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Mensagem por Ernandes Cardoso em Sab 11 Fev 2017 - 22:14

1)
O campo de IHC está relacionado à qualidade de um sistema de computador, ou seja, à qualidade de uso de umsoftware. Para medir essa qualidade, e identificar possíveis problemas de interação, existem várias técnicas e métodos de diferentes aspectos. Essas técnicas e métodos estão relacionados ao objetivo do contexto a ser avaliado, havendo a necessidade de entender suas características, para aumentar a eficiência de uma avaliação.
Quanto a Interpretações sobre Avaliação de IHC, Cybis (2003) classifica as técnicas como: prospectivas, diagnósticas (preditivas/analíticas) e definitivas (objetivas/empíricas). Assinale a alternativa correta de acordo com a classificação de Cybis:



Alternativas:

  • a)     

A usabilidade é avaliada a partir da observação dos testes feitos com usuários reais, sendo esta a forma de avaliação mais utilizada, é, porém, de custo elevado;

  • b)   

Nas técnicas prospectivas, utiliza-se uma metodologia baseada somente em entrevistas com o usuário para avaliar sua satisfação em relação ao sistema e a sua operação. Essas técnicas podem ser empregadas para auxiliar nas avaliações analíticas.

  • c)   ((VERDADEIRA ))   

As técnicas definitivas (objetivas/empíricas) referem-se basicamente aos ensaios de interação e às sessões com sistemas espiões, e contam com a participação direta de usuários. Como exemplo têm-se as técnicas de ensaios de interação e sistemas de monitoramento.

  • d)   

Experimentos controlados: são experimentos de laboratório, em que, se define uma hipótese a ser testada e todas variáveis de interesse são controladas. Os dados coletados são analisados quantitativamente e os resultados são validados por conhecimentos estatísticos (ROCHA E BARANAUSKAS, 2000 apud PREECE et al, 1994; DIX et al, 1998);
 
 
 
2)
Quanto a Interpretações sobre Avaliação de IHC, Rocha e Baranauskas (2000) agrupam os métodos de avaliação de outra forma.
ü  De inspeção de usabilidade: não envolve o usuário e pode ser usado em qualquer fase do desenvolvimento de um sistema (ROCHA E BARANAUSKAS, 2000 apud WHITEFIELD et al, 1991);  
ü  II. Testes de usabilidade: métodos centrados no usuário, incluindo-se os métodos experimentais ou empíricos, observacionais e técnicas de questionamento. Para o uso desses métodos, faz-se necessária uma implementação (ROCHA E BARANAUSKAS, 2000 apud WHITEFIELD et al, 1991);
ü  III. Experimentos controlados: são experimentos de laboratório, em que, se define uma hipótese a ser testada e todas variáveis de interesse são controladas. Os dados coletados são analisados quantitativamente e os resultados são validados por conhecimentos estatísticos (ROCHA E BARANAUSKAS, 2000 apud PREECE et al, 1994; DIX et al, 1998);
ü  IV. Métodos de avaliação interpretativos: o objetivo neste é propiciar, aos designers, um melhor entendimento sobre como os usuários utilizam os sistemas em seu ambiente natural e como o uso destes sistemas se integra com outras atividades. Geralmente, o usuário é atuante neste processo de avaliação. Os métodos deste grupo incluem as avaliações participativa, conceitual e etnográfica (ROCHA E BARANAUSKAS, 2000 apud PREECE et al, 1994; MONK et al, 1993; GREENBAUM e KYING, 1991).
Assinale a alternativa com a sequência correta, respectivamente:



Alternativas:

  • a)

Falso, Certo, Certo, Falso

  • b)

Certo, Falso, Certo, Certo

  • c)     ((  CERTO  ))

Certo, Certo, Certo, Certo

  • d)

Falso, Falso, Falso, Falso
 
 
3)
Quanto a Interpretações sobre Avaliação de IHC, Nielsen e Mack (1994) menciona a seguinte classificação de avaliação.
ü  Automática: a usabilidade é avaliada por softwares que comparam a interface e suas especificações;
ü  II. Empírica: a usabilidade é avaliada a partir da observação dos testes feitos com usuários reais, sendo esta a forma de avaliação mais utilizada, é, porém, de custo elevado;
ü  III. Formal: a usabilidade é medida a partir de modelos e fórmulas e, é de difícil aplicação, sendo problemática no caso de interfaces altamente interativas e complexas;
v  IV. Informal: a avaliação da aplicabilidade baseia-se em regras heurísticas e de experiências, conhecimentos ou habilidades pessoais ou de grupos.
Assinale a alternativa correta de acordo com Nielsen e Mack, respectivamente:



Alternativas:

  • a)   (( CERTO ))

Certo, Certo, Certo, Falso

  • b)

Falso, Falso, Falso, Falso

  • c)  

Certo, Certo, Certo, Certo

  • d)

Falso, Falso, Falso, Falso
4)
Segundo as definições dos termos que envolvem a norma ISO 9241-11 são corretas as alternativas abaixo :
ü  Usabilidade: é a medida na qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso;
ü  II. Eficácia: está ligada à acurácia e completude com as quais os usuários alcançam objetivos específicos;
v  III. Eficiência: relaciona-se com o nível de eficácia alcançada no consumo de recursos irrelevantes, como esforço mental ou físico, tempo, custos materiais ou financeiros;
ü  IV. Sistema de trabalho: envolve o sistema, composto de usuários, equipamento, tarefas e o ambiente físico e social, com o propósito de alcançar objetivos específicos.
Assinale a alternativa correta de acordo com a norma ISSO 9241. Considere V-Verdadeiro e F-Falso, respectivamente:



Alternativas:

  • a)  (( verdadeiro – verdadeiro- falso – verdadeiro  ))

V, V, F, V

  • b)

V, V, F, F

  • c)

F, V, V, V

  • d)

F, V, F, V
5)
Um importante tipo de conhecimento aplicado diretamente a utiliza Habilidade dos dispositivos interativos são as recomendações ergonômicas. Tratam-se de dicas de projeto elaboradas por ergonomistas e direcionadas àquelas pessoas interessadas nesta questão.
Abaixo segue alguns questionamentos encontrados no projeto LabUtil:
I. O seu software exige confirmação para execução das ações potencialmente destrutivas?
II. O que você vê, é o que você obtém?
III. O seu software solicita uma ação explícita de execução para iniciar o procesamento dos dados entrados?
Assinale a alternativa correta de acordo das dicas encontrados no projeto LabUtil. Considere V-Verdadeiro e F-Falso, respectivamente:



Alternativas:

  • a)        (( CERTO ))

V, V, V

  • b)

V, F, V

  • c)

F, V, F

  • d)

F, V, F
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