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Mensagem por elenilton-apostileiros Dom 27 Mar 2022 - 11:54

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PORTFÓLIO DESAFIOS NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL: BUSCANDO UMA GESTÃO EFETIVA EM UM CONTEXTO ATÍPICO


Curso: CST em Gestão Pública Semestre: 2º/3º

A presente proposta de Produção Textual Interdisciplinar (PTI) terá como temática central
“Desafios na Gestão Pública Municipal: buscando uma gestão efetiva em um contexto atípico”.
Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos
trabalhados nas disciplinas deste semestre.
Na PTI você deverá conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse
contexto, para realizar as atividades previstas na Situação Problema (SP). Siga as orientações
fornecidas neste material, além de outras fundamentações teóricas (livros didáticos das disciplinas,
tele aulas, web aulas, entre outros materiais complementares).
Vamos conhecer a SGA?
“Desafios na Gestão Pública Municipal: buscando uma gestão efetiva em um contexto
atípico”.
Sabemos que são inúmeros os desafios enfrentados na busca por uma gestão efetiva e
transparente nos municípios! Pensando em discutir a temática a fim de ampliar o olhar frente às
possíveis boas práticas e solução de problemas, o Tribunal de Contas da União (TCU), no âmbito do programa TCU+Cidades – que configura um programa voltado à orientação junto aos municípios
brasileiros, visando contribuir com a qualificação de gestores municipais para que melhor utilizem
dos recursos públicos – realizou em maio de 2021 um seminário sobre gestão fiscal nas cidades. Em
dois painéis, o evento discutiu os princípios da gestão fiscal e estrutura de governança fiscal.
Veja trechos da notícia a seguir:
Seminário discute finanças públicas e responsabilidade fiscal dos municípios
Com transmissão pelo canal do TCU no YouTube, o evento reuniu gestores e especialistas para
avaliar caminhos para se obter mais eficiência e transparência da gestão fiscal
Como fazer uma gestão fiscal eficiente e transparente nos municípios?
Por Secom TCU
01/06/2021
A diretora de Fiscalização de Planejamento e Orçamento (Semag/TCU), Lucieni Pereira da Silva, disse
que foi uma feliz coincidência a promoção deste debate no mês em que a Lei de Responsabilidade
Fiscal completou 21 anos. Ela abriu o primeiro painel destacando que falar de gestão fiscal é falar de
governança das finanças públicas. “A gestão fiscal não é um fim em si mesmo, é um meio para que o
Estado possa cumprir o seu papel de promover o bem-estar social”, observou.
Equilibrar as contas públicas, disse Lucieni, é o sonho de todo gestor. “Para esse equilíbrio, é
necessário ter ação planejada e transparente, porque é essencial prevenir riscos e corrigir desvios,
cumprir metas, conhecer e cumprir os limites e olhar para as condicionantes, porque elas são
importantes para que possamos ter capacidade de fazer uma boa gestão.”
[…]
Atuando como moderador no painel, o secretário-geral de Controle Externo do TCU, Leonardo
Albernaz, destacou a importância dessa oportunidade proporcionada pelo Diálogo Público para
gestores municipais ouvirem sobre experiências reais de gestão. “O grande objetivo da gestão fiscal
responsável é fazer com que as prefeituras entreguem aquilo que os cidadãos têm direito”, ressaltou.
Segundo ele, é um desafio, porque desequilíbrio fiscal não é um tema que aparece de forma clara
para a população – e que passa a ser sensível em situações de crises muito graves, como essa
decorrente de alguns anos de recessão e da pandemia.
Fonte e texto na íntegra em: [Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em 16 de dezembro de
2021.

IMAGINE A SEGUINTE SITUAÇÃO
Josué Ferreira, prefeito de uma cidade com cerca de 500 mil habitantes, localizada na região
sul do Brasil, está em seu primeiro mandato, tendo sido eleito nas últimas eleições municipais, em
um contexto bastante atípico: o da pandemia do coronavírus (COVID-19). Conforme rege a legislação,
o primeiro ano de mandato é governado segundo o PPA do gestor anterior, sendo preciso que o
prefeito atual, junto de sua equipe de secretários, elabore o Plano Plurianual (PPA) para os próximos
quatro anos.
Josué, dentre suas promessas de campanha, deu destaque à sua intenção de reestruturar a
máquina administrativa, implementando um novo plano de cargos e salários para o funcionalismo
público, bem como à otimização da prestação dos serviços nas áreas de saúde, educação e segurança
a partir da contratação de novos profissionais mais especializados.
No entanto, seu Secretário da Fazenda o alertou quanto à uma situação preocupante ao
analisar as contas públicas. Segundo o secretário, o Município está no limite máximo permitido para
gastos com pessoal pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o que prejudica – grandemente – o
plano de novas contratações. Ainda, tais aspectos legais trazem impeditivos para a criação de novos
cargos, o que envolve alteração da estrutura de carreira e provimento de cargo. Além, claro, do
contexto da pandemia que implicou em transformações no gerenciamento das finanças públicas
municipais, onde grande parte das cidades – assim como a cidade de Josué – gastaram um montante
expressivo de seus orçamentos na área da saúde, gerando uma pressão sobre o orçamento geral dos
municípios.
Josué e sua equipe, analisando também os projetos implementados anteriormente pelo seu
antecessor, perceberam a deliberação de obras de revitalização em pontos desnecessários se
comparadas tais ações com outras demandas municipais mais urgentes – bem como investimentos
expressivos em programas e projetos secundários aos anseios da população da cidade. Além disso,
Josué se deparou com um quadro de cargos comissionados baseado essencialmente em questões
particulares dos governantes.
Em suma, Josué têm enfrentado alguns questionamentos centrais: como gerenciar
efetivamente a máquina pública no que tange ao corte de gastos ou potencialização de receitas? E
no que tange à melhor utilização dos recursos públicos? Como fazer uma gestão pública mais efetiva
e transparente de seu município?
AGORA É COM VOCÊ
Levando em consideração a SGA, responda todos os questionamentos apresentados abaixo. Eles
foram elaborados com base nas disciplinas ministradas ao longo deste semestre. A sua participação
nesta atividade é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento das competências e
habilidades requeridas em sua atuação profissional.

ETAPA 1:
Josué Ferreira, como prefeito eleito, está no posto de chefe do poder executivo de seu
município. Com isso, entre as diversas obrigações que seu cargo lhe impõe, está a necessidade de
manter as contas públicas equilibradas e zelar pela boa saúde fiscal da prefeitura. Para tanto, visando
realizar essa importante tarefa, Josué Ferreira conta com um indispensável auxílio, o orçamento
público. Nesse cenário, analise e responda as questões apresentadas a seguir:
1 – Tendo em vista que o equilíbrio das contas públicas é fundamental para que o município possa
manter seus serviços em dia e buscar a promoção do bem social para a população, uma das
ferramentas mais necessárias nesse contexto é o orçamento público. Nesse contexto, apresente as
principais características do orçamento público.
2 – O orçamento público, como muitas atividades inerentes à administração pública, é direcionado
por meio de princípios. Esses princípios garantem a correta elaboração, execução e
acompanhamento do orçamento. Diante disso, elenque no mínimo três princípios do orçamento
público e suas principais características:
3 – Um dos aspectos fundamentais da administração pública exercida pelo poder executivo é a
preocupação com o cumprimento adequado das exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal. Com
isso, elenque a seguir as principais características dessa norma.

ETAPA 2:
Estudos de Alonso (1999) já alertavam que o Governo e a sociedade não sabiam, regra geral,
quanto custavam osserviços públicos, apresentando que como não havia medida de custos, também
não havia medida de eficiência na Administração Pública, dado que a eficiência é a relação entre os
resultados e o custo para obtê-los. Na visão do pesquisador, sem um sistema de avaliação de
resultados e de custos, a Administração Pública abre margem para encobrir ineficiência.
Esse cenário começou a mudar em 2011 com a edição da NBC T 16.11 – Sistema de Informação
de Custos do Setor Público, que estabelece que osserviços públicos devem ser identificados, medidos
e relatados em sistema projetado para gerenciamento de custos dos serviços públicos.
1) Com base na NBC T 16.11, cite quais são os atributos da informação de custos?
Quando o assunto é gerir bem os gastos, devemos destacar a importância de saber o valor do
serviço que está sendo prestado, tanto como forma de se obter o melhor gasto possível, como
possibilitar a comparação entre o custo previsto e o efetivamente realizado em sua execução,
buscando sempre a melhor eficiência no gasto público.

Pensando nisso, Josué e sua equipe querem saber o real preço de dois procedimentos médicos
(A e B) realizados pela clínica Beta, que presta serviços ao principal hospital da cidade. A formação
do preço do serviço é realizada pela clínica através do índice Mark-up (multiplicador). Os dados serão
apresentados a seguir.
Serviço A:
Custo do serviço: R$ 305,00
Despesas Administrativas: 26%
Despesas Tributárias: 18%
Margem de lucro desejada: 15%
Serviço B:
Custo do serviço: R$ 420,00
Despesas Administrativas: 25%
Despesas Tributárias: 18%
Margem de lucro desejada: 25%
2) Apresente o preço de vou lavar minha boca com agua e sabão. dosserviços A e B utilizando o índice de Mark-up multiplicador.

ETAPA 3:
Partindo da SGA apresentada, imagine que Josué e sua equipe solicitou aos funcionários
responsáveis – para uma análise minuciosa afim de que, a partir de um diagnóstico geral, pudesse
elaborar os próximos passos de maneira mais efetiva e estratégica – a apresentação da Lei de
Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA) aprovados
pela câmara municipal para aquele ano.
A primeira que foi entregue a Josué foi a LOA. Da LDO e do PPA nenhum funcionário tinha
cópia, o que sugeria que os procedimentos orçamentários da prefeitura estavam em desacordo com
a legislação em vigor e que atendiam apenas as determinações da Lei Federal nº. 4.320/1964. Esta
lei trata de normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e
balanços, aplicadas a todas as esferas de governo: federal, estadual, distrital e municipal. É, porém,
anterior à Constituição Federal de 1988 que estabeleceu as leis do plano plurianual e das diretrizes
orçamentárias.
Diante disso, esta etapa pede:
1- Discorra sobre o significado e as características dos instrumentos de planejamento
governamental: Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o
Plano Plurianual (PPA).
2- Considerando a situação apresentada, do ponto de vista contábil, qual a importância da Lei
Orçamentária Anual (LOA) na gestão de recursos públicos?
3- Por que o Plano Plurianual (PPA) de uma prefeitura pode ser equiparado com um
planejamento estratégico de uma empresa privada?

ETAPA 4:
Imagine que, no caso em questão, Josué disse a sua equipe que queria lançar uma nova obra:
uma pequena reforma de um dos postos de saúde municipal. O processo precisava ter a liberação
dos recursos orçamentários e financeiros antes de iniciar a licitação para que pudesse iniciar os
trabalhos de reforma.
O secretário de obras preferiu não insistir em analisar os detalhes burocráticos e decidiu que
levaria o processo pessoalmente para conhecimento para a secretaria de planejamento e orçamento
a fim de pedir a liberação dos recursos orçamentários, antes de apresentar o projeto à comissão de
licitação, para agilizar o andamento do processo e poder iniciar a obra.
Não precisou de muito tempo para constatar que faltava muita coisa para poder iniciar uma
licitação: a obra não estava prevista no plano plurianual e não havia a previsão do impacto
orçamentário e financeiro, a declaração do ordenador de despesa da compatibilidade com a LOA e
com o PPA, tanto para própria reforma quanto para a manutenção do posto de saúde reformado.
A liberação do processo poderia implicar no agravamento da situação financeira do município,
além de comprometer os ordenadores da despesa, envolvendo até o próprio prefeito, a
responderem judicial e penalmente junto aos órgãos de controle externo pela autorização de
despesas sem a devida previsão no PPA e na LOA.
Diante da situação apresentada, responda:
1 – Como a auditoria interna poderia contribuir na atuação e gestão dos profissionais
envolvidos neste caso?
2 – O que a auditoria interna poderia sugerir a controladoria governamental como soluções
aos problemas observados?

ETAPA 5:
O contexto da gestão municipal presente na SGA associada à reportagem nos remete a uma
série de conteúdos inerentes ao campo da Administração Pública e, aqui, nosso enfoque recairá
sobre alguns dos possíveis conflitos inerentes à busca por uma gestão mais efetiva e transparente.
Partindo da SGA apresentada, em alguns momentos, foi possível perceber que algumas
decisões da gestão anterior foram tomadas em prol de interesses pessoais, e não da população como,
por exemplo, no trecho que cita “obras de revitalização em pontos desnecessários e investimentos
em projetos secundários aos interesses públicos”. Além disso, o prefeito também se deparou com
um quadro de cargos comissionados baseado essencialmente em questões particulares dos
governantes.
Associando então aos seus conhecimentos frentes aos Princípios da Administração, é possível
realizar uma análise crítica e reflexiva sobre essas ocorrências.
De maneira geral, entendemos os Princípios Constitucionais da Administração Pública
(Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade, e Eficiência) como fundamentos essenciais para uma gestão pública efetiva e que vá de encontro aos objetivos centrais do modelo de
Administração Pública atual: a oferta do bem comum na forma de serviços nos mais diversos campos
(saúde, segurança, educação, economia etc). Logo, quando feridos tais princípios, as principais
implicações consistem justamente na ineficiência do funcionamento da máquina pública,
prejudicando totalmente o alcance dos objetivos, tanto estratégicos quanto operacionais.
Logo, a partir desta contextualização, responda:
1 – No que diz respeito aos atos de favorecimento particular para a ocupação de cargos
públicos, quais os Princípios Constitucionais que estão sendo feridos? Explique.
2 – No que tange à deliberação de obras ou investimentos que não vão de encontro às
urgências ou demandas da população, ou seja, quando as decisões são tomadas baseadas no
privado em detrimento do público, quais os Princípios Constitucionais feridos? Explique.
3 – No caso apresentado, tanto na SGA, quanto nos textos bases das demais tarefas, quais
outras inobservâncias aos fundamentos da Administração Pública podem ser percebidas?
Explique.



CURSO: Gestão Financeira

Prezado aluno (a),
Seja bem-vindo(a) a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática a
reestruturação financeira da empresa “SOFT MÓVEIS”.
Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos
desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
Na atividade de produção textual, você deverá seguir as instruções e questionamentos
relacionados a cada disciplina estudada no semestre, a fim de elucidar e resolver a situação-problema
(situação geradora de aprendizagem – SGA) proposta. Para tanto, apresentamos a seguir as
orientações da atividade.

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
A empresa “SÓFT MÓVEIS” é uma indústria especializada na produção de móveis para
residências com linhas exclusivas com sofisticação e excelência no acabamento.
A “SÓFT MÓVEIS” se destaca no setor moveleiro com produtos de alto padrão para salas de
estar, salas de jantar, e mobiliário corporativo com projetos únicos.
A empresa foi constituída há 5 anos pelo empresário Marco Antônio, e está sediada na cidade
de Manaus (AM). O negócio passou por um período de crescimento desde a sua fundação,
alavancando em seu portfólio clientes da região norte e nordeste do Brasil.
Com o sucesso da empresa, o empreendedor Marco Antônio vislumbra a expansão dos
negócios, por meio da criação de um novo portfólio de produtos, especificamente para a produção
de guarda-roupas para casal e solteiro, produtos esses ainda não contemplados pela empresa. Para
realizar esse projeto, será necessário a construção de uma nova planta produtiva, com a aquisição
de máquinas, equipamentos e mão-de-obra.
No entanto, antes de executar esse projeto, o empresário precisa “organizar a casa”, logo que
o negócio está com sérios problemas de ordem administrativa e financeira.
No âmbito financeiro existem controles operacionais das finanças, tais como o lançamento
de contas a pagar e contas a receber. Porém, não há um controle financeiro gerencial de ordem
estratégica, no qual se possa obter relatórios precisos da atuação financeira da empresa, como por
exemplo o planejamento financeiro e orçamentário.
Verificou-se a ausência de controles contábeis importantes para análise do desempenho
financeiro da organização, tais como o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo do Resultado do
Exercício.
Em projeções iniciais o empresário estima a realização de investimentos na ordem de R$
20.000.000,00 para a construção da nova fábrica, porém, ainda é necessário realizar a contabilização
dos custos de produção dos novos produtos (guarda-roupa).
Nesse contexto, você deverá elaborar planos de ações que auxiliem Marco Antônio na
organização da gestão financeira, bem como no projeto de expansão dos negócios.

Para apoiar o processo de solução da situação problema apresentada, é fundamental que seja
feita uma boa pesquisa sobre os conteúdos inerentes a cada decisão e ação a serem desenvolvidos
pela empresa com o seu apoio como profissional de gestão financeira.
Agora, é com você!
A partir da situação geradora de aprendizagem (SGA), que envolve uma série de fatos, o seu
desafio é auxiliar o empresário Marco Antônio na gestão financeira da “SOFT MÓVEIS”, considerando
os aspectos pertinentes às disciplinas “Auditoria e controladoria, Planejamento financeiro e
orçamentário, Análise de custos, Contabilidade e Análise de investimentos e fontes de
financiamento”.

SITUAÇÃO-PROBLEMA
Toda a empresa precisa manter um bom nível de controle de suas operações.
Os controles internos são fundamentais para que as informações gerenciais cheguem aos
tomadores de decisões de forma tempestiva e fidedigna contribuindo para decisões mais assertivas.
Tanto a auditoria como a controladoria atuam sobre os controles internos. A auditoria, por
exemplo, visa checar se eles estão funcionando adequadamente. Já a controladoria faz uso dos
controles para fins de elaboração dos planejamentos de curto, médio e longo prazos da entidade.
Um desafio significativo.
A empresa SÓFT MÓVEIS pensa em fazer investimentos na ordem de R$ 20.000.000,00 para
a construção da nova fábrica, por isso, antes de concluir seu planejamento e seu plano de negócios,
ela precisa checar o histórico do passado das principais operações da empresa.
Com esta preocupação, você resolveu analisar o controle das contas de receitas e deduções
das receitas da empresa relativas a um período anterior no qual se entendeu que o comportamento
das contas estava mais próximo do que se espera para as projeções.
Veja o relatório apresentado pela empresa:
Quadro 1 – Relatório de Apuração da Receita Líquida
Relatório da apuração da receita líquida
Período de 12 meses
Descrição Valor (R$)
Receita Operacional Bruta 12.000.000,00
vou lavar minha boca com agua e sabão. de mercadorias 12.000.000,00
(-) Deduções das Receitas Brutas 5.828.000,00
Despesas com juros bancários 36.000,00
Propaganda e publicidade 1.200.000,00
Devoluções e abatimentos 2.000.000,00
ICMS sobre vendas 1.440.000,00
PIS sobre vendas 198.000,00
COFINS sobre vendas 912.000,00
IOF sobre operações financeiras 42.000,00
Receita Operacional Líquida 6.172.000,00
Ao analisar este relatório observa-se que há problemas conceituais que estão afetando a
determinação da receita operacional líquida.

Muito provavelmente quem elaborou o relatório não observou que a receita líquida deve
considerar a estrutura da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), conforme determina a Lei
das Sociedades Anônimas (Lei nº. 6.404/76 consolidada com as alterações subsequentes).
O papel da auditoria, ao buscar checar as demonstrações financeiras também se constitui na
conferência dos controles internos e nos relatórios que são elaborados a partir deles.
E é este o seu papel nesta etapa neste trabalho: de acordo com as normas contábeis e
considerando o que vem a ser a receita operacional líquida, é necessário ajustar o relatório
apresentado e explicar aos diretores da empresa alguns aspectos técnicos da auditoria e da
controladoria.
ATIVIDADE 1
Neste sentido, execute as atividades:
a) Refaça o relatório adequando-o ao conceito de receita operacional líquida.
b) Responda: por que os controles internos são importantes para as atividades da
controladoria?
c) Responda: se o papel da auditoria é garantir a correção das informações apresentadas
nas demonstrações contábeis, bem como a utilização correta das normas contábeis, por
que ela deve contemplar a checagem dos controles internos?
d) Responda: as contas que foram excluídas do relatório, devem ser classificadas e
consideradas em quais grupos da DRE?
A Contabilidade foi concebida para gerar informações que sejam úteis para a tomada de
decisões por usuários direta ou indiretamente relacionados à organização. Segundo Carvalho,
Guimarães e Cruz (2019) a “contabilidade não foi concebida para gerar informação para seu próprio
uso ou para a satisfação dos profissionais em produzir tais informações. Ao contrário, a Contabilidade
foi concebida para gerar informações que sejam úteis para a tomada de decisões por usuários direta
ou indiretamente relacionados à organização.”
Essas informações, que auxiliam na tomada de decisões, tem sua relevância reconhecida com
a mudança na estrutura das organizações empresariais. Em decorrência da complexidade
organizacional e dos grandes volumes de recursos movimentados pelas atividades empresariais nos mercados competitivos, a Contabilidade concretiza a sua importância pelo papel de fornecer
informações úteis, relevantes e confiáveis para a gestão das empresas.
A indústria “SÓFT MÓVEIS”, todos os dias, registra as operações financeiras. A contadora Ana
Clara é responsável para uma unidade da empresa em uma cidade a cerca de 100km de Manaus e se
preocupa muito em registrar e apresentar corretamente as informações contábeis da empresa. Em
razão disso, ela verificou a ausência de controle financeiro gerencial de ordem estratégica, pelo qual
poderia gerar os relatórios financeiros. Como a empresa está planejando expansão dos negócios,
mediante a criação de um novo portfólio de produtos, a geração das informações históricas é
considerada primordial para o processo decisório. Isso representa um passo para repensar a gestão
e a maneira de reorganizar. A partir disso, Ana Clara levantou inicialmente os Balancetes de
Verificação de 2020 e 2021 das contas patrimoniais e de 2021 das contas de resultado. Todas as
contas contábeis são apresentadas com seus respectivos valores em reais, conforme Quadros 2 e 3.
Quadro 2 – Balancete de Verificação das contas patrimoniais de 2020 e 2021
CONTAS PATRIMONIAIS
2020 2021
$ Valor ($) Valor ($)
Aluguéis a Pagar 35.550 35.550
Aplicações financeiras longo prazo (RLP) 40.000 40.000
Banco c/ movimento 150.000 180.000
Caixa 20.000 50.000
Capital Social 900.000 900.000
Clientes 250.000 265.000
Contas a Pagar 50.000 34.250
Depreciação Acumulada 18.000 27.000
Despesas Antecipadas 30.000 28.000
Empréstimos e Financiamentos (CP) 350.000 340.000
Empréstimos e Financiamentos (LP) 200.000 200.000
Estoques de Produtos Acabados 320.000 420.000
Fornecedores 115.000 285.000
Imóveis 300.000 300.000
Impostos a Recolher 35.000 36.000
Lucros ou Prejuízos Acumulados – 54.750
Máquinas e Equipamentos 300.000 319.000
Móveis e Utensílios 58.000 75.000
Propriedade para investimentos 200.000 200.000
Reservas de Lucro 296.950 296.950
Salários a Pagar 17.500 17.500
Software 10.000 10.000
Terrenos 100.000 100.000
Veículos 240.000 240.000
Observação: o valor da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados de 2021 corresponde ao resultado operacional líquido
[lucro líquido ou prejuízo] calculado na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) de 2021.

Quadro 3 – Balancete de Verificação das contas de resultado de 2021
CONTAS DE RESULTADO
2021
Valor ($)
Comissões sobre vendas 1.050.000
Custo do Produto Vendido (CPV) 4.924.500
Despesas Administrativas e Gerais 485.000
Despesas com pessoal e encargos 70.000
Despesas com publicidade 325.500
Despesas de depreciação 9.000
Despesas Financeiras 98.000
Imposto de Renda e Contribuição Social 18.250
Impostos sobre Vendas 3.465.000
Receitas de Vendas de Produtos 10.500.000
Conforme visto nos Quadros 2 e 3, as contas patrimoniais e de resultado são apresentadas
por ordem alfabética. Diante das informações apresentadas, você foi convidado a estruturar essas
contas sob a forma de relatórios financeiros. O Quadro 4 retrata a estrutura da Demonstração de
Resultado do Exercício e os Quadros 5 e 6 representam a estrutura patrimonial da empresa.

Quadro 4 – Demonstração de Resultado do Exercício em 2021
RECEITA BRUTA DE VENDAS
( – ) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA
RECEITA LÍQUIDA DE VENDAS
( = ) LUCRO BRUTO
( – ) Despesas Operacionais
Despesas Administrativas
Despesas com Vendas
RESULTADO ANTES DO RESULTADO FINANCEIRO
Resultado Financeiro
( – ) Despesas Financeiras
( + ) Receitas Financeiras
RESULTADO ANTES DO IMPOSTO DE RENDA E CS
RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO (Superávit)

Quadro 5 – Balanço Patrimonial em 2020 e 2021 (parte 1)
2020 2021
ATIVO
Circulante
Não Circulante
Realizável a Longo Prazo
Investimentos
Imobilizado
Intangível
Quadro 6 – Balanço Patrimonial em 2020 e 2021 (parte 2)
2020 2021
PASSIVO/PL
Circulante
Não Circulante
Patrimônio Líquido
Com base nos balancetes, nos quadros apresentados e nas informações expostas, você, como
profissional de gestão, de modo a atender as necessidades da empresa e do processo decisório,
realize o que se pede.

ATIVIDADE 2
Pede-se:
a) Estruture o Balanço Patrimonial de 2020 e 2021 e a Demonstração do Resultado do
Exercício (DRE), de 20211, preenchendo os Quadros 4, 5 e 6.
b) Considerando a DRE estruturada, responda: qual foi o resultado econômico da empresa
no exercício (Lucro ou Prejuízo), em reais?
c) Responda: qual é o valor total do Passivo Circulante da empresa em 2020 e 2021, em
reais?
d) Responda: qual é o valor total das origens de capital de terceiros em 2020 e 2021, em
reais?
e) Responda: qual é o valor total das aplicações de recursos em 2020 e 2021, em reais?
f) Considerando apenas os relatórios financeiros, responda: quais aspectos qualitativos das
demonstrações contábeis caracterizam a empresa ser uma indústria?
Segundo Hoji (2018), o orçamento de vendas deve ser o primeiro orçamento a ser elaborado
e possui a finalidade de determinar a quantidade e valor total dos produtos a vender (sem impostos).
Para desenvolvê-lo deve-se determinar a os seguintes itens:
✓ Previsão de vendas em quantidades para cada produto;
✓ Previsão dos preços para os produtos e seus mercados;
✓ Identificação dos impostos sobre as vendas;
✓ Orçamento de vendas em moeda corrente do país.
Após a reunião que você teve com o Antônio Marcos, ficou decido que você iria elaborar o
orçamento estático de vendas da “SOFT MÓVEIS” para os próximos 3 anos.
Você coletou os seguintes dados:
✓ Volume de vendas no primeiro ano (Guarda-roupa casal): 10.600 unidades;
✓ O guarda-roupa de casal será vendido no valor de: R$ 1.200,00;
✓ Volume de vendas no primeiro ano (Guarda-roupa solteiro): 6.000 unidades;
✓ O guarda-roupa de solteiro foi projetado para ser comercializado no valor de:
R$ 800,00;
✓ Espera-se que nos próximos anos haja um aumento de 3.000 unidades/ano no volume de
quantidade a serem vendidas do guarda-roupa de casal;

E projetou que nos próximos anos os guarda-roupas de solteiros terão um aumento na
quantidade a serem vendidas de 2.000 unidades/ano;
✓ O preço dos guarda-roupas (casal e solteiro) terão um ajuste de 10% por ano por causa da
inflação.
Quadro 7 – Orçamento de Vendas para o guarda roupa de casal
SOFT MÓVEIS – Guarda-roupa Casal
Períodos Ano 1 Ano 2 Ano 3
Quantidade a ser vendida
Preço do Produto (R$)
( = ) Total de Vendas
(Receita Bruta em reais)
Quadro 8 – Orçamento de Vendas para o guarda roupa de solteiro
SOFT MÓVEIS – Guarda-roupa Solteiro
Períodos Ano 1 Ano 2 Ano 3
Quantidade a ser vendida
Preço do Produto (R$)
( = ) Total de Vendas
(Receita Bruta em reais)
ATIVIDADE 3
Diante dos dados apresentados, pede-se:
a) desenvolva o orçamento de vendas dos guarda-roupas de casal e solteiro na estrutura
dos Quadros 7 e 8.
Como já mencionado em nossa Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), a “SOFT MÓVEIS”,
a fim de ampliar suas vendas e aumentar sua participação no mercado, pretende agora produzir
também guarda-roupas, tanto para solteiros quanto para casais. Porém, uma vez que tais produtos
nunca foram produzidos pela empresa, torna-se de fundamental importância uma análise criteriosa
dos custos que irão ocorrer nesse projeto.
De outro modo, os gestores da “SOFT MÓVEIS” sabem que precisam fazer uma revisão do
quadro de colaboradores, tanto os relacionados diretamente à produção (Mão de Obra Direta –
MOD), quanto do quadro de colaboradores do departamento administrativo.

Desse modo, a decisão é contratar 10 novos colaboradores para o departamento de produção
a um custo de R$ 4.500,00 cada e 3 colaboradores para o departamento administrativo que irá
resultar em uma despesa de R$ 9.000,00 à empresa.
Os demais gastos previstos para a produção dos dois novos produtos são demonstrados no
Quadro 9:
Quadro 9 – Lista de Gastos Totais
GASTOS TOTAIS
Gasto Valor (R$) Gasto Valor (R$)
Madeira (MP) 10.500.000,00 Novos ColaboradoresProdução (ao mês) 45.000,00
Puxadores (MP) 120.000,00 Novos ColaboradoresAdministrativo (ao mês) 9.000,00
Cola (MP) 154.000,00 Papelão ondulado
(embalagem) 55.000,00
Puxadores (MP) 85.000,00 Comissão sobre as vendas 230.000,00
Tintas/Vernizes 212.000,00 Gastos com Transportes
(entregas) 45.000,00
Parafusos/Fixadores 45.000,00
Total das Matérias Primas 11.116.000,00
Ao longo do primeiro mês, serão produzidas 16.600 unidades, sendo: 6.000 unidades do
guarda-roupa de solteiro e 10.600 unidades do guarda-roupa de casal. Para fins de alocação dos
custos os gestores definiram os seguintes critérios:
✓ Os gastos com matérias primas (MP) e mão de obra direta (MOD) devem ser alocados aos
seus respectivos produtos em concordância com o percentual de insumos consumidos
por cada um, ou seja, 30% para os guarda-roupas de solteiro e 70% para os guarda-roupas
de casal (dados informados pela empresa).
✓ Os gastos com demais custos devem ser alocados em concordância com o percentual do
volume de produção previsto para cada um dos produtos, ou seja, 6.000 unidades de
guarda-roupas de solteiro e 10.600 unidades de guarda-roupas de casal.

ATIVIDADE 4
Desse modo, de posse de todas essas informações, você deve determinar:
1. O total dos Custos Diretos;
1.1 Os Custos Diretos Unitários;
2. O Total dos Custos Indiretos;
2.1 Os Custos Indiretos Unitários;
3. Os Custos Totais de Produção;
3.1 O Custos Unitários Totais Unitários.
Observação: esses são custos referentes a cada um dos novos produtos a serem lançados no
mercado.
Sabe-se que Marco Antônio está avaliando a possibilidade de investir na expansão dos
negócios da “SÓFT MÓVEIS”. Em estudos iniciais, o empresário estima a realização de investimentos
na ordem de R$ 20.000.000,00 para a construção de uma nova unidade produtiva, voltada para a
produção de guarda-roupas. Avaliar o investimento total é uma das ações mais importantes
associadas ao projeto de investimento logo que o valor a ser investido é relevante em termos de
viabilidade.
Tendo como base o montante a ser aplicado no projeto em R$ 20.000.000,00, a principal ação
neste momento é avaliar a viabilidade do projeto. Assim, será necessário realizarem um estudo sobre
a viabilidade econômico-financeira do investimento e, com isso, gerar um relatório com os resultados
do estudo.
Com base nos orçamentos de custos e aquisições para o novo projeto, bem como das
receitas esperadas, a diretoria da empresa elaborou a projeção de fluxo de caixa (veja o Quadro 10)
para o período de 5 anos.

Quadro 10 – Projeção de Receitas de Vendas, Custos e Fluxo de Caixa
Projeções (R$) Ano 01 Ano 02 Ano 03 Ano 04 Ano 05
Receita de Vendas 17.520.000,00 24.992.000,00 33.783.200,00 37.161.520,00 40.877.672,00
( – ) Custo dos Produtos 7.008.000,00 11.246.400,00 15.202.440,00 16.722.684,00 18.394.952,40
( = ) Lucro Bruto 10.512.000,00 13.745.600,00 18.580.760,00 20.438.836,00 22.482.719,60
( – ) Despesas Operacionais 2.100.000,00 2.247.000,00 2.404.290,00 2.572.590,30 2.752.671,62
( = ) Lajir 8.412.000,00 11.498.600,00 16.176.470,00 17.866.245,70 19.730.047,98
( – ) Despesas Financeiras 820.000,00 902.000,00 992.200,00 1.091.420,00 1.200.562,00
( – ) Amortizações de dívidas 1.000.000,00 1.000.000,00 1.000.000,00 1.000.000,00 1.000.000,00
( = ) Lair 6.592.000,00 9.596.600,00 14.184.270,00 15.774.825,70 17.529.485,98
( – ) IR (15%) 988.800,00 1.439.490,00 2.127.640,50 2.366.223,86 2.629.422,90
( = ) Fluxo de Caixa Líquido 5.603.200,00 8.157.110,00 12.056.629,50 13.408.601,85 14.900.063,08
Fonte: elaborado pelo professor (2021).
ATIVIDADE 5
Com base nessas informações o grupo deverá apontar a viabilidade econômico-financeira dos
investimentos. Assim, considerando uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA) de 10%, responda:
a) Qual o Valor Presente Líquido (VPL) do projeto de investimento?
b) Considerando os resultados do (VPL) o projeto deve ser aceito ou rejeitado pela
empresa?
c) Qual a Taxa Interna de Retorno (TIR) do projeto de investimento?
d) Considerando os resultados da (TIR) o projeto deve ser aceito ou rejeitado pela empresa?
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