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Mensagem por renalde Ter 7 Abr 2020 - 0:10

1)
A finalidade da política é a tomada e a conservação do poder. Este não provém nem de Deus nem da razão nem de uma ordem natural feita de hierarquias fixas. Essa é a finalidade da política para:

Alternativas:

a)
Aristóteles.

b)
Platão.

c)
Rousseau.

d)
Maquiavel.

Alternativa assinalada
e)
Hobbes.

2)
A práxis de Aristóteles pode ser definida como a:

Alternativas:

a)
Ação voluntária de um agente racional em vista de um fim considerado bom. É, por excelência, a política.

Alternativa assinalada
b)
Prática sistemática da convivência em sociedade respeitando-se as diferentes classes sociais.

c)
Atitude política do homem que, por natureza, não é um ser político, mas que se torna político no seio da pólis.

d)
Constante busca pela felicidade plena na pólis.

e)
Ação coercitiva sobre cada indivíduo com a finalidade de transformá-los em cidadãos da pólis.

3)
Qual filósofo defende as seguintes premissas?

I. O homem é, por natureza, um ser político que não consegue viver sozinho, por isso realiza a sua felicidade plena na pólis.

II. É na cidade que se concretiza a felicidade, já que não teria sentido algum para o homem ser virtuoso se não fosse com o objetivo de compartilhar com os demais cidadãos.

III. Quem age buscando o bem comum vive feliz. Então, a felicidade seria a arte de viver bem e se compõe como o bem supremo à luz do qual todas as ações do homem se voltam.

Escolha a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Platão.

b)
Locke.

c)
Hobbes.

d)
Rousseau.

e)
Aristóteles.

Alternativa assinalada
4)
Leia os três tópicos apresentados a seguir:

I. A distinção entre regimes políticos e não políticos: só consideramos regime político se este for instituído por um conjunto de leis reconhecido publicamente e sob o qual todos estejam sujeitos, até os governantes. Ter ou não um corpo de leis nos leva à ideia de regimes políticos legítimos e ilegítimos. Um regime legítimo é aquele que, além de atuar na legalidade, possui leis feitas à luz da justiça. Quando a lei é injusta ou quando o regime é contraditório à lei estabelecida, temos um regime ilegítimo, ilegal.

II. A de causa da variação de regimes políticos: a variação dos regimes políticos é atribuída a dois fatores principais: a natureza do povo e a extensão do território. Foram os filósofos gregos que legaram para o Ocidente a ideia de regimes políticos naturais, isto é, a ideia de que a instituição de um regime político depende de fatores produzidos pela natureza (a índole natural de um povo e o tipo de território em que se instala).

III. A transformação de um regime político em outro: a partir de mudanças econômicas, tais como diminuição do número de ricos e aumento do número de pobres ou o inverso, e também como resultado de guerras, os regimes políticos se transformam. A ausência ou a presença da lei, a variação militar e econômica geram como consequência a decadência ou então a corrupção dos regimes políticos.

Esses três tópicos se referem:

Alternativas:

a)
Aos estudos e pesquisas de Locke acerca da distinção entre regimes políticos e não políticos, a de causa da variação de regimes políticos e a de transformação de um regime político em outro.

b)
À teoria de Maquiavel ao analisar posturas do príncipe frente aos regimes políticos e não políticos, a de causa da variação de regimes políticos e a de transformação de um regime político em outro.

c)
À tipologia platônico-aristotélica que analisa a distinção entre regimes políticos e não políticos, a de causa da variação de regimes políticos e a de transformação de um regime político em outro.

Alternativa assinalada
d)
À crítica dos sofistas ao debater a distinção entre regimes políticos e não políticos, a causa da variação de regimes políticos e a transformação de um regime político em outro.

e)
O paradoxo que Rousseau apresenta considerando a distinção entre regimes políticos e não políticos, a causa da variação de regimes políticos e a transformação de um regime político em outro.

5)
Na visão agostiniana, política e teologia são indissociáveis. Inclusive, quando se refere a questões religiosas, é perceptível uma leitura de sua visão de sociedade, de homem e de Estado. Ainda na concepção de Agostinho, podemos afirmar que:

I. Ele não acredita que seja possível ao Estado chegar a uma justiça verdadeira se não for regido pelos princípios morais do cristianismo.

II. Há uma primazia do Estado sobre a Igreja.

III. A vida feliz é inseparável do social: a vida moral e a felicidade pressupõem uma vida em comunidade.

IV. A função do Estado é uma fusão das necessidades objetivas e preocupações espirituais para com o povo.

Está correto o que se afirma apenas em:

Alternativas:

a)
I, II e III.

b)
I e IV.

c)
II e III.

d)
I, III e IV.

Alternativa assinalada
e)
II, III e IV.

RESPOSTA
D
A
E
C
D

renalde
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Mensagem por Fernandes Ter 7 Abr 2020 - 10:13

.

Fernandes
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