.



Questão 7: Nota: Excelente
Analise o algoritmo abaixo e indique a sua função :

inicio
val1 : inteiro
aux : literal
VAL1 = 10
se (val1 mod 2) =1 entao
aux = “Numero impar”
senao
aux = “Numero par”
fimse

escreva(aux)

fimalgoritmo

Alternativas
1 - encontrar o maior valor par
2 - encontrar o menor valor impar
3 - encontrar a quantidade de números pares informados
4 - saber se o numero “VAL1” é par ou é impar
5 - nenhuma das anteriores

Sua resposta
(4) saber se o numero “VAL1” é par ou é impar

Comentário do gabarito
Tem a função de avaliar se a variável VAL1 é par ou impar



Questão 8: Nota: Excelente
Execute o programa abaixo e responda a questão 08.

Obs1.: Comando MOD retorna o resto da divisão.
Obs2.: Comando DIV retorna o resultado da divisão.

Qual é o valor de VC:

Alternativas
1 - 12
2 - 3
3 - 0
4 - 4
5 - 1

Resposta gabarito
(2) 3

Comentário do gabarito
Se VC = 12 e VB = 4, então VC é 12 divido por 4, considerando o valor do resultado igual a 3.



Questão 9: Nota: Excelente
Execute o programa abaixo e responda as questões 09.

Obs1.: Comando MOD retorna o resto da divisão.
Obs2.: Comando DIV retorna o resultado da divisão.

Qual é o valor de VD:
Alternativas
1 - 4
2 - 0
3 - 3
4 - 5
5 - 1


Resposta gabarito
(2) 0

Comentário do gabarito
Se VC = 3 e VA = 12, então VD é 12 dividido por 4 .. porém considerando o resto da divisão que é zero.



Questão 10: Nota: Excelente
Execute o programa abaixo e responda as questões 10.

Obs1.: Comando MOD retorna o resto da divisão.
Obs2.: Comando DIV retorna o resultado da divisão.

Qual é o valor de VE:

Alternativas
1 - 12
2 - 19
3 - 0
4 - 16
5 - 15

Resposta gabarito
(2) 19


Comentário do gabarito
Trata-se da soma de todos os valores 12 + 4 + 3 + 0 = 19


Questão 11: Nota: Excelente
Quanto a variável SOMA no algoritmo abaixo. Podemos afirmar que:

ALGORITMO "VETOR"
VAR
CONTADOR, SOMA : INTEIRO
NUMERO : VETOR [1..5] DE INTEIRO

INICIO
// parte do algoritmo para incluir
// valores nas posições do vetor
// "NUMERO” onde estaremos incluindo o
// valor de contador na posição do
// vetor

PARA CONTADOR := 1 ATE 5 FACA
NUMERO[CONTADOR] := CONTADOR
FIMPARA

// vamos ler todas as posições e gerar
// um acumulador na variável "SOMA"

SOMA := 1
PARA CONTADOR := 1 ATE 5 FACA
SOMA := SOMA * NUMERO [ CONTADOR ]
FIMPARA

ESCREVAL ("SOMA = ", SOMA )
FIMALGORITMO

Respostas: Variável Soma: 120

Alternativas
1 - – soma é uma variável que aparecerá sempre em qualquer programa
2 - – soma é um vetor para armazenamento de dados
3 - – soma é uma variável acumuladora
4 - – soma é um comando do pascal
5 - - soma é do tipo char


Resposta gabarito
(3) soma é uma variável acumuladora


Comentário do gabarito
No algoritmo apresentado ela acumula valores, por isso diz-se que uma variável acumuladora.



Questão 12: Nota: Excelente
O comando ESCOLHA pode substituir qual outro comando:

Alternativas
1 - – Se
2 - – Enquanto
3 - – Para
4 - – Repita
5 - – Ele não substitui nenhum comando


Resposta gabarito
(1) Se

Comentário do gabarito
O comando Escolha trata-se de múltiplas seleção, assim uma seleção encadeada pode ser alterada pela estrutura Escolha.



Questão 13: Nota: Excelente
Sabendo que podemos escrever um agoritmo de forma gráfica, identifique o símbolo destacado (circulado).

Alternativas
1 - – Indica início e final do algoritmo
2 - – Indica Entradas
3 - – Indica Saídas
4 - – Indica processos, operações de atribuições de valores e cálculos de expressões
5 - - Indica decisões

Sua resposta
(5) Indica decisões


Comentário do gabarito
Pelo conceito de fluxogramas, a forma de losango indica estrutura de decisão.



Questão 14: Nota: Excelente

Alternativas
1 - Vetor e Matriz
2 - Matriz e Variável
3 - Variável e Vetor
4 - Variável e Variável
5 - Variável, Vetor e Matriz


Resposta gabarito
(3) Variável e Vetor


Comentário do gabarito
Respectivamente memória e vetor, memória utiliza variáveis distintas e armazenam somente um valor , já o vetor pode armazenar vários valores simultaneamente.



Questão 15: Nota: Excelente
A estrutura abaixo representa qual estrutura:

Alternativas
1 - Vetor
2 - Variável
3 - Matriz
4 - Algoritmo
5 - Nada


Resposta gabarito
(3) Matriz


Comentário do gabarito
A estrutura que indica linha e coluna trata-se de matriz



Questão 16: Nota: Excelente
Sabendo que podemos escrever um agoritmo de forma gráfica, identifique o símbolo destacado (circulado).

Alternativas
1 - – Indica início e final do algoritmo
2 - – Indica Entradas
3 - – Indica Saídas
4 - – Indica processos, operações de atribuições de valores e cálculos de expressões
5 - - Indica decisões


Resposta gabarito
(4) Indica processos, operações de atribuições de valores e cálculos de expressões



Questão 17: Nota: Excelente
Execute o algoritmo abaixo:

ALGORITMO "VETOR"
VAR
CONTADOR, SOMA : INTEIRO
NUMERO : VETOR [1..5] DE INTEIRO

INICIO
PARA CONTADOR := 1 ATE 5 FACA
NUMERO[CONTADOR] := CONTADOR
FIMPARA

SOMA := 1
PARA CONTADOR := 1 ATE 5 FACA
SOMA := SOMA * NUMERO [CONTADOR]
FIMPARA

ESCREVAL ("SOMA = ", SOMA )
FIMALGORITMO

Se trocarmos a instrução Soma := 1 ; por Soma:= 0; o valor final da variável Soma será:

Alternativas
1 - 0
2 - 10
3 - 20
4 - 30
5 - 120

Resposta gabarito
(1) 0


Comentário do gabarito
Se executar o algoritmo apresentado o valor de Soma seria 120, porém alterando a inicialização da variável soma para zero, o resultado será zero.



Questão 18: Nota: Excelente
Indica qual a posição de armazenamento na estrutura de um vetor:

Alternativas
1 - variável local
2 - variável global
3 - vetor
4 - índice
5 - nenhuma das anteriores


Resposta gabarito
(4) índice

Comentário do gabarito
Quando consideramos vetor, os índices indicam as posições dos vetores.



Questão 19: Nota: Excelente
Observe o Algoritmo abaixo e assinale a alternativa que corresponde à sua função:

algoritmo "Prova"

var
aux1, aux2, aux3, valCalculado: real
inicio

escreval("Informe três números")
leia(aux1,aux2,aux3)
valCalculado <- (aux1+aux2+aux3)/ 3
escreva("Valor calculado:",
valCalculado)
fimalgoritmo

Alternativas
1 - Calcular o valor de aux1
2 - Calcula a média de três numeros
3 - Calcular o valor de aux2
4 - Criar uma variável valCaculado do tipo inteiro
5 - Calcular o valor de aux3


Resposta gabarito
2 - Calcula a média de três numeros

Comentário do gabarito
O algoritmo em questão soma três números informados e divide o valor encontrado por trÊs, logo dizemos que estamos calculando uma média de três números


Questão 20: Nota: Excelente
Indique a alternativa que só contem comando de laço de repetição:

Alternativas
1 - – Se, Enquanto, Repita, Escolha
2 - – Escolha, Enquanto, Para
3 - – Para, Enquanto, Repita
4 - – Repita, Se, Enquanto
5 - – Repita, Enquanto, Escolha


Resposta gabarito
(3) Para, Enquanto, Repita

Comentário do gabarito
Na alternativa A encontra-se a estrutura de seleção SE
Na alternativa B encontra-se a estrutura de seleção ESCOLHA
Na alternativa D encontra-se a estrutura de seleção SE
Na alternativa E encontra-se a estrutura de seleção ESCOLHA
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