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Mensagem por Felipe Ferraz Sex 11 Out 2013 - 22:02

Quem conseguiu fazer?
O prazo termina hoje e quando fui conferir tava tudo errado nao sei por onde recomeçar. Ajudem por favor

Felipe Ferraz
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Data de inscrição : 11/10/2013

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processo de software Empty Re: processo de software

Mensagem por CARLOS RICARDO B. VIEIRA Ter 5 Nov 2013 - 20:34

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 PROCESSO DE SOFTWARE 4
2.1.1 MODELO CASCATA 5
2.1.1.1 ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO 6
2.1.1.1.1 PROBLEMAS 8
2.1.1.1.2 EVOLUÇÃO DO MODELO 8
3 VANTAGENS E DESVANTAGENS 10
3.1 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C# (C SHARP) 11


4 CONCLUSÃO 12



REFERÊNCIAS 13





1 INTRODUÇÃO
O modelo clássico ou cascata, que também é conhecido por abordagem “Top-down”, foi proposto por Royce em 1970. Até meados da década de 1980 foi o único modelo com aceitação geral. Esse modelo foi derivado de modelos de atividade de engenharia com o fim de estabelecer ordem no desenvolvimento de grandes produtos de software. Comparado com outros modelos de desenvolvimentos de software, este é mais rígido e menos administrativo.
O modelo cascata é um dos mais importantes modelos, e é referência para muitos outros modelos, servindo de base para muitos projetos modernos.
Para referencias de linguagem o material apresentará a linguagem C#, que é na programação uma das mais importantes no cenário tecnológico, vindo com sua simplicidade e ao mesmo tempo robusto no seu conteúdo.



2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PROCESSO DE SOFTWARE
Projeto de Software é a parte da engenharia de software que se encarrega de transformar os resultados da Análise de Requisitos em um conjunto de documentos e componentes capazes de serem interpretados diretamente pela equipe de desenvolvimento.

Para atingir este objetivo, o projetista deve mapear as estruturas e funcionalidades identificadas na análise de requisitos dentro do contexto e das restrições da arquitetura, de forma a tornar possível a construção do software.

O projeto de software é uma etapa crucial para o sucesso no desenvolvimento de software, pois com ele o projetista e toda a equipe envolvida têm uma visão ampla do que deve ser feito e aplica a estratégia que melhor atende às necessidades do software.

Consideramos os seguintes aspectos na concepção do software: Extensibilidade: desenvolver o software de maneira que possa suportar a adesão de novas funcionalidades sem que haja necessidade de grandes alterações na sua arquitetura subjacente;

Robustez: software preparado para tratar de situações imprevisíveis, como entrada de dados inválida e condições de baixa estrutura de hardware;
Tolerância à falhas: software testado e homologado, não suscetível à falhas, sendo resistente e capaz de recuperar possíveis ações de falha;
Compatibilidade: software com a capacidade de operar com outros produtos que também foram projetados para suportar a interoperabilidade;
Modularidade: software resultando em componentes independentes e bem definidos, o que leva a uma melhor divisão de trabalho na equipe de desenvolvimento e melhor manutenção do sistema;
Reusabilidade: um software reusável permite que seus componentes modularizados possam ser reutilizados em casos que existam necessidades semelhantes em outros projetos.

2.1.1 MODELO CASCATA
O modelo clássico ou cascata, que também é conhecido por abordagem “top-down”, foi proposto por Royce em 1970. Até meados da década de 1980 foi o único modelo com aceitação geral. Esse modelo foi derivado de modelos de atividades de engenharia com o fim de estabelecer ordem no desenvolvimento de grandes produtos de software. Comparado com outros modelos de desenvolvimento de software, este é mais rígido e menos administrativo.
O modelo cascata é um dos mais importantes modelos, e é referência para muitos outros modelos, servindo de base para muitos projetos modernos. A versão original deste modelo foi melhorada e retocada ao longo do tempo e continua sendo muito utilizado hoje em dia.
Grande parte do sucesso do modelo cascata está no fato dele ser orientado para documentação. No entanto deve salientar-se que a documentação abrange mais do que arquivo de texto, abrange representações gráficas ou mesmo simulação.
Uma abordagem incorporando processos, métodos e ferramentas deve ser utilizada pelos criadores de software. Esta abordagem é muitas vezes designada de Abordagem do Processo de Desenvolvimento. Existem três abordagens de modelos de processo de desenvolvimento de software. Elas tentem colocar ordem numa atividade inerentemente caótica.
Uma vez definido o modelo de ciclo de desenvolvimento, existem três abordagens para implementá-lo:
• Cascata pura
• Incremental;
• Evolucionária.
O modelo Cascata é um modelo de engenharia projetado para ser aplicado no desenvolvimento do software. A idéia principal que o dirige é que as diferentes etapas de desenvolvimento seguem uma seqüência:
A saída da primeira etapa “fluí” para a segunda etapa e a saída da segunda etapa “fluí” para a terceira e assim por diante. As atividades a executar são agrupadas em tarefas, executadas sequencialmente, de forma que uma tarefa só poderá ter início quando a anterior tiver terminado.
O modelo em cascata tem a vantagem que só avança para a tarefa seguinte quando o cliente valida e aceita os produtos finais da tarefa atual. O modelo pressupõe que o cliente participa ativamente no projeto e que sabe muito bem o que quer. Este modelo minimiza o impacto da compreensão adquirida no decurso de um projeto, uma vez que se um processo não pode voltar atrás de modo a alterar os modelos e as conclusões das tarefas anteriores, é normal que as novas idéias sobre o sistema não sejam aproveitadas.
Numa tentativa de resolver este tipo de problema foi definido um novo tipo de processo baseado no clássico em cascata, designado por modelo em cascata revisto, cuja principal diferença consiste em prever a possibilidade de a partir de qualquer tarefa do ciclo se poder regressar a uma tarefa anterior de forma a contemplar alterações funcionais e/ou técnicas que entretanto tenham surgido, em virtude de um maior conhecimento que entretanto se tenha obtido.
O risco desta abordagem é que, na ausência de um processo de gestão do projeto e de controlo das alterações bem definido, podemos passar o tempo num ciclo infinito, sem nunca se atingir o objetivo final, ou seja disponibilizar o sistema a funcionar.

2.1.1.1 ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO
Análise e definição dos requisitos
Nesta etapa, estabelecem-se os requisitos do produto que se deseja desenvolver, o que consiste usualmente nos serviços que se devem fornecer, limitações e objetivos do software. Sendo isso estabelecido, os requisitos devem ser definidos de uma maneira apropriada para que sejam úteis na etapa seguinte. Esta etapa inclui também a documentação e o estudo da facilidade e da viabilidade do projeto com o fim de determinar o processo de início de desenvolvimento do projeto do sistema; pode ser vista como uma concepção de um produto de software e também como o início do seu ciclo de vida.
Projeto do sistema
Engenharia de Programação O projeto do sistema é um processo de vários passos que se centraliza em quatro atributos diferentes do sistema: estrutura de dados, arquitetura do software, detalhes procedais e caracterização das interfaces. O processo de projeto representa os requisitos de uma forma que permita a codificação do produto (é uma prévia etapa de codificação). Da mesma maneira que a análise dos requisitos, o projeto é documentado e transforma-se em uma parte do software.
Implementação
Esta é a etapa em que são criados os programas. Se o projeto possui um nível de detalhe elevado, a etapa de codificação pode implementar-se automaticamente. A princípio, sugere-se incluir um teste unitário dos módulos nesta etapa; nesse caso, as unidades de código produzidas são testadas individualmente antes de passar a etapa de integração e teste global.
Teste do sistema
Concluída a codificação, começa a fase de teste do sistema. O processo de teste centraliza-se em dois pontos principais: as lógicas internas do software e as funcionalidades externas. Esta fase decide se foram solucionados erros de “comportamento” do software e assegura que as entradas definidas produzam resultados reais que coincidam com os requisitos especificados.
Manutenção
Essa etapa consiste na correção de erros que não foram previamente detectados, em melhorias funcionais e de preferência e outros tipos de suporte. A etapa de manutenção à parte do ciclo de vida do produto de software e não pertence estritamente ao seu desenvolvimento.
Melhorias e correções podem ser consideradas como parte do desenvolvimento.
As etapas descritas são as principais, porém existem sub-etapas dentro de cada etapa, as quais diferem muito de um projeto para outro. Também é possível que certos projetos de software exijam a incorporação de uma etapa extra ou a separação de uma etapa em outras etapas.
Com certeza, todas essas variações do modelo Cascata possuem o mesmo conceito básico: a idéia de que uma etapa fornece saída que serão usadas como entradas para a etapa seguinte. Portanto, o processo de desenvolvimento de um produto de software de acordo com o modelo Cascata é simples de conhecer e controlar.
Outras atividades que também são levadas em consideração em cada uma das etapas de desenvolvimento do software: a documentação, a verificação e a administração das etapas serem documentos. A verificação, por sua vez, é necessária para que uma etapa forneça os dados corretos para a etapa seguinte. Já a administração, efetua a gestão e o controle da etapa.

2.1.1.1.1 PROBLEMAS
O ciclo de vida Cascata é o paradigma mais visto e mais amplamente empregado na engenharia de software, porém sua aplicabilidade, emmuitos campos, tem sido questionada.
Entre os problemas que surgem quando se aplica o modelo são:
Na realidade, os projetos raramente seguem o fluxo sequencial
que o modelo propõe;
A interação é sempre necessária e está presente, criando
problemas na aplicação do modelo;
Em princípio, é difícil para o cliente especificar os requisitos
explicitamente, o que acarreta a incerteza natural do início de
qualquer projeto;
O cliente deve ser paciente, pois uma versão funcional não
estará disponível até o final do desenvolvimento. Qualquer erro
ou mal entendido, se não for detectado até que o software seja
revisado, pode ser desastroso

2.1.1.1.2 EVOLUÇÃO DO MODELO
Tem como objetivo esclarecer aos desenvolvedores o funcionamento das metodologias no desenvolvimento de software e o modo como elas evoluíram no decorrer dos anos.
Em meados da primeira guerra mundial tivemos uma evolução significativa no segmento corporativo.
Nesta época o mundo passava por intensas transformações e isto provocou drásticas mudanças no ciclo produtivo das empresas e percebeu-se a necessidade de controlar o seu processo de trabalho.
Baseado nestas transformações houve a necessidade de se aplicar o conceito de dinamização de processos e daí surgiu à necessidade de se administrar grandes volumes de dados em organizações de todas as esferas.
Com a criação dos computadores comerciais após a segunda guerra mundial tivemos um aumento significativo na dinamização da indústria de computadores e, consequentemente, o processo de construção de softwares, para que os mesmos automatizassem processos manuais e pudessem avaliar situações complexas que são parte integrante do cotidiano das organizações.
E a partir desse cenário, criou-se modelos de desenvolvimento de softwares que atendessem a determinadas necessidades específicas e ao mesmo tempo pudessem ser utilizados na elaboração softwares sem grandes complexidades.
3 VANTAGENS E DESVANTAGENS
Vantagens do modelo
Torna o processo de desenvolvimento estruturado. Tem uma ordem sequencial de fases. Cada fase cai em cascata na próxima e cada fase deve estar terminada antes do início da seguinte;
Todas as atividades identificadas nas fases do modelo são fundamentais e estão na ordem certa;
Esta abordagem é atualmente a norma e provavelmente permanecerá como tal nos próximos tempos.
Desvantagens do modelo
Não fornece feedback entre as fases e não permite a atualização ou redefinição das fases anteriores;
Não suporta modificações nos requisitos;
Não prevê a manutenção;
Não permite a reutilização;
É excessivamente sincronizado;
Se ocorrer um atraso todo o processo é afetado;
Faz aparecer o software muito tarde.

3.1 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C# (C SHARP)
A linguagem C# é uma das mais usadas para programação, porque alem se simples é uma linguagem moderna e muito robusta além de ser orientada a abjeto. Esta poderosa linguagem está inclusa no Microsoft Visual Studio .Net (.Net é uma plataforma de software que conecta informações, sistemas, pessoas e dispositivos), que conta com uma grande e poderosa biblioteca de classes e em mecanismos de execução a todas elas, sendo similar em propósito a plataforma Java. Seu mecanismo de execução atende pelo nome de CLR (Common Language Runtime).
A Microsoft define o C# coma a principal linguagem de programação para uso da tecnologia .NET. Por ser uma derivação da linguagem C++, sem as suas limitações, e é uma linguagem bastante simples de se implementar.





4 CONCLUSÃO
Conclui-se que o auxilio da produção textual apresentada proporciona interação com os conceitos estudados até para melhoria do aprendizado aqui, e que o processo é muito importante seja no trabalho ou em qualquer outro lugar.
Estabelecer um processo para organizar a nossa vida é importante não só para programar, como para executar uma tarefa simples, porque até mesmo uma tarefa simples se não executada com organização pode não ter um resultado esperado.
Os tipos de linguagem que possui na programação são como um produto de supermercado, existem tantos que o cliente pode escolher qual comprar e analisar a qualidade de cada um deles, de forma com que ache o melhor que esta procurando.















REFERÊNCIAS
Argento Ramos Ricardo. Engenharia de Software I. 2012. UNIVASF
[Apenas Administradores podem visualizar links]

Leme Rubens. Tecnologia simples e Fácil. 2004.
[Apenas Administradores podem visualizar links]

Vamberto Carlos.
[Apenas Administradores podem visualizar links]


CARLOS RICARDO B. VIEIRA
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