Analise e Desenvolvimento de Sistemas


Participe do fórum, é rápido e fácil

Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Top dos mais postadores
Fernandes (26272)
projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Vote_lcap1projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Voting_bar1projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Vote_rcap1 
elenilton-apostileiros (6374)
projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Vote_lcap1projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Voting_bar1projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Vote_rcap1 
Elenilton (6320)
projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Vote_lcap1projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Voting_bar1projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Vote_rcap1 
jsjunior (1857)
projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Vote_lcap1projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Voting_bar1projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Vote_rcap1 
Professor (562)
projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Vote_lcap1projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Voting_bar1projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Vote_rcap1 
Aninha (477)
projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Vote_lcap1projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Voting_bar1projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Vote_rcap1 
Paulinha (304)
projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Vote_lcap1projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Voting_bar1projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Vote_rcap1 
provasunopar2 (298)
projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Vote_lcap1projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Voting_bar1projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Vote_rcap1 
Braga Jr. (241)
projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Vote_lcap1projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Voting_bar1projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Vote_rcap1 
auxilioacademico2024 (206)
projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Vote_lcap1projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Voting_bar1projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Vote_rcap1 

PAINEL DO USUÁRIO

Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens
Quem está conectado?
16 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 16 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 354 em Seg 5 maio 2014 - 21:37
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário


Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos

Ir para baixo

projeto - Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos Empty Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos

Mensagem por elenilton-apostileiros Qua 25 Ago 2021 - 8:11

Disponível trabalho pronto padrão e encomendas de trabalhos exclusivos (sem plágio/sem cópias).

Site: apostileiros com br

[Apenas Administradores podem visualizar links]

PRODUÇÃO TEXTUAL
PRODUÇÃO TEXTUAL
INDIVIDUAL – PTI
Curso:
PedagogiaPRODUÇÃO TEXTUAL
Curso: Pedagogia Semestres: 5º / 6º sem
Disciplinas:  Adolescência e Juventude no século XXI
 Temas atuais em Educação
 Gestão Educacional
 Pedagogia em espaços não escolares
 Relações Interpessoais e Administração de Conflitos
Competências:  Compreender a identidade e as características do
adolescente diante da realidade tecnológica.
 Refletir sobre propostas inovadoras no processo de mediação
pedagógica.
 Analisar os impactos da gestão educacional no espaço
educativo.
 Compreender o clima organizacional como promotor da
minimização de conflitos em espaço educativo.
Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá
desenvolvido as seguintes habilidades:
 Estabelecer a relação entre os conceitos teóricos e práticos
ligados à gestão em ambientes escolares.
 Reconhecer no planejamento e na elaboração de atividades,
fundamentos teóricos que atendem os saberes indicados
pelos documentos que orientam o trabalho no espaço
educativo: Regimento Escolar, P.P.P., BNCC, entre outros.
 Exercitar a vivência do trabalho em grupo, promovendo a
capacidade de adaptação, comunicação, integração e espírito
de equipe aos acadêmicos do curso.
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:
• Interpretar os fundamentos teóricos apresentados
pelas disciplinas do semestre.PRODUÇÃO TEXTUAL
• Identificar as ações desenvolvidas por meio da gestão
educacional visando a melhoria da qualidade do ensino
e aprendizagem.
• Refletir sobre as demandas atuais que perpassam a
fase da adolescência e juventude no ambiente escolar.
• Entender que as atividades planejadas durante a
produção textual podem ser aplicadas no espaço
educativo.
Prezado aluno e aluna,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar abordará o protagonismo juvenil no
contexto escolar. E o tema do trabalho será: Projeto de Vida e a formação integral dos
sujeitos. Escolhemos essa temática com o intuito que você possa adquirir novos saberes
docentes, para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos
nas disciplinas deste semestre e, ainda, fomentar práticas pedagógicas.
Refletir sobre a construção do Projeto de Vida pelos jovens estudantes do Ensino
Médio vem ao encontro das novas propostas para essa etapa da Educação Básica que
entraram em vigor com a Lei 13.415/2017, que alterou a LDB 9394/96 e ficou conhecida
como a Reforma do Ensino Médio. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também
contempla o Projeto de Vida entre as suas dez competências gerais, que devem ser
trabalhadas em todas as etapas da Educação Básica.
Sendo assim, é fundamental que os profissionais da educação que atuam na
etapa do Ensino Médio, seja como docentes, coordenadores pedagógicos ou gestores,
reflitam sobre o Projeto de Vida, considerado como uma das premissas para a formação
integral dos estudantes.
O principal objetivo de trabalhar com o Projeto de Vida com os jovens
estudantes é que eles desenvolvam as competências e habilidades necessárias para
assumirem o protagonismo de suas vidas e possam tomar decisões no âmbito pessoal,
social e profissional com autonomia, consciência e responsabilidade. Nas etapas dePRODUÇÃO TEXTUAL
desenvolvimento do Projeto de Vida, os estudantes irão adquirir conhecimentos
necessários para atuarem no mercado de trabalho, se tornarem cidadãos responsáveis
e éticos, assim como escolherem estilos de vida sustentáveis.
De acordo com a BNCC (2018, p. 465), no Ensino Médio, os jovens devem
vivenciar experiências que:
 Favoreçam a atribuição de sentido às aprendizagens, por sua vinculação
aos desafios da realidade e pela explicitação dos contextos de produção
e circulação de conhecimentos.
 Garantam o protagonismo dos estudantes em sua aprendizagem e o
desenvolvimento de suas capacidades de abstração, reflexão,
interpretação, proposição e ação, essenciais à sua autonomia pessoal,
profissional, intelectual e política.
 Valorizem os papéis sociais desempenhados pelos jovens, para além de
sua condição de estudante, e qualifique os processos de construção de
suas identidades e de seu projeto de vida.
 Promovam aprendizagem colaborativa, desenvolvendo nos estudantes a
capacidade de trabalharem em equipe e aprenderem com seus pares.
 Estimulem atitudes cooperativas e propositivas para o enfrentamento
dos desafios da comunidade, do mundo do trabalho e da sociedade em
geral, alicerçadas no conhecimento e na inovação.
Sendo assim, a escola deve ser o lugar onde são oferecidas as condições
fundamentais para a formação do estudante como uma pessoa autônoma, capaz de
tomar decisões baseadas em conhecimentos e valores, solidária, que se envolva na
solução de problemas e reconheça que necessita dar sequência aos seus estudos em
outras etapas na educação.
Trabalhar com o Projeto de Vida é também uma forma de inovar no trabalho
pedagógico realizado no Ensino Médio, pois possibilita a inserção das metodologias
ativas nas práticas realizadas nessa etapa.
As metodologias ativas centram-se na ideia de que o aluno possa atuar como
protagonista de seu conhecimento e, que o professor seja um mediador desse processo.
Promovem a formação de um aluno mais livre, emancipado, autônomo e cooperativo,PRODUÇÃO TEXTUAL
ou seja, protagonista do seu processo de aprender, não sendo aquele sujeito apenas
informado de conteúdos propostos por ementas curriculares. Nota-se, então, que “As
metodologias ativas são pontos de partida para avançar para processos mais avançados
de reflexão, de integração cognitiva, de generalização, de reelaboração de novas
práticas” (MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A.; MORALES, O.
E. T. (Org.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2. Ponta Grossa:
Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.)
Acredita-se que, dessa forma, um dos maiores problemas que o Ensino Médio no
Brasil enfrenta, a evasão escolar, possa ser amenizado, pois a tendência é que os
estudantes se envolvam mais com as propostas realizadas na escola, atribuam
significado às aprendizagens e valorize a educação como essencial para seu
desenvolvimento como sujeito social.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Leitura e interpretação da SGA
Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você
deve elaborar uma produção textual que contemple um ou mais conteúdos de sua área.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
A evasão escolar representa um dos maiores desafios da educação brasileira, em
especial, na etapa do Ensino Médio. Entre suas causas podemos citar questões
socioeconômicas, raciais, familiares e de saúde. Na escola estadual “Clarice Lispector”
esse tem sido um desafio a ser enfrentado pela equipe gestora, pois os índices de evasão
aumentaram nos últimos cinco anos, principalmente entre os alunos do Ensino Médio.
A direção da escola é ocupada pela pedagoga Sônia, que tem buscado
compreender os fatores desse aumento e, assim, traçar estratégias para reverter a
situação. A diretora prima pela gestão democrática dentro da escola e, nesse sentido,
constantemente convida os professores e equipe pedagógica para refletir sobre essas
questões.PRODUÇÃO TEXTUAL
Em um desses momentos de reflexão, ao realizarem a leitura das competências
gerais da BNCC e da Lei 13.415/2017, que alterou a Lei 9394/1996 e que estabelece as
diretrizes e bases da educação nacional, chamou a atenção dos docentes os seguintes
trechos:
Competência 6: Trabalho e Projeto de Vida — Valorizar a diversidade de
saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e
experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do
mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e
ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade (BRASIL, 2018).
Artigo 3º § 7º - Os currículos do ensino médio deverão considerar a
formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado
para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos
aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais. (BRASIL, 2017).
Os professores, a equipe pedagógica e a diretora Sônia identificaram, a partir
dessa leitura, que o trabalho com o Projeto de Vida pode ser a estratégia necessária para
atribuir sentido e significado às experiências escolares na vida do estudante e levá-lo a
se envolver com as atividades pedagógicas desenvolvidas na escola e,
consequentemente, evitar a evasão. A diretora Sônia ainda acrescentou a necessidade
de repensarem as abordagens metodológicas realizadas no colégio, visto que muito
alunos não se sentem desafiados a atuarem de forma mais participativa nas atividades
propostas.
SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)
A equipe gestora e os professores do colégio estadual “Clarice Lispector”
decidiram implementar no colégio o trabalho de construção do Projeto de Vida por
parte dos estudantes do Ensino Médio. Para tal proposta, perceberam ser importante
trabalhar com metodologias ativas, para que os estudantes assumissem o protagonismo
no processo. Nesse trabalho, os estudantes irão refletir sobre seus sonhos, ambições,
onde almejam chegar e quem pretendem ser, tanto na sua vida pessoal e social quantoPRODUÇÃO TEXTUAL
na profissional. O objetivo é que os estudantes projetem uma visão de si no futuro e
compreendam a importância dos estudos para que essas projeções se concretizem. O
Projeto de Vida deve proporcionar experiências para compreender a realidade, os
desafios do mundo contemporâneo, assim como, promover a tomada de decisões
éticas, formando sujeitos críticos, criativos, autônomos e responsáveis.
Alguns professores afirmaram que não tinham clareza em como o Projeto de
Vida seria construído pelos estudantes e sobre qual o papel dos professores na
mediação desse processo, visto que deveriam colocar em prática propostas voltadas às
metodologias ativas. Assim, a diretora Sônia se comprometeu, junto a equipe
pedagógica do colégio, a elaborar um material explicativo sobre os aspectos que
envolvem o Projeto de Vida e sua construção a partir das metodologias ativas, que
servirá como orientação para os professores.
Acadêmico, agora é com você!!!
Coloque-se no papel da diretora Sônia e da equipe pedagógica e elabore o
material explicativo sobre os aspectos que envolvem o Projeto de Vida e sua construção
a partir das metodologias ativas para apresentar para os professores.
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
Tendo como base essas considerações, você deverá organizar a produção
textual, observando os seguintes itens:
1º) Realize a leitura dos textos sugeridos abaixo. Além dessas sugestões, você
poderá utilizar, para a elaboração da produção textual, os demais materiais
disponibilizados pelas disciplinas do semestre:
Texto 1: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº
13.415/2017, de 13 de fevereiro de 2017, Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro
de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de
junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação
Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do
Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o DecretoPRODUÇÃO TEXTUAL
Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005;
e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo
Integral. 2017. Disponível em: [Apenas Administradores podem visualizar links]
2018/2017/lei/L13415.htm. Acesso em: 06 jul. 2021.
Texto 2: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.
Brasília, 2018, p. 461-468.
Texto 3: SILVA SANTOS, K.; BRAZ FERREIRA GONTIJO, S. ENSINO MÉDIO E
PROJETO DE VIDA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Revista Nova Paideia - Revista
Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 19 - 34, 2020. DOI:
10.36732/riep.v2i1.52. Disponível em:
[Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 6 jul. 2021.
Texto 4: MORAN, José. Metodologias ativas para realizar transformações
progressivas e profundas no currículo. Aprendizagem Conectada. Governo do Mato
Grosso. s.a. Disponível em: [Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso
em: 08 jul. 2021.
2º) Elabore a Introdução da produção textual. Neste tópico você deverá redigir,
com até uma página, uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor
os objetivos e a importância de sua realização.
3º) Para o Desenvolvimento do trabalho, você deverá elaborar as duas
atividades indicadas a seguir:
a) Construa um texto composto de três a quatro páginas com o seguinte tema “O
Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos”. Para essa elaboração utilize
as leituras do item anterior.
b) Elabore uma apresentação sobre os principais aspectos relacionados ao Projeto
de Vida e sua construção a partir das metodologias ativas que foram pontuados
no texto. Essa apresentação será destinada aos professores do colégio para
orientá-los na mediação do trabalho de construção do projeto de vida por parte
dos estudantes do Ensino Médio.PRODUÇÃO TEXTUAL
Para elaborar a apresentação, você pode utilizar as sugestões de ferramentas
abaixo, ou alguma outra que conhecer.
- Google Slides
- Zoho Show
- Prezi
- Canva
- Slidebean
Siga o roteiro a seguir para organizar a apresentação:
Capa / título No primeiro slide, deve constar o título da
apresentação e o nome do colégio.
Objetivo Descreva os objetivos que pretende
atingir ao abordar a temática.
Introdução Apresente o tema investigado e o
contextualize em relação à prática
pedagógica
Principais aspectos sobre o Projeto de
Vida
O que é; Quais objetivos da elaboração do
Projeto de Vida; Qual a importância do
Projeto de Vida no Ensino Médio; Quais
dimensões da vida do jovem o Projeto de
Vida pode englobar; Como criar um
Projeto de Vida na escola; entre outros.
Papel do professor na mediação da
construção do Projeto de Vida a partir
das metodologias ativas
O que são metodologias ativas; Como
aplicar as metodologias ativas na
construção do Projeto de Vida; Como o
professor atua nesse processo, entre
outros.
Referências Indique os materiais que utilizou para
elaborar a apresentação.PRODUÇÃO TEXTUAL
Faça prints (captura de tela) das telas da apresentação e insira as imagens no
desenvolvimento do trabalho.
4º) Para finalizar, você deverá elaborar as Considerações finais, em até uma
página, para apresentar a conclusão do trabalho, sintetizando os elementos discutidos
no seu texto. Importante manifestar opiniões sobre o assunto trabalhado,
fundamentado nas referências. Apresente também as contribuições que o trabalho
trouxe para o seu aprendizado.
5º) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que foram
utilizados durante o desenvolvimento do trabalho.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL (PTI)
1. O trabalho será realizado individualmente.
2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá
ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao
prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não
existe prorrogação para a postagem da atividade.
3. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve
conter de 06 até, no máximo, 08 laudas (considerando-se apenas a produção
textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuandose os elementos pré e pós-textuais).
4. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da
Universidade, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual
(tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos,
adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e
referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo
disponível no AVA.
5. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver
trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiaisPRODUÇÃO TEXTUAL
extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os
alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio
constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada
no âmbito acadêmico.
6. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão
aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.
A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a
análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:
 Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT, com
atendimento ao número de páginas solicitadas.
 Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com
introdução, desenvolvimento e conclusão).
 Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo
à norma padrão.
 Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com
objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.
 Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores
eventualmente citados.
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em
suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite
esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível
universitário.
Bom trabalho!
Equipe de professores
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6374
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos