Entrar
Procurar
Top dos mais postadores
Fernandes (26272) | ||||
elenilton-apostileiros (6339) | ||||
Elenilton (6320) | ||||
jsjunior (1857) | ||||
Professor (541) | ||||
Aninha (477) | ||||
Paulinha (304) | ||||
provasunopar2 (298) | ||||
Braga Jr. (241) | ||||
auxilioacademico2024 (206) |
PAINEL DO USUÁRIO
Mensagens: 0
-
Alterar
-
Ver
-
Tópicos e mensagens
Quem está conectado?
Há 75 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 75 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 354 em Seg 5 maio 2014 - 21:37
Últimos assuntos
Av1 - Ética, Política e Sociedade
Página 1 de 1
Av1 - Ética, Política e Sociedade
1)
Os gregos defendiam que era muito importante educar o caráter, pois havia um vínculo entre esse e o destino do homem, ou seja, o caráter de um homem faz o seu destino - conforme afirmava Demócrito - e, para eles, o homem não conseguia se livrar do destino, as coisas já estavam, de certo modo, pré-determinadas. A educação do caráter ocorria por intermédio da ética, entendida como uma modalidade de conhecimento prático.
Considere as assertivas a seguir.
I. A ética foi concebida como a educação do caráter do sujeito moral para dominar racionalmente seus desejos e impulsos, orientando, assim, a vontade dirigida à felicidade, ao bem, e formando o homem como membro da coletividade.
PORQUE
II. A importância dada por Aristóteles à vontade, à deliberação e à escolha o levou a considerar uma virtude como condição de todas as outras: a sabedoria prática, a prudência.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são falsas.
b)
A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
c)
A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
d)
As asserções I e II são verdadeiras, mas não têm ligação entre si.
e)
As asserções I e II são verdadeiras e a II justifica a I.
2)
Houve um determinado momento histórico os mitos perderam sua força como modo de explicar a realidade e buscou-se explicações mais críveis e verificáveis, ou ao menos, um pouco mais compreensíveis, nascendo, então, a Filosofia.
O primeiro filósofo que apresentou uma explicação racional para a origem da matéria foi:
Alternativas:
a)
Heráclito de Éfeso.
b)
Tales de Mileto.
c)
Anaxágoras de Clazômena.
d)
Xenófanes de Cólofon.
e)
Pitágoras de Samos.
3)
Todo o arsenal de conhecimentos acumulado pela humanidade ao longo de sua história, com todas as suas peculiaridades, teve – em seus primórdios – a contribuição do mito. Embora, esse possa ser visto com menosprezo e associado às explicações infantis e fantasiosas, ele guarda um vínculo muito estreito com uma interpretação de mundo direta, genuína e pragmática.
De acordo com os seus conhecimentos, considere:
I. Os mitos foram muito úteis aos antigos, porém encontram-se totalmente em desuso.
II. O termo mito significa discurso, narrativa; assim como também o termo logos.
III. Tanto os mitos quanto as lendas foram banidos da sociedade científica de hoje em dia.
IV. O mito é uma narrativa fantasiosa, enquanto o logos é uma narrativa plausível.
Estão corretas apenas as alternativas:
Alternativas:
a)
I e II.
b)
II e III.
c)
III e IV.
d)
I e III.
e)
II e IV.
5)
A Filosofia surgiu da busca por explicações que suplantassem as fábulas mitológicas e construíssem uma linha de pensamento que apresentasse mais lógica entre o que se observava na natureza e o modo como os eventos se repetiam, indicando leis de causalidade que permitisse compreender a ordem presente no mundo.
Sobre os primórdios da Filosofia coloque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os Sofistas podem ser considerados os primeiros filósofos da humanidade.
( ) Sócrates foi o maior expoente da Escola Sofística e salientou o relativismo dos valores.
( ) O método socrático foi a dialética, composto pela ironia e a maiêutica.
( ) Platão, por meio dos seus escritos, foi o maior divulgador das ideias socráticas.
( ) De acordo com as ideias de Platão, o homem é a medida de todas as coisas.
Assinale a alternativa que contempla as suas escolhas.
Alternativas:
a)
F, F, V, V, F.
b)
V, F, V, F, V.
c)
V, V, V, F, F.
d)
F, V, F, V, V.
e)
V, V, F, F, V.
6)
Leia o texto a seguir, buscando preencher corretamente as lacunas.
Enquanto os filósofos ____________ se perguntavam como era possível o ____________, os filósofos ____________ se perguntam como é possível a ____________. Os modernos tentam compreender e explicar a possível relação entre as nossas ideias e a realidade em si, o mundo fora da nossa mente.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
a)
Cristãos; bem; antigos; maldade.
b)
Modernos; erro; gregos; verdade.
c)
Gregos; erro; modernos; verdade.
d)
Gregos; conhecimento; modernos; ilusão.
e)
Gregos; mundo; modernos; realidade.
Os gregos defendiam que era muito importante educar o caráter, pois havia um vínculo entre esse e o destino do homem, ou seja, o caráter de um homem faz o seu destino - conforme afirmava Demócrito - e, para eles, o homem não conseguia se livrar do destino, as coisas já estavam, de certo modo, pré-determinadas. A educação do caráter ocorria por intermédio da ética, entendida como uma modalidade de conhecimento prático.
Considere as assertivas a seguir.
I. A ética foi concebida como a educação do caráter do sujeito moral para dominar racionalmente seus desejos e impulsos, orientando, assim, a vontade dirigida à felicidade, ao bem, e formando o homem como membro da coletividade.
PORQUE
II. A importância dada por Aristóteles à vontade, à deliberação e à escolha o levou a considerar uma virtude como condição de todas as outras: a sabedoria prática, a prudência.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são falsas.
b)
A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
c)
A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
d)
As asserções I e II são verdadeiras, mas não têm ligação entre si.
e)
As asserções I e II são verdadeiras e a II justifica a I.
2)
Houve um determinado momento histórico os mitos perderam sua força como modo de explicar a realidade e buscou-se explicações mais críveis e verificáveis, ou ao menos, um pouco mais compreensíveis, nascendo, então, a Filosofia.
O primeiro filósofo que apresentou uma explicação racional para a origem da matéria foi:
Alternativas:
a)
Heráclito de Éfeso.
b)
Tales de Mileto.
c)
Anaxágoras de Clazômena.
d)
Xenófanes de Cólofon.
e)
Pitágoras de Samos.
3)
Todo o arsenal de conhecimentos acumulado pela humanidade ao longo de sua história, com todas as suas peculiaridades, teve – em seus primórdios – a contribuição do mito. Embora, esse possa ser visto com menosprezo e associado às explicações infantis e fantasiosas, ele guarda um vínculo muito estreito com uma interpretação de mundo direta, genuína e pragmática.
De acordo com os seus conhecimentos, considere:
I. Os mitos foram muito úteis aos antigos, porém encontram-se totalmente em desuso.
II. O termo mito significa discurso, narrativa; assim como também o termo logos.
III. Tanto os mitos quanto as lendas foram banidos da sociedade científica de hoje em dia.
IV. O mito é uma narrativa fantasiosa, enquanto o logos é uma narrativa plausível.
Estão corretas apenas as alternativas:
Alternativas:
a)
I e II.
b)
II e III.
c)
III e IV.
d)
I e III.
e)
II e IV.
5)
A Filosofia surgiu da busca por explicações que suplantassem as fábulas mitológicas e construíssem uma linha de pensamento que apresentasse mais lógica entre o que se observava na natureza e o modo como os eventos se repetiam, indicando leis de causalidade que permitisse compreender a ordem presente no mundo.
Sobre os primórdios da Filosofia coloque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os Sofistas podem ser considerados os primeiros filósofos da humanidade.
( ) Sócrates foi o maior expoente da Escola Sofística e salientou o relativismo dos valores.
( ) O método socrático foi a dialética, composto pela ironia e a maiêutica.
( ) Platão, por meio dos seus escritos, foi o maior divulgador das ideias socráticas.
( ) De acordo com as ideias de Platão, o homem é a medida de todas as coisas.
Assinale a alternativa que contempla as suas escolhas.
Alternativas:
a)
F, F, V, V, F.
b)
V, F, V, F, V.
c)
V, V, V, F, F.
d)
F, V, F, V, V.
e)
V, V, F, F, V.
6)
Leia o texto a seguir, buscando preencher corretamente as lacunas.
Enquanto os filósofos ____________ se perguntavam como era possível o ____________, os filósofos ____________ se perguntam como é possível a ____________. Os modernos tentam compreender e explicar a possível relação entre as nossas ideias e a realidade em si, o mundo fora da nossa mente.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
a)
Cristãos; bem; antigos; maldade.
b)
Modernos; erro; gregos; verdade.
c)
Gregos; erro; modernos; verdade.
d)
Gregos; conhecimento; modernos; ilusão.
e)
Gregos; mundo; modernos; realidade.
BrunoFalckete- Nivel 0
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/12/2018
Re: Av1 - Ética, Política e Sociedade
1 - d
2 - b
3 - e
5 - a
6 - c
2 - b
3 - e
5 - a
6 - c
BrunoFalckete- Nivel 0
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/12/2018
Tópicos semelhantes
» Av 1 - Ads - Ética , Política e Sociedade e Ética e Responsabilidade Social
» Av 1 - Ads - Ética , Política e Sociedade e Ética e Responsabilidade Social
» Av 2 - Ads - Ética , Política e Sociedade e Ética e Responsabilidade Social
» Av2 - Ética, Política e Sociedade
» Av2 - Ética, Política e Sociedade
» Av 1 - Ads - Ética , Política e Sociedade e Ética e Responsabilidade Social
» Av 2 - Ads - Ética , Política e Sociedade e Ética e Responsabilidade Social
» Av2 - Ética, Política e Sociedade
» Av2 - Ética, Política e Sociedade
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Seg 29 Abr 2024 - 13:38 por Fernandes
» V.E.N.D.O PORTFÓLIO 2024.1
Seg 29 Abr 2024 - 13:37 por Fernandes
» V.E.N.D.O PORTFÓLIO 2024.1
Seg 29 Abr 2024 - 13:37 por Fernandes
» V.E.N.D.O PORTFÓLIO 2024.1
Seg 29 Abr 2024 - 13:37 por Fernandes
» V.E.N.D.O PORTFÓLIO 2024.1
Seg 29 Abr 2024 - 13:36 por Fernandes
» V.E.N.D.O PORTFÓLIO 2024.1
Seg 29 Abr 2024 - 13:36 por Fernandes
» Projeto de Extensão I Gestão em Recursos Humanos
Dom 28 Abr 2024 - 12:18 por elenilton-apostileiros
» Apostileiros - Portfólios EAD, Portfólios Prontos, Projeto de Extensao, Projeto de Ensino - Modelo padrão e exclusivo (sem plágio). Unopar, Anhanguera, Uniderp, Pitágoras, Ampli, UNIP e outras - Apoio Acadêmico em Produção Textual Interdisciplinar
Dom 28 Abr 2024 - 12:18 por elenilton-apostileiros
» Projeto de Extensão II – Administração
Dom 28 Abr 2024 - 12:18 por elenilton-apostileiros