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PROJETO DE EXTENSÃO II - GESTÃO AMBIENTAL
Página 1 de 1
PROJETO DE EXTENSÃO II - GESTÃO AMBIENTAL
apostileiros com br
1
Público
ALUNO:
CURSO:
CST EM GESTÃO AMBIENTAL
COMPONENTE CURRICULAR:
PROJETO DE EXTENSÃO II - GESTÃO AMBIENTAL
PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO.
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
A finalidade da extensão no Programa de Inovação e Empreendedorismo do Curso
Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental está relacionada ao desenvolvimento e
implementação de iniciativas para o atendimento de problemas da sociedade,
gerando oportunidade para elaborar, analisar e/ou implementar soluções que
atendam questões locorregionais, como avaliação de impactos ambientais,
recuperação de áreas degradadas, tratamento de água e efluentes,
geoprocessamento, entre outros. São diversos os locais que poderão contemplar esse
projeto extensionista, como: prefeituras; associações de bairros; escolas municipais e
estaduais; instituições religiosas; organizações não governamentais (ONGs).
COMPETÊNCIAS:
I - Elaborar e analisar laudos, pareceres, perícias e relatórios técnicos;
II - Propor e monitorar medidas de prevenção e controle da poluição;
III - Avaliar e propor o uso de tecnologias pertinentes à área.
PERFIL DE EGRESSO:
A IES busca que o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental seja
um profissional ético, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico, dinâmico, sendo que
pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Inovação e
Empreendedorismo, o egresso possa desenvolver habilidades e competências que
permita analisar, apoiar, implementar projetos e iniciativas relacionadas a mitigação
de impactos ambientais, recuperação de ambientes degradados, controle de
poluentes, monitoramento de parâmetros ambientais, bem como interagir com as
novas situações e demandas da sociedade, com isenção e responsabilidade social,
comprometido com legislação, primando pela busca do conhecimento e da
aprendizagem autônoma, investigativa, empreendedora e cooperativa com o
emprego de perspectivas multidisciplinares.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas
Tomada de Decisão
Aprendizado Ativo
2
Público
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Os objetivos da extensão vinculados ao Programa de Inovação e Empreendedorismo
do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental estão relacionados a
disseminação e aplicação de conteúdos, técnicas e metodologias das áreas de análises
e estudos ambientais, geociências e tecnologia ambiental.
CONTEÚDOS:
I - Sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário: parâmetros e padrões
de qualidade;
II - Gestão de resíduos sólidos: acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e
disposição final;
III - Poluição ambiental;
IV - Recuperação de áreas deg
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
HOWE, Kerry J. et al. Princípios de tratamento de água. São Paulo, SP: Cengage, 2016.
OLIVEIRA, Ana Paula Franco de. Gestão de resíduos sólidos urbanos e do serviço de
saúde. Curitiba: Contentus, 2020.
MELLER, Guilherme Semprebom et al. Controle da poluição. Porto Alegre: SAGAH,
2017.
HARTENTHAL, Francisco Von. Recuperação de áreas degradadas. Curitiba: Contentus,
2020.
Stein, Ronei T. ...[et al.]. Avaliação de impactos ambientais. Porto Alegre: SAGAH,
2018.
TEMPLATE PDCA:
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é
um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no
MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.
1. PLANEJAMENTO (PLAN)
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da
Organização das Nações Unidas (ONU) no link [Apenas Administradores podem visualizar links] Se preferir, pode
baixar o documento pelo link [Apenas Administradores podem visualizar links]
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as
metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de
soluções de seu contexto!
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu
projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível
em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você
encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja.
Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.
3
Público
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu
Relatório Final de Atividades Extensionistas.
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO:
DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.
SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA
1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com
maior frequência?
1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente
curricular?
Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.
1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de
extensão.
Se não for possível deve voltar à pergunta 1.
1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?
Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.
2. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas
identificados?
3. Onde será realizada a ação?
4. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?
5. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?
6. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?
7. Será necessário agendamento?
8. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.
PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO.
4
Público
IDEIAS E ANOTAÇÕES:
2. REALIZAÇÃO (DO)
CRONOGRAMA:
ATIVIDADES PER. 1 PER. 2 PER. 3 PER.4
3. VERIFICAÇÃO (CHECK)
Planejamento:
Imersão realizada?
() SIM
() NÃO
Ideação realizada?
() SIM
() NÃO
Prototipação realizada?
() SIM
() NÃO
Planejamento está ok?
() SIM
() NÃO
Realização:
Cronograma realizado?
() SIM
() NÃO
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM
() NÃO
Verificação:
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM
() NÃO
5
Público
Projeto atende a proposta da instituição escolhida?
() SIM
() NÃO
Houve necessidade de mudança de estratégia?
() SIM
() NÃO
Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias?
4. AÇÃO (ACT)
AÇÃO PROPOSTA:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.
1
Público
ALUNO:
CURSO:
CST EM GESTÃO AMBIENTAL
COMPONENTE CURRICULAR:
PROJETO DE EXTENSÃO II - GESTÃO AMBIENTAL
PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO.
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
A finalidade da extensão no Programa de Inovação e Empreendedorismo do Curso
Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental está relacionada ao desenvolvimento e
implementação de iniciativas para o atendimento de problemas da sociedade,
gerando oportunidade para elaborar, analisar e/ou implementar soluções que
atendam questões locorregionais, como avaliação de impactos ambientais,
recuperação de áreas degradadas, tratamento de água e efluentes,
geoprocessamento, entre outros. São diversos os locais que poderão contemplar esse
projeto extensionista, como: prefeituras; associações de bairros; escolas municipais e
estaduais; instituições religiosas; organizações não governamentais (ONGs).
COMPETÊNCIAS:
I - Elaborar e analisar laudos, pareceres, perícias e relatórios técnicos;
II - Propor e monitorar medidas de prevenção e controle da poluição;
III - Avaliar e propor o uso de tecnologias pertinentes à área.
PERFIL DE EGRESSO:
A IES busca que o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental seja
um profissional ético, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico, dinâmico, sendo que
pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Inovação e
Empreendedorismo, o egresso possa desenvolver habilidades e competências que
permita analisar, apoiar, implementar projetos e iniciativas relacionadas a mitigação
de impactos ambientais, recuperação de ambientes degradados, controle de
poluentes, monitoramento de parâmetros ambientais, bem como interagir com as
novas situações e demandas da sociedade, com isenção e responsabilidade social,
comprometido com legislação, primando pela busca do conhecimento e da
aprendizagem autônoma, investigativa, empreendedora e cooperativa com o
emprego de perspectivas multidisciplinares.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas
Tomada de Decisão
Aprendizado Ativo
2
Público
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Os objetivos da extensão vinculados ao Programa de Inovação e Empreendedorismo
do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental estão relacionados a
disseminação e aplicação de conteúdos, técnicas e metodologias das áreas de análises
e estudos ambientais, geociências e tecnologia ambiental.
CONTEÚDOS:
I - Sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário: parâmetros e padrões
de qualidade;
II - Gestão de resíduos sólidos: acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e
disposição final;
III - Poluição ambiental;
IV - Recuperação de áreas deg
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
HOWE, Kerry J. et al. Princípios de tratamento de água. São Paulo, SP: Cengage, 2016.
OLIVEIRA, Ana Paula Franco de. Gestão de resíduos sólidos urbanos e do serviço de
saúde. Curitiba: Contentus, 2020.
MELLER, Guilherme Semprebom et al. Controle da poluição. Porto Alegre: SAGAH,
2017.
HARTENTHAL, Francisco Von. Recuperação de áreas degradadas. Curitiba: Contentus,
2020.
Stein, Ronei T. ...[et al.]. Avaliação de impactos ambientais. Porto Alegre: SAGAH,
2018.
TEMPLATE PDCA:
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é
um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no
MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.
1. PLANEJAMENTO (PLAN)
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da
Organização das Nações Unidas (ONU) no link [Apenas Administradores podem visualizar links] Se preferir, pode
baixar o documento pelo link [Apenas Administradores podem visualizar links]
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as
metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de
soluções de seu contexto!
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu
projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível
em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você
encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja.
Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.
3
Público
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu
Relatório Final de Atividades Extensionistas.
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO:
DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.
SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA
1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com
maior frequência?
1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente
curricular?
Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.
1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de
extensão.
Se não for possível deve voltar à pergunta 1.
1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?
Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.
2. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas
identificados?
3. Onde será realizada a ação?
4. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?
5. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?
6. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?
7. Será necessário agendamento?
8. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.
PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO.
4
Público
IDEIAS E ANOTAÇÕES:
2. REALIZAÇÃO (DO)
CRONOGRAMA:
ATIVIDADES PER. 1 PER. 2 PER. 3 PER.4
3. VERIFICAÇÃO (CHECK)
Planejamento:
Imersão realizada?
() SIM
() NÃO
Ideação realizada?
() SIM
() NÃO
Prototipação realizada?
() SIM
() NÃO
Planejamento está ok?
() SIM
() NÃO
Realização:
Cronograma realizado?
() SIM
() NÃO
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM
() NÃO
Verificação:
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM
() NÃO
5
Público
Projeto atende a proposta da instituição escolhida?
() SIM
() NÃO
Houve necessidade de mudança de estratégia?
() SIM
() NÃO
Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias?
4. AÇÃO (ACT)
AÇÃO PROPOSTA:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.
Re: PROJETO DE EXTENSÃO II - GESTÃO AMBIENTAL
projeto de extensao
atividades extensionistas
projeto de ensino
relatório de estágio
apostileiros com br
Re: PROJETO DE EXTENSÃO II - GESTÃO AMBIENTAL
elenilton-apostileiros escreveu:apostileiros com br
1
Público
ALUNO:
CURSO:
CST EM GESTÃO AMBIENTAL
COMPONENTE CURRICULAR:
PROJETO DE EXTENSÃO II - GESTÃO AMBIENTAL
PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO.
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
A finalidade da extensão no Programa de Inovação e Empreendedorismo do Curso
Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental está relacionada ao desenvolvimento e
implementação de iniciativas para o atendimento de problemas da sociedade,
gerando oportunidade para elaborar, analisar e/ou implementar soluções que
atendam questões locorregionais, como avaliação de impactos ambientais,
recuperação de áreas degradadas, tratamento de água e efluentes,
geoprocessamento, entre outros. São diversos os locais que poderão contemplar esse
projeto extensionista, como: prefeituras; associações de bairros; escolas municipais e
estaduais; instituições religiosas; organizações não governamentais (ONGs).
COMPETÊNCIAS:
I - Elaborar e analisar laudos, pareceres, perícias e relatórios técnicos;
II - Propor e monitorar medidas de prevenção e controle da poluição;
III - Avaliar e propor o uso de tecnologias pertinentes à área.
PERFIL DE EGRESSO:
A IES busca que o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental seja
um profissional ético, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico, dinâmico, sendo que
pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Inovação e
Empreendedorismo, o egresso possa desenvolver habilidades e competências que
permita analisar, apoiar, implementar projetos e iniciativas relacionadas a mitigação
de impactos ambientais, recuperação de ambientes degradados, controle de
poluentes, monitoramento de parâmetros ambientais, bem como interagir com as
novas situações e demandas da sociedade, com isenção e responsabilidade social,
comprometido com legislação, primando pela busca do conhecimento e da
aprendizagem autônoma, investigativa, empreendedora e cooperativa com o
emprego de perspectivas multidisciplinares.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas
Tomada de Decisão
Aprendizado Ativo
2
Público
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Os objetivos da extensão vinculados ao Programa de Inovação e Empreendedorismo
do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental estão relacionados a
disseminação e aplicação de conteúdos, técnicas e metodologias das áreas de análises
e estudos ambientais, geociências e tecnologia ambiental.
CONTEÚDOS:
I - Sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário: parâmetros e padrões
de qualidade;
II - Gestão de resíduos sólidos: acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e
disposição final;
III - Poluição ambiental;
IV - Recuperação de áreas deg
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
HOWE, Kerry J. et al. Princípios de tratamento de água. São Paulo, SP: Cengage, 2016.
OLIVEIRA, Ana Paula Franco de. Gestão de resíduos sólidos urbanos e do serviço de
saúde. Curitiba: Contentus, 2020.
MELLER, Guilherme Semprebom et al. Controle da poluição. Porto Alegre: SAGAH,
2017.
HARTENTHAL, Francisco Von. Recuperação de áreas degradadas. Curitiba: Contentus,
2020.
Stein, Ronei T. ...[et al.]. Avaliação de impactos ambientais. Porto Alegre: SAGAH,
2018.
TEMPLATE PDCA:
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é
um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no
MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.
1. PLANEJAMENTO (PLAN)
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da
Organização das Nações Unidas (ONU) no link [Apenas Administradores podem visualizar links] Se preferir, pode
baixar o documento pelo link [Apenas Administradores podem visualizar links]
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as
metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de
soluções de seu contexto!
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu
projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível
em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você
encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja.
Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.
3
Público
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu
Relatório Final de Atividades Extensionistas.
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO:
DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.
SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA
1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com
maior frequência?
1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente
curricular?
Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.
1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de
extensão.
Se não for possível deve voltar à pergunta 1.
1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?
Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.
2. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas
identificados?
3. Onde será realizada a ação?
4. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?
5. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?
6. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?
7. Será necessário agendamento?
8. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.
PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO.
4
Público
IDEIAS E ANOTAÇÕES:
2. REALIZAÇÃO (DO)
CRONOGRAMA:
ATIVIDADES PER. 1 PER. 2 PER. 3 PER.4
3. VERIFICAÇÃO (CHECK)
Planejamento:
Imersão realizada?
() SIM
() NÃO
Ideação realizada?
() SIM
() NÃO
Prototipação realizada?
() SIM
() NÃO
Planejamento está ok?
() SIM
() NÃO
Realização:
Cronograma realizado?
() SIM
() NÃO
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM
() NÃO
Verificação:
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM
() NÃO
5
Público
Projeto atende a proposta da instituição escolhida?
() SIM
() NÃO
Houve necessidade de mudança de estratégia?
() SIM
() NÃO
Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias?
4. AÇÃO (ACT)
AÇÃO PROPOSTA:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.
Re: PROJETO DE EXTENSÃO II - GESTÃO AMBIENTAL
Projeto Integrado
Projeto de extensão- projeto de ensino
projeto de conclusão de curso
relatório de estágio
learning by doing
trabalhos diversos
apostileiros com br
Re: PROJETO DE EXTENSÃO II - GESTÃO AMBIENTAL
elenilton-apostileiros escreveu:apostileiros com br
1
Público
ALUNO:
CURSO:
CST EM GESTÃO AMBIENTAL
COMPONENTE CURRICULAR:
PROJETO DE EXTENSÃO II - GESTÃO AMBIENTAL
PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO.
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
A finalidade da extensão no Programa de Inovação e Empreendedorismo do Curso
Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental está relacionada ao desenvolvimento e
implementação de iniciativas para o atendimento de problemas da sociedade,
gerando oportunidade para elaborar, analisar e/ou implementar soluções que
atendam questões locorregionais, como avaliação de impactos ambientais,
recuperação de áreas degradadas, tratamento de água e efluentes,
geoprocessamento, entre outros. São diversos os locais que poderão contemplar esse
projeto extensionista, como: prefeituras; associações de bairros; escolas municipais e
estaduais; instituições religiosas; organizações não governamentais (ONGs).
COMPETÊNCIAS:
I - Elaborar e analisar laudos, pareceres, perícias e relatórios técnicos;
II - Propor e monitorar medidas de prevenção e controle da poluição;
III - Avaliar e propor o uso de tecnologias pertinentes à área.
PERFIL DE EGRESSO:
A IES busca que o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental seja
um profissional ético, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico, dinâmico, sendo que
pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Inovação e
Empreendedorismo, o egresso possa desenvolver habilidades e competências que
permita analisar, apoiar, implementar projetos e iniciativas relacionadas a mitigação
de impactos ambientais, recuperação de ambientes degradados, controle de
poluentes, monitoramento de parâmetros ambientais, bem como interagir com as
novas situações e demandas da sociedade, com isenção e responsabilidade social,
comprometido com legislação, primando pela busca do conhecimento e da
aprendizagem autônoma, investigativa, empreendedora e cooperativa com o
emprego de perspectivas multidisciplinares.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas
Tomada de Decisão
Aprendizado Ativo
2
Público
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Os objetivos da extensão vinculados ao Programa de Inovação e Empreendedorismo
do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental estão relacionados a
disseminação e aplicação de conteúdos, técnicas e metodologias das áreas de análises
e estudos ambientais, geociências e tecnologia ambiental.
CONTEÚDOS:
I - Sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário: parâmetros e padrões
de qualidade;
II - Gestão de resíduos sólidos: acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e
disposição final;
III - Poluição ambiental;
IV - Recuperação de áreas deg
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
HOWE, Kerry J. et al. Princípios de tratamento de água. São Paulo, SP: Cengage, 2016.
OLIVEIRA, Ana Paula Franco de. Gestão de resíduos sólidos urbanos e do serviço de
saúde. Curitiba: Contentus, 2020.
MELLER, Guilherme Semprebom et al. Controle da poluição. Porto Alegre: SAGAH,
2017.
HARTENTHAL, Francisco Von. Recuperação de áreas degradadas. Curitiba: Contentus,
2020.
Stein, Ronei T. ...[et al.]. Avaliação de impactos ambientais. Porto Alegre: SAGAH,
2018.
TEMPLATE PDCA:
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é
um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no
MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.
1. PLANEJAMENTO (PLAN)
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da
Organização das Nações Unidas (ONU) no link [Apenas Administradores podem visualizar links] Se preferir, pode
baixar o documento pelo link [Apenas Administradores podem visualizar links]
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as
metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de
soluções de seu contexto!
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu
projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível
em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você
encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja.
Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.
3
Público
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu
Relatório Final de Atividades Extensionistas.
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO:
DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.
SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA
1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com
maior frequência?
1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente
curricular?
Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.
1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de
extensão.
Se não for possível deve voltar à pergunta 1.
1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?
Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.
2. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas
identificados?
3. Onde será realizada a ação?
4. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?
5. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?
6. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?
7. Será necessário agendamento?
8. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.
PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO.
4
Público
IDEIAS E ANOTAÇÕES:
2. REALIZAÇÃO (DO)
CRONOGRAMA:
ATIVIDADES PER. 1 PER. 2 PER. 3 PER.4
3. VERIFICAÇÃO (CHECK)
Planejamento:
Imersão realizada?
() SIM
() NÃO
Ideação realizada?
() SIM
() NÃO
Prototipação realizada?
() SIM
() NÃO
Planejamento está ok?
() SIM
() NÃO
Realização:
Cronograma realizado?
() SIM
() NÃO
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM
() NÃO
Verificação:
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM
() NÃO
5
Público
Projeto atende a proposta da instituição escolhida?
() SIM
() NÃO
Houve necessidade de mudança de estratégia?
() SIM
() NÃO
Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias?
4. AÇÃO (ACT)
AÇÃO PROPOSTA:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.
Re: PROJETO DE EXTENSÃO II - GESTÃO AMBIENTAL
elenilton-apostileiros escreveu:apostileiros com br
1
Público
ALUNO:
CURSO:
CST EM GESTÃO AMBIENTAL
COMPONENTE CURRICULAR:
PROJETO DE EXTENSÃO II - GESTÃO AMBIENTAL
PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO.
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
A finalidade da extensão no Programa de Inovação e Empreendedorismo do Curso
Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental está relacionada ao desenvolvimento e
implementação de iniciativas para o atendimento de problemas da sociedade,
gerando oportunidade para elaborar, analisar e/ou implementar soluções que
atendam questões locorregionais, como avaliação de impactos ambientais,
recuperação de áreas degradadas, tratamento de água e efluentes,
geoprocessamento, entre outros. São diversos os locais que poderão contemplar esse
projeto extensionista, como: prefeituras; associações de bairros; escolas municipais e
estaduais; instituições religiosas; organizações não governamentais (ONGs).
COMPETÊNCIAS:
I - Elaborar e analisar laudos, pareceres, perícias e relatórios técnicos;
II - Propor e monitorar medidas de prevenção e controle da poluição;
III - Avaliar e propor o uso de tecnologias pertinentes à área.
PERFIL DE EGRESSO:
A IES busca que o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental seja
um profissional ético, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico, dinâmico, sendo que
pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Inovação e
Empreendedorismo, o egresso possa desenvolver habilidades e competências que
permita analisar, apoiar, implementar projetos e iniciativas relacionadas a mitigação
de impactos ambientais, recuperação de ambientes degradados, controle de
poluentes, monitoramento de parâmetros ambientais, bem como interagir com as
novas situações e demandas da sociedade, com isenção e responsabilidade social,
comprometido com legislação, primando pela busca do conhecimento e da
aprendizagem autônoma, investigativa, empreendedora e cooperativa com o
emprego de perspectivas multidisciplinares.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas
Tomada de Decisão
Aprendizado Ativo
2
Público
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Os objetivos da extensão vinculados ao Programa de Inovação e Empreendedorismo
do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental estão relacionados a
disseminação e aplicação de conteúdos, técnicas e metodologias das áreas de análises
e estudos ambientais, geociências e tecnologia ambiental.
CONTEÚDOS:
I - Sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário: parâmetros e padrões
de qualidade;
II - Gestão de resíduos sólidos: acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e
disposição final;
III - Poluição ambiental;
IV - Recuperação de áreas deg
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
HOWE, Kerry J. et al. Princípios de tratamento de água. São Paulo, SP: Cengage, 2016.
OLIVEIRA, Ana Paula Franco de. Gestão de resíduos sólidos urbanos e do serviço de
saúde. Curitiba: Contentus, 2020.
MELLER, Guilherme Semprebom et al. Controle da poluição. Porto Alegre: SAGAH,
2017.
HARTENTHAL, Francisco Von. Recuperação de áreas degradadas. Curitiba: Contentus,
2020.
Stein, Ronei T. ...[et al.]. Avaliação de impactos ambientais. Porto Alegre: SAGAH,
2018.
TEMPLATE PDCA:
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é
um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no
MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.
1. PLANEJAMENTO (PLAN)
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da
Organização das Nações Unidas (ONU) no link [Apenas Administradores podem visualizar links] Se preferir, pode
baixar o documento pelo link [Apenas Administradores podem visualizar links]
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as
metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de
soluções de seu contexto!
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu
projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível
em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você
encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja.
Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.
3
Público
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu
Relatório Final de Atividades Extensionistas.
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO:
DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.
SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA
1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com
maior frequência?
1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente
curricular?
Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.
1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de
extensão.
Se não for possível deve voltar à pergunta 1.
1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?
Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.
2. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas
identificados?
3. Onde será realizada a ação?
4. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?
5. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?
6. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?
7. Será necessário agendamento?
8. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.
PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO.
4
Público
IDEIAS E ANOTAÇÕES:
2. REALIZAÇÃO (DO)
CRONOGRAMA:
ATIVIDADES PER. 1 PER. 2 PER. 3 PER.4
3. VERIFICAÇÃO (CHECK)
Planejamento:
Imersão realizada?
() SIM
() NÃO
Ideação realizada?
() SIM
() NÃO
Prototipação realizada?
() SIM
() NÃO
Planejamento está ok?
() SIM
() NÃO
Realização:
Cronograma realizado?
() SIM
() NÃO
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM
() NÃO
Verificação:
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM
() NÃO
5
Público
Projeto atende a proposta da instituição escolhida?
() SIM
() NÃO
Houve necessidade de mudança de estratégia?
() SIM
() NÃO
Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias?
4. AÇÃO (ACT)
AÇÃO PROPOSTA:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.
Re: PROJETO DE EXTENSÃO II - GESTÃO AMBIENTAL
elenilton-apostileiros escreveu:apostileiros com br
1
Público
ALUNO:
CURSO:
CST EM GESTÃO AMBIENTAL
COMPONENTE CURRICULAR:
PROJETO DE EXTENSÃO II - GESTÃO AMBIENTAL
PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO.
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
A finalidade da extensão no Programa de Inovação e Empreendedorismo do Curso
Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental está relacionada ao desenvolvimento e
implementação de iniciativas para o atendimento de problemas da sociedade,
gerando oportunidade para elaborar, analisar e/ou implementar soluções que
atendam questões locorregionais, como avaliação de impactos ambientais,
recuperação de áreas degradadas, tratamento de água e efluentes,
geoprocessamento, entre outros. São diversos os locais que poderão contemplar esse
projeto extensionista, como: prefeituras; associações de bairros; escolas municipais e
estaduais; instituições religiosas; organizações não governamentais (ONGs).
COMPETÊNCIAS:
I - Elaborar e analisar laudos, pareceres, perícias e relatórios técnicos;
II - Propor e monitorar medidas de prevenção e controle da poluição;
III - Avaliar e propor o uso de tecnologias pertinentes à área.
PERFIL DE EGRESSO:
A IES busca que o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental seja
um profissional ético, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico, dinâmico, sendo que
pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Inovação e
Empreendedorismo, o egresso possa desenvolver habilidades e competências que
permita analisar, apoiar, implementar projetos e iniciativas relacionadas a mitigação
de impactos ambientais, recuperação de ambientes degradados, controle de
poluentes, monitoramento de parâmetros ambientais, bem como interagir com as
novas situações e demandas da sociedade, com isenção e responsabilidade social,
comprometido com legislação, primando pela busca do conhecimento e da
aprendizagem autônoma, investigativa, empreendedora e cooperativa com o
emprego de perspectivas multidisciplinares.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas
Tomada de Decisão
Aprendizado Ativo
2
Público
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Os objetivos da extensão vinculados ao Programa de Inovação e Empreendedorismo
do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental estão relacionados a
disseminação e aplicação de conteúdos, técnicas e metodologias das áreas de análises
e estudos ambientais, geociências e tecnologia ambiental.
CONTEÚDOS:
I - Sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário: parâmetros e padrões
de qualidade;
II - Gestão de resíduos sólidos: acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e
disposição final;
III - Poluição ambiental;
IV - Recuperação de áreas deg
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
HOWE, Kerry J. et al. Princípios de tratamento de água. São Paulo, SP: Cengage, 2016.
OLIVEIRA, Ana Paula Franco de. Gestão de resíduos sólidos urbanos e do serviço de
saúde. Curitiba: Contentus, 2020.
MELLER, Guilherme Semprebom et al. Controle da poluição. Porto Alegre: SAGAH,
2017.
HARTENTHAL, Francisco Von. Recuperação de áreas degradadas. Curitiba: Contentus,
2020.
Stein, Ronei T. ...[et al.]. Avaliação de impactos ambientais. Porto Alegre: SAGAH,
2018.
TEMPLATE PDCA:
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é
um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no
MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.
1. PLANEJAMENTO (PLAN)
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da
Organização das Nações Unidas (ONU) no link [Apenas Administradores podem visualizar links] Se preferir, pode
baixar o documento pelo link [Apenas Administradores podem visualizar links]
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as
metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de
soluções de seu contexto!
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu
projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível
em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você
encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja.
Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.
3
Público
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu
Relatório Final de Atividades Extensionistas.
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO:
DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.
SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA
1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com
maior frequência?
1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente
curricular?
Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.
1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de
extensão.
Se não for possível deve voltar à pergunta 1.
1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?
Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.
2. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas
identificados?
3. Onde será realizada a ação?
4. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?
5. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?
6. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?
7. Será necessário agendamento?
8. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.
PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO.
4
Público
IDEIAS E ANOTAÇÕES:
2. REALIZAÇÃO (DO)
CRONOGRAMA:
ATIVIDADES PER. 1 PER. 2 PER. 3 PER.4
3. VERIFICAÇÃO (CHECK)
Planejamento:
Imersão realizada?
() SIM
() NÃO
Ideação realizada?
() SIM
() NÃO
Prototipação realizada?
() SIM
() NÃO
Planejamento está ok?
() SIM
() NÃO
Realização:
Cronograma realizado?
() SIM
() NÃO
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM
() NÃO
Verificação:
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM
() NÃO
5
Público
Projeto atende a proposta da instituição escolhida?
() SIM
() NÃO
Houve necessidade de mudança de estratégia?
() SIM
() NÃO
Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias?
4. AÇÃO (ACT)
AÇÃO PROPOSTA:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.
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