Entrar
Procurar
Top dos mais postadores
Fernandes (26272) | ||||
elenilton-apostileiros (6357) | ||||
Elenilton (6320) | ||||
jsjunior (1857) | ||||
Professor (560) | ||||
Aninha (477) | ||||
Paulinha (304) | ||||
provasunopar2 (298) | ||||
Braga Jr. (241) | ||||
auxilioacademico2024 (206) |
PAINEL DO USUÁRIO
Mensagens: 0
-
Alterar
-
Ver
-
Tópicos e mensagens
Quem está conectado?
Há 32 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 32 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 354 em Seg 5 maio 2014 - 21:37
Últimos assuntos
Av2 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento
4 participantes
Página 1 de 1
Av2 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento
1)
O elemento que pode ser substituído pelo símbolo "?" acima é:
Alternativas:
a)
BI (Business Intelligence)
b)
BSC (Balance ScoreCard)
c)
CRM (Customer Relationship Management)
d)
ERP (Enterprice Resource Planning)
e)
SCM (Supply Chain Management)
2)
O que são Modelos?
Modelos são "construções intelectuais, palpites, apostas baseados na crença de que
existe uma relação de analogia entre aquilo que conhecemos e aquilo que desejamos
conhecer" (ALVES, 1995 apud MARTINS, 2010, p. 11). Os modelos são construídos por
conceitos e têm como funções organizar, predizer e medir. Fotos, projetos, layouts,
diagramas, analogias, escalas e maquetes são alguns exemplos.
Assinale a alternativa correta abaixo com relação aos modelos:
Alternativas:
a)
Para a construção dos modelos, as teorias não são importantes porque fornecem os conceitos.
b)
"Os modelos conceituais não relacionam de forma sequencial e lógica as informações e as fases do processo de decisão, de forma a permitir o desenvolvimento controlado e consistente com os objetivos em mente" (ANDRADE, 1998, p. 16).
c)
O termo "Conhecimento" acaba abrigando uma grande variedade de ideias, definições, conceitos, modelos e ferramentas para gerir estrategicamente o conhecimento nas organizações.
d)
Gestão do Conhecimento Organizacional, ou Knowledge Management, "é um conjunto de processos que governa a aquisição, a criação, o compartilhamento, o armazenamento e a utilização de conhecimento no âmbito das organizações" (ANGELONI, 2008, p. 2).
e)
O Conhecimento é o conjunto de ações e práticas de apoio que, de forma explícita e sistemática, contribui para a sustentabilidade da organização, gerenciando as circunstâncias adequadas para que prosperem os processos associados ao conhecimento organizacional (processos do conhecimento), em especial os de criação, uso, comunicação eficaz e difusão do conhecimento organizacional, pelos diferentes grupos que compõem a organização, propiciando-lhe o aprendizado organizacional que lhe garantirá a longevidade (RODRIGUEZ,
2013, p. 136).
3)
Nos dias de hoje, não se pode mais negar o valor da inovação em um negócio, independentemente de sua área de atividade. É um conceito que vem atrelado ao desempenho e desenvolvimento organizacional já que está na base da competitividade.
Muitos produtos que fizeram ou fazem grande sucesso com o público contêm elementos da inovação. É o caso do exemplo clássico do Walkman da Sony, que se destacou como um dispositivo novo e que proporcionava ao usuário apreciar a música. De acordo com Kusunoki (2008), a portabilidade e o tempo de duração da bateria eram muito mais importantes do que a qualidade de som que o aparelho oferecia.
Vamos começar compreendendo sobre a criatividade. Assim como a inovação, a criatividade pode encontrar soluções para problemas. De acordo com Avona (2015), pessoas criativas têm em comum determinadas características como fluência e flexibilidade de ideias, pensamento original e inovador, e isso demonstra que a pessoa pode produzir ideais fora do senso comum.
A partir de seus estudos, diferenciou pessoas criativas de pessoas talentosas. Para o autor, o talento apresenta três elementos que o distingue:
I. são os traços individuais que em parte são herdados geneticamente e em parte são desenvolvidos;
II. são os domínios culturais que determinam os papéis sociais assim como os valores,
III. o do campo social que estimula que se desenvolvam as características valorizadas por determinado grupo ou sociedade.
Assinale a opção correta:
Alternativas:
a)
I-Verdadeira; II-Verdadeira; III-Falso.
b)
I-Falso; II-Verdadeira; III-Verdadeira.
c)
I-Verdadeira; II-Falso; III-Verdadeira.
d)
I-Falso; II-Falso; III-Falso.
e)
I-Verdadeira; II-Verdadeira; III-Verdadeira.
4)
A partir da escala do conhecimento, compreende-se o grau de maturidade da GC de uma organização. Segundo North (2010), na escala do conhecimento existem 4 graus de maturidade:
1ªColuna
1) soluções em tecnologia de informação (TI);
2) soluçõesindividuais específicas de cada área problemática;
3) organizações do conhecimento profissional;
4) gestão empresarial orientada ao conhecimento.
2ªColuna
a) Compreende a execução da GC com o apoio das soluções de TI, por meio de acesso aos documentos e aos bancos de dados.
b) Compreende aquelas empresas que introduziram a GC em algumas áreas específicas.
c) Estão as organizações profissionais do conhecimento, pois apresentam infraestrutura de comunicação e informação; estímulo aos trabalhadores para o compartilhamento do conhecimento; integração da GC nos processos de negócios e projetos; apoio à troca de conhecimentos por comunidades de práticas e de um centro de competência; e medição do aproveitamento.
d) Estão as empresas orientadas ao conhecimento e a cultura organizacional volta-se para a aprendizagem interna e, também, para a aprendizagem externa, envolvendo mercados, tecnologias, concorrentes, clientes, entre outros.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
1-a; 2-b; 3-d; 4-c.
b)
1-a; 2-b; 3-c; 4-d.
c)
1-b; 2-a; 3-c; 4-d.
d)
1-d; 2-b; 3-c; 4-a.
e)
1-d; 2-a; 3-c; 4-b.
5)
Se informação gera conhecimento, quer dizer que um alimenta o outro. O conhecimento resulta do intercâmbio de ações das pessoas, enquanto indivíduos e grupos, trabalhando juntos para que as organizações alcancem os seus objetivos.
I. [...] um conjunto de estratégias que visa identificar as necessidades informacionais, mapear os fluxos formais de informação nos diferentes ambientes da organização, assim como sua coleta, filtragem, análise, organização, armazenagem e distribuição, objetivando apoiar o desenvolvimento das atividades cotidianas e a tomada de decisão no ambiente corporativo (VALENTIM, 2004, on-line).
II. GC é "um conjunto de estratégias para criar, adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento, bem como estabelecer fluxos que garantam a informação necessária no tempo e formato adequados, a fim de auxiliar na geração de ideias, solução de problemas e tomada de decisão" (VALENTIM, 2004, online).
III. A GI trabalha no âmbito dos fluxos formais, no conhecimento explícito (documentos gerados, recebidos e utilizados para as atividades organizacionais), enquanto que a GC trabalha no âmbito dos fluxos informais, ou seja, no conhecimento tácito (reuniões, eventos, valores, crenças, experiências, construção individual do conhecimento e outros) (VALENTIM, 2004, on-line).
Relacione os tópicos acima com GC-Gestão do Conhecimento e=ou GI-Gestão da Informação:
Alternativas:
a)
I-GC; II-GC; III-GI.
b)
I-GC; II-GI; III-GI.
c)
I-GI; II-GC; III-GC.
d)
I-GI; II-GI; III-GI.
e)
I-GI; II-GC; III-GI.
O elemento que pode ser substituído pelo símbolo "?" acima é:
Alternativas:
a)
BI (Business Intelligence)
b)
BSC (Balance ScoreCard)
c)
CRM (Customer Relationship Management)
d)
ERP (Enterprice Resource Planning)
e)
SCM (Supply Chain Management)
2)
O que são Modelos?
Modelos são "construções intelectuais, palpites, apostas baseados na crença de que
existe uma relação de analogia entre aquilo que conhecemos e aquilo que desejamos
conhecer" (ALVES, 1995 apud MARTINS, 2010, p. 11). Os modelos são construídos por
conceitos e têm como funções organizar, predizer e medir. Fotos, projetos, layouts,
diagramas, analogias, escalas e maquetes são alguns exemplos.
Assinale a alternativa correta abaixo com relação aos modelos:
Alternativas:
a)
Para a construção dos modelos, as teorias não são importantes porque fornecem os conceitos.
b)
"Os modelos conceituais não relacionam de forma sequencial e lógica as informações e as fases do processo de decisão, de forma a permitir o desenvolvimento controlado e consistente com os objetivos em mente" (ANDRADE, 1998, p. 16).
c)
O termo "Conhecimento" acaba abrigando uma grande variedade de ideias, definições, conceitos, modelos e ferramentas para gerir estrategicamente o conhecimento nas organizações.
d)
Gestão do Conhecimento Organizacional, ou Knowledge Management, "é um conjunto de processos que governa a aquisição, a criação, o compartilhamento, o armazenamento e a utilização de conhecimento no âmbito das organizações" (ANGELONI, 2008, p. 2).
e)
O Conhecimento é o conjunto de ações e práticas de apoio que, de forma explícita e sistemática, contribui para a sustentabilidade da organização, gerenciando as circunstâncias adequadas para que prosperem os processos associados ao conhecimento organizacional (processos do conhecimento), em especial os de criação, uso, comunicação eficaz e difusão do conhecimento organizacional, pelos diferentes grupos que compõem a organização, propiciando-lhe o aprendizado organizacional que lhe garantirá a longevidade (RODRIGUEZ,
2013, p. 136).
3)
Nos dias de hoje, não se pode mais negar o valor da inovação em um negócio, independentemente de sua área de atividade. É um conceito que vem atrelado ao desempenho e desenvolvimento organizacional já que está na base da competitividade.
Muitos produtos que fizeram ou fazem grande sucesso com o público contêm elementos da inovação. É o caso do exemplo clássico do Walkman da Sony, que se destacou como um dispositivo novo e que proporcionava ao usuário apreciar a música. De acordo com Kusunoki (2008), a portabilidade e o tempo de duração da bateria eram muito mais importantes do que a qualidade de som que o aparelho oferecia.
Vamos começar compreendendo sobre a criatividade. Assim como a inovação, a criatividade pode encontrar soluções para problemas. De acordo com Avona (2015), pessoas criativas têm em comum determinadas características como fluência e flexibilidade de ideias, pensamento original e inovador, e isso demonstra que a pessoa pode produzir ideais fora do senso comum.
A partir de seus estudos, diferenciou pessoas criativas de pessoas talentosas. Para o autor, o talento apresenta três elementos que o distingue:
I. são os traços individuais que em parte são herdados geneticamente e em parte são desenvolvidos;
II. são os domínios culturais que determinam os papéis sociais assim como os valores,
III. o do campo social que estimula que se desenvolvam as características valorizadas por determinado grupo ou sociedade.
Assinale a opção correta:
Alternativas:
a)
I-Verdadeira; II-Verdadeira; III-Falso.
b)
I-Falso; II-Verdadeira; III-Verdadeira.
c)
I-Verdadeira; II-Falso; III-Verdadeira.
d)
I-Falso; II-Falso; III-Falso.
e)
I-Verdadeira; II-Verdadeira; III-Verdadeira.
4)
A partir da escala do conhecimento, compreende-se o grau de maturidade da GC de uma organização. Segundo North (2010), na escala do conhecimento existem 4 graus de maturidade:
1ªColuna
1) soluções em tecnologia de informação (TI);
2) soluçõesindividuais específicas de cada área problemática;
3) organizações do conhecimento profissional;
4) gestão empresarial orientada ao conhecimento.
2ªColuna
a) Compreende a execução da GC com o apoio das soluções de TI, por meio de acesso aos documentos e aos bancos de dados.
b) Compreende aquelas empresas que introduziram a GC em algumas áreas específicas.
c) Estão as organizações profissionais do conhecimento, pois apresentam infraestrutura de comunicação e informação; estímulo aos trabalhadores para o compartilhamento do conhecimento; integração da GC nos processos de negócios e projetos; apoio à troca de conhecimentos por comunidades de práticas e de um centro de competência; e medição do aproveitamento.
d) Estão as empresas orientadas ao conhecimento e a cultura organizacional volta-se para a aprendizagem interna e, também, para a aprendizagem externa, envolvendo mercados, tecnologias, concorrentes, clientes, entre outros.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
1-a; 2-b; 3-d; 4-c.
b)
1-a; 2-b; 3-c; 4-d.
c)
1-b; 2-a; 3-c; 4-d.
d)
1-d; 2-b; 3-c; 4-a.
e)
1-d; 2-a; 3-c; 4-b.
5)
Se informação gera conhecimento, quer dizer que um alimenta o outro. O conhecimento resulta do intercâmbio de ações das pessoas, enquanto indivíduos e grupos, trabalhando juntos para que as organizações alcancem os seus objetivos.
I. [...] um conjunto de estratégias que visa identificar as necessidades informacionais, mapear os fluxos formais de informação nos diferentes ambientes da organização, assim como sua coleta, filtragem, análise, organização, armazenagem e distribuição, objetivando apoiar o desenvolvimento das atividades cotidianas e a tomada de decisão no ambiente corporativo (VALENTIM, 2004, on-line).
II. GC é "um conjunto de estratégias para criar, adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento, bem como estabelecer fluxos que garantam a informação necessária no tempo e formato adequados, a fim de auxiliar na geração de ideias, solução de problemas e tomada de decisão" (VALENTIM, 2004, online).
III. A GI trabalha no âmbito dos fluxos formais, no conhecimento explícito (documentos gerados, recebidos e utilizados para as atividades organizacionais), enquanto que a GC trabalha no âmbito dos fluxos informais, ou seja, no conhecimento tácito (reuniões, eventos, valores, crenças, experiências, construção individual do conhecimento e outros) (VALENTIM, 2004, on-line).
Relacione os tópicos acima com GC-Gestão do Conhecimento e=ou GI-Gestão da Informação:
Alternativas:
a)
I-GC; II-GC; III-GI.
b)
I-GC; II-GI; III-GI.
c)
I-GI; II-GC; III-GC.
d)
I-GI; II-GI; III-GI.
e)
I-GI; II-GC; III-GI.
araucavalcante- Nivel 0
- Mensagens : 7
Data de inscrição : 13/05/2016
Re: Av2 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento
araucavalcante escreveu:1)
O elemento que pode ser substituído pelo símbolo "?" acima é:
Alternativas:
a)
BI (Business Intelligence)
b)
BSC (Balance ScoreCard)
c)
CRM (Customer Relationship Management)
d)
ERP (Enterprice Resource Planning)
e)
SCM (Supply Chain Management)
2)
O que são Modelos?
Modelos são "construções intelectuais, palpites, apostas baseados na crença de que
existe uma relação de analogia entre aquilo que conhecemos e aquilo que desejamos
conhecer" (ALVES, 1995 apud MARTINS, 2010, p. 11). Os modelos são construídos por
conceitos e têm como funções organizar, predizer e medir. Fotos, projetos, layouts,
diagramas, analogias, escalas e maquetes são alguns exemplos.
Assinale a alternativa correta abaixo com relação aos modelos:
Alternativas:
a)
Para a construção dos modelos, as teorias não são importantes porque fornecem os conceitos.
b)
"Os modelos conceituais não relacionam de forma sequencial e lógica as informações e as fases do processo de decisão, de forma a permitir o desenvolvimento controlado e consistente com os objetivos em mente" (ANDRADE, 1998, p. 16).
c)
O termo "Conhecimento" acaba abrigando uma grande variedade de ideias, definições, conceitos, modelos e ferramentas para gerir estrategicamente o conhecimento nas organizações.
d)
Gestão do Conhecimento Organizacional, ou Knowledge Management, "é um conjunto de processos que governa a aquisição, a criação, o compartilhamento, o armazenamento e a utilização de conhecimento no âmbito das organizações" (ANGELONI, 2008, p. 2).
e)
O Conhecimento é o conjunto de ações e práticas de apoio que, de forma explícita e sistemática, contribui para a sustentabilidade da organização, gerenciando as circunstâncias adequadas para que prosperem os processos associados ao conhecimento organizacional (processos do conhecimento), em especial os de criação, uso, comunicação eficaz e difusão do conhecimento organizacional, pelos diferentes grupos que compõem a organização, propiciando-lhe o aprendizado organizacional que lhe garantirá a longevidade (RODRIGUEZ,
2013, p. 136).
3)
Nos dias de hoje, não se pode mais negar o valor da inovação em um negócio, independentemente de sua área de atividade. É um conceito que vem atrelado ao desempenho e desenvolvimento organizacional já que está na base da competitividade.
Muitos produtos que fizeram ou fazem grande sucesso com o público contêm elementos da inovação. É o caso do exemplo clássico do Walkman da Sony, que se destacou como um dispositivo novo e que proporcionava ao usuário apreciar a música. De acordo com Kusunoki (2008), a portabilidade e o tempo de duração da bateria eram muito mais importantes do que a qualidade de som que o aparelho oferecia.
Vamos começar compreendendo sobre a criatividade. Assim como a inovação, a criatividade pode encontrar soluções para problemas. De acordo com Avona (2015), pessoas criativas têm em comum determinadas características como fluência e flexibilidade de ideias, pensamento original e inovador, e isso demonstra que a pessoa pode produzir ideais fora do senso comum.
A partir de seus estudos, diferenciou pessoas criativas de pessoas talentosas. Para o autor, o talento apresenta três elementos que o distingue:
I. são os traços individuais que em parte são herdados geneticamente e em parte são desenvolvidos;
II. são os domínios culturais que determinam os papéis sociais assim como os valores,
III. o do campo social que estimula que se desenvolvam as características valorizadas por determinado grupo ou sociedade.
Assinale a opção correta:
Alternativas:
a)
I-Verdadeira; II-Verdadeira; III-Falso.
b)
I-Falso; II-Verdadeira; III-Verdadeira.
c)
I-Verdadeira; II-Falso; III-Verdadeira.
d)
I-Falso; II-Falso; III-Falso.
e)
I-Verdadeira; II-Verdadeira; III-Verdadeira.
4)
A partir da escala do conhecimento, compreende-se o grau de maturidade da GC de uma organização. Segundo North (2010), na escala do conhecimento existem 4 graus de maturidade:
1ªColuna
1) soluções em tecnologia de informação (TI);
2) soluçõesindividuais específicas de cada área problemática;
3) organizações do conhecimento profissional;
4) gestão empresarial orientada ao conhecimento.
2ªColuna
a) Compreende a execução da GC com o apoio das soluções de TI, por meio de acesso aos documentos e aos bancos de dados.
b) Compreende aquelas empresas que introduziram a GC em algumas áreas específicas.
c) Estão as organizações profissionais do conhecimento, pois apresentam infraestrutura de comunicação e informação; estímulo aos trabalhadores para o compartilhamento do conhecimento; integração da GC nos processos de negócios e projetos; apoio à troca de conhecimentos por comunidades de práticas e de um centro de competência; e medição do aproveitamento.
d) Estão as empresas orientadas ao conhecimento e a cultura organizacional volta-se para a aprendizagem interna e, também, para a aprendizagem externa, envolvendo mercados, tecnologias, concorrentes, clientes, entre outros.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
1-a; 2-b; 3-d; 4-c.
b)
1-a; 2-b; 3-c; 4-d.
c)
1-b; 2-a; 3-c; 4-d.
d)
1-d; 2-b; 3-c; 4-a.
e)
1-d; 2-a; 3-c; 4-b.
5)
Se informação gera conhecimento, quer dizer que um alimenta o outro. O conhecimento resulta do intercâmbio de ações das pessoas, enquanto indivíduos e grupos, trabalhando juntos para que as organizações alcancem os seus objetivos.
I. [...] um conjunto de estratégias que visa identificar as necessidades informacionais, mapear os fluxos formais de informação nos diferentes ambientes da organização, assim como sua coleta, filtragem, análise, organização, armazenagem e distribuição, objetivando apoiar o desenvolvimento das atividades cotidianas e a tomada de decisão no ambiente corporativo (VALENTIM, 2004, on-line).
II. GC é "um conjunto de estratégias para criar, adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento, bem como estabelecer fluxos que garantam a informação necessária no tempo e formato adequados, a fim de auxiliar na geração de ideias, solução de problemas e tomada de decisão" (VALENTIM, 2004, online).
III. A GI trabalha no âmbito dos fluxos formais, no conhecimento explícito (documentos gerados, recebidos e utilizados para as atividades organizacionais), enquanto que a GC trabalha no âmbito dos fluxos informais, ou seja, no conhecimento tácito (reuniões, eventos, valores, crenças, experiências, construção individual do conhecimento e outros) (VALENTIM, 2004, on-line).
Relacione os tópicos acima com GC-Gestão do Conhecimento e=ou GI-Gestão da Informação:
Alternativas:
a)
I-GC; II-GC; III-GI.
b)
I-GC; II-GI; III-GI.
c)
I-GI; II-GC; III-GC.
d)
I-GI; II-GI; III-GI.
e)
I-GI; II-GC; III-GI.
ALGUÉM AI JÁ FEZ A AV2?
Vitor_96- Nivel 0
- Mensagens : 8
Data de inscrição : 08/06/2017
Idade : 27
Re: Av2 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento
respostas:
1B
2D
3E
4B
5E
1B
2D
3E
4B
5E
edcarllosxs- Nivel 3
- Mensagens : 110
Data de inscrição : 19/10/2015
Localização : Quixabeira - Ba
Re: Av2 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento
edcarllosxs escreveu:respostas:
1B
2D
3E
4B
5E
100% CORRETAS!
Vitor_96- Nivel 0
- Mensagens : 8
Data de inscrição : 08/06/2017
Idade : 27
Fernandes- Nivel S
- Mensagens : 26272
Data de inscrição : 02/10/2015
Idade : 32
Localização : Terezina
Tópicos semelhantes
» Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Gestão do Conhecimento
» Av1 - Tec. Analise e Desenv. Sist. - Gestão do Conhecimento
» Av2 - Tec. Analise e Desenv. Sist. - Gestão do Conhecimento 6 SEMESTRE
» Respostas Av1- Gestão do Conhecimento 08/08/16 - 02/09/16
» Respostas Av2 - Gestão do Conhecimento 08/08/16 - 09/09/16
» Av1 - Tec. Analise e Desenv. Sist. - Gestão do Conhecimento
» Av2 - Tec. Analise e Desenv. Sist. - Gestão do Conhecimento 6 SEMESTRE
» Respostas Av1- Gestão do Conhecimento 08/08/16 - 02/09/16
» Respostas Av2 - Gestão do Conhecimento 08/08/16 - 09/09/16
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Ontem à(s) 22:12 por Professor
» √PROVAS √GABARITOS √HORAS ACO √UNOPAR √ANHANGUERA ※ZAP(79)99626-6065 INTERESSADOS CHAMAR NO PV
Ontem à(s) 22:12 por Professor
» √PROVAS √GABARITOS √HORAS ACO √UNOPAR √ANHANGUERA ※ZAP(79)99626-6065 INTERESSADOS CHAMAR NO PV
Sex 10 maio 2024 - 17:51 por Professor
» √PROVAS √GABARITOS √HORAS ACO √UNOPAR √ANHANGUERA ※ZAP(79)99626-6065 INTERESSADOS CHAMAR NO PV
Sex 10 maio 2024 - 17:50 por Professor
» PORTFÓLIOS DISPONÍVEIS 100% ONLINE UNOPAR E ANHAGUERA EXCLUSIVO e projeto de extensão
Qui 9 maio 2024 - 9:52 por Professor
» √PROVAS √GABARITOS √HORAS ACO √UNOPAR √ANHANGUERA ※ZAP(79)99626-6065 INTERESSADOS CHAMAR NO PV
Qui 9 maio 2024 - 9:51 por Professor
» √PROVAS √GABARITOS √HORAS ACO √UNOPAR √ANHANGUERA ※ZAP(79)99626-6065 INTERESSADOS CHAMAR NO PV
Qui 9 maio 2024 - 9:51 por Professor
» √PROVAS √GABARITOS √HORAS ACO √UNOPAR √ANHANGUERA ※ZAP(79)99626-6065 INTERESSADOS CHAMAR NO PV
Qui 9 maio 2024 - 9:50 por Professor
» √PROVAS √GABARITOS √HORAS ACO √UNOPAR √ANHANGUERA ※ZAP(79)99626-6065 INTERESSADOS CHAMAR NO PV
Qui 9 maio 2024 - 9:50 por Professor