Analise e Desenvolvimento de Sistemas


Participe do fórum, é rápido e fácil

Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Top dos mais postadores
Fernandes (26272)
Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Vote_lcap1Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Voting_bar1Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Vote_rcap1 
elenilton-apostileiros (6357)
Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Vote_lcap1Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Voting_bar1Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Vote_rcap1 
Elenilton (6320)
Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Vote_lcap1Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Voting_bar1Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Vote_rcap1 
jsjunior (1857)
Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Vote_lcap1Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Voting_bar1Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Vote_rcap1 
Professor (548)
Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Vote_lcap1Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Voting_bar1Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Vote_rcap1 
Aninha (477)
Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Vote_lcap1Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Voting_bar1Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Vote_rcap1 
Paulinha (304)
Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Vote_lcap1Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Voting_bar1Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Vote_rcap1 
provasunopar2 (298)
Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Vote_lcap1Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Voting_bar1Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Vote_rcap1 
Braga Jr. (241)
Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Vote_lcap1Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Voting_bar1Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Vote_rcap1 
auxilioacademico2024 (206)
Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Vote_lcap1Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Voting_bar1Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Vote_rcap1 

PAINEL DO USUÁRIO

Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens
Quem está conectado?
27 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 27 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 354 em Seg 5 maio 2014 - 21:37
Últimos assuntos
» FAÇO PORTFÓLIO EXCLUSIVO - SEM CÓPIA / SEM PLÁGIO
Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas I_icon_minitimeDom 5 maio 2024 - 9:29 por elenilton-apostileiros

» FAÇO PORTFÓLIO EXCLUSIVO - SEM CÓPIA / SEM PLÁGIO Unopar Anhanguera Pitágoras Uniderp UNIP
Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas I_icon_minitimeDom 5 maio 2024 - 9:29 por elenilton-apostileiros

» Portfolio EAD Unopar Anhanguera Pitagoras Uniderp Unip Faveni 2024.1
Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas I_icon_minitimeDom 5 maio 2024 - 9:28 por elenilton-apostileiros

» Portfolio EAD Projeto de Extensão Unopar Anhanguera Pitagoras Uniderp Unip Faveni Ampli 2024.1
Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas I_icon_minitimeDom 5 maio 2024 - 9:26 por elenilton-apostileiros

» V.E.N.D.O Projeto de extensão - TODOS OS CURSOS -padrão ou exclusivo (sem plágio)
Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas I_icon_minitimeDom 5 maio 2024 - 9:26 por elenilton-apostileiros

»  Trabalhos prontos para entrega rápida ou exclusiva sob encomenda
Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas I_icon_minitimeDom 5 maio 2024 - 9:25 por elenilton-apostileiros

» Projeto de Extensão I e II EAD Unopar Anhanguera Pitagoras Uniderp Unip Faveni 2024.1
Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas I_icon_minitimeDom 5 maio 2024 - 9:23 por elenilton-apostileiros

» Portfolio EAD Unopar Anhanguera Pitagoras Uniderp Unip Faveni 2024.1
Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas I_icon_minitimeDom 5 maio 2024 - 9:22 por elenilton-apostileiros

» V.E.N.D.O Projeto de extensão - TODOS OS CURSOS -padrão ou exclusivo (sem plágio)
Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas I_icon_minitimeDom 5 maio 2024 - 9:22 por elenilton-apostileiros

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário


Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas

Ir para baixo

Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas Empty Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas

Mensagem por elenilton-apostileiros Qua 25 Ago 2021 - 8:18

Disponível trabalho pronto padrão e encomendas de trabalhos exclusivos (sem plágio/sem cópias).

Site: apostileiros com br

[Apenas Administradores podem visualizar links]


PRODUÇÃO TEXTUAL
PRODUÇÃO TEXTUAL
INDIVIDUAL – PTI
Curso:
LicenciaturasPRODUÇÃO TEXTUAL
Curso: Licenciaturas Semestres: 1°/2º
Disciplinas: • Didática
• Pensamento Científico
• Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas
• Práticas Educativas em Espaços não Escolares
• Psicologia da Educação e da Aprendizagem
Competências: • Conhecer os conteúdos das áreas específicas;
• Refletir sobre a importância das tendências pedagógicas.
• Pensar em estratégias pedagógicas para lidar com as
diferentes questões relacionadas ao ambiente escolar.
• Preparar o aluno para cumprir os requisitos formais de
construção de um trabalho científico.
Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá
desenvolvido as seguintes habilidades:
• Desenvolver trabalhos promovendo a capacidade de
adaptação, comunicação e integração dos conteúdos.
• Fornecer sólida formação humanística e visão global que
habilite o acadêmico a compreender os meios social, político,
cultural e econômico.
• Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência
concreta nas instituições escolares, estimulando uma postura
investigativa e de análise crítico-reflexiva.
• Formar profissional com visão integral, capacidade de
adaptação e flexibilidade, que atue de forma interdisciplinar.
• Conhecer os elementos necessários para a construção de
textos científicos.
• Desenvolver a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos
abordados nas disciplinas desse semestre.
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:PRODUÇÃO TEXTUAL
• Favorecer a aprendizagem;
• Promover o estudo dirigido a distância;
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o
autoaprendizado;
• Interpretar uma situação-problema para exercitar a aplicação
prática dos conteúdos interdisciplinares;
• Integrar de forma clara e coesa os tópicos do roteiro de
conteúdos com a finalidade de esclarecer a importância dos
assuntos abordados nas disciplinas deste semestre na prática
profissional;
• Oportunizar o acesso ao saber científico com vistas à
produção do conhecimento crítico e criativo, refletindo os
desafios e possibilidades da prática pedagógica.
Prezado aluno e aluna,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar (PTI) terá como temática:
“A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas”. Escolhemos essa
temática para que você possa adquirir novos saberes docentes, visando a aprendizagem
interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre e, ainda,
fomentar práticas pedagógicas.
A escola é um espaço que oportuniza aos sujeitos acesso ao conhecimento
científico construído historicamente. A sistematização do trabalho educativo é
subsidiada pelo processo de desenvolvimento e aprendizagem dos educandos, por isso
encontra-se uma sequência diádica, estruturada por meio do currículo que está alinhada
às etapas de ensino da educação básica.
Para que o acesso, permanência e sucesso escolar ocorra, também é
observada a importância das políticas educacionais que possuem a finalidade de
regularizar e assegurar a organização da educação. Nesse sentido, documentos sãoPRODUÇÃO TEXTUAL
publicados para direcionar todas as ações, desde a manutenção do ensino até as
normativas curriculares. É nesse contexto que observamos o papel da Base Nacional
Comum Curricular (BRASIL, 2018) que se refere a um documento de caráter normativo
que apresenta as aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo
da educação básica para que tenham seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento
garantidos. Essas aprendizagens contribuirão ainda com o desenvolvimento de
competências gerais que se articulam na construção de habilidades e na formação de
atitudes e valores.
Ao planejar suas práticas pedagógicas o professor deve levar em consideração
a realidade dos alunos, o Projeto Político Pedagógico da Instituição e os documentos
norteadores para cada etapa. Espera-se que as vivências e aprendizagens propostas
possam respeitar as particularidades dos alunos, estimular a participação da turma,
despertar o interesse por temáticas atuais e utilizar metodologias inovadoras.
A partir do que foi exposto, prossiga para a leitura e interpretação da Situação
Geradora de Aprendizagem.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Leitura e interpretação da SGA
Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você
deve elaborar uma produção textual.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Na escola “Machado de Assis”, a diretora Lívia e a pedagoga Cecília estão dialogando
sobre a pauta da próxima semana pedagógica da escola, em que os professores irão
analisar os desafios e as possibilidades das práticas educativas. No momento da
conversa, Cecília relatou para Lívia que ao acompanhar os professores ela tem percebido
que eles ainda possuem dificuldades em implementar atividades pedagógicas mais
dinâmicas que atendam às competências previstas na Base Nacional Comum Curricular.
Nesse instante, Lívia indica que isso deve ser trabalhado com os professores, visto que
a finalidade da instituição é superar as tendências pedagógicas tradicionais e pensar emPRODUÇÃO TEXTUAL
tendências que, de fato, vão ao encontro de perspectivas críticas que fazem com que os
alunos atribuam sentido à realidade a partir do saber. Após várias conversas, Lívia e
Cecília traçaram uma proposta e irão apresentá-la aos professores na semana
pedagógica.
SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)
Lívia deu início aos trabalhos da semana pedagógica agradecendo a participação de
todos e o empenho nas práticas já desenvolvidas. A diretora relatou que os
apontamentos realizados pelos professores sobre os desafios do trabalho pedagógico e
a implementação da BNCC na prática educativa foi analisada e, por esse motivo, a gestão
elaborou uma proposta de atividade para ser realizada pelos professores nesse
momento de formação. Nesse instante, a pedagoga Cecília fez uma breve exposição aos
professores trazendo a importância da organização do trabalho pedagógico com base
nas tendências progressistas, as quais veem no conhecimento a possibilidade de
transformação social. Em seguida, ela indicou os benefícios das tendências libertadora,
e histórico-crítica para o trabalho em sala de aula. Também foi apresentada a
importância das metodologias ativas para a prática pedagógica. A pedagoga indicou que
essas metodologias estão vinculadas com o uso das tecnologias e a inovação na
educação. Sendo assim, observa-se o quão relevante é o papel da tecnologia para a
realidade social e para os processos de ensino e aprendizagem. Os professores adoraram
essa discussão, visto que as tecnologias podem atender ao que é preconizado nas
tendências progressistas, no que se refere à necessidade de o conhecimento ser
socializado de forma contextualizada e significativa. Por meio dessa proposta, Lívia e
Cecília, apresentaram aos professores as dez competências da Base Nacional Comum
Curricular.
A partir do exposto, Lívia e Cecília pediram para os professores elaborarem uma
apresentação das posturas e propostas subsidiadas pelas tendências pedagógicas
progressistas que caminham em direção ao desenvolvimento das competências gerais
indicadas na BNCC. Essa apresentação deverá ser elaborada de forma dinâmica, por
meio de mídias digitais. Se vocês estivessem no lugar dos professores da Escola
Machado de Assis, quais informações apontariam na apresentação?PRODUÇÃO TEXTUAL
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
Tendo como base as considerações apresentadas, você deverá organizar a
produção textual, observando os seguintes itens:
1º) Realize a leitura dos textos sugeridos abaixo. Além dessas sugestões, você
poderá utilizar para a elaboração da produção textual, os demais materiais
disponibilizados pelas disciplinas do semestre:
Texto 1: BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular
(BNCC). Brasília. 2018. “Introdução” (da página 7 até 21).
Texto 2: APOLINÁRIO, Josimeire de Souza Lima; TARRAGÓ, Saiuri Totta; FERST,
Enia Maria. Tendências pedagógicas e competências gerais da base nacional comum
curricular para a educação básica: implicações para o currículo. Brazilian Journal of
Development, Curitiba, v.7, n.3, mar 2021.
Texto 3: SANTOS, Raquel Elisabete de Oliveira. Pedagogia histórico crítica: que
pedagogia é essa? Horizontes, v. 36, n. 2, p. 45-56, mai./ago. 2018.
Texto 4: SILVA, Aracéli Girardi da. Tendências pedagógicas: perspectivas
históricas e reflexões para a educação brasileira. Unoesc & Ciência, v. 9, n. 1, p. 97-106,
jan./jun. 2018.
2º) Elabore a Introdução da produção textual. Neste tópico, você deverá redigir,
com até uma página, uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor
os objetivos e a importância de sua realização.
3º) Para o Desenvolvimento do trabalho, você deverá elaborar as duas
atividades indicadas a seguir:
a) Construa um texto entre 3 e 5 páginas sobre: a relação entre a Base Nacional
Comum Curricular e as tendências pedagógicas.
b) Elabore uma apresentação contendo posturas e propostas que caminham em
direção ao desenvolvimento de cada uma das competências gerais indicadas na
BNCC.
Exemplo:PRODUÇÃO TEXTUAL
Competência 1: Estimular a pesquisa utilizando-se de diferentes meios e propor
discussões a partir de problemas sociais em evidência na atualidade (Criar outro
exemplo na elaboração da apresentação).
Essa apresentação deverá ser construída em uma mídia digital. Nossa sugestão
é o Canva, um software online de fácil acesso e autoexplicativo. Ele é
disponibilizado gratuitamente pelo site [Apenas Administradores podem visualizar links] As informações
poderão ser apresentadas de diversas formas: apresentação, cartaz, panfleto,
banner, tirinha, entre outros. Esses ícones são apresentados no software,
conforme print abaixo:
Você poderá elaborar em outras mídias digitais, caso preferir. Vale destacar que
os prints da apresentação das propostas deverão constar nesse item do trabalho.
4º) Para finalizar, você deverá elaborar as Considerações finais, em até uma
página para apresentar a conclusão do trabalho, sintetizando os elementos discutidos
no seu texto. Importante manifestar opiniões dos integrantes do grupo, sobre o assunto
trabalhado, fundamentado nas referências bibliográficas. Apresente também as
contribuições que o trabalho trouxe para o aprendizado de todos.
5º) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que foram
utilizados durante o desenvolvimento do trabalho.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL (PTI)PRODUÇÃO TEXTUAL
1. O trabalho será realizado individualmente.
2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá
ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao
prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não
existe prorrogação para a postagem da atividade.
3. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve
conter de 06 até, no máximo, 08 laudas (considerando-se apenas a produção
textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuandose os elementos pré e pós-textuais).
4. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da
Universidade, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual
(tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos,
adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e
referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo
disponível no AVA.
5. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver
trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais
extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os
alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio
constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada
no âmbito acadêmico.
6. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão
aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.
A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a
análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:
• Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT, com
atendimento ao número de páginas solicitadas.
• Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com
introdução, desenvolvimento e conclusão).PRODUÇÃO TEXTUAL
• Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo
à norma padrão.
• Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com
objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.
• Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores
eventualmente citados.
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em
suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite
esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível
universitário.
Bom trabalho!
Equipe de professores
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6357
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos