Analise e Desenvolvimento de Sistemas


Participe do fórum, é rápido e fácil

Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Top dos mais postadores
Fernandes (26272)
sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Vote_lcap1sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Voting_bar1sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Vote_rcap1 
elenilton-apostileiros (6374)
sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Vote_lcap1sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Voting_bar1sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Vote_rcap1 
Elenilton (6320)
sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Vote_lcap1sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Voting_bar1sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Vote_rcap1 
jsjunior (1857)
sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Vote_lcap1sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Voting_bar1sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Vote_rcap1 
Professor (562)
sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Vote_lcap1sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Voting_bar1sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Vote_rcap1 
Aninha (477)
sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Vote_lcap1sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Voting_bar1sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Vote_rcap1 
Paulinha (304)
sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Vote_lcap1sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Voting_bar1sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Vote_rcap1 
provasunopar2 (298)
sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Vote_lcap1sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Voting_bar1sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Vote_rcap1 
Braga Jr. (241)
sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Vote_lcap1sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Voting_bar1sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Vote_rcap1 
auxilioacademico2024 (206)
sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Vote_lcap1sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Voting_bar1sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Vote_rcap1 

PAINEL DO USUÁRIO

Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens
Quem está conectado?
16 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 16 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 354 em Seg 5 maio 2014 - 21:37
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário


Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora

Ir para baixo

sociedade - Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora Empty Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora

Mensagem por elenilton-apostileiros Qua 25 Ago 2021 - 8:13


Disponível trabalho pronto padrão e encomendas de trabalhos exclusivos (sem plágio/sem cópias).

Site: apostileiros com br/ Whatsapp: 73999921633

[Apenas Administradores podem visualizar links]



PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI Curso: CST
Curso Superior de Tecnologia - CST
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTIPRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI Curso: CST
Curso: Curso Superior de Tecnologia Semestre: 1º Reg./4º Flex / 6º Flex
Disciplinas:  Norteadoras do Semestre Letivo.
Professores  Nadia Brunetta Peretti
 Maurilio Cristiano Batista Bergamo
 Mariana Silva Ribeiro de Oliveira
 Maria Luzia Silva Mariano
 Natalia Martinez Ambrogi Woitas
Competências:  Compreender e aplicar conceitos pertinentes à gestão de
pessoas, responsabilidade social e ambiental, matemática
financeira, metodologia científica e planejamento
estratégico.
Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá
desenvolvido as competências e habilidades:
 Possibilitar o desenvolvimento de trabalhos em grupo,
promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e
integração do espírito de equipe.
 Fornecer sólida formação humanística e visão global que
habilite o acadêmico a compreender os meios social, político,
cultural e econômico.
 Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência
concreta nas organizações, estimulando uma postura
investigativa e de análise crítico-reflexiva.
 Formar profissionais com visão integral, capacidade de
adaptação e flexibilidade, que atuem de forma
interdisciplinar.
 Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões
complexas com ética e responsabilidade.
 Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de
forma competitiva, promovendo melhorias nas
organizações.
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensinoaprendizagem que tem por objetivos:
 Favorecer a aprendizagem.
 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado
eficiente e eficaz.
 Promover o estudo dirigido a distância.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI Curso: CST
 Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o
auto aprendizado.
 Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas
pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia
do Ministério da Educação.
 Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de
problemas práticos relativos à profissão.
• Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico
e a emancipação intelectual
Prezad@ alun@!
Seja bem-vind@ a este semestre!
Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções
voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor
a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A sua participação na consecução da proposta
é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em
sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá ser considerado o caso “A Reinvenção da
Sociedade Empreendedora”, apresentado na sequência.
No final deste manual, constam todas as informações necessárias para a construção
do trabalho. Faça uma leitura na integra e observe todos as normas e orientações para que o
desenvolvimento do trabalho seja satisfatório e possa atender todas as solicitações que a atividade
exige.
Se houver qualquer dúvida no desenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as
instruções aqui presentes, bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa auxiliá-lo da
melhor forma possível.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Leitura e interpretação da SGA
Na Produção Textual Individual (PTI) você deverá, em um primeiro momento, conhecer a Situação
Geradora de Aprendizagem (SGA) que descreve “A Reinvenção da Sociedade Empreendedora”.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI Curso: CST
b) Em um segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem
(SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, sigam
as orientações fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas diversas (livros das
disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos
professores ou pesquisados por você).
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
A Reinvenção da Sociedade Empreendedora
Estamos vivenciando a 4ª Revolução Industrial, a Revolução Tecnológica, que promete
não deixar nada mais como era antes e na qual um dos principais desafios é a necessidade de
inovação. Muitas empresas que inovaram e transformaram profundamente o mercado, ao longo do
tempo estacionaram em suas próprias criações e, ao optarem por não inovar, não apenas perderam
espaço no mercado, mas, algumas delas foram obrigadas inclusive a fechar suas portas.
Quem lembra de ir até uma “locadora” para alugar alguns filmes? Ou revelar um filme
de sua máquina fotográfica? Pois bem, esses setores como tantos outros, deixaram de inovar e não
acompanharam as transformações da sociedade. Tais questões impactam diretamente todos os
envolvidos no setor. Para as empresas, obviamente, o processo de transformação só beneficiará
quem for capaz de inovar e se adaptar. Mas como fazer isso?
As empresas precisam investir e repensar desde já em seus negócios, inserir novas
tecnologias no processo, compreender melhor as demandas do mercado, assim como, estar adeptos
às novas ideias. Em resumo: modernização, inovação e avanço tecnológico são cruciais para
longevidade dos negócios - mas não se pode ignorar o fator humano, afinal são as pessoas as
responsáveis pelo “fazer acontecer”.
Dante Gallian, professor e diretor do Centro de História e Filosofia das Ciências da
Saúde da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) trata de um
tema que denomina de Responsabilidade Humanística nos negócios. O caso mais significativo, na
opinião do pesquisador, se dá quando “passamos a pensar que devemos ser como as coisas que
criamos” e é nesse aspecto que ele pontua a transformação do ser humano em máquina - e, mais
grave ainda, tornando-se o apêndice da máquina. “Quando as pautas, as dinâmicas e a sistemática
da vida são definidas por aquilo que está na internet, no smartphone ou nas redes sociais, podemos
dizer que nos tornamos apêndices da tecnologia...é nesse sentido que a gente desumaniza”. Dante
argumenta: “Acho que este é o grande desafio das empresas do futuro – ou seja, companhias
tornando-se humanisticamente responsáveis e assumindo a importância e a necessidade de cuidarPRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI Curso: CST
dos seus colaboradores, para que consigam produzir diferencial e transformem o ambiente
corporativo num ambiente saudável e produtivo”.
O pesquisador acredita que as empresas que vão sobreviver e desempenhar um papel
importante e duradouro no futuro serão aquelas que apostarem também na humanização (...). “Essas
empresas terão papel pioneiro e darão o tom para o desenvolvimento corporativo no futuro. Na
minha opinião, hoje, as corporações estão muito focadas na perspectiva do desenvolvimento digital
e tecnológico, pensando o futuro com Inteligência Artificial e robôs.
Mas e o fator humano? De que vai adiantar essa revolução tecnológica, do ponto de
vista de operação, se o fator humano não estiver presente? E, aqui, falo sobre sensibilidade, inovação
e criatividade, por exemplo. Para termos isso, é preciso cultivar o aspecto humano. E, para cultivá-lo,
as empresas terão de ser espaços de desenvolvimento do (fator) humano de maneira cada vez mais
ampla e aprofundada”. *
Considerando o contexto apresentado, lançamos agora um desafio: Infelizmente, a
empresa X, passou por muitas dificuldades de adaptação e inovação, não acompanhou as
transformações e declarou falência. Agora, muitos de seus funcionários estão desempregados e
precisam inovar, se adequar à nova realidade, pensando em como sobreviver ao novo mercado de
trabalho.
Carlos, um desses funcionários que está desempregado, resolveu fazer algo diferente.
Convidou um amigo (você) para uma sociedade e agora você vai abrir um novo negócio em seu bairro.
A proposta é que você lance mão da aplicação de seus conhecimentos para inovar e pensar em como
irão criar uma microempresa com poucos recursos financeiros.
* Fonte: Extraído e adaptado de: Revista Melhor Gestão de Pessoas. Todos têm responsabilidade. 14 Jun.2019 - Disponível
em: [Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em 12 Jul.2021.
2. Agora, é com você!
Você, o sócio do Carlos, ajudará na criação da microempresa. O momento atual exige
muito mais do que coragem e ter uma ideia de negócio nas mãos. Para abrir uma microempresa,
independente do setor, o empreendedor precisa inovar, oferecer um produto de qualidade e ser
um diferencial no mercado.
Para tal, responda as questões a seguir pensando na criação da sua microempresa
com poucos recursos financeiros e, assim, estruture o projeto.
Passo 1PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI Curso: CST
Você, como sócio de Carlos, sabe que o Planejamento Estratégico possui fases, a
segunda fase é intitulada “estabelecimento da diretriz organizacional” e visa estabelecer os objetivos
da empresa, uma vez que, toda empresa, independente do porte, deve ter seus objetivos
estabelecidos.
Logo, você e Carlos estão iniciando uma microempresa e sabem que possuem poucos
recursos no início, contudo, querem definir objetivos alcançáveis para que sua empresa possa crescer
e ser uma boa fonte de renda para ambos.
Você já analisou os cenários, tanto internamento quanto externamente, agora, chegou
a hora de definir a diretriz organizacional, ou seja, os objetivos a serem alcançados. É fundamental
que os objetivos estejam alinhados com a missão da empresa, isto é, a razão pela qual ela existe.
Para tal, responda:
a) O que é a declaração da missão de uma empresa?
b) Por que uma empresa deve definir sua missão?
c) Elabore a missão de sua microempresa (use sua criatividade).
d) Os objetivos e as estratégias de uma empresa estão relacionados? Por quê?
e) Defina 3 objetivos a serem alcançados em médio prazo (5 anos), seja criativo.
Passo 2
Para abertura do novo negócio, você, como sócio da microempresa, realizou um
levantamento e concluiu que será necessário realizar um empréstimo no valor de R$ 85 000,00. Para
isso, foi realizada uma pesquisa em duas instituições financeiras para saber a taxa de juros cobrada,
conforme a tabela:
Banco A Banco B
Taxa de juros 0,9% ao mês 1,1% ao mês
Números de
parcelas
180 meses 120 meses
Assim, de acordo com as taxas da tabela acima, você deve analisar cada uma das
opções apresentadas, Banco A e B, com o intuito de apresentar ao Carlos a que considera mais
vantajosa para a microempresa.
Você deve determinar:PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI Curso: CST
a) O valor da prestação de cada uma das opções e o montante de cada uma das
opções.
b) A partir do item “a” apresentar ao Carlos o banco que considera mais vantajoso
a microempresa realizar o financiamento.
Passo 3
Reflita sobre as questões a seguir:
1. Analisando o caso apresentado e especialmente o trecho “quando as pautas, as dinâmicas e
a sistemática da vida são definidas por aquilo que está na internet, no smartphone ou nas
redes sociais, podemos dizer que nos tornamos apêndices da tecnologia...é nesse sentido que
a gente desumaniza”, o que você entende? Quais pontos devem ser considerados quando
temos o desafio de inovar, criando uma microempresa que se preocupe com o aspecto da
humanização no ambiente de trabalho?
2. Na sua opinião é possível conciliar a lucratividade / rentabilidade com a humanização? De
quais maneiras?
3. Agora reflita como a conciliação entre lucratividade / rentabilidade e humanização pode
acontecer na microempresa que você e Carlos, seu sócio, estão criando.
Passo 4
A sustentabilidade ambiental apresenta hoje grande importância no processo de
criação e de gestão dos negócios, pois a sociedade tem percebido que nossas necessidades são
infinitas e os recursos naturais são limitados. Por esse motivo, diversas empresas têm investido na
criação de negócios sustentáveis ou na incorporação de processos sustentáveis em seus negócios.
Outra questão importante é o chamado Marketing Ambiental ou Marketing Verde,
uma estratégia de marketing voltada ao processo de vou lavar minha boca com agua e sabão. de produtos e serviços baseados nos seus
benefícios ao meio ambiente. É a estratégia de vinculação da marca, produto ou serviço a uma
imagem ecologicamente consciente.
Imagine que na criação desse empreendimento, uma das premissas seja a
responsabilidade socioambiental e você deseja divulgar as práticas de sustentabilidade adotadas pela
empresa em suas redes sociais.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI Curso: CST
Sendo assim, você deve elaborar uma postagem para a página de Instagram da
empresa, a fim de divulgar as boas práticas adotadas em prol do meio ambiente. Você deve inserir
nesse passo do trabalho a imagem utilizada para a publicação, o texto explicativo e as “hashtags” que
você utilizaria.
Como sugestão, você pode utilizar a plataforma gratuita Canva (canva.com) para
elaboração da imagem utilizada na postagem.
Passo 5
Após a finalização das etapas anteriores, você e seu amigo Carlos precisam elaborar
um documento, no formato de um projeto, a fim de que vocês possam visualizar com mais clareza
todas as etapas necessárias para a abertura da empresa. Sendo assim, a organização e formatação
devem ser feitas de acordo com as normas da ABNT. Devem ser observados os seguintes quesitos:
fonte utilizada, parágrafo, espaçamento entre linhas e citações. As citações devem seguir as
orientações para citações diretas e indiretas (NBR 10520 de 2002). Finalizando o projeto, também
devem ser apresentadas as referências (NBR 6023 de 2002) utilizadas para a elaboração do
documento.
Referências
AVONA, Marcia Eloisa. Gestão de Pessoas. Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2015. 224p.
BASTOS, Maria Clotilde Pires; FERREIRA, Daniela Vitor. Metodologia Científica. Londrina: Editora e
Distribuidora Educacional S.A, 2016. 224p.
DELBONO, Benedita de Fátima. Responsabilidade Social e Ambiental. Londrina: Editora e
Distribuidora Educacional S.A, 2016. 200p.
PINTO, Luiz Fernando Gomes. Planejamento Estratégico. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2016. 224p.
SANTOS, João Carlos dos. Matemática Financeira. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A,
2016. 216p.
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
Para nortear o desenvolvimento do que está sendo proposto, indicamos que sejam
apresentados no relatório um conjunto de tópicos a serem informados na seguinte sequência,
segundo as normas da ABNT:PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI Curso: CST
1. Capa: Título do trabalho, nome completo, matrícula, polo, nome do tutor presencial, nome
do tutor a distância, município, Estado, ano.
2. Folha de Rosto: Título do trabalho, nome completo, matrícula, polo, nome do tutor
presencial, nome do tutor a distância, município, Estado, ano.
3. Sumário
4. Título: Título do trabalho.
5. Introdução: Faça uma introdução envolvendo uma fundamentação teórica com os itens mais
importantes referentes ao tema do trabalho (mínimo uma página).
6. Desenvolvimento: Nesta seção deve-se realizar as tarefas descritas acima, com detalhamento
dos cálculos (sempre indique as equações utilizadas), gráficos etc. Cada Tarefa será um tópico
do desenvolvimento, podendo ser nomeada através do passo (1, 2 etc.). Como exemplo:
a. Passo 1
b. Passo 2
7. Conclusões: Nesta seção você fará a ligação entre os objetivos e os resultados alcançados,
fazendo uma discussão dos resultados, dos métodos de medida utilizados, tendo em vista o
objetivo do trabalho. De um modo geral, a conclusão deve ser redigida de tal modo que a
ideia central do relatório se revele e se fixe claramente ao leitor.
8. Referências bibliográficas: Toda a bibliografia utilizada para elaborar o relatório deverá ser
citada. Utilize a norma ABNT para a colocação das referências.
9. Anexos (se necessário): Os anexos são utilizados para colocar alguma dedução que seja
importante e tenha sido utilizada nos cálculos das grandezas físicas da experiência, fotos do
experimento etc.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um relatório descritivo
que deverá ser postado em seu ambiente virtual. Neste texto você deverá obedecer às normas a
seguir:PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI Curso: CST
a) Abra um documento no Word seguindo as normas da ABNT. Acesse a Biblioteca Digital, clique
em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo
para elaboração de Trabalho Acadêmico”;
b) Este trabalho deverá ser redigido na seguinte estrutura: capa de abertura, descrição separada
de cada um dos itens solicitados na SGA, acompanhada do detalhamento solicitado para cada
um desses itens, no mínimo oito (08) e no máximo quinze (15) páginas;
c) A postagem do arquivo final relacionado a PTI no AVA deve ser em um único arquivo, formato
.DOC (Word ou editor de textos);
d) O sistema irá arquivar e disponibilizar para correção apenas o último trabalho encaminhado,
caso você encaminhe um novo arquivo, ele irá sobrepor e apagar o arquivo encaminhado
anteriormente;
e) Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica
(“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto
no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade;
f) O trabalho será realizado individualmente;
g) A capa do trabalho deverá conter o seu nome, sua matrícula, nome do polo e nome do tutor
a distância;
h) Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver
trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da
internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade.
Observe que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e
deve ser evitada no âmbito acadêmico;
i) Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações com o seu
tutor à distância;
j) Importante: Não serão aceitos trabalhos enviados em extensão .PDF, somente os trabalhos
elaborados em editor de texto (Word) com extensão .DOC;PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI Curso: CST
k) Atenção aos prazos de postagens, acompanhe o cronograma das datas de postagem e
correção das atividades em seu AVA.
CRITÉRIO AVALIATIVOS
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser
dado pelo tutor eletrônico.
Critério Significado Valor/peso
Coerência, clareza
e coesão
A produção textual apresenta uma linguagem de fácil
compreensão, apresentando os argumentos de modo
claro e coeso.
10%
Aplicação dos
conteúdos
interdisciplinares
no texto
argumentativo
No texto escrito (com as justificativas e
argumentações) as ideias apresentam relação direta
com a situação descrita e explicitam conteúdos
trabalhados nas disciplinas de forma clara.
50% (10% por passo)
Riqueza de
argumentação
As ideias apresentadas no texto (com as justificativas
e argumentações) têm relação direta com o tema e
traduzem uma perspectiva crítica e variedade de
pontos de vista.
20%
Conclusão
Todo o registro de ideias foi feito com um mínimo de
termos, sem repetições ou redundâncias.
10%
Normalização
Respeito às normas da ABNT, respeito a escrita
ortográfica e estrutura solicitada.
10%
O
Um ótimo trabalho!
Equipe de Professores.
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6374
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos