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PROJETO DE EXTENSÃO I – ADMINISTRAÇÃO
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PROJETO DE EXTENSÃO I – ADMINISTRAÇÃO
apostileiros com br
CURSO:
ADMINISTRAÇÃO – BACHARELADO
COMPONENTE CURRICULAR:
PROJETO DE EXTENSÃO I – ADMINISTRAÇÃO
PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE.
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
A realização de atividades extensionistas no curso de Administração vinculadas ao Programa de Contexto à Comunidade tem o objetivo de estreitar o relacionamento do saber universitário com a comunidade, por meio das contribuições na resolução de problemas sociais presentes no contexto e, por outro lado, possibilitar o desenvolvimento de competências e soft skills específicas no corpo discente do curso. As ações poderão ser realizadas em diversos locais, dependendo do problema identificado, sendo algumas possibilidades: Associação de Bairro, Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro e Pequena Empresa.
COMPETÊNCIAS:
I – Reconhecer e delimitar problemas e identificar oportunidades;
II – Promover a comunicação no ambiente organizacional interno e externo;
III – Coordenar e integrar as diferentes áreas funcionais da organização.
PERFIL DO EGRESSO:
O perfil do egresso idealizado pela IES para o curso de Administração possibilita a formação do Administrador generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico, capaz de aplicar tecnologias inerentes à sua área de atuação, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas
Planejamento e organização
Aprendizado Ativo
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O principal objetivo da extensão universitária do curso de Administração por meio do Programa de Contexto à Comunidade é a geração do novo saber que ocorrerá devido à aplicação do conhecimento adquirido no curso durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações embasadas na sua aprendizagem multidisciplinar.
CONTEÚDOS:
I – Sociologia, ética e direitos humanos;
II – Teorias da administração;
III – Comportamento organizacional.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
CINTRA, Josiane. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
RODRIGUES, Edna de Almeida. Teorias da administração. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
RELATÓRIO FINAL:
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório!
DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção):
TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO: Promover a educação ambiental empreendedora, de forma que se estabeleça numa influência em direção a uma nova etapa de ações concretas de responsabilidade sócio-ambiental, focando-se estratégias inovadoras de empreendedorismo para um trabalho descente e crescimento econômico da referida empresa; Oportunizar aos gestores uma prática de conhecimentos teóricos apreendidos durante a vida acadêmica; Cooperar para o desenvolvimento sustentável e manutenção da qualidade de vida dos colaboradores da organização em estudo; Contribuir para a melhoria da qualidade de educação ambiental através do contato direto da teoria junto com a prática do Projeto de Extensão, através da troca de saberes acadêmicos e populares; Identificar as falhas no processo de produção, que impossibilita o progresso econômico da empresa em estudo.
Local de realização da atividade extensionista:
COSAN – Agronegócio
Durante a ação:
Foram constatados alguns problemas no crescimento econômico da empresa. Portanto, foram desenvolvidas algumas ações:
Potencialização dos produtos para o aumento da produção – através de um organograma das etapas de produção da indústria, identificando e solucionando os gargalos no processo de produção, fazendo a manutenção preventiva das ferramentas e máquinas e investindo em tecnologia;
Emprego de ferramentas e tecnologias para chegar a altos níveis de produção – Instituindo a tecnologia de ponta para uma melhor e mais rápida produção;
Esquematização da engenharia do produto / processo – por meio de gênese de ideias, teste preliminar e prototipação, análise de mercado, validação de mercado;
Instituir técnicas e procedimentos – atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado:
Não houve mudança de estratégia.
Resultado da ação:
Foi positivo, o objetivo foi alcançado, onde as propostas colocadas inicialmente conseguiram ser atingidas.
Conclusão:
Espera-se impactar fortemente a consciência da emergência da preservação ambiental e de desenvolvimento econômico sustentável, no instante de ferramenta de cidadania e de sobrevivência no contemporâneo e das futuras gerações.
Por meio deste projeto executado, almejo o fortalecimento de Programa de ações contínuas de modo a se colaborar para o desenvolvimento econômico-sustentável e a consciência da necessidade preservação dos recursos naturais, por conseguinte, do mundo em que convivemos, bem como, a questão de crescimento em sua produção por meio de técnicas eficazes.
Depoimentos (se houver):
O gestor da empresa foi totalmente passivo da implementação do Projeto de Extensão, sem opinar.
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio.
Questões norteadoras:
(1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas?
(2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado?
(3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas?
Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas.
Perante a vivência deste Projeto de Extensão ao analisar o objetivo e suas metas principiais do trabalho em diagnosticar a instituição, consequentemente abrangendo a dinâmica do funcionamento de seu processo de desenvolvimento de produtos; buscando um melhor entendimento das técnicas de ampliação de produtos sugerindo melhorias para o protótipo do processo e estrutura organizacional da principal unidade de análise.
Assim, foi observado que a indústria precisava de um aperfeiçoamento em seu processo de produção, uma melhor eficiência, no instante que havia uma crescente busca de seus produtos, no entanto, não conseguia atender em prazo determinado. Ainda, necessitava reduzir seus desperdícios, uma vez que num processo de produção, o desperdício tem seu custo como um produto na empresa. Precisava também, aumentar seu leque com mais opções de produtos de se segmento.
Assim, a análise da indústria em estudo foi obtida, as referentes recomendações na literatura foram sucedidas e através destes dados propostos de progresso foram encontradas.
E por meio deste Projeto de Extensão foi possível articular os conhecimentos adquiridos na graduação, como futuro profissional de Administração. Portanto, podendo afirmar que o trabalho cumpriu seu objetivo.
DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE
CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.
O gestor da empresa foi totalmente passivo da implementação do Projeto de Extensão, sem opinar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual;
Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.
CURSO:
ADMINISTRAÇÃO – BACHARELADO
COMPONENTE CURRICULAR:
PROJETO DE EXTENSÃO I – ADMINISTRAÇÃO
PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE.
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
A realização de atividades extensionistas no curso de Administração vinculadas ao Programa de Contexto à Comunidade tem o objetivo de estreitar o relacionamento do saber universitário com a comunidade, por meio das contribuições na resolução de problemas sociais presentes no contexto e, por outro lado, possibilitar o desenvolvimento de competências e soft skills específicas no corpo discente do curso. As ações poderão ser realizadas em diversos locais, dependendo do problema identificado, sendo algumas possibilidades: Associação de Bairro, Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro e Pequena Empresa.
COMPETÊNCIAS:
I – Reconhecer e delimitar problemas e identificar oportunidades;
II – Promover a comunicação no ambiente organizacional interno e externo;
III – Coordenar e integrar as diferentes áreas funcionais da organização.
PERFIL DO EGRESSO:
O perfil do egresso idealizado pela IES para o curso de Administração possibilita a formação do Administrador generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico, capaz de aplicar tecnologias inerentes à sua área de atuação, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas
Planejamento e organização
Aprendizado Ativo
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O principal objetivo da extensão universitária do curso de Administração por meio do Programa de Contexto à Comunidade é a geração do novo saber que ocorrerá devido à aplicação do conhecimento adquirido no curso durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações embasadas na sua aprendizagem multidisciplinar.
CONTEÚDOS:
I – Sociologia, ética e direitos humanos;
II – Teorias da administração;
III – Comportamento organizacional.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
CINTRA, Josiane. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
RODRIGUES, Edna de Almeida. Teorias da administração. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
RELATÓRIO FINAL:
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório!
DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção):
TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO: Promover a educação ambiental empreendedora, de forma que se estabeleça numa influência em direção a uma nova etapa de ações concretas de responsabilidade sócio-ambiental, focando-se estratégias inovadoras de empreendedorismo para um trabalho descente e crescimento econômico da referida empresa; Oportunizar aos gestores uma prática de conhecimentos teóricos apreendidos durante a vida acadêmica; Cooperar para o desenvolvimento sustentável e manutenção da qualidade de vida dos colaboradores da organização em estudo; Contribuir para a melhoria da qualidade de educação ambiental através do contato direto da teoria junto com a prática do Projeto de Extensão, através da troca de saberes acadêmicos e populares; Identificar as falhas no processo de produção, que impossibilita o progresso econômico da empresa em estudo.
Local de realização da atividade extensionista:
COSAN – Agronegócio
Durante a ação:
Foram constatados alguns problemas no crescimento econômico da empresa. Portanto, foram desenvolvidas algumas ações:
Potencialização dos produtos para o aumento da produção – através de um organograma das etapas de produção da indústria, identificando e solucionando os gargalos no processo de produção, fazendo a manutenção preventiva das ferramentas e máquinas e investindo em tecnologia;
Emprego de ferramentas e tecnologias para chegar a altos níveis de produção – Instituindo a tecnologia de ponta para uma melhor e mais rápida produção;
Esquematização da engenharia do produto / processo – por meio de gênese de ideias, teste preliminar e prototipação, análise de mercado, validação de mercado;
Instituir técnicas e procedimentos – atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado:
Não houve mudança de estratégia.
Resultado da ação:
Foi positivo, o objetivo foi alcançado, onde as propostas colocadas inicialmente conseguiram ser atingidas.
Conclusão:
Espera-se impactar fortemente a consciência da emergência da preservação ambiental e de desenvolvimento econômico sustentável, no instante de ferramenta de cidadania e de sobrevivência no contemporâneo e das futuras gerações.
Por meio deste projeto executado, almejo o fortalecimento de Programa de ações contínuas de modo a se colaborar para o desenvolvimento econômico-sustentável e a consciência da necessidade preservação dos recursos naturais, por conseguinte, do mundo em que convivemos, bem como, a questão de crescimento em sua produção por meio de técnicas eficazes.
Depoimentos (se houver):
O gestor da empresa foi totalmente passivo da implementação do Projeto de Extensão, sem opinar.
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio.
Questões norteadoras:
(1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas?
(2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado?
(3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas?
Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas.
Perante a vivência deste Projeto de Extensão ao analisar o objetivo e suas metas principiais do trabalho em diagnosticar a instituição, consequentemente abrangendo a dinâmica do funcionamento de seu processo de desenvolvimento de produtos; buscando um melhor entendimento das técnicas de ampliação de produtos sugerindo melhorias para o protótipo do processo e estrutura organizacional da principal unidade de análise.
Assim, foi observado que a indústria precisava de um aperfeiçoamento em seu processo de produção, uma melhor eficiência, no instante que havia uma crescente busca de seus produtos, no entanto, não conseguia atender em prazo determinado. Ainda, necessitava reduzir seus desperdícios, uma vez que num processo de produção, o desperdício tem seu custo como um produto na empresa. Precisava também, aumentar seu leque com mais opções de produtos de se segmento.
Assim, a análise da indústria em estudo foi obtida, as referentes recomendações na literatura foram sucedidas e através destes dados propostos de progresso foram encontradas.
E por meio deste Projeto de Extensão foi possível articular os conhecimentos adquiridos na graduação, como futuro profissional de Administração. Portanto, podendo afirmar que o trabalho cumpriu seu objetivo.
DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE
CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.
O gestor da empresa foi totalmente passivo da implementação do Projeto de Extensão, sem opinar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual;
Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.
Re: PROJETO DE EXTENSÃO I – ADMINISTRAÇÃO
elenilton-apostileiros escreveu:apostileiros com br
CURSO:
ADMINISTRAÇÃO – BACHARELADO
COMPONENTE CURRICULAR:
PROJETO DE EXTENSÃO I – ADMINISTRAÇÃO
PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE.
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
A realização de atividades extensionistas no curso de Administração vinculadas ao Programa de Contexto à Comunidade tem o objetivo de estreitar o relacionamento do saber universitário com a comunidade, por meio das contribuições na resolução de problemas sociais presentes no contexto e, por outro lado, possibilitar o desenvolvimento de competências e soft skills específicas no corpo discente do curso. As ações poderão ser realizadas em diversos locais, dependendo do problema identificado, sendo algumas possibilidades: Associação de Bairro, Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro e Pequena Empresa.
COMPETÊNCIAS:
I – Reconhecer e delimitar problemas e identificar oportunidades;
II – Promover a comunicação no ambiente organizacional interno e externo;
III – Coordenar e integrar as diferentes áreas funcionais da organização.
PERFIL DO EGRESSO:
O perfil do egresso idealizado pela IES para o curso de Administração possibilita a formação do Administrador generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico, capaz de aplicar tecnologias inerentes à sua área de atuação, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas
Planejamento e organização
Aprendizado Ativo
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O principal objetivo da extensão universitária do curso de Administração por meio do Programa de Contexto à Comunidade é a geração do novo saber que ocorrerá devido à aplicação do conhecimento adquirido no curso durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações embasadas na sua aprendizagem multidisciplinar.
CONTEÚDOS:
I – Sociologia, ética e direitos humanos;
II – Teorias da administração;
III – Comportamento organizacional.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
CINTRA, Josiane. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
RODRIGUES, Edna de Almeida. Teorias da administração. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
RELATÓRIO FINAL:
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório!
DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção):
TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO: Promover a educação ambiental empreendedora, de forma que se estabeleça numa influência em direção a uma nova etapa de ações concretas de responsabilidade sócio-ambiental, focando-se estratégias inovadoras de empreendedorismo para um trabalho descente e crescimento econômico da referida empresa; Oportunizar aos gestores uma prática de conhecimentos teóricos apreendidos durante a vida acadêmica; Cooperar para o desenvolvimento sustentável e manutenção da qualidade de vida dos colaboradores da organização em estudo; Contribuir para a melhoria da qualidade de educação ambiental através do contato direto da teoria junto com a prática do Projeto de Extensão, através da troca de saberes acadêmicos e populares; Identificar as falhas no processo de produção, que impossibilita o progresso econômico da empresa em estudo.
Local de realização da atividade extensionista:
COSAN – Agronegócio
Durante a ação:
Foram constatados alguns problemas no crescimento econômico da empresa. Portanto, foram desenvolvidas algumas ações:
Potencialização dos produtos para o aumento da produção – através de um organograma das etapas de produção da indústria, identificando e solucionando os gargalos no processo de produção, fazendo a manutenção preventiva das ferramentas e máquinas e investindo em tecnologia;
Emprego de ferramentas e tecnologias para chegar a altos níveis de produção – Instituindo a tecnologia de ponta para uma melhor e mais rápida produção;
Esquematização da engenharia do produto / processo – por meio de gênese de ideias, teste preliminar e prototipação, análise de mercado, validação de mercado;
Instituir técnicas e procedimentos – atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado:
Não houve mudança de estratégia.
Resultado da ação:
Foi positivo, o objetivo foi alcançado, onde as propostas colocadas inicialmente conseguiram ser atingidas.
Conclusão:
Espera-se impactar fortemente a consciência da emergência da preservação ambiental e de desenvolvimento econômico sustentável, no instante de ferramenta de cidadania e de sobrevivência no contemporâneo e das futuras gerações.
Por meio deste projeto executado, almejo o fortalecimento de Programa de ações contínuas de modo a se colaborar para o desenvolvimento econômico-sustentável e a consciência da necessidade preservação dos recursos naturais, por conseguinte, do mundo em que convivemos, bem como, a questão de crescimento em sua produção por meio de técnicas eficazes.
Depoimentos (se houver):
O gestor da empresa foi totalmente passivo da implementação do Projeto de Extensão, sem opinar.
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio.
Questões norteadoras:
(1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas?
(2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado?
(3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas?
Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas.
Perante a vivência deste Projeto de Extensão ao analisar o objetivo e suas metas principiais do trabalho em diagnosticar a instituição, consequentemente abrangendo a dinâmica do funcionamento de seu processo de desenvolvimento de produtos; buscando um melhor entendimento das técnicas de ampliação de produtos sugerindo melhorias para o protótipo do processo e estrutura organizacional da principal unidade de análise.
Assim, foi observado que a indústria precisava de um aperfeiçoamento em seu processo de produção, uma melhor eficiência, no instante que havia uma crescente busca de seus produtos, no entanto, não conseguia atender em prazo determinado. Ainda, necessitava reduzir seus desperdícios, uma vez que num processo de produção, o desperdício tem seu custo como um produto na empresa. Precisava também, aumentar seu leque com mais opções de produtos de se segmento.
Assim, a análise da indústria em estudo foi obtida, as referentes recomendações na literatura foram sucedidas e através destes dados propostos de progresso foram encontradas.
E por meio deste Projeto de Extensão foi possível articular os conhecimentos adquiridos na graduação, como futuro profissional de Administração. Portanto, podendo afirmar que o trabalho cumpriu seu objetivo.
DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE
CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.
O gestor da empresa foi totalmente passivo da implementação do Projeto de Extensão, sem opinar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual;
Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.
Re: PROJETO DE EXTENSÃO I – ADMINISTRAÇÃO
elenilton-apostileiros escreveu:apostileiros com br
CURSO:
ADMINISTRAÇÃO – BACHARELADO
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PROJETO DE EXTENSÃO I – ADMINISTRAÇÃO
PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE.
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
A realização de atividades extensionistas no curso de Administração vinculadas ao Programa de Contexto à Comunidade tem o objetivo de estreitar o relacionamento do saber universitário com a comunidade, por meio das contribuições na resolução de problemas sociais presentes no contexto e, por outro lado, possibilitar o desenvolvimento de competências e soft skills específicas no corpo discente do curso. As ações poderão ser realizadas em diversos locais, dependendo do problema identificado, sendo algumas possibilidades: Associação de Bairro, Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro e Pequena Empresa.
COMPETÊNCIAS:
I – Reconhecer e delimitar problemas e identificar oportunidades;
II – Promover a comunicação no ambiente organizacional interno e externo;
III – Coordenar e integrar as diferentes áreas funcionais da organização.
PERFIL DO EGRESSO:
O perfil do egresso idealizado pela IES para o curso de Administração possibilita a formação do Administrador generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico, capaz de aplicar tecnologias inerentes à sua área de atuação, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas
Planejamento e organização
Aprendizado Ativo
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O principal objetivo da extensão universitária do curso de Administração por meio do Programa de Contexto à Comunidade é a geração do novo saber que ocorrerá devido à aplicação do conhecimento adquirido no curso durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações embasadas na sua aprendizagem multidisciplinar.
CONTEÚDOS:
I – Sociologia, ética e direitos humanos;
II – Teorias da administração;
III – Comportamento organizacional.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
CINTRA, Josiane. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
RODRIGUES, Edna de Almeida. Teorias da administração. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
RELATÓRIO FINAL:
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório!
DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção):
TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO: Promover a educação ambiental empreendedora, de forma que se estabeleça numa influência em direção a uma nova etapa de ações concretas de responsabilidade sócio-ambiental, focando-se estratégias inovadoras de empreendedorismo para um trabalho descente e crescimento econômico da referida empresa; Oportunizar aos gestores uma prática de conhecimentos teóricos apreendidos durante a vida acadêmica; Cooperar para o desenvolvimento sustentável e manutenção da qualidade de vida dos colaboradores da organização em estudo; Contribuir para a melhoria da qualidade de educação ambiental através do contato direto da teoria junto com a prática do Projeto de Extensão, através da troca de saberes acadêmicos e populares; Identificar as falhas no processo de produção, que impossibilita o progresso econômico da empresa em estudo.
Local de realização da atividade extensionista:
COSAN – Agronegócio
Durante a ação:
Foram constatados alguns problemas no crescimento econômico da empresa. Portanto, foram desenvolvidas algumas ações:
Potencialização dos produtos para o aumento da produção – através de um organograma das etapas de produção da indústria, identificando e solucionando os gargalos no processo de produção, fazendo a manutenção preventiva das ferramentas e máquinas e investindo em tecnologia;
Emprego de ferramentas e tecnologias para chegar a altos níveis de produção – Instituindo a tecnologia de ponta para uma melhor e mais rápida produção;
Esquematização da engenharia do produto / processo – por meio de gênese de ideias, teste preliminar e prototipação, análise de mercado, validação de mercado;
Instituir técnicas e procedimentos – atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado:
Não houve mudança de estratégia.
Resultado da ação:
Foi positivo, o objetivo foi alcançado, onde as propostas colocadas inicialmente conseguiram ser atingidas.
Conclusão:
Espera-se impactar fortemente a consciência da emergência da preservação ambiental e de desenvolvimento econômico sustentável, no instante de ferramenta de cidadania e de sobrevivência no contemporâneo e das futuras gerações.
Por meio deste projeto executado, almejo o fortalecimento de Programa de ações contínuas de modo a se colaborar para o desenvolvimento econômico-sustentável e a consciência da necessidade preservação dos recursos naturais, por conseguinte, do mundo em que convivemos, bem como, a questão de crescimento em sua produção por meio de técnicas eficazes.
Depoimentos (se houver):
O gestor da empresa foi totalmente passivo da implementação do Projeto de Extensão, sem opinar.
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio.
Questões norteadoras:
(1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas?
(2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado?
(3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas?
Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas.
Perante a vivência deste Projeto de Extensão ao analisar o objetivo e suas metas principiais do trabalho em diagnosticar a instituição, consequentemente abrangendo a dinâmica do funcionamento de seu processo de desenvolvimento de produtos; buscando um melhor entendimento das técnicas de ampliação de produtos sugerindo melhorias para o protótipo do processo e estrutura organizacional da principal unidade de análise.
Assim, foi observado que a indústria precisava de um aperfeiçoamento em seu processo de produção, uma melhor eficiência, no instante que havia uma crescente busca de seus produtos, no entanto, não conseguia atender em prazo determinado. Ainda, necessitava reduzir seus desperdícios, uma vez que num processo de produção, o desperdício tem seu custo como um produto na empresa. Precisava também, aumentar seu leque com mais opções de produtos de se segmento.
Assim, a análise da indústria em estudo foi obtida, as referentes recomendações na literatura foram sucedidas e através destes dados propostos de progresso foram encontradas.
E por meio deste Projeto de Extensão foi possível articular os conhecimentos adquiridos na graduação, como futuro profissional de Administração. Portanto, podendo afirmar que o trabalho cumpriu seu objetivo.
DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE
CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.
O gestor da empresa foi totalmente passivo da implementação do Projeto de Extensão, sem opinar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual;
Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.
Re: PROJETO DE EXTENSÃO I – ADMINISTRAÇÃO
projeto de extensao unopar anhanguera
projeto de ensino
relatório de estágio
portfolio
apostileiros com br
_________________
Apostileiros - Portfólios EAD, Portfólios Prontos - Modelo padrão e exclusivo (sem plágio). Unopar, Anhanguera, Uniderp, Pitágoras, UNIP e outras - Apoio Acadêmico em Produção Textual Interdisciplinar - Desde 2013.
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Re: PROJETO DE EXTENSÃO I – ADMINISTRAÇÃO
elenilton-apostileiros escreveu:apostileiros com br
CURSO:
ADMINISTRAÇÃO – BACHARELADO
COMPONENTE CURRICULAR:
PROJETO DE EXTENSÃO I – ADMINISTRAÇÃO
PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE.
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
A realização de atividades extensionistas no curso de Administração vinculadas ao Programa de Contexto à Comunidade tem o objetivo de estreitar o relacionamento do saber universitário com a comunidade, por meio das contribuições na resolução de problemas sociais presentes no contexto e, por outro lado, possibilitar o desenvolvimento de competências e soft skills específicas no corpo discente do curso. As ações poderão ser realizadas em diversos locais, dependendo do problema identificado, sendo algumas possibilidades: Associação de Bairro, Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro e Pequena Empresa.
COMPETÊNCIAS:
I – Reconhecer e delimitar problemas e identificar oportunidades;
II – Promover a comunicação no ambiente organizacional interno e externo;
III – Coordenar e integrar as diferentes áreas funcionais da organização.
PERFIL DO EGRESSO:
O perfil do egresso idealizado pela IES para o curso de Administração possibilita a formação do Administrador generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico, capaz de aplicar tecnologias inerentes à sua área de atuação, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas
Planejamento e organização
Aprendizado Ativo
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O principal objetivo da extensão universitária do curso de Administração por meio do Programa de Contexto à Comunidade é a geração do novo saber que ocorrerá devido à aplicação do conhecimento adquirido no curso durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações embasadas na sua aprendizagem multidisciplinar.
CONTEÚDOS:
I – Sociologia, ética e direitos humanos;
II – Teorias da administração;
III – Comportamento organizacional.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
CINTRA, Josiane. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
RODRIGUES, Edna de Almeida. Teorias da administração. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
RELATÓRIO FINAL:
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório!
DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção):
TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO: Promover a educação ambiental empreendedora, de forma que se estabeleça numa influência em direção a uma nova etapa de ações concretas de responsabilidade sócio-ambiental, focando-se estratégias inovadoras de empreendedorismo para um trabalho descente e crescimento econômico da referida empresa; Oportunizar aos gestores uma prática de conhecimentos teóricos apreendidos durante a vida acadêmica; Cooperar para o desenvolvimento sustentável e manutenção da qualidade de vida dos colaboradores da organização em estudo; Contribuir para a melhoria da qualidade de educação ambiental através do contato direto da teoria junto com a prática do Projeto de Extensão, através da troca de saberes acadêmicos e populares; Identificar as falhas no processo de produção, que impossibilita o progresso econômico da empresa em estudo.
Local de realização da atividade extensionista:
COSAN – Agronegócio
Durante a ação:
Foram constatados alguns problemas no crescimento econômico da empresa. Portanto, foram desenvolvidas algumas ações:
Potencialização dos produtos para o aumento da produção – através de um organograma das etapas de produção da indústria, identificando e solucionando os gargalos no processo de produção, fazendo a manutenção preventiva das ferramentas e máquinas e investindo em tecnologia;
Emprego de ferramentas e tecnologias para chegar a altos níveis de produção – Instituindo a tecnologia de ponta para uma melhor e mais rápida produção;
Esquematização da engenharia do produto / processo – por meio de gênese de ideias, teste preliminar e prototipação, análise de mercado, validação de mercado;
Instituir técnicas e procedimentos – atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado:
Não houve mudança de estratégia.
Resultado da ação:
Foi positivo, o objetivo foi alcançado, onde as propostas colocadas inicialmente conseguiram ser atingidas.
Conclusão:
Espera-se impactar fortemente a consciência da emergência da preservação ambiental e de desenvolvimento econômico sustentável, no instante de ferramenta de cidadania e de sobrevivência no contemporâneo e das futuras gerações.
Por meio deste projeto executado, almejo o fortalecimento de Programa de ações contínuas de modo a se colaborar para o desenvolvimento econômico-sustentável e a consciência da necessidade preservação dos recursos naturais, por conseguinte, do mundo em que convivemos, bem como, a questão de crescimento em sua produção por meio de técnicas eficazes.
Depoimentos (se houver):
O gestor da empresa foi totalmente passivo da implementação do Projeto de Extensão, sem opinar.
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio.
Questões norteadoras:
(1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas?
(2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado?
(3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas?
Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas.
Perante a vivência deste Projeto de Extensão ao analisar o objetivo e suas metas principiais do trabalho em diagnosticar a instituição, consequentemente abrangendo a dinâmica do funcionamento de seu processo de desenvolvimento de produtos; buscando um melhor entendimento das técnicas de ampliação de produtos sugerindo melhorias para o protótipo do processo e estrutura organizacional da principal unidade de análise.
Assim, foi observado que a indústria precisava de um aperfeiçoamento em seu processo de produção, uma melhor eficiência, no instante que havia uma crescente busca de seus produtos, no entanto, não conseguia atender em prazo determinado. Ainda, necessitava reduzir seus desperdícios, uma vez que num processo de produção, o desperdício tem seu custo como um produto na empresa. Precisava também, aumentar seu leque com mais opções de produtos de se segmento.
Assim, a análise da indústria em estudo foi obtida, as referentes recomendações na literatura foram sucedidas e através destes dados propostos de progresso foram encontradas.
E por meio deste Projeto de Extensão foi possível articular os conhecimentos adquiridos na graduação, como futuro profissional de Administração. Portanto, podendo afirmar que o trabalho cumpriu seu objetivo.
DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE
CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.
O gestor da empresa foi totalmente passivo da implementação do Projeto de Extensão, sem opinar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual;
Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.
Re: PROJETO DE EXTENSÃO I – ADMINISTRAÇÃO
Relatório Final de Atividades Extensionistas.
projeto de extensao
Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Pedagogia, Psicologia, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Design Gráfico, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Comunicação Social - Jornalismo, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Design de Interiores, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, História, Letras - Língua Portuguesa e Literatura, Letras - Língua Estrangeira (Inglês/Espanhol), Marketing, Matemática, Moda, Musicoterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia Clínica, Relações Públicas, Serviço Social, Sistemas de Informação - Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Teologia, Turismo.
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Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Pedagogia, Psicologia, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Design Gráfico, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Comunicação Social - Jornalismo, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Design de Interiores, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, História, Letras - Língua Portuguesa e Literatura, Letras - Língua Estrangeira (Inglês/Espanhol), Marketing, Matemática, Moda, Musicoterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia Clínica, Relações Públicas, Serviço Social, Sistemas de Informação - Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Teologia, Turismo.
Re: PROJETO DE EXTENSÃO I – ADMINISTRAÇÃO
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CURSO:
ADMINISTRAÇÃO – BACHARELADO
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PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE.
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
A realização de atividades extensionistas no curso de Administração vinculadas ao Programa de Contexto à Comunidade tem o objetivo de estreitar o relacionamento do saber universitário com a comunidade, por meio das contribuições na resolução de problemas sociais presentes no contexto e, por outro lado, possibilitar o desenvolvimento de competências e soft skills específicas no corpo discente do curso. As ações poderão ser realizadas em diversos locais, dependendo do problema identificado, sendo algumas possibilidades: Associação de Bairro, Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro e Pequena Empresa.
COMPETÊNCIAS:
I – Reconhecer e delimitar problemas e identificar oportunidades;
II – Promover a comunicação no ambiente organizacional interno e externo;
III – Coordenar e integrar as diferentes áreas funcionais da organização.
PERFIL DO EGRESSO:
O perfil do egresso idealizado pela IES para o curso de Administração possibilita a formação do Administrador generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico, capaz de aplicar tecnologias inerentes à sua área de atuação, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas
Planejamento e organização
Aprendizado Ativo
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O principal objetivo da extensão universitária do curso de Administração por meio do Programa de Contexto à Comunidade é a geração do novo saber que ocorrerá devido à aplicação do conhecimento adquirido no curso durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações embasadas na sua aprendizagem multidisciplinar.
CONTEÚDOS:
I – Sociologia, ética e direitos humanos;
II – Teorias da administração;
III – Comportamento organizacional.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
CINTRA, Josiane. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
RODRIGUES, Edna de Almeida. Teorias da administração. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
RELATÓRIO FINAL:
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório!
DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção):
TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO: Promover a educação ambiental empreendedora, de forma que se estabeleça numa influência em direção a uma nova etapa de ações concretas de responsabilidade sócio-ambiental, focando-se estratégias inovadoras de empreendedorismo para um trabalho descente e crescimento econômico da referida empresa; Oportunizar aos gestores uma prática de conhecimentos teóricos apreendidos durante a vida acadêmica; Cooperar para o desenvolvimento sustentável e manutenção da qualidade de vida dos colaboradores da organização em estudo; Contribuir para a melhoria da qualidade de educação ambiental através do contato direto da teoria junto com a prática do Projeto de Extensão, através da troca de saberes acadêmicos e populares; Identificar as falhas no processo de produção, que impossibilita o progresso econômico da empresa em estudo.
Local de realização da atividade extensionista:
COSAN – Agronegócio
Durante a ação:
Foram constatados alguns problemas no crescimento econômico da empresa. Portanto, foram desenvolvidas algumas ações:
Potencialização dos produtos para o aumento da produção – através de um organograma das etapas de produção da indústria, identificando e solucionando os gargalos no processo de produção, fazendo a manutenção preventiva das ferramentas e máquinas e investindo em tecnologia;
Emprego de ferramentas e tecnologias para chegar a altos níveis de produção – Instituindo a tecnologia de ponta para uma melhor e mais rápida produção;
Esquematização da engenharia do produto / processo – por meio de gênese de ideias, teste preliminar e prototipação, análise de mercado, validação de mercado;
Instituir técnicas e procedimentos – atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado:
Não houve mudança de estratégia.
Resultado da ação:
Foi positivo, o objetivo foi alcançado, onde as propostas colocadas inicialmente conseguiram ser atingidas.
Conclusão:
Espera-se impactar fortemente a consciência da emergência da preservação ambiental e de desenvolvimento econômico sustentável, no instante de ferramenta de cidadania e de sobrevivência no contemporâneo e das futuras gerações.
Por meio deste projeto executado, almejo o fortalecimento de Programa de ações contínuas de modo a se colaborar para o desenvolvimento econômico-sustentável e a consciência da necessidade preservação dos recursos naturais, por conseguinte, do mundo em que convivemos, bem como, a questão de crescimento em sua produção por meio de técnicas eficazes.
Depoimentos (se houver):
O gestor da empresa foi totalmente passivo da implementação do Projeto de Extensão, sem opinar.
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio.
Questões norteadoras:
(1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas?
(2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado?
(3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas?
Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas.
Perante a vivência deste Projeto de Extensão ao analisar o objetivo e suas metas principiais do trabalho em diagnosticar a instituição, consequentemente abrangendo a dinâmica do funcionamento de seu processo de desenvolvimento de produtos; buscando um melhor entendimento das técnicas de ampliação de produtos sugerindo melhorias para o protótipo do processo e estrutura organizacional da principal unidade de análise.
Assim, foi observado que a indústria precisava de um aperfeiçoamento em seu processo de produção, uma melhor eficiência, no instante que havia uma crescente busca de seus produtos, no entanto, não conseguia atender em prazo determinado. Ainda, necessitava reduzir seus desperdícios, uma vez que num processo de produção, o desperdício tem seu custo como um produto na empresa. Precisava também, aumentar seu leque com mais opções de produtos de se segmento.
Assim, a análise da indústria em estudo foi obtida, as referentes recomendações na literatura foram sucedidas e através destes dados propostos de progresso foram encontradas.
E por meio deste Projeto de Extensão foi possível articular os conhecimentos adquiridos na graduação, como futuro profissional de Administração. Portanto, podendo afirmar que o trabalho cumpriu seu objetivo.
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Re: PROJETO DE EXTENSÃO I – ADMINISTRAÇÃO
elenilton-apostileiros escreveu:apostileiros com br
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COMPETÊNCIAS:
I – Reconhecer e delimitar problemas e identificar oportunidades;
II – Promover a comunicação no ambiente organizacional interno e externo;
III – Coordenar e integrar as diferentes áreas funcionais da organização.
PERFIL DO EGRESSO:
O perfil do egresso idealizado pela IES para o curso de Administração possibilita a formação do Administrador generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico, capaz de aplicar tecnologias inerentes à sua área de atuação, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas
Planejamento e organização
Aprendizado Ativo
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O principal objetivo da extensão universitária do curso de Administração por meio do Programa de Contexto à Comunidade é a geração do novo saber que ocorrerá devido à aplicação do conhecimento adquirido no curso durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações embasadas na sua aprendizagem multidisciplinar.
CONTEÚDOS:
I – Sociologia, ética e direitos humanos;
II – Teorias da administração;
III – Comportamento organizacional.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
CINTRA, Josiane. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
RODRIGUES, Edna de Almeida. Teorias da administração. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
RELATÓRIO FINAL:
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
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Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
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Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção):
TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO: Promover a educação ambiental empreendedora, de forma que se estabeleça numa influência em direção a uma nova etapa de ações concretas de responsabilidade sócio-ambiental, focando-se estratégias inovadoras de empreendedorismo para um trabalho descente e crescimento econômico da referida empresa; Oportunizar aos gestores uma prática de conhecimentos teóricos apreendidos durante a vida acadêmica; Cooperar para o desenvolvimento sustentável e manutenção da qualidade de vida dos colaboradores da organização em estudo; Contribuir para a melhoria da qualidade de educação ambiental através do contato direto da teoria junto com a prática do Projeto de Extensão, através da troca de saberes acadêmicos e populares; Identificar as falhas no processo de produção, que impossibilita o progresso econômico da empresa em estudo.
Local de realização da atividade extensionista:
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Foram constatados alguns problemas no crescimento econômico da empresa. Portanto, foram desenvolvidas algumas ações:
Potencialização dos produtos para o aumento da produção – através de um organograma das etapas de produção da indústria, identificando e solucionando os gargalos no processo de produção, fazendo a manutenção preventiva das ferramentas e máquinas e investindo em tecnologia;
Emprego de ferramentas e tecnologias para chegar a altos níveis de produção – Instituindo a tecnologia de ponta para uma melhor e mais rápida produção;
Esquematização da engenharia do produto / processo – por meio de gênese de ideias, teste preliminar e prototipação, análise de mercado, validação de mercado;
Instituir técnicas e procedimentos – atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado:
Não houve mudança de estratégia.
Resultado da ação:
Foi positivo, o objetivo foi alcançado, onde as propostas colocadas inicialmente conseguiram ser atingidas.
Conclusão:
Espera-se impactar fortemente a consciência da emergência da preservação ambiental e de desenvolvimento econômico sustentável, no instante de ferramenta de cidadania e de sobrevivência no contemporâneo e das futuras gerações.
Por meio deste projeto executado, almejo o fortalecimento de Programa de ações contínuas de modo a se colaborar para o desenvolvimento econômico-sustentável e a consciência da necessidade preservação dos recursos naturais, por conseguinte, do mundo em que convivemos, bem como, a questão de crescimento em sua produção por meio de técnicas eficazes.
Depoimentos (se houver):
O gestor da empresa foi totalmente passivo da implementação do Projeto de Extensão, sem opinar.
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
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Questões norteadoras:
(1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas?
(2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado?
(3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas?
Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas.
Perante a vivência deste Projeto de Extensão ao analisar o objetivo e suas metas principiais do trabalho em diagnosticar a instituição, consequentemente abrangendo a dinâmica do funcionamento de seu processo de desenvolvimento de produtos; buscando um melhor entendimento das técnicas de ampliação de produtos sugerindo melhorias para o protótipo do processo e estrutura organizacional da principal unidade de análise.
Assim, foi observado que a indústria precisava de um aperfeiçoamento em seu processo de produção, uma melhor eficiência, no instante que havia uma crescente busca de seus produtos, no entanto, não conseguia atender em prazo determinado. Ainda, necessitava reduzir seus desperdícios, uma vez que num processo de produção, o desperdício tem seu custo como um produto na empresa. Precisava também, aumentar seu leque com mais opções de produtos de se segmento.
Assim, a análise da indústria em estudo foi obtida, as referentes recomendações na literatura foram sucedidas e através destes dados propostos de progresso foram encontradas.
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Disponível trabalho pronto padrão e encomendas de trabalhos exclusivos (diferentes de todos).
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Re: PROJETO DE EXTENSÃO I – ADMINISTRAÇÃO
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I – Reconhecer e delimitar problemas e identificar oportunidades;
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III – Coordenar e integrar as diferentes áreas funcionais da organização.
PERFIL DO EGRESSO:
O perfil do egresso idealizado pela IES para o curso de Administração possibilita a formação do Administrador generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico, capaz de aplicar tecnologias inerentes à sua área de atuação, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas
Planejamento e organização
Aprendizado Ativo
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O principal objetivo da extensão universitária do curso de Administração por meio do Programa de Contexto à Comunidade é a geração do novo saber que ocorrerá devido à aplicação do conhecimento adquirido no curso durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações embasadas na sua aprendizagem multidisciplinar.
CONTEÚDOS:
I – Sociologia, ética e direitos humanos;
II – Teorias da administração;
III – Comportamento organizacional.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
CINTRA, Josiane. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
RODRIGUES, Edna de Almeida. Teorias da administração. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
RELATÓRIO FINAL:
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório!
DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção):
TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO: Promover a educação ambiental empreendedora, de forma que se estabeleça numa influência em direção a uma nova etapa de ações concretas de responsabilidade sócio-ambiental, focando-se estratégias inovadoras de empreendedorismo para um trabalho descente e crescimento econômico da referida empresa; Oportunizar aos gestores uma prática de conhecimentos teóricos apreendidos durante a vida acadêmica; Cooperar para o desenvolvimento sustentável e manutenção da qualidade de vida dos colaboradores da organização em estudo; Contribuir para a melhoria da qualidade de educação ambiental através do contato direto da teoria junto com a prática do Projeto de Extensão, através da troca de saberes acadêmicos e populares; Identificar as falhas no processo de produção, que impossibilita o progresso econômico da empresa em estudo.
Local de realização da atividade extensionista:
COSAN – Agronegócio
Durante a ação:
Foram constatados alguns problemas no crescimento econômico da empresa. Portanto, foram desenvolvidas algumas ações:
Potencialização dos produtos para o aumento da produção – através de um organograma das etapas de produção da indústria, identificando e solucionando os gargalos no processo de produção, fazendo a manutenção preventiva das ferramentas e máquinas e investindo em tecnologia;
Emprego de ferramentas e tecnologias para chegar a altos níveis de produção – Instituindo a tecnologia de ponta para uma melhor e mais rápida produção;
Esquematização da engenharia do produto / processo – por meio de gênese de ideias, teste preliminar e prototipação, análise de mercado, validação de mercado;
Instituir técnicas e procedimentos – atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado:
Não houve mudança de estratégia.
Resultado da ação:
Foi positivo, o objetivo foi alcançado, onde as propostas colocadas inicialmente conseguiram ser atingidas.
Conclusão:
Espera-se impactar fortemente a consciência da emergência da preservação ambiental e de desenvolvimento econômico sustentável, no instante de ferramenta de cidadania e de sobrevivência no contemporâneo e das futuras gerações.
Por meio deste projeto executado, almejo o fortalecimento de Programa de ações contínuas de modo a se colaborar para o desenvolvimento econômico-sustentável e a consciência da necessidade preservação dos recursos naturais, por conseguinte, do mundo em que convivemos, bem como, a questão de crescimento em sua produção por meio de técnicas eficazes.
Depoimentos (se houver):
O gestor da empresa foi totalmente passivo da implementação do Projeto de Extensão, sem opinar.
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio.
Questões norteadoras:
(1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas?
(2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado?
(3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas?
Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas.
Perante a vivência deste Projeto de Extensão ao analisar o objetivo e suas metas principiais do trabalho em diagnosticar a instituição, consequentemente abrangendo a dinâmica do funcionamento de seu processo de desenvolvimento de produtos; buscando um melhor entendimento das técnicas de ampliação de produtos sugerindo melhorias para o protótipo do processo e estrutura organizacional da principal unidade de análise.
Assim, foi observado que a indústria precisava de um aperfeiçoamento em seu processo de produção, uma melhor eficiência, no instante que havia uma crescente busca de seus produtos, no entanto, não conseguia atender em prazo determinado. Ainda, necessitava reduzir seus desperdícios, uma vez que num processo de produção, o desperdício tem seu custo como um produto na empresa. Precisava também, aumentar seu leque com mais opções de produtos de se segmento.
Assim, a análise da indústria em estudo foi obtida, as referentes recomendações na literatura foram sucedidas e através destes dados propostos de progresso foram encontradas.
E por meio deste Projeto de Extensão foi possível articular os conhecimentos adquiridos na graduação, como futuro profissional de Administração. Portanto, podendo afirmar que o trabalho cumpriu seu objetivo.
DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE
CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.
O gestor da empresa foi totalmente passivo da implementação do Projeto de Extensão, sem opinar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual;
Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.
Re: PROJETO DE EXTENSÃO I – ADMINISTRAÇÃO
projeto de extensao
projeto de ensinoartigo
apostileiros com br
Re: PROJETO DE EXTENSÃO I – ADMINISTRAÇÃO
elenilton-apostileiros escreveu:apostileiros com br
CURSO:
ADMINISTRAÇÃO – BACHARELADO
COMPONENTE CURRICULAR:
PROJETO DE EXTENSÃO I – ADMINISTRAÇÃO
PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE.
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
A realização de atividades extensionistas no curso de Administração vinculadas ao Programa de Contexto à Comunidade tem o objetivo de estreitar o relacionamento do saber universitário com a comunidade, por meio das contribuições na resolução de problemas sociais presentes no contexto e, por outro lado, possibilitar o desenvolvimento de competências e soft skills específicas no corpo discente do curso. As ações poderão ser realizadas em diversos locais, dependendo do problema identificado, sendo algumas possibilidades: Associação de Bairro, Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro e Pequena Empresa.
COMPETÊNCIAS:
I – Reconhecer e delimitar problemas e identificar oportunidades;
II – Promover a comunicação no ambiente organizacional interno e externo;
III – Coordenar e integrar as diferentes áreas funcionais da organização.
PERFIL DO EGRESSO:
O perfil do egresso idealizado pela IES para o curso de Administração possibilita a formação do Administrador generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico, capaz de aplicar tecnologias inerentes à sua área de atuação, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas
Planejamento e organização
Aprendizado Ativo
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O principal objetivo da extensão universitária do curso de Administração por meio do Programa de Contexto à Comunidade é a geração do novo saber que ocorrerá devido à aplicação do conhecimento adquirido no curso durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações embasadas na sua aprendizagem multidisciplinar.
CONTEÚDOS:
I – Sociologia, ética e direitos humanos;
II – Teorias da administração;
III – Comportamento organizacional.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
CINTRA, Josiane. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
RODRIGUES, Edna de Almeida. Teorias da administração. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
RELATÓRIO FINAL:
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório!
DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção):
TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO: Promover a educação ambiental empreendedora, de forma que se estabeleça numa influência em direção a uma nova etapa de ações concretas de responsabilidade sócio-ambiental, focando-se estratégias inovadoras de empreendedorismo para um trabalho descente e crescimento econômico da referida empresa; Oportunizar aos gestores uma prática de conhecimentos teóricos apreendidos durante a vida acadêmica; Cooperar para o desenvolvimento sustentável e manutenção da qualidade de vida dos colaboradores da organização em estudo; Contribuir para a melhoria da qualidade de educação ambiental através do contato direto da teoria junto com a prática do Projeto de Extensão, através da troca de saberes acadêmicos e populares; Identificar as falhas no processo de produção, que impossibilita o progresso econômico da empresa em estudo.
Local de realização da atividade extensionista:
COSAN – Agronegócio
Durante a ação:
Foram constatados alguns problemas no crescimento econômico da empresa. Portanto, foram desenvolvidas algumas ações:
Potencialização dos produtos para o aumento da produção – através de um organograma das etapas de produção da indústria, identificando e solucionando os gargalos no processo de produção, fazendo a manutenção preventiva das ferramentas e máquinas e investindo em tecnologia;
Emprego de ferramentas e tecnologias para chegar a altos níveis de produção – Instituindo a tecnologia de ponta para uma melhor e mais rápida produção;
Esquematização da engenharia do produto / processo – por meio de gênese de ideias, teste preliminar e prototipação, análise de mercado, validação de mercado;
Instituir técnicas e procedimentos – atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado:
Não houve mudança de estratégia.
Resultado da ação:
Foi positivo, o objetivo foi alcançado, onde as propostas colocadas inicialmente conseguiram ser atingidas.
Conclusão:
Espera-se impactar fortemente a consciência da emergência da preservação ambiental e de desenvolvimento econômico sustentável, no instante de ferramenta de cidadania e de sobrevivência no contemporâneo e das futuras gerações.
Por meio deste projeto executado, almejo o fortalecimento de Programa de ações contínuas de modo a se colaborar para o desenvolvimento econômico-sustentável e a consciência da necessidade preservação dos recursos naturais, por conseguinte, do mundo em que convivemos, bem como, a questão de crescimento em sua produção por meio de técnicas eficazes.
Depoimentos (se houver):
O gestor da empresa foi totalmente passivo da implementação do Projeto de Extensão, sem opinar.
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio.
Questões norteadoras:
(1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas?
(2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado?
(3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas?
Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas.
Perante a vivência deste Projeto de Extensão ao analisar o objetivo e suas metas principiais do trabalho em diagnosticar a instituição, consequentemente abrangendo a dinâmica do funcionamento de seu processo de desenvolvimento de produtos; buscando um melhor entendimento das técnicas de ampliação de produtos sugerindo melhorias para o protótipo do processo e estrutura organizacional da principal unidade de análise.
Assim, foi observado que a indústria precisava de um aperfeiçoamento em seu processo de produção, uma melhor eficiência, no instante que havia uma crescente busca de seus produtos, no entanto, não conseguia atender em prazo determinado. Ainda, necessitava reduzir seus desperdícios, uma vez que num processo de produção, o desperdício tem seu custo como um produto na empresa. Precisava também, aumentar seu leque com mais opções de produtos de se segmento.
Assim, a análise da indústria em estudo foi obtida, as referentes recomendações na literatura foram sucedidas e através destes dados propostos de progresso foram encontradas.
E por meio deste Projeto de Extensão foi possível articular os conhecimentos adquiridos na graduação, como futuro profissional de Administração. Portanto, podendo afirmar que o trabalho cumpriu seu objetivo.
DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE
CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.
O gestor da empresa foi totalmente passivo da implementação do Projeto de Extensão, sem opinar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual;
Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.
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