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Mensagem por bmoura Seg 30 Abr 2018 - 12:35

1)

As avaliações heurísticas representam um julgamento de valor sobre as qualidades ergonômicas das interfaces e são realizadas por especialistas em ergonomia, que examinam o sistema interativo e diagnosticam problemas que o usuário poderá ter em uma interação (CYBIS et al, 1998);

Nesta dimensão Nielsen (2006) apresenta um conjunto básico de heurísticas de:


1ª coluna

a) visibilidade do status do sistema

c) compatibilidade do sistema com o mundo real

d) controle e liberdade do usuário

e) consistência e padrões

f) prevenção de erro


2ª coluna

I) o sistema precisa manter o usuário informado sobre o que está acontecendo, fornecendo-lhe um feedback dentro de um tempo razoável;

II) O sistema deve falar a linguagem do usuário, com palavras, frases e conceitos familiares a ele, em vez de usar termos técnicos. Deve seguir convenções do mundo real, dando-lhe uma informação numa ordem natural e lógica;

III) os usuários escolhem, freqüentemente e por engano, funções do sistema e precisam ter saídas de emergência claramente marcadas, para abandonar a operação sem ter que percorrer um extenso diálogo, possibilitando funções undo e redo;

IV) os usuários não precisam saber que diferentes palavras, situações ou ações significam a mesma coisa. Devem seguir convenções de plataforma computacional;

V) é melhor projetar um design cuidadoso, no qual se previne o erro antes dele acontecer, do que, uma boa mensagem de erro;

Relacione as duas colunas acima e assinale a opção correta:

Alternativas:

   a)

   a-I; b-II; c-III; d-IV; e-V.
   b)

   a-II; b-I; c-III; d-IV; e-V.
   c)

   a-III; b-II; c-I; d-IV; e-V.
   d)

   a-IV; b-II; c-III; d-I; e-V.
   e)

   a-V; b-II; c-III; d-IV; e-I.

2)

As avaliações heurísticas representam um julgamento de valor sobre as qualidades ergonômicas das interfaces e são realizadas por especialistas em ergonomia, que examinam o sistema interativo e diagnosticam problemas que o usuário poderá ter em uma interação (CYBIS et al, 1998);

Nesta dimensão Nielsen (2006) apresenta um conjunto básico de heurísticas:

1ª coluna

a) De reconhecimento em vez de lembrança

b) De flexibilidade e eficiência de uso

c) Do design estético e minimalista

d) Para ajudar os usuários a reconhecer, diagnosticar erros e recuperar-se deles

e) Ajuda e documentação


2ª coluna

I) embora seja melhor um sistema que possa ser usado sem documentação, seria bom disponibilizar ajuda e documentação. Essas informações devem ser fáceis de encontrar, focalizadas na tarefa do usuário, com uma lista de passos concretos, e não muito extensas.

II) mensagens de erro devem ser expressas em linguagem clara (sem código) indicando precisamente o problema e sugerindo uma solução;

III) diálogos não devem conter informação irrelevante ou utilizada raramente. Toda unidade extra de informação, em um diálogo, compete com as unidades pertinentes de informação, e diminui a visibilidade relativa;

IV) aceleradores não vistos por usuários novatos podem acelerar freqüentemente a interação de usuários especialistas, de modo que o sistema possa suprir necessidades de usuários sem experiência e experientes. Permitir aos usuários experientes costurar ações, freqüentemente;

V) minimize o uso da memória do usuário, disponibilizando objetos, ações e opções visíveis. O usuário, na passagem de uma operação para outra não precisa lembrar-se da informação anterior. Instruções para uso do sistema devem estar visíveis e facilmente recuperáveis, sempre que oportuna;

Relacione as duas colunas acima e assinale a opção correta:

Alternativas:

   a)

   a-I; b-IV; c-III; b-II; e-V.
   b)

   a-II; b-IV; c-III; b-V; e-I.
   c)

   a-III; b-IV; c-V; b-II; e-I.
   d)

   a-IV; b-V; c-III; b-II; e-I.
   e)

   a-V; b-IV; c-III; b-II; e-I.

3)

As inspeções ergonômicas via checklists são vistorias com base em listas de verificação, para diagnosticar problemas de interface. Essas listas são usadas pelos avaliadores como roteiro de princípios básicos, desejáveis em uma interface, para identificar problemas, reduzir a subjetividade e custos. Como em uma lista já estão presentes conhecimentos ergonômicos, não se faz necessária a aplicação destes questionários por especialistas em usabilidade e ergonomia. A ferramenta ErgoList relaciona uma lista de checklists, técnica de avaliação rápida, que se destina a apoiar a inspeção da interface e descobrir seus defeitos ergonômicos mais explícitos.

Assinale a alternativa que correspondente a definição correta de "Ações mínimas":

Alternativas:

   a)

   verifique o tamanho dos códigos e termos apresentados e introduzidos no sistema;
   b)

   verifique a extensão dos diálogos estabelecidos para a realização dos objetivos do usuário;
   c)

   avalie a densidade informacional das telas apresentadas pelo sistema;
   d)

   verifique se é o usuário quem comanda explicitamente as ações do sistema;
   e)

   avalie as possibilidades do usuário controlar o encadeamento e a realização das ações;

4)

As avaliações empíricas são métodos baseados em experiências que se relacionam basicamente aos ensaios de interação e a monitoramentos (sistemas espiões). Geralmente, essa técnica envolve a participação de usuários na coleta de dados, dados que são diagnosticados por especialistas, a fim de identificar problemas de usabilidade e comunicabilidade. As próximas seções relatam as principais avaliações empíricas.

Ensaios de Interação ou Testes de Usabilidade

Os ensaios de interação consistem em uma simulação de uso do sistema da qual participam pessoas representativas da sua população-alvo, que tenta fazer suas tarefas típicas, com uma versão do sistema pretendido, sendo necessário um trabalho detalhado de reconhecimento dos elementos envolvidos (CYBIS, 2003).

Na visão de Cybis (2003), para se ter uma noção da complexidade de cada teste, é necessário fazer uma análise das seguintes características dos ensaios de interação, analise as opções abaixo e assinale a que corresponde à seguinte característica "Para uma melhor informação faz-se necessário que o usuário verbalize durante ou após a interação com o software":

Alternativas:

   a)

   Não expor os usuários a comentários de colegas;
   b)

   Caso o participante se sinta cansado ou constrangido diante de uma determinada situação, é preferível parar a realização do ensaio de uma forma tranqüila;
   c)

   Verbalização consecutiva: é feita uma entrevista com o usuário no final do ensaio de interação e, se necessário, pode-se repassar a gravação do vídeo que registrou o teste.
   d)

   Teste no local: é mais trabalhoso, mas pode trazer informações mais ricas por estar no seu ambiente com as variantes do dia-a-dia, como, por exemplo, parar para atender um telefonema, suportar pressão de superiores, entre outras;
   e)

   Teste em laboratório: deve ser equipado com recursos e aparelhos sofisticados, que permitiam observar a interação entre humano e computador de forma contínua, possibilitando ao analista maior controle da situação. Para softwares na fase de concepção, este tipo pode ser mais viável, pois o analista pode testar uma função, fazer correções e testar o sistema.

5)

Portanto, para cada elemento de interface deve ser feita uma análise de sua conformidade com cada uma das heurísticas apresentadas.

Já, a severidade de um problema de usabilidade consiste na combinação de três fatores (NIELSEN, 2007):

a) Freqüência com que o problema acontece: se é comum ou raro?

b) Impacto do problema: será fácil ou difícil de solução caso aconteça?

c) Persistência do problema: o problema não é superado, ou, ele causa aborrecimento constante?

Para medir a severidade de um problema, Nielsen (2007) sugere a seguinte escala:

Assinale a alternativa que correspondente a escala "4":

Alternativas:

   a)

   eu não concordo que este seja um problema de usabilidade;
   b)

   problema cosmético de usabilidade: não é necessário consertar o problema, a menos que haja tempo disponível no projeto;
   c)

   problema de usabilidade secundário (sem importância): o conserto deste problema não deve ser prioritário;
   d)

   problema de usabilidade principal (importante): o conserto deste problema é de bastante prioridade;
   e)

   problema catastrófico de usabilidade: é imperativo consertar este problema antes que o produto seja liberado.

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Mensagem por Fernandes Sáb 5 maio 2018 - 11:03

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Mensagem por Fernandes Dom 6 maio 2018 - 10:35

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Mensagem por Fernandes Seg 20 Ago 2018 - 11:37

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Mensagem por Fernandes Qua 22 Ago 2018 - 18:24

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Mensagem por Fernandes Seg 27 Ago 2018 - 11:24

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Mensagem por Fernandes Seg 3 Set 2018 - 12:35

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Mensagem por Fernandes Sáb 8 Set 2018 - 12:20

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Mensagem por Fernandes Seg 10 Set 2018 - 11:48

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Mensagem por Fernandes Qui 13 Set 2018 - 15:26

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Mensagem por Fernandes Seg 24 Set 2018 - 11:29

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Mensagem por Fernandes Dom 30 Set 2018 - 11:54

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Mensagem por Fernandes Seg 8 Out 2018 - 15:03

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Mensagem por Fernandes Seg 22 Out 2018 - 12:29

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