Analise e Desenvolvimento de Sistemas


Participe do fórum, é rápido e fácil

Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Top dos mais postadores
Fernandes (26266)
Portfólio caso da empresa Lancaster Vote_lcap1Portfólio caso da empresa Lancaster Voting_bar1Portfólio caso da empresa Lancaster Vote_rcap1 
elenilton-apostileiros (6321)
Portfólio caso da empresa Lancaster Vote_lcap1Portfólio caso da empresa Lancaster Voting_bar1Portfólio caso da empresa Lancaster Vote_rcap1 
Elenilton (6320)
Portfólio caso da empresa Lancaster Vote_lcap1Portfólio caso da empresa Lancaster Voting_bar1Portfólio caso da empresa Lancaster Vote_rcap1 
jsjunior (1857)
Portfólio caso da empresa Lancaster Vote_lcap1Portfólio caso da empresa Lancaster Voting_bar1Portfólio caso da empresa Lancaster Vote_rcap1 
Professor (541)
Portfólio caso da empresa Lancaster Vote_lcap1Portfólio caso da empresa Lancaster Voting_bar1Portfólio caso da empresa Lancaster Vote_rcap1 
Aninha (477)
Portfólio caso da empresa Lancaster Vote_lcap1Portfólio caso da empresa Lancaster Voting_bar1Portfólio caso da empresa Lancaster Vote_rcap1 
Paulinha (304)
Portfólio caso da empresa Lancaster Vote_lcap1Portfólio caso da empresa Lancaster Voting_bar1Portfólio caso da empresa Lancaster Vote_rcap1 
provasunopar2 (298)
Portfólio caso da empresa Lancaster Vote_lcap1Portfólio caso da empresa Lancaster Voting_bar1Portfólio caso da empresa Lancaster Vote_rcap1 
Braga Jr. (241)
Portfólio caso da empresa Lancaster Vote_lcap1Portfólio caso da empresa Lancaster Voting_bar1Portfólio caso da empresa Lancaster Vote_rcap1 
auxilioacademico2024 (206)
Portfólio caso da empresa Lancaster Vote_lcap1Portfólio caso da empresa Lancaster Voting_bar1Portfólio caso da empresa Lancaster Vote_rcap1 

PAINEL DO USUÁRIO

Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens
Quem está conectado?
54 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 54 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 354 em Seg 5 maio 2014 - 21:37
abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário


Portfólio caso da empresa Lancaster

Ir para baixo

Portfólio caso da empresa Lancaster Empty Portfólio caso da empresa Lancaster

Mensagem por elenilton-apostileiros Qua 25 Ago 2021 - 8:29

Disponível trabalho pronto padrão e encomendas de trabalhos exclusivos (sem plágio/sem cópias).

Site: apostileiros com br

[Apenas Administradores podem visualizar links]


PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
Cursos: Administração, Ciências Contábeis e Ciências
Econômicas
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTIPRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
Cursos:
Administração, Ciências
Contábeis e Ciências Econômicas,
Semestre: 3º / 4º
Disciplinas:
• Legislação Social e Trabalhista
• Responsabilidade Social e Ambiental
• Comportamento Organizacional
• Modelos de Gestão
• Métodos Quantitativos
Professores
• Prof.ª Ma. Janaina Carla da Silva Vargas Testa;
• Prof. Me. Maurilio Cristiano Batista Bergamo;
• Prof.ª Dr.ª Ana Céli Pavão Guerchmann;
• Prof. Me. Henry Tetsuji Nonaka;
• Prof. Me. Valdeci da Silva Araújo.
Competências:
Compreender e aplicar conceitos teóricos em situações práticas
atinentes à(ao):
• Conhecer os fundamentos jurídicos aplicados às relações
trabalhistas.
• Conhecer as políticas socioambientais e refletir acerca da
responsabilidade social para o desenvolvimento sustentável
• Conhecer as variáveis sociais, políticas e culturais dos
indivíduos e as formas de promover qualidade de vida nas
organizações.
• Conhecer os aspectos e a atuação do gestor como agente
de mudança e como tomador de decisão e conhecer o
processo de Planejamento como meio de o gestor
promover as mudanças organizacionais.
• Conhecer os conceitos matemáticos básicos,
proporcionando o desenvolvimento do raciocínio lógico ePRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
quantitativo, além de compreender funções e gráficos do 1º
e 2º graus, funções exponenciais, logarítmicas e
trigonométricas.
Habilidades:
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá
desenvolvido as habilidades:
• Fornecer sólida formação humanística e visão global que
habilite o acadêmico a compreender os meios social, político,
cultural e econômico;
• Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência
concreta nas organizações, estimulando uma postura
investigativa e de análise crítico-reflexiva;
• Formar profissionais com visão integral, capacidade de
adaptação e flexibilidade, que atuem de forma
interdisciplinar;
• Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões
complexas com ética e responsabilidade;
• Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de
forma competitiva, promovendo melhorias nas
organizações.
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensinoaprendizagem que tem por objetivos:
• Favorecer a aprendizagem.
• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado
eficiente e eficaz.
• Promover o estudo dirigido a distância.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o
auto aprendizado.
• Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
• Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas
pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia
do Ministério da Educação.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de
problemas práticos relativos à profissão.
• Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a
emancipação intelectual.
Prezad@ alun@!
Seja bem-vind@ a este semestre!
Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas à
elaboração do trabalho disponibilizadas neste manual, sob a orientação do Tutor a Distância,
considerando as disciplinas norteadoras.
A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno
desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa
produção textual deverá ser considerado o caso da empresa Lancaster, apresentado na sequência.
Na Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) você deverá, em um primeiro momento,
conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) que descreve a empresa Lancaster.
Em um segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de
Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar
essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas diversas
(livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados
pelos professores ou pesquisados por você).
No final deste manual, constam todas as informações necessárias para a construção do
trabalho individual. Faça uma leitura na integra e observe todos as normas e orientações para que o
desenvolvimento do trabalho seja satisfatório e possa atender todas as solicitações que a atividade
exige.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
Se houver qualquer dúvida no desenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as
instruções aqui presentes, bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa auxiliá-lo da
melhor forma possível.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
A pandemia de coronavírus alterou muitos comportamentos dos brasileiros. Um deles foi o
hábito de pedir comida por aplicativo. Os gastos com delivery cresceram 149% no último ano,
segundo a Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, que analisou as despesas dos usuários
com os três principais aplicativos de entregas — Rappi, Ifood e Uber Eats. Dezembro de 2020 foi o
mês com mais gastos com delivery. Quando comparado a março, início da pandemia, o aumento foi
de 187% (análise de dados de mais de 46 mil usuários do aplicativo Mobills entre os meses de janeiro
e dezembro de 2020).
Nesse cenário surgiu as dark kitchens, conhecidas também como cloud kitchen (cozinha nas
nuvens), virtual kitchen (cozinha virtual) ou ghost kitchen (cozinha fantasma), que representam um
tipo de estabelecimento que trabalha apenas com os bastidores da preparação de alimentos, sem o
acesso dos clientes.
É um negócio pensado para atender um perfil de consumidor que compra refeições sem se
importar em saber a localização exata onde a comida foi preparada, desde que chegue com qualidade
e rapidez. A interação com os consumidores e o processo de compra dos alimentos acontece no
mundo virtual. E o serviço de delivery concretiza a experiência.
A Lancaster, startup brasileira, atua no modelo de “cozinhas como um serviço” e tem
apresentado bons resultados desde o início dos negócios em julho de 2020. A empresa foi criada pelo
senhor Marcos Andrade, que utiliza um de seus imóveis para o empreendimento, localizado na zona
oeste de São Paulo, com um espaço de 500 metros quadrados, contando com uma pizzaria, uma
hamburgueria e três restaurantes.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
A Lancaster adquire a operação de entrega dos restaurantes, pizzaria e hamburgueria em um
modelo de licenciamento, pagando royalties para os estabelecimentos (isto é, uma quantia pelo
direito de uso, exploração e comercialização) e assumindo os lucros da operação de delivery.
A dark kitchen possui câmaras frias, espaços para pré-preparo de carne, peixes e vegetais
além de equipamentos industriais para produzir os pratos, lanches e pizzas. Dá a estrutura da
cozinha, mas também define o processo de produção, treina a equipe, gerencia os parceiros de
entrega Rappi, Uber Eats e iFood, cria um canal de atendimento ao consumidor e define o raio ideal
de entrega para manter a qualidade dos alimentos.
Um exemplo de operação dark kitchen que se aplicaria à Lancaster (situação hipotética), seria
o licenciamento para produção de hambúrgueres da marca Giraffas, pizzas da marca Domino’s, e
pratos dos restaurantes Coco Bambu, Outback e Fogo de Chão. Neste cenário a Lancaster produz e
distribui os produtos prontos destas marcas, sendo a produção subsidiária.
As marcas economizam por não terem a necessidade dos espaços físicos e linhas de produção,
e a Lancaster lucra por não ter a necessidade de operar os pontos de vou lavar minha boca com agua e sabão.. Esse modelo de negócio
diferencia-se do modelo de Franquia, onde a Lancaster teria de operar todo o modelo de negócio das
marcas que operaria, incluindo os pontos de vou lavar minha boca com agua e sabão..
O senhor Marcos Andrade pensa em expandir a empresa, mas ainda tem algumas
preocupações que serão apresentadas a seguir e contrata você como consultor para ajudar a
empresa Lancaster a atingir a excelência.
Fonte: RIBEIRO, Diana. Efeito pandemia: gastos com delivery crescem 187% em 2020. Disponível
em: <https://6minutos.uol.com.br/minhas-financas/efeito-pandemia-gastos-com-delivery-crescem-
187-em-2020/ >. Acesso em: jul. 2021.
Agora, é com você!PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
TAREFAS
Você atuará como consultor empresarial e o seu desafio é apresentar à empresa Lancaster
um relatório de análise dos processos organizacionais, mostrando as novas estratégias de
crescimento que devem ser entregues ao senhor Marcos Andrade, em que deverá ser apresentado
obrigatoriamente os passos descritos a seguir.
Passo 1
Tendo em vista que o senhor Marcos Andrade almeja ampliar o seu negócio e, para evitar
futuras demandas trabalhistas, pretende esclarecer alguns pontos junto à consultoria contratada.
Seu objetivo é manter uma boa relação com os atuais e futuros trabalhadores, sempre respeitando
a legislação, pois sabe que violações legais podem criar um grande passivo à empresa.
Dessa forma, o sr. Marcos Andrade expõe que o relatório do consultor deve apresentar um
parecer quanto aos seguintes aspectos:
• Na intenção de reduzir custos, é possível contratar trabalhadores como pessoa jurídica? Em
outras palavras, se houver a necessidade de contratação de novos colaboradores, o regime
contratual poderá ser o autônomo/pessoa jurídica ou, obrigatoriamente, deverá ser o de
empregado celetista com a carteira devidamente assinada? (Para se pronunciar a respeito
disso no parecer, não deixe de observar o aspecto da pejotização do trabalhador, bem como
os requisitos da relação de emprego).
• Caso haja contratação de empregadas gestantes durante a emergência de saúde pública de
importância nacional decorrente do novo coronavírus, haverá necessidade de afastá-las das
atividades de trabalho presencial, impondo o trabalho em home office? Isso se aplica
apenas às trabalhadoras não vacinadas?
Passo 2
O consumo global de recursos vem aumentando há muito tempo. Apesar de consumo de bens
ter crescido continuamente nos países industrializados por décadas, os países em desenvolvimento,
como o Brasil, têm visto um aumento no consumo das famílias e no número de consumidores. E oPRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
aumento do consumo leva, é claro, ao aumento na produção de resíduos. Porém, existem várias
maneiras de gerenciar melhor o lixo e os outros resíduos.
Pensando em nossa SGA, uma Dark Chicken é um potencial gerador de resíduos, por isso o
senhor Marcos Andrade pretende desenvolver um plano para gestão dos resíduos sólidos dos
restaurantes que estão estabelecidos em seu negócio.
Dessa forma, reflita e escreva sobre os pontos a seguir:
• Como consultor, desenvolva esse plano de gestão de resíduos, a fim de diminuir o impacto
ambiental gerado pelos restaurantes.
• De que forma o negócio de Marco Aurélio pode capacitar os trabalhadores do restaurante,
utilizando a Educação Ambiental, para aplicar os conceitos do plano de gestão de
resíduos.
Passo 3
Uma das preocupações do senhor Marcos Andrade com o crescimento de seu negócio, já
evidenciado pelo aumento no número de pedidos dos clientes, é com relação à qualidade de vida no
trabalho da equipe que atua diretamente na produção dos pratos, lanches e pizzas: os cozinheiros e
auxiliares de cozinha.
Sabemos o quão importante é o trabalho na vida das pessoas, pois ele confere não só o
sustento de necessidades básicas, mas exerce papel central na construção da identidade, possibilita
a satisfação pessoal e promove o desenvolvimento de novas capacidades. E todo esse fator está
diretamente relacionado às condições as quais o trabalho é vivenciado e aos significados que ele
gera.
Muitas vezes, com as demandas cada vez maiores dos clientes, o trabalho da equipe de
cozinheiros e auxiliares de cozinha da Lancaster é bastante intenso, sendo necessário produzir muitos
pratos, lanches e pizzas em pouco tempo e com ritmo acelerado para garantir o atendimento de
todos os pedidos que chegam. Um dos cozinheiros até comentou que nesses momentos “não dá
tempo nem de respirar”.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
Lembrando que você é o consultor que auxiliará o senhor Marcos Andrade na melhoria dos
processos de sua empresa, descreva no relatório que será apresentado a ele, os seguintes aspectos:
• Cite os possíveis efeitos na saúde e qualidade de vida dos(as) cozinheiros(as) e auxiliares de
cozinha da empresa Lancaster se as condições de trabalho não forem adequadas e o bemestar desses(as) trabalhadores(as) não for considerado.
• Crie uma proposta de intervenção em qualidade de vida no trabalho (QVT), cujo públicoalvo seja toda equipe de cozinheiros e auxiliares de cozinha da Lancaster, tanto da pizzaria,
quanto da hamburgueria e dos restaurantes, que contemple as seguintes etapas: 1) a
descrição da prática de QVT (ou práticas) a ser(em) implantada(s); 2) os objetivos que
deverão ser alcançados com a implantação dessas práticas; 3) a metodologia da proposta,
ou seja, como a prática de QVT (ou práticas) será viabilizada (como vai acontecer, com que
frequência vai acontecer, qual será o prazo, quem serão os responsáveis, entre outras
informações pertinentes e coerentes à prática descrita), 4) os benefícios que se pretende
atingir com essa proposta e que contribuirão para o sucesso do empreendimento do senhor
Marcos, ao mesmo tempo em que deverão favorecer a qualidade de vida de seus
trabalhadores.
Passo 4
De uma forma geral o Administrador de uma empresa precisa lidar no seu dia a dia com
diversos desafios. São desafios ligados a busca pela eficiência, aumento de vendas, diminuição de
custos, gerenciamento de pessoas e outras questões. Dessa maneira o Administrador precisa contar
com ferramentas de gestão adequadas que o permitam utilizar e aproveitar os recursos disponíveis
da melhor forma possível.
Segundo FRANCO, RODRIGUES, CAZELA (2009),
Tecnologias de Gestão são propostas de meios de gestão que procuram auxiliar
os gestores na busca pela melhoria do desempenho organizacional, de forma
que sugerem a utilização sistemática de métodos e ferramentas que podem
contribuir com a maximização daquilo que as empresas são capazes de fazer.
FRANCO; RODRIGUES; CAZELA, 2009, p. 16).
É válido destacar que ferramentas de gestão são entendidas como as técnicas
utilizadas para se implantar essas tecnologias de gestão, as quais serãoPRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
escolhidas e aplicadas pelos gestores conforme as necessidades específicas,
pois cada organização tem seus próprios desafios, externalidades, cultura e
sistemas de gerenciamento. (FRANCO; RODRIGUES; CAZELA, 2009, p. 16).
A LANCASTER deseja assim expandir seus negócios, dessa maneira, você como consultor, precisa
auxiliar o Sr. Marcos Andrade no alcance do sucesso dessa expansão. Para isso comente sobre os
seguintes tópicos abaixo.
• Comente sobre a seguinte Função Administrativa “PLANEJAMENTO”. Qual a importância do
Planejamento para o desenvolvimento das organizações?
• Quais seriam as ações (planejadas) que devem ser realizadas pela LANCASTER para que sua
expansão tenha sucesso? (Ex. Determinação do local de instalação, busca de pessoas...)
• Comente sobre a seguinte Função Administrativa “CONTROLE”. Qual a importância do
Controle para o desenvolvimento das organizações?
• Cite e comente sobre alguns “indicadores” que podem ser utilizados pela LANCASTER para
que ela consiga compreender a performance das atividades do seu dia a dia.
Passo 5
Um dos sucessos da dark kitchen da empresa Lancaster é a pizzaria que se destaca oferecendo
em seu cardápio 30 sabores de pizza (tamanho família) e a empresa teve um aumento significativo
nos pedidos nos últimos meses.
No ambiente de mercado atual, caracterizado por concorrência acirrada e queda real nas
margens de lucros obtidas, ganha relevância a atenção que deve ser dada a uma das estratégias
mercadológicas mais cruciais: a precificação.
A adequada determinação dos preços de vou lavar minha boca com agua e sabão. é questão cada vez mais fundamental para
sobrevivência e crescimento das empresas, independente do porte ou da área de atuação.
No projeto de expandir a empresa o senhor Marcos Andrade quer saber mais sobre os preços
praticados pela pizzaria e para isso serão utilizadas as medidas de posição que buscam sintetizar um
conjunto com um único valor, sendo elas a média aritmética, moda e a mediana.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
Após reunião foi informado a você os preços dos 30 sabores das pizzas tamanho família, da
forma que é disponibilizado nas redes sociais, onde o cliente pode fazer o pedido identificando o
número da pizza desejada.
Os preços das pizzas para o serviço de Delivery são apresentados na tabela a seguir:
• Com base nas informações apresentadas na tabela de preços, calcule o valor da Média
Aritmética, Moda e Mediana.
• Apresente também o conceito de Amostragem Aleatória Simples e Amostragem Aleatória
Estratificada.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
REFERÊNCIAS
BRASIL. Lei 14.151, de 12 de maio de 2021. Dispõe sobre o afastamento da empregada gestante das
atividades de trabalho presencial durante a emergência de saúde pública de importância nacional
decorrente do novo coronavírus. Disponível em: [Apenas Administradores podem visualizar links]
2022/2021/lei/L14151.htm. Acesso em: 13 jul. 2021.
CINTRA, J.; DALBEM, E. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2016.
ESPINELLI, A. R.; CALCINI, R. A pejotização nas relações de trabalho. Disponível em:
[Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em:
13 jul. 2021.
LIMONGI-FRANÇA, A. C. Qualidade de vida no trabalho – QVT: conceitos e práticas nas empresas
da sociedade pós-industrial. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2012 (Minha Biblioteca).
MATTOS, V. L. D.; KONRATH, A. C.; AZAMBUJA, A. M. V. Introdução à estatística: aplicações em
ciências exatas. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017. (Minha Biblioteca).
MORETTIN, P. A.; BUSSAB, W. O. Estatística básica. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2017. (Minha
Biblioteca).
PAVÃO, A. C., et al. Psicologia e qualidade de vida no trabalho. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2015 (Biblioteca Virtual 3.0).
RODRIGUES E. A., Modelos de Gestão. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
SANCHONETE, D. Grávidas afastadas devido à pandemia poderão trabalhar em home office.
Disponível em: [Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: jul. 2021.
SILVA R. O., Teorias da Administração. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
VIEIRA, S. Fundamentos de estatística. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
ZANELLI, J. C. (Coord.). Estresse nas organizações de trabalho [recurso eletrônico]: compreensão e
intervenção baseadas em evidências. Porto Alegre: Artmed, 2010 (Minha Biblioteca).PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
Para nortear o desenvolvimento do que está sendo proposto, indicamos que sejam
apresentados no relatório um conjunto de tópicos a serem informados na seguinte sequência,
segundo as normas da ABNT:
1. Capa: Título do trabalho, nome completo, matrícula, polo, nome do tutor presencial, nome
do tutor a distância, município, Estado, ano.
2. Folha de Rosto: Título do trabalho, nome completo, matrícula, polo, nome do tutor
presencial, nome do tutor a distância, município, Estado, ano.
3. Sumário
4. Título: Título do trabalho.
5. Introdução: Faça uma introdução envolvendo uma fundamentação teórica com os itens mais
importantes referentes ao tema do trabalho (mínimo uma página).
6. Desenvolvimento: Nesta seção deve-se realizar as tarefas descritas acima, com detalhamento
dos cálculos (sempre indique as equações utilizadas), gráficos etc. Cada Tarefa será um tópico
do desenvolvimento, podendo ser nomeada através do passo (1, 2 etc.). Como exemplo:
a. Passo 1
b. Passo 2
7. Conclusões: Nesta seção você fará a ligação entre os objetivos e os resultados alcançados,
fazendo uma discussão dos resultados, dos métodos de medida utilizados, tendo em vista o
objetivo do trabalho. De um modo geral, a conclusão deve ser redigida de tal modo que a
ideia central do relatório se revele e se fixe claramente ao leitor.
8. Referências bibliográficas: Toda a bibliografia utilizada para elaborar o relatório deverá ser
citada. Utilize a norma ABNT para a colocação das referências.
9. Anexos (se necessário): Os anexos são utilizados para colocar alguma dedução que seja
importante e tenha sido utilizada nos cálculos das grandezas físicas da experiência, fotos do
experimento etc.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um relatório descritivo
que deverá ser postado em seu ambiente virtual. Neste texto você deverá obedecer às normas a
seguir:
a) Abra um documento no Word seguindo as normas da ABNT. Acesse a Biblioteca Digital, clique
em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo
para elaboração de Trabalho Acadêmico”;
b) Este trabalho deverá ser redigido na seguinte estrutura: capa de abertura, descrição separada
de cada um dos itens solicitados na SGA, acompanhada do detalhamento solicitado para cada
um desses itens;
c) A postagem do arquivo final relacionado a PTI no AVA deve ser em um único arquivo, formato
.DOC (Word ou editor de textos);
d) O sistema irá arquivar e disponibilizar para correção apenas o último trabalho encaminhado,
caso você encaminhe um novo arquivo, ele irá sobrepor e apagar o arquivo encaminhado
anteriormente;
e) Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica
(“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto
no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade;
f) O trabalho será realizado individualmente;
g) A capa do trabalho deverá conter o seu nome, sua matrícula, nome do polo e nome do tutor
a distância;
h) Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver
trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da
internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade.
Observe que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e
deve ser evitada no âmbito acadêmico;
i) Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações com o seu
tutor à distância;PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
j) Importante: Não serão aceitos trabalhos enviados em extensão .PDF, somente os trabalhos
elaborados em editor de texto (Word) com extensão .DOC;
k) Atenção aos prazos de postagens, acompanhe o cronograma das datas de postagem e
correção das atividades em seu AVA.
CRITÉRIO AVALIATIVOS
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser
dado pelo tutor eletrônico.
Critério Significado Valor/peso
Coerência, clareza
e coesão
A produção textual apresenta uma linguagem de fácil
compreensão, apresentando os argumentos de modo
claro e coeso.
10%
Aplicação dos
conteúdos
interdisciplinares
no texto
argumentativo
No texto escrito (com as justificativas e
argumentações) as ideias apresentam relação direta
com a situação descrita e explicitam conteúdos
trabalhados nas disciplinas de forma clara.
50% (10% por passo)
Riqueza de
argumentação
As ideias apresentadas no texto (com as justificativas
e argumentações) têm relação direta com o tema e
traduzem uma perspectiva crítica e variedade de
pontos de vista.
20%
Conclusão
Todo o registro de ideias foi feito com um mínimo de
termos, sem repetições ou redundâncias.
10%
Normalização
Respeito às normas da ABNT, respeito a escrita
ortográfica e estrutura solicitada.
10%
Um ótimo trabalho!
Equipe de Professores.
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6321
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ariana gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos