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Av - Subst. 2 - Ética, Política e Sociedade
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Av - Subst. 2 - Ética, Política e Sociedade
1) Para Kant o fundamento da moralidade deve ter validade universal, razão que o faz desenvolver a ideia de imperativo categórico, o qual se expressa nesses termos: Age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal.
A partir da formulação do imperativo categórico por Kant, uma ação é considerada ética quando:
Alternativas:
a) Privilegia os interesses particulares em detrimento de leis que valham universal e necessariamente.
b) Ajusta os interesses egoístas de uns ao egoísmo dos outros, satisfazendo as exigências individuais de prazer e felicidade.
c) É determinada pela lei da natureza, apoiando-se no fundamento do princípio de autoconservação.
d) Está subordinada à vontade de Deus, que preestabelece o caminho correto para toda ação humana.
e) A máxima que rege a ação a ser universalizada, ou seja, quando a ação pode ser praticada por todos, sem prejuízo da humanidade.
2) Sócrates não nos deixou nada por escrito e, desse modo, o que conhecemos sobre os seus pensamentos encontra-se nas obras de autores antigos, como Aristófanes e também dos seus discípulos, Xenófanes e Platão; e, ainda, de Aristóteles.
Sobre o pensamento de Sócrates, considere:
I. Apresenta a confiança no homem como um ser racional, capaz de conhecer-se a si mesmo e, portanto, capaz de reflexão. Reflexão é a volta que o pensamento faz sobre si mesmo para conhecer-se; é a consciência conhecendo-se a si mesma como capacidade para conhecer as coisas, alcançando o conceito ou a essência delas.
II. Busca compreender a capacidade de conhecimento do homem,a preocupação se volta para estabelecer procedimentos que nos assegurem que a verdade foi encontrada, isto é, o pensamento deve oferecer a si mesmo caminhos próprios, critérios próprios e meios próprios para saber o que é o verdadeiro e como alcançá-lo em tudo o
que investigamos.
III. Considera a opinião, as percepções e imagens sensoriais como falsas, mentirosas, mutáveis, inconsistentes, contraditórias, devendo ser abandonadas para que o pensamento siga seu caminho próprio no conhecimento verdadeiro.
Estão corretas:
Alternativas:
a) Apenas as alternativas I e II.
b) Apenas as alternativas II e III.
c) Apenas as alternativas I e III.
d) As alternativas I, II e III.
e) Apenas a alternativa III.
3) De acordo com pensamento de Aristóteles existem quatro tipos de justiça: comutativa, punitiva, distributiva e participativa. As duas últimas encontram-se no âmbito da justiça política.
Sobre o conceito de justiça em Aristóteles, considere:
I. Para analisar e apontar o que é justiça, Aristóteles nos conduz a refletir sobre dois tipos de bens: os partilháveis e os participáveis.
II. Um bem é partilhável porque se relaciona a uma quantidade que não pode ser repartida, e é participável quando indica uma qualidade divisível.
III. A riqueza é um bem partilhável – já que pode ser dividida e distribuída –, o poder político é um bem participável, porque é uma qualidade indivisível.
IV. A justiça distributiva relaciona-se aos bens partilháveis e a participativa ao poder político participável. A cidade será justa ao diferenciar entre essas duas formas de justiça e possibilitar a concretização de ambas em igualdade.
Estão corretas apenas as alternativas:
Alternativas:
a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) I, II e IV.
d) I, III e IV.
e) I e II.
4) A partir do século XVII, o Iluminismo (ou Esclarecimento) dará continuidade às questões filosóficas e científicas inauguradas pelo pensamento renascentista e amplia o foco também em questões políticas, econômicas e sociais. Como movimento intelectual, foi a base do pensamento que conduziria aos ideais das "revoluções burguesas" e seria responsável pela queda do chamado "antigo regime" – o Absolutismo.
Assinale a alternativa que apresenta um princípio filosófico no período iluminista:
Alternativas:
a) Apoio à revolução ideológica da aristocracia.
b) Defesa do ideal monárquico para a garantia da unidade política.
c) Crença na razão como fonte para a crítica social e política.
d) Comprovação pela ciência do Direito Divino dos Reis para legitimar o Absolutismo.
e) Integração do pensamento clássico greco-romano ao modelo político absolutista.
5) Rousseau faz duras críticas ao modo como a política foi estabelecida e entende que a soberania não deve residir no corpo político e sim no povo, o qual, por meio da vontade geral, coloca-a em prática.
De acordo com os seus conhecimentos sobre Rousseau, assinale e afirmativa correta:
Alternativas:
a) A soberania surge como resultado da imposição da vontade de alguns grupos sobre outros, com o objetivo de conservar o poder do Estado.
b) O estabelecimento da soberania está desvinculado do pacto social que funda o Estado.
c) O Estado é uma instituição social dependente da vontade impositiva da maioria, e compõe a democracia.
d) A conservação do Estado independe de uma força política coletiva.
e) A soberania é estabelecida como poder absoluto orientado pela vontade geral e legitimado pelo pacto social.
############RESPOSTAS##################
1-E
2-D
3-D
4-C
5-E
A partir da formulação do imperativo categórico por Kant, uma ação é considerada ética quando:
Alternativas:
a) Privilegia os interesses particulares em detrimento de leis que valham universal e necessariamente.
b) Ajusta os interesses egoístas de uns ao egoísmo dos outros, satisfazendo as exigências individuais de prazer e felicidade.
c) É determinada pela lei da natureza, apoiando-se no fundamento do princípio de autoconservação.
d) Está subordinada à vontade de Deus, que preestabelece o caminho correto para toda ação humana.
e) A máxima que rege a ação a ser universalizada, ou seja, quando a ação pode ser praticada por todos, sem prejuízo da humanidade.
2) Sócrates não nos deixou nada por escrito e, desse modo, o que conhecemos sobre os seus pensamentos encontra-se nas obras de autores antigos, como Aristófanes e também dos seus discípulos, Xenófanes e Platão; e, ainda, de Aristóteles.
Sobre o pensamento de Sócrates, considere:
I. Apresenta a confiança no homem como um ser racional, capaz de conhecer-se a si mesmo e, portanto, capaz de reflexão. Reflexão é a volta que o pensamento faz sobre si mesmo para conhecer-se; é a consciência conhecendo-se a si mesma como capacidade para conhecer as coisas, alcançando o conceito ou a essência delas.
II. Busca compreender a capacidade de conhecimento do homem,a preocupação se volta para estabelecer procedimentos que nos assegurem que a verdade foi encontrada, isto é, o pensamento deve oferecer a si mesmo caminhos próprios, critérios próprios e meios próprios para saber o que é o verdadeiro e como alcançá-lo em tudo o
que investigamos.
III. Considera a opinião, as percepções e imagens sensoriais como falsas, mentirosas, mutáveis, inconsistentes, contraditórias, devendo ser abandonadas para que o pensamento siga seu caminho próprio no conhecimento verdadeiro.
Estão corretas:
Alternativas:
a) Apenas as alternativas I e II.
b) Apenas as alternativas II e III.
c) Apenas as alternativas I e III.
d) As alternativas I, II e III.
e) Apenas a alternativa III.
3) De acordo com pensamento de Aristóteles existem quatro tipos de justiça: comutativa, punitiva, distributiva e participativa. As duas últimas encontram-se no âmbito da justiça política.
Sobre o conceito de justiça em Aristóteles, considere:
I. Para analisar e apontar o que é justiça, Aristóteles nos conduz a refletir sobre dois tipos de bens: os partilháveis e os participáveis.
II. Um bem é partilhável porque se relaciona a uma quantidade que não pode ser repartida, e é participável quando indica uma qualidade divisível.
III. A riqueza é um bem partilhável – já que pode ser dividida e distribuída –, o poder político é um bem participável, porque é uma qualidade indivisível.
IV. A justiça distributiva relaciona-se aos bens partilháveis e a participativa ao poder político participável. A cidade será justa ao diferenciar entre essas duas formas de justiça e possibilitar a concretização de ambas em igualdade.
Estão corretas apenas as alternativas:
Alternativas:
a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) I, II e IV.
d) I, III e IV.
e) I e II.
4) A partir do século XVII, o Iluminismo (ou Esclarecimento) dará continuidade às questões filosóficas e científicas inauguradas pelo pensamento renascentista e amplia o foco também em questões políticas, econômicas e sociais. Como movimento intelectual, foi a base do pensamento que conduziria aos ideais das "revoluções burguesas" e seria responsável pela queda do chamado "antigo regime" – o Absolutismo.
Assinale a alternativa que apresenta um princípio filosófico no período iluminista:
Alternativas:
a) Apoio à revolução ideológica da aristocracia.
b) Defesa do ideal monárquico para a garantia da unidade política.
c) Crença na razão como fonte para a crítica social e política.
d) Comprovação pela ciência do Direito Divino dos Reis para legitimar o Absolutismo.
e) Integração do pensamento clássico greco-romano ao modelo político absolutista.
5) Rousseau faz duras críticas ao modo como a política foi estabelecida e entende que a soberania não deve residir no corpo político e sim no povo, o qual, por meio da vontade geral, coloca-a em prática.
De acordo com os seus conhecimentos sobre Rousseau, assinale e afirmativa correta:
Alternativas:
a) A soberania surge como resultado da imposição da vontade de alguns grupos sobre outros, com o objetivo de conservar o poder do Estado.
b) O estabelecimento da soberania está desvinculado do pacto social que funda o Estado.
c) O Estado é uma instituição social dependente da vontade impositiva da maioria, e compõe a democracia.
d) A conservação do Estado independe de uma força política coletiva.
e) A soberania é estabelecida como poder absoluto orientado pela vontade geral e legitimado pelo pacto social.
############RESPOSTAS##################
1-E
2-D
3-D
4-C
5-E
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