Analise e Desenvolvimento de Sistemas


Participe do fórum, é rápido e fácil

Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Top dos mais postadores
Fernandes (26266)
Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Vote_lcap1Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Voting_bar1Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Vote_rcap1 
elenilton-apostileiros (6321)
Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Vote_lcap1Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Voting_bar1Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Vote_rcap1 
Elenilton (6320)
Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Vote_lcap1Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Voting_bar1Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Vote_rcap1 
jsjunior (1857)
Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Vote_lcap1Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Voting_bar1Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Vote_rcap1 
Professor (541)
Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Vote_lcap1Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Voting_bar1Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Vote_rcap1 
Aninha (477)
Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Vote_lcap1Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Voting_bar1Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Vote_rcap1 
Paulinha (304)
Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Vote_lcap1Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Voting_bar1Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Vote_rcap1 
provasunopar2 (298)
Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Vote_lcap1Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Voting_bar1Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Vote_rcap1 
Braga Jr. (241)
Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Vote_lcap1Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Voting_bar1Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Vote_rcap1 
auxilioacademico2024 (206)
Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Vote_lcap1Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Voting_bar1Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Vote_rcap1 

PAINEL DO USUÁRIO

Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens
Quem está conectado?
131 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 131 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 354 em Seg 5 maio 2014 - 21:37
abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário


Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!”

3 participantes

Ir para baixo

Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Empty Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!”

Mensagem por elenilton-apostileiros Sáb 23 Jul 2022 - 10:28

[Apenas Administradores podem visualizar links]

apostileiros com br

Apostileiros é uma marca registrada junto ao INPI
Whatsapp: 73 9.9992-1633




PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
CURSO: MARKETING DIGITAL
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTIPRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Curso: Marketing Digital Semestres: 3º e 4º
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:
• Instigar os alunos, apoiados nas informações presentes
na BNCC sobre a área da linguagem como ferramenta
norteadora, para o planejamento de atividades
diferenciadas.
• Relacionar teoria e prática, a fim de proporcionar
embasamento para atuação em atividades
extracurriculares.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o
autoaprendizado.
• Favorecer a aprendizagem.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a
solução de problemas práticos relativos à profissão.
Prezado aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática
Aplicativo (App): “É dia de feira!”. Com essa temática objetivamos possibilitar a você, estudante, a
aprendizagem interdisciplinar de conteúdos contemplados nas disciplinas desse semestre.
Neste trabalho você desenvolverá a atitude de investigação e prática, sistematizando
julgamentos baseados em critérios e padrões qualitativos e quantitativos relacionados a uma
situação geradora de aprendizagem (SGA) e embasados em conhecimentos construídos em cada
disciplina.
A seguir apresentamos as orientações.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. O trabalho será realizado individualmente.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta
específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem,
conforme disposto no AVA. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.
3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Instituição, sendo organizado
no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto,
espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências,
entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.
4. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos
aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos
plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a
prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada
no âmbito acadêmico.
5. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma
hipótese, trabalhos enviados em PDF.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
O desperdício de alimentos é algo que vivenciamos em nosso cotidiano, quem nunca deixou
um legume, verdura ou fruta esquecido na geladeira e este acabou estragando?
Segundo o site “Eco Response” o relatório “Índice de desperdício de alimentos” apontou
que há um número alarmante de desperdício de alimentos nas residências, ou seja, dentro de nossas
casas. O índice demonstra que 17% de toda a produção de alimentos foi para o lixo, cerca de 931
milhões de toneladas.
Mas, você pode se perguntar, quanto desta quantidade seria desperdiçada dentro de casa,
no uso doméstico? E é aqui que o susto acontece, pois de acordo com o “Eco Response”, a ONU
(Organização das Nações Unidas) afirma que 60% de todo o desperdício de alimentos no mundo é
residencial.
O desperdício acontece não somente por aquelas frutas esquecidas ou verduras que foram
deixadas na geladeira, mas também pelo fato das pessoas não reutilizarem (ou não saberem como
reutilizar) sobras dos alimentos, como caules, ramos, cascas e até mesmo sementes (em alguns
casos).PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Neste sentido, nasce a ideia do seu aplicativo “É dia de feira”, o qual visa evitar o desperdício
dos alimentos enviando lembretes para as pessoas de que o tomate que foi comprado há alguns dias
ainda está na geladeira e precisa ser usado.
O aplicativo funciona por fotos, você tira foto do produto que comprou, por exemplo um
cacho de bananas, e o aplicativo irá informar a você a melhor forma de armazenamento, em quantos
dias você deve comê-las, algumas receitas com as frutas e a melhor forma de utilizar seus resíduos.
Com o passar dos dias o aplicativo enviará notificações aos usuários informando que a
banana já está bem madura e quais as melhores formas de consumir, um exemplo seria a notificação
“a banana já está bem madurinha, caso não coma, congele-as e faça um delicioso sorvete!” e junto
o usuário teria a receita do sorvete para consultar. Ou, a notificação “você guardou as cascas das
bananas? Que tal uma farofa com ‘carne de casca de banana’ para experimentar”? Acompanhando
a receitinha para a pessoa poder executar e experimentar este prato.
Logo, o aplicativo visa eliminar desperdício, ajudar o usuário a se organizar em suas compras
e oferecer ideias e novos formatos saudáveis de alimentação e reutilização dos alimentos, os quais
anteriormente seriam descartados.
O aplicativo “É dia de feira” quer mudar o mundo começando de dentro da sua casa!
Agora, é com você!
Referência
ECORESPONSE. Portal. Desperdício de alimentos: você conhece os impactos e sabe como evitá-lo?
2021. Disponível em: <https://www.ecoresponse.com.br/blog/noticia-interna/desperdicioalimentos-
240#:~:text=Segundo%20estudos%20da%20ONU%2C%20cerca,depois%20foi%20para%20o%20lixo
%3F>https://www.ecoresponse.com.br/blog/noticia-interna/desperdicio-alimentos%3e. Acessado em 24
de Junho de 2022.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Tarefas
O desafio é desenvolver as atividades propostas na SGA! E, agora que você já sabe desta
missão, elabore um relatório de alinhamento das funções e posicionamento do aplicativo, no qual
deverá ser apresentado obrigatoriamente os passos descritos a seguir.
Passo 1
É necessário aumentar a popularidade do aplicativo e, consequentemente, um maior
número de usuários engajados com a proposta do “É dia de feira”. Logo, é importante conhecer o
público-alvo e suas formas de trafegar na internet.
Sabendo que o público-alvo é formado por pessoas de 25-45 anos, que são ativos
digitalmente, possuem o hábito de ficarem conectados via celular e em média passam de 2 a 3 horas
por dia conectados. Para tal, se mostra importante aumentar a divulgação e formas de
impulsionamento do mesmo.
Neste contexto responda:
A. Em quais redes sociais você divulgaria o aplicativo e por quais motivos escolheria estas redes?
Cite a rede social e detalhe o porquê.
B. Você utilizaria tráfego pago? Por quais motivos? Cite quais estratégias de tráfego pago
adotaria e discorra em 3 linhas ao menos.
Passo 2
Para que o aplicativo se popularize será necessário a adoção de algumas ações que visem engajar os
usuários do app e novos usuários a utilizar o “É dia de feira”. O engajamento é o que irá demonstrar
a expectativa dos usuários em relação à sua experiência de uso do aplicativo, aplicado em seu dia a
dia. Logo, responda:
A. Qual prática de engajamento você adotaria seja para prospectar novos usuários ou manter os
que já utilizam o app? Escolha uma prática e descreva.
B. Monte uma postagem de engajamento (escolhida na resposta da letra A) no site Canva (gratuito),
voltada para veiculação via Instagram e insira-a como imagem abaixo (o tamanho da imagem
colada aqui deve ocupar menos de meia página). Acesso em <https://www.canva.com/>.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Passo 3
Na postagem voltada para o aumento do engajamento na rede social “Instagram” montada no “Passo
2” é necessário que exista uma legenda abaixo da imagem que será postada. Esta legenda deve
chamar o usuário para a ação, logo a sua escrita deve ser condizente com o público-alvo e, ao mesmo
tempo, engajadora, atrativa e que gera conexão.
Portanto, elabore uma legenda para a imagem de engajamento que será postada na rede social
Instagram com a finalidade de engajar com o usuário do aplicativo através da escrita. Estimule a
criatividade e redija a legenda em até 4 linhas. Ah, não esqueça das características deste públicoalvo!
Passo 4
Para que o app “É dia de feira” possa ser melhorado constantemente é importante ter um bom canal
de comunicação com o público-alvo, no qual seus consumidores possam interagir com a “marca”
criada.
Como você criaria canais de interação com seus usuários, no qual eles poderiam estreitar laços com
o app e, principalmente, sugerir melhorias na usabilidade do app? Descreva estes canais e como a
comunicação aconteceria.
Passo 5
Quais melhorias você implementaria no aplicativo “É dia de feira” focando em impactos
socioambientais? Cite duas possibilidades de inserção de melhorias dentro da própria plataforma
do app que impulsionariam a ideologia criada e defendida pelo mesmo, a qual foca em: menos
desperdício, maior aproveitamento dos alimentos, alimentação saudável e nutritiva e criação de
consciência do impacto que nossos hábitos na sociedade e na natureza.
Boa atividade!PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
AVALIAÇÃO
A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise
do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:
• Normalização correta do trabalho, com atendimento ao número de páginas solicitadas.
• Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução,
desenvolvimento e conclusão).
• Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.
• Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade,
criatividade, originalidade e autenticidade.
• Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente
citados.
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas
dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta
oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.
Bom trabalho!
Equipe de professores
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6321
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Empty Re: Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!”

Mensagem por elenilton-apostileiros Qui 18 Ago 2022 - 10:29

elenilton-apostileiros escreveu:[Apenas Administradores podem visualizar links]

apostileiros com br

Apostileiros é uma marca registrada junto ao INPI
Whatsapp: 73 9.9992-1633




PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
CURSO: MARKETING DIGITAL
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTIPRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Curso: Marketing Digital Semestres: 3º e 4º
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:
• Instigar os alunos, apoiados nas informações presentes
na BNCC sobre a área da linguagem como ferramenta
norteadora, para o planejamento de atividades
diferenciadas.
• Relacionar teoria e prática, a fim de proporcionar
embasamento para atuação em atividades
extracurriculares.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o
autoaprendizado.
• Favorecer a aprendizagem.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a
solução de problemas práticos relativos à profissão.
Prezado aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática
Aplicativo (App): “É dia de feira!”. Com essa temática objetivamos possibilitar a você, estudante, a
aprendizagem interdisciplinar de conteúdos contemplados nas disciplinas desse semestre.
Neste trabalho você desenvolverá a atitude de investigação e prática, sistematizando
julgamentos baseados em critérios e padrões qualitativos e quantitativos relacionados a uma
situação geradora de aprendizagem (SGA) e embasados em conhecimentos construídos em cada
disciplina.
A seguir apresentamos as orientações.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. O trabalho será realizado individualmente.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta
específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem,
conforme disposto no AVA. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.
3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Instituição, sendo organizado
no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto,
espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências,
entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.
4. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos
aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos
plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a
prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada
no âmbito acadêmico.
5. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma
hipótese, trabalhos enviados em PDF.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
O desperdício de alimentos é algo que vivenciamos em nosso cotidiano, quem nunca deixou
um legume, verdura ou fruta esquecido na geladeira e este acabou estragando?
Segundo o site “Eco Response” o relatório “Índice de desperdício de alimentos” apontou
que há um número alarmante de desperdício de alimentos nas residências, ou seja, dentro de nossas
casas. O índice demonstra que 17% de toda a produção de alimentos foi para o lixo, cerca de 931
milhões de toneladas.
Mas, você pode se perguntar, quanto desta quantidade seria desperdiçada dentro de casa,
no uso doméstico? E é aqui que o susto acontece, pois de acordo com o “Eco Response”, a ONU
(Organização das Nações Unidas) afirma que 60% de todo o desperdício de alimentos no mundo é
residencial.
O desperdício acontece não somente por aquelas frutas esquecidas ou verduras que foram
deixadas na geladeira, mas também pelo fato das pessoas não reutilizarem (ou não saberem como
reutilizar) sobras dos alimentos, como caules, ramos, cascas e até mesmo sementes (em alguns
casos).PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Neste sentido, nasce a ideia do seu aplicativo “É dia de feira”, o qual visa evitar o desperdício
dos alimentos enviando lembretes para as pessoas de que o tomate que foi comprado há alguns dias
ainda está na geladeira e precisa ser usado.
O aplicativo funciona por fotos, você tira foto do produto que comprou, por exemplo um
cacho de bananas, e o aplicativo irá informar a você a melhor forma de armazenamento, em quantos
dias você deve comê-las, algumas receitas com as frutas e a melhor forma de utilizar seus resíduos.
Com o passar dos dias o aplicativo enviará notificações aos usuários informando que a
banana já está bem madura e quais as melhores formas de consumir, um exemplo seria a notificação
“a banana já está bem madurinha, caso não coma, congele-as e faça um delicioso sorvete!” e junto
o usuário teria a receita do sorvete para consultar. Ou, a notificação “você guardou as cascas das
bananas? Que tal uma farofa com ‘carne de casca de banana’ para experimentar”? Acompanhando
a receitinha para a pessoa poder executar e experimentar este prato.
Logo, o aplicativo visa eliminar desperdício, ajudar o usuário a se organizar em suas compras
e oferecer ideias e novos formatos saudáveis de alimentação e reutilização dos alimentos, os quais
anteriormente seriam descartados.
O aplicativo “É dia de feira” quer mudar o mundo começando de dentro da sua casa!
Agora, é com você!
Referência
ECORESPONSE. Portal. Desperdício de alimentos: você conhece os impactos e sabe como evitá-lo?
2021. Disponível em: <https://www.ecoresponse.com.br/blog/noticia-interna/desperdicioalimentos-
240#:~:text=Segundo%20estudos%20da%20ONU%2C%20cerca,depois%20foi%20para%20o%20lixo
%3F>https://www.ecoresponse.com.br/blog/noticia-interna/desperdicio-alimentos%3e. Acessado em 24
de Junho de 2022.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Tarefas
O desafio é desenvolver as atividades propostas na SGA! E, agora que você já sabe desta
missão, elabore um relatório de alinhamento das funções e posicionamento do aplicativo, no qual
deverá ser apresentado obrigatoriamente os passos descritos a seguir.
Passo 1
É necessário aumentar a popularidade do aplicativo e, consequentemente, um maior
número de usuários engajados com a proposta do “É dia de feira”. Logo, é importante conhecer o
público-alvo e suas formas de trafegar na internet.
Sabendo que o público-alvo é formado por pessoas de 25-45 anos, que são ativos
digitalmente, possuem o hábito de ficarem conectados via celular e em média passam de 2 a 3 horas
por dia conectados. Para tal, se mostra importante aumentar a divulgação e formas de
impulsionamento do mesmo.
Neste contexto responda:
A. Em quais redes sociais você divulgaria o aplicativo e por quais motivos escolheria estas redes?
Cite a rede social e detalhe o porquê.
B. Você utilizaria tráfego pago? Por quais motivos? Cite quais estratégias de tráfego pago
adotaria e discorra em 3 linhas ao menos.
Passo 2
Para que o aplicativo se popularize será necessário a adoção de algumas ações que visem engajar os
usuários do app e novos usuários a utilizar o “É dia de feira”. O engajamento é o que irá demonstrar
a expectativa dos usuários em relação à sua experiência de uso do aplicativo, aplicado em seu dia a
dia. Logo, responda:
A. Qual prática de engajamento você adotaria seja para prospectar novos usuários ou manter os
que já utilizam o app? Escolha uma prática e descreva.
B. Monte uma postagem de engajamento (escolhida na resposta da letra A) no site Canva (gratuito),
voltada para veiculação via Instagram e insira-a como imagem abaixo (o tamanho da imagem
colada aqui deve ocupar menos de meia página). Acesso em <https://www.canva.com/>.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Passo 3
Na postagem voltada para o aumento do engajamento na rede social “Instagram” montada no “Passo
2” é necessário que exista uma legenda abaixo da imagem que será postada. Esta legenda deve
chamar o usuário para a ação, logo a sua escrita deve ser condizente com o público-alvo e, ao mesmo
tempo, engajadora, atrativa e que gera conexão.
Portanto, elabore uma legenda para a imagem de engajamento que será postada na rede social
Instagram com a finalidade de engajar com o usuário do aplicativo através da escrita. Estimule a
criatividade e redija a legenda em até 4 linhas. Ah, não esqueça das características deste públicoalvo!
Passo 4
Para que o app “É dia de feira” possa ser melhorado constantemente é importante ter um bom canal
de comunicação com o público-alvo, no qual seus consumidores possam interagir com a “marca”
criada.
Como você criaria canais de interação com seus usuários, no qual eles poderiam estreitar laços com
o app e, principalmente, sugerir melhorias na usabilidade do app? Descreva estes canais e como a
comunicação aconteceria.
Passo 5
Quais melhorias você implementaria no aplicativo “É dia de feira” focando em impactos
socioambientais? Cite duas possibilidades de inserção de melhorias dentro da própria plataforma
do app que impulsionariam a ideologia criada e defendida pelo mesmo, a qual foca em: menos
desperdício, maior aproveitamento dos alimentos, alimentação saudável e nutritiva e criação de
consciência do impacto que nossos hábitos na sociedade e na natureza.
Boa atividade!PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
AVALIAÇÃO
A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise
do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:
• Normalização correta do trabalho, com atendimento ao número de páginas solicitadas.
• Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução,
desenvolvimento e conclusão).
• Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.
• Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade,
criatividade, originalidade e autenticidade.
• Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente
citados.
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas
dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta
oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.
Bom trabalho!
Equipe de professores
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6321
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Empty Re: Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!”

Mensagem por elenilton-apostileiros Qui 18 Ago 2022 - 10:44

elenilton-apostileiros escreveu:[Apenas Administradores podem visualizar links]

apostileiros com br

Apostileiros é uma marca registrada junto ao INPI
Whatsapp: 73 9.9992-1633




PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
CURSO: MARKETING DIGITAL
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTIPRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Curso: Marketing Digital Semestres: 3º e 4º
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:
• Instigar os alunos, apoiados nas informações presentes
na BNCC sobre a área da linguagem como ferramenta
norteadora, para o planejamento de atividades
diferenciadas.
• Relacionar teoria e prática, a fim de proporcionar
embasamento para atuação em atividades
extracurriculares.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o
autoaprendizado.
• Favorecer a aprendizagem.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a
solução de problemas práticos relativos à profissão.
Prezado aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática
Aplicativo (App): “É dia de feira!”. Com essa temática objetivamos possibilitar a você, estudante, a
aprendizagem interdisciplinar de conteúdos contemplados nas disciplinas desse semestre.
Neste trabalho você desenvolverá a atitude de investigação e prática, sistematizando
julgamentos baseados em critérios e padrões qualitativos e quantitativos relacionados a uma
situação geradora de aprendizagem (SGA) e embasados em conhecimentos construídos em cada
disciplina.
A seguir apresentamos as orientações.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. O trabalho será realizado individualmente.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta
específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem,
conforme disposto no AVA. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.
3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Instituição, sendo organizado
no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto,
espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências,
entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.
4. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos
aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos
plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a
prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada
no âmbito acadêmico.
5. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma
hipótese, trabalhos enviados em PDF.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
O desperdício de alimentos é algo que vivenciamos em nosso cotidiano, quem nunca deixou
um legume, verdura ou fruta esquecido na geladeira e este acabou estragando?
Segundo o site “Eco Response” o relatório “Índice de desperdício de alimentos” apontou
que há um número alarmante de desperdício de alimentos nas residências, ou seja, dentro de nossas
casas. O índice demonstra que 17% de toda a produção de alimentos foi para o lixo, cerca de 931
milhões de toneladas.
Mas, você pode se perguntar, quanto desta quantidade seria desperdiçada dentro de casa,
no uso doméstico? E é aqui que o susto acontece, pois de acordo com o “Eco Response”, a ONU
(Organização das Nações Unidas) afirma que 60% de todo o desperdício de alimentos no mundo é
residencial.
O desperdício acontece não somente por aquelas frutas esquecidas ou verduras que foram
deixadas na geladeira, mas também pelo fato das pessoas não reutilizarem (ou não saberem como
reutilizar) sobras dos alimentos, como caules, ramos, cascas e até mesmo sementes (em alguns
casos).PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Neste sentido, nasce a ideia do seu aplicativo “É dia de feira”, o qual visa evitar o desperdício
dos alimentos enviando lembretes para as pessoas de que o tomate que foi comprado há alguns dias
ainda está na geladeira e precisa ser usado.
O aplicativo funciona por fotos, você tira foto do produto que comprou, por exemplo um
cacho de bananas, e o aplicativo irá informar a você a melhor forma de armazenamento, em quantos
dias você deve comê-las, algumas receitas com as frutas e a melhor forma de utilizar seus resíduos.
Com o passar dos dias o aplicativo enviará notificações aos usuários informando que a
banana já está bem madura e quais as melhores formas de consumir, um exemplo seria a notificação
“a banana já está bem madurinha, caso não coma, congele-as e faça um delicioso sorvete!” e junto
o usuário teria a receita do sorvete para consultar. Ou, a notificação “você guardou as cascas das
bananas? Que tal uma farofa com ‘carne de casca de banana’ para experimentar”? Acompanhando
a receitinha para a pessoa poder executar e experimentar este prato.
Logo, o aplicativo visa eliminar desperdício, ajudar o usuário a se organizar em suas compras
e oferecer ideias e novos formatos saudáveis de alimentação e reutilização dos alimentos, os quais
anteriormente seriam descartados.
O aplicativo “É dia de feira” quer mudar o mundo começando de dentro da sua casa!
Agora, é com você!
Referência
ECORESPONSE. Portal. Desperdício de alimentos: você conhece os impactos e sabe como evitá-lo?
2021. Disponível em: <https://www.ecoresponse.com.br/blog/noticia-interna/desperdicioalimentos-
240#:~:text=Segundo%20estudos%20da%20ONU%2C%20cerca,depois%20foi%20para%20o%20lixo
%3F>https://www.ecoresponse.com.br/blog/noticia-interna/desperdicio-alimentos%3e. Acessado em 24
de Junho de 2022.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Tarefas
O desafio é desenvolver as atividades propostas na SGA! E, agora que você já sabe desta
missão, elabore um relatório de alinhamento das funções e posicionamento do aplicativo, no qual
deverá ser apresentado obrigatoriamente os passos descritos a seguir.
Passo 1
É necessário aumentar a popularidade do aplicativo e, consequentemente, um maior
número de usuários engajados com a proposta do “É dia de feira”. Logo, é importante conhecer o
público-alvo e suas formas de trafegar na internet.
Sabendo que o público-alvo é formado por pessoas de 25-45 anos, que são ativos
digitalmente, possuem o hábito de ficarem conectados via celular e em média passam de 2 a 3 horas
por dia conectados. Para tal, se mostra importante aumentar a divulgação e formas de
impulsionamento do mesmo.
Neste contexto responda:
A. Em quais redes sociais você divulgaria o aplicativo e por quais motivos escolheria estas redes?
Cite a rede social e detalhe o porquê.
B. Você utilizaria tráfego pago? Por quais motivos? Cite quais estratégias de tráfego pago
adotaria e discorra em 3 linhas ao menos.
Passo 2
Para que o aplicativo se popularize será necessário a adoção de algumas ações que visem engajar os
usuários do app e novos usuários a utilizar o “É dia de feira”. O engajamento é o que irá demonstrar
a expectativa dos usuários em relação à sua experiência de uso do aplicativo, aplicado em seu dia a
dia. Logo, responda:
A. Qual prática de engajamento você adotaria seja para prospectar novos usuários ou manter os
que já utilizam o app? Escolha uma prática e descreva.
B. Monte uma postagem de engajamento (escolhida na resposta da letra A) no site Canva (gratuito),
voltada para veiculação via Instagram e insira-a como imagem abaixo (o tamanho da imagem
colada aqui deve ocupar menos de meia página). Acesso em <https://www.canva.com/>.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Passo 3
Na postagem voltada para o aumento do engajamento na rede social “Instagram” montada no “Passo
2” é necessário que exista uma legenda abaixo da imagem que será postada. Esta legenda deve
chamar o usuário para a ação, logo a sua escrita deve ser condizente com o público-alvo e, ao mesmo
tempo, engajadora, atrativa e que gera conexão.
Portanto, elabore uma legenda para a imagem de engajamento que será postada na rede social
Instagram com a finalidade de engajar com o usuário do aplicativo através da escrita. Estimule a
criatividade e redija a legenda em até 4 linhas. Ah, não esqueça das características deste públicoalvo!
Passo 4
Para que o app “É dia de feira” possa ser melhorado constantemente é importante ter um bom canal
de comunicação com o público-alvo, no qual seus consumidores possam interagir com a “marca”
criada.
Como você criaria canais de interação com seus usuários, no qual eles poderiam estreitar laços com
o app e, principalmente, sugerir melhorias na usabilidade do app? Descreva estes canais e como a
comunicação aconteceria.
Passo 5
Quais melhorias você implementaria no aplicativo “É dia de feira” focando em impactos
socioambientais? Cite duas possibilidades de inserção de melhorias dentro da própria plataforma
do app que impulsionariam a ideologia criada e defendida pelo mesmo, a qual foca em: menos
desperdício, maior aproveitamento dos alimentos, alimentação saudável e nutritiva e criação de
consciência do impacto que nossos hábitos na sociedade e na natureza.
Boa atividade!PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
AVALIAÇÃO
A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise
do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:
• Normalização correta do trabalho, com atendimento ao número de páginas solicitadas.
• Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução,
desenvolvimento e conclusão).
• Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.
• Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade,
criatividade, originalidade e autenticidade.
• Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente
citados.
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas
dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta
oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.
Bom trabalho!
Equipe de professores
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6321
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Empty Re: Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!”

Mensagem por elenilton-apostileiros Ter 30 Ago 2022 - 11:58

..
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6321
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Empty Re: Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!”

Mensagem por elenilton-apostileiros Qua 28 Set 2022 - 11:19

..
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6321
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Empty Re: Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!”

Mensagem por elenilton-apostileiros Sáb 22 Out 2022 - 10:42

Precisa de ajuda com seus trabalhos acadêmicos?

#portfolio #unoparead #anhanguera #ead #portfolioead #abnt #portfoliounopar #portfolioanhanguera #portfoliopronto

Trabalhos pré-prontos ou elaborados exclusivos (sob encomenda)

apostileiros com br

[Apenas Administradores podem visualizar links] - Desde 2013 apoiando acadêmicos
(marca registrada junto ao INPI)



portfolio, unoparead, anhanguera, ead, portfolioead, abnt , portfoliounopar, portfolioanhanguera, portfoliopronto, anhangueraead,colaborar anhanguera,colaborar 2022,atividade interdisciplinar,portifólio, faveni, tcc, artigo cientifico, estagio supervisionado


PADRÃO: Trabalho completo, vendido igual para todos + correção após postagem no AVA e feedback do tutor online

EXCLUSIVO: Trabalho único para cada comprador + correção após postagem no AVA e feedback do tutor online.
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6321
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Empty Re: Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!”

Mensagem por elenilton-apostileiros Dom 23 Out 2022 - 22:48

elenilton-apostileiros escreveu:[Apenas Administradores podem visualizar links]

apostileiros com br

Apostileiros é uma marca registrada junto ao INPI
Whatsapp: 73 9.9992-1633




PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
CURSO: MARKETING DIGITAL
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTIPRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Curso: Marketing Digital Semestres: 3º e 4º
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:
• Instigar os alunos, apoiados nas informações presentes
na BNCC sobre a área da linguagem como ferramenta
norteadora, para o planejamento de atividades
diferenciadas.
• Relacionar teoria e prática, a fim de proporcionar
embasamento para atuação em atividades
extracurriculares.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o
autoaprendizado.
• Favorecer a aprendizagem.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a
solução de problemas práticos relativos à profissão.
Prezado aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática
Aplicativo (App): “É dia de feira!”. Com essa temática objetivamos possibilitar a você, estudante, a
aprendizagem interdisciplinar de conteúdos contemplados nas disciplinas desse semestre.
Neste trabalho você desenvolverá a atitude de investigação e prática, sistematizando
julgamentos baseados em critérios e padrões qualitativos e quantitativos relacionados a uma
situação geradora de aprendizagem (SGA) e embasados em conhecimentos construídos em cada
disciplina.
A seguir apresentamos as orientações.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. O trabalho será realizado individualmente.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta
específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem,
conforme disposto no AVA. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.
3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Instituição, sendo organizado
no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto,
espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências,
entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.
4. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos
aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos
plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a
prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada
no âmbito acadêmico.
5. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma
hipótese, trabalhos enviados em PDF.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
O desperdício de alimentos é algo que vivenciamos em nosso cotidiano, quem nunca deixou
um legume, verdura ou fruta esquecido na geladeira e este acabou estragando?
Segundo o site “Eco Response” o relatório “Índice de desperdício de alimentos” apontou
que há um número alarmante de desperdício de alimentos nas residências, ou seja, dentro de nossas
casas. O índice demonstra que 17% de toda a produção de alimentos foi para o lixo, cerca de 931
milhões de toneladas.
Mas, você pode se perguntar, quanto desta quantidade seria desperdiçada dentro de casa,
no uso doméstico? E é aqui que o susto acontece, pois de acordo com o “Eco Response”, a ONU
(Organização das Nações Unidas) afirma que 60% de todo o desperdício de alimentos no mundo é
residencial.
O desperdício acontece não somente por aquelas frutas esquecidas ou verduras que foram
deixadas na geladeira, mas também pelo fato das pessoas não reutilizarem (ou não saberem como
reutilizar) sobras dos alimentos, como caules, ramos, cascas e até mesmo sementes (em alguns
casos).PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Neste sentido, nasce a ideia do seu aplicativo “É dia de feira”, o qual visa evitar o desperdício
dos alimentos enviando lembretes para as pessoas de que o tomate que foi comprado há alguns dias
ainda está na geladeira e precisa ser usado.
O aplicativo funciona por fotos, você tira foto do produto que comprou, por exemplo um
cacho de bananas, e o aplicativo irá informar a você a melhor forma de armazenamento, em quantos
dias você deve comê-las, algumas receitas com as frutas e a melhor forma de utilizar seus resíduos.
Com o passar dos dias o aplicativo enviará notificações aos usuários informando que a
banana já está bem madura e quais as melhores formas de consumir, um exemplo seria a notificação
“a banana já está bem madurinha, caso não coma, congele-as e faça um delicioso sorvete!” e junto
o usuário teria a receita do sorvete para consultar. Ou, a notificação “você guardou as cascas das
bananas? Que tal uma farofa com ‘carne de casca de banana’ para experimentar”? Acompanhando
a receitinha para a pessoa poder executar e experimentar este prato.
Logo, o aplicativo visa eliminar desperdício, ajudar o usuário a se organizar em suas compras
e oferecer ideias e novos formatos saudáveis de alimentação e reutilização dos alimentos, os quais
anteriormente seriam descartados.
O aplicativo “É dia de feira” quer mudar o mundo começando de dentro da sua casa!
Agora, é com você!
Referência
ECORESPONSE. Portal. Desperdício de alimentos: você conhece os impactos e sabe como evitá-lo?
2021. Disponível em: <https://www.ecoresponse.com.br/blog/noticia-interna/desperdicioalimentos-
240#:~:text=Segundo%20estudos%20da%20ONU%2C%20cerca,depois%20foi%20para%20o%20lixo
%3F>https://www.ecoresponse.com.br/blog/noticia-interna/desperdicio-alimentos%3e. Acessado em 24
de Junho de 2022.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Tarefas
O desafio é desenvolver as atividades propostas na SGA! E, agora que você já sabe desta
missão, elabore um relatório de alinhamento das funções e posicionamento do aplicativo, no qual
deverá ser apresentado obrigatoriamente os passos descritos a seguir.
Passo 1
É necessário aumentar a popularidade do aplicativo e, consequentemente, um maior
número de usuários engajados com a proposta do “É dia de feira”. Logo, é importante conhecer o
público-alvo e suas formas de trafegar na internet.
Sabendo que o público-alvo é formado por pessoas de 25-45 anos, que são ativos
digitalmente, possuem o hábito de ficarem conectados via celular e em média passam de 2 a 3 horas
por dia conectados. Para tal, se mostra importante aumentar a divulgação e formas de
impulsionamento do mesmo.
Neste contexto responda:
A. Em quais redes sociais você divulgaria o aplicativo e por quais motivos escolheria estas redes?
Cite a rede social e detalhe o porquê.
B. Você utilizaria tráfego pago? Por quais motivos? Cite quais estratégias de tráfego pago
adotaria e discorra em 3 linhas ao menos.
Passo 2
Para que o aplicativo se popularize será necessário a adoção de algumas ações que visem engajar os
usuários do app e novos usuários a utilizar o “É dia de feira”. O engajamento é o que irá demonstrar
a expectativa dos usuários em relação à sua experiência de uso do aplicativo, aplicado em seu dia a
dia. Logo, responda:
A. Qual prática de engajamento você adotaria seja para prospectar novos usuários ou manter os
que já utilizam o app? Escolha uma prática e descreva.
B. Monte uma postagem de engajamento (escolhida na resposta da letra A) no site Canva (gratuito),
voltada para veiculação via Instagram e insira-a como imagem abaixo (o tamanho da imagem
colada aqui deve ocupar menos de meia página). Acesso em <https://www.canva.com/>.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Passo 3
Na postagem voltada para o aumento do engajamento na rede social “Instagram” montada no “Passo
2” é necessário que exista uma legenda abaixo da imagem que será postada. Esta legenda deve
chamar o usuário para a ação, logo a sua escrita deve ser condizente com o público-alvo e, ao mesmo
tempo, engajadora, atrativa e que gera conexão.
Portanto, elabore uma legenda para a imagem de engajamento que será postada na rede social
Instagram com a finalidade de engajar com o usuário do aplicativo através da escrita. Estimule a
criatividade e redija a legenda em até 4 linhas. Ah, não esqueça das características deste públicoalvo!
Passo 4
Para que o app “É dia de feira” possa ser melhorado constantemente é importante ter um bom canal
de comunicação com o público-alvo, no qual seus consumidores possam interagir com a “marca”
criada.
Como você criaria canais de interação com seus usuários, no qual eles poderiam estreitar laços com
o app e, principalmente, sugerir melhorias na usabilidade do app? Descreva estes canais e como a
comunicação aconteceria.
Passo 5
Quais melhorias você implementaria no aplicativo “É dia de feira” focando em impactos
socioambientais? Cite duas possibilidades de inserção de melhorias dentro da própria plataforma
do app que impulsionariam a ideologia criada e defendida pelo mesmo, a qual foca em: menos
desperdício, maior aproveitamento dos alimentos, alimentação saudável e nutritiva e criação de
consciência do impacto que nossos hábitos na sociedade e na natureza.
Boa atividade!PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
AVALIAÇÃO
A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise
do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:
• Normalização correta do trabalho, com atendimento ao número de páginas solicitadas.
• Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução,
desenvolvimento e conclusão).
• Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.
• Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade,
criatividade, originalidade e autenticidade.
• Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente
citados.
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas
dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta
oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.
Bom trabalho!
Equipe de professores
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6321
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Empty Re: Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!”

Mensagem por elenilton-apostileiros Qua 26 Out 2022 - 22:03

elenilton-apostileiros escreveu:[Apenas Administradores podem visualizar links]

apostileiros com br

Apostileiros é uma marca registrada junto ao INPI
Whatsapp: 73 9.9992-1633




PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
CURSO: MARKETING DIGITAL
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTIPRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Curso: Marketing Digital Semestres: 3º e 4º
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:
• Instigar os alunos, apoiados nas informações presentes
na BNCC sobre a área da linguagem como ferramenta
norteadora, para o planejamento de atividades
diferenciadas.
• Relacionar teoria e prática, a fim de proporcionar
embasamento para atuação em atividades
extracurriculares.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o
autoaprendizado.
• Favorecer a aprendizagem.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a
solução de problemas práticos relativos à profissão.
Prezado aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática
Aplicativo (App): “É dia de feira!”. Com essa temática objetivamos possibilitar a você, estudante, a
aprendizagem interdisciplinar de conteúdos contemplados nas disciplinas desse semestre.
Neste trabalho você desenvolverá a atitude de investigação e prática, sistematizando
julgamentos baseados em critérios e padrões qualitativos e quantitativos relacionados a uma
situação geradora de aprendizagem (SGA) e embasados em conhecimentos construídos em cada
disciplina.
A seguir apresentamos as orientações.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. O trabalho será realizado individualmente.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta
específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem,
conforme disposto no AVA. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.
3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Instituição, sendo organizado
no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto,
espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências,
entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.
4. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos
aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos
plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a
prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada
no âmbito acadêmico.
5. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma
hipótese, trabalhos enviados em PDF.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
O desperdício de alimentos é algo que vivenciamos em nosso cotidiano, quem nunca deixou
um legume, verdura ou fruta esquecido na geladeira e este acabou estragando?
Segundo o site “Eco Response” o relatório “Índice de desperdício de alimentos” apontou
que há um número alarmante de desperdício de alimentos nas residências, ou seja, dentro de nossas
casas. O índice demonstra que 17% de toda a produção de alimentos foi para o lixo, cerca de 931
milhões de toneladas.
Mas, você pode se perguntar, quanto desta quantidade seria desperdiçada dentro de casa,
no uso doméstico? E é aqui que o susto acontece, pois de acordo com o “Eco Response”, a ONU
(Organização das Nações Unidas) afirma que 60% de todo o desperdício de alimentos no mundo é
residencial.
O desperdício acontece não somente por aquelas frutas esquecidas ou verduras que foram
deixadas na geladeira, mas também pelo fato das pessoas não reutilizarem (ou não saberem como
reutilizar) sobras dos alimentos, como caules, ramos, cascas e até mesmo sementes (em alguns
casos).PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Neste sentido, nasce a ideia do seu aplicativo “É dia de feira”, o qual visa evitar o desperdício
dos alimentos enviando lembretes para as pessoas de que o tomate que foi comprado há alguns dias
ainda está na geladeira e precisa ser usado.
O aplicativo funciona por fotos, você tira foto do produto que comprou, por exemplo um
cacho de bananas, e o aplicativo irá informar a você a melhor forma de armazenamento, em quantos
dias você deve comê-las, algumas receitas com as frutas e a melhor forma de utilizar seus resíduos.
Com o passar dos dias o aplicativo enviará notificações aos usuários informando que a
banana já está bem madura e quais as melhores formas de consumir, um exemplo seria a notificação
“a banana já está bem madurinha, caso não coma, congele-as e faça um delicioso sorvete!” e junto
o usuário teria a receita do sorvete para consultar. Ou, a notificação “você guardou as cascas das
bananas? Que tal uma farofa com ‘carne de casca de banana’ para experimentar”? Acompanhando
a receitinha para a pessoa poder executar e experimentar este prato.
Logo, o aplicativo visa eliminar desperdício, ajudar o usuário a se organizar em suas compras
e oferecer ideias e novos formatos saudáveis de alimentação e reutilização dos alimentos, os quais
anteriormente seriam descartados.
O aplicativo “É dia de feira” quer mudar o mundo começando de dentro da sua casa!
Agora, é com você!
Referência
ECORESPONSE. Portal. Desperdício de alimentos: você conhece os impactos e sabe como evitá-lo?
2021. Disponível em: <https://www.ecoresponse.com.br/blog/noticia-interna/desperdicioalimentos-
240#:~:text=Segundo%20estudos%20da%20ONU%2C%20cerca,depois%20foi%20para%20o%20lixo
%3F>https://www.ecoresponse.com.br/blog/noticia-interna/desperdicio-alimentos%3e. Acessado em 24
de Junho de 2022.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Tarefas
O desafio é desenvolver as atividades propostas na SGA! E, agora que você já sabe desta
missão, elabore um relatório de alinhamento das funções e posicionamento do aplicativo, no qual
deverá ser apresentado obrigatoriamente os passos descritos a seguir.
Passo 1
É necessário aumentar a popularidade do aplicativo e, consequentemente, um maior
número de usuários engajados com a proposta do “É dia de feira”. Logo, é importante conhecer o
público-alvo e suas formas de trafegar na internet.
Sabendo que o público-alvo é formado por pessoas de 25-45 anos, que são ativos
digitalmente, possuem o hábito de ficarem conectados via celular e em média passam de 2 a 3 horas
por dia conectados. Para tal, se mostra importante aumentar a divulgação e formas de
impulsionamento do mesmo.
Neste contexto responda:
A. Em quais redes sociais você divulgaria o aplicativo e por quais motivos escolheria estas redes?
Cite a rede social e detalhe o porquê.
B. Você utilizaria tráfego pago? Por quais motivos? Cite quais estratégias de tráfego pago
adotaria e discorra em 3 linhas ao menos.
Passo 2
Para que o aplicativo se popularize será necessário a adoção de algumas ações que visem engajar os
usuários do app e novos usuários a utilizar o “É dia de feira”. O engajamento é o que irá demonstrar
a expectativa dos usuários em relação à sua experiência de uso do aplicativo, aplicado em seu dia a
dia. Logo, responda:
A. Qual prática de engajamento você adotaria seja para prospectar novos usuários ou manter os
que já utilizam o app? Escolha uma prática e descreva.
B. Monte uma postagem de engajamento (escolhida na resposta da letra A) no site Canva (gratuito),
voltada para veiculação via Instagram e insira-a como imagem abaixo (o tamanho da imagem
colada aqui deve ocupar menos de meia página). Acesso em <https://www.canva.com/>.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Passo 3
Na postagem voltada para o aumento do engajamento na rede social “Instagram” montada no “Passo
2” é necessário que exista uma legenda abaixo da imagem que será postada. Esta legenda deve
chamar o usuário para a ação, logo a sua escrita deve ser condizente com o público-alvo e, ao mesmo
tempo, engajadora, atrativa e que gera conexão.
Portanto, elabore uma legenda para a imagem de engajamento que será postada na rede social
Instagram com a finalidade de engajar com o usuário do aplicativo através da escrita. Estimule a
criatividade e redija a legenda em até 4 linhas. Ah, não esqueça das características deste públicoalvo!
Passo 4
Para que o app “É dia de feira” possa ser melhorado constantemente é importante ter um bom canal
de comunicação com o público-alvo, no qual seus consumidores possam interagir com a “marca”
criada.
Como você criaria canais de interação com seus usuários, no qual eles poderiam estreitar laços com
o app e, principalmente, sugerir melhorias na usabilidade do app? Descreva estes canais e como a
comunicação aconteceria.
Passo 5
Quais melhorias você implementaria no aplicativo “É dia de feira” focando em impactos
socioambientais? Cite duas possibilidades de inserção de melhorias dentro da própria plataforma
do app que impulsionariam a ideologia criada e defendida pelo mesmo, a qual foca em: menos
desperdício, maior aproveitamento dos alimentos, alimentação saudável e nutritiva e criação de
consciência do impacto que nossos hábitos na sociedade e na natureza.
Boa atividade!PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
AVALIAÇÃO
A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise
do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:
• Normalização correta do trabalho, com atendimento ao número de páginas solicitadas.
• Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução,
desenvolvimento e conclusão).
• Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.
• Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade,
criatividade, originalidade e autenticidade.
• Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente
citados.
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas
dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta
oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.
Bom trabalho!
Equipe de professores
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6321
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Empty eu quero!

Mensagem por Carolina Medeiros Sex 28 Out 2022 - 11:22

elenilton-apostileiros escreveu:..

Carolina Medeiros
Nivel 0
Nivel 0

Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/10/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Empty Re: Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!”

Mensagem por elenilton-apostileiros Dom 6 Nov 2022 - 14:02

elenilton-apostileiros escreveu:[Apenas Administradores podem visualizar links]

apostileiros com br

Apostileiros é uma marca registrada junto ao INPI
Whatsapp: 73 9.9992-1633




PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
CURSO: MARKETING DIGITAL
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTIPRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Curso: Marketing Digital Semestres: 3º e 4º
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:
• Instigar os alunos, apoiados nas informações presentes
na BNCC sobre a área da linguagem como ferramenta
norteadora, para o planejamento de atividades
diferenciadas.
• Relacionar teoria e prática, a fim de proporcionar
embasamento para atuação em atividades
extracurriculares.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o
autoaprendizado.
• Favorecer a aprendizagem.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a
solução de problemas práticos relativos à profissão.
Prezado aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática
Aplicativo (App): “É dia de feira!”. Com essa temática objetivamos possibilitar a você, estudante, a
aprendizagem interdisciplinar de conteúdos contemplados nas disciplinas desse semestre.
Neste trabalho você desenvolverá a atitude de investigação e prática, sistematizando
julgamentos baseados em critérios e padrões qualitativos e quantitativos relacionados a uma
situação geradora de aprendizagem (SGA) e embasados em conhecimentos construídos em cada
disciplina.
A seguir apresentamos as orientações.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. O trabalho será realizado individualmente.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta
específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem,
conforme disposto no AVA. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.
3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Instituição, sendo organizado
no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto,
espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências,
entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.
4. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos
aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos
plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a
prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada
no âmbito acadêmico.
5. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma
hipótese, trabalhos enviados em PDF.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
O desperdício de alimentos é algo que vivenciamos em nosso cotidiano, quem nunca deixou
um legume, verdura ou fruta esquecido na geladeira e este acabou estragando?
Segundo o site “Eco Response” o relatório “Índice de desperdício de alimentos” apontou
que há um número alarmante de desperdício de alimentos nas residências, ou seja, dentro de nossas
casas. O índice demonstra que 17% de toda a produção de alimentos foi para o lixo, cerca de 931
milhões de toneladas.
Mas, você pode se perguntar, quanto desta quantidade seria desperdiçada dentro de casa,
no uso doméstico? E é aqui que o susto acontece, pois de acordo com o “Eco Response”, a ONU
(Organização das Nações Unidas) afirma que 60% de todo o desperdício de alimentos no mundo é
residencial.
O desperdício acontece não somente por aquelas frutas esquecidas ou verduras que foram
deixadas na geladeira, mas também pelo fato das pessoas não reutilizarem (ou não saberem como
reutilizar) sobras dos alimentos, como caules, ramos, cascas e até mesmo sementes (em alguns
casos).PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Neste sentido, nasce a ideia do seu aplicativo “É dia de feira”, o qual visa evitar o desperdício
dos alimentos enviando lembretes para as pessoas de que o tomate que foi comprado há alguns dias
ainda está na geladeira e precisa ser usado.
O aplicativo funciona por fotos, você tira foto do produto que comprou, por exemplo um
cacho de bananas, e o aplicativo irá informar a você a melhor forma de armazenamento, em quantos
dias você deve comê-las, algumas receitas com as frutas e a melhor forma de utilizar seus resíduos.
Com o passar dos dias o aplicativo enviará notificações aos usuários informando que a
banana já está bem madura e quais as melhores formas de consumir, um exemplo seria a notificação
“a banana já está bem madurinha, caso não coma, congele-as e faça um delicioso sorvete!” e junto
o usuário teria a receita do sorvete para consultar. Ou, a notificação “você guardou as cascas das
bananas? Que tal uma farofa com ‘carne de casca de banana’ para experimentar”? Acompanhando
a receitinha para a pessoa poder executar e experimentar este prato.
Logo, o aplicativo visa eliminar desperdício, ajudar o usuário a se organizar em suas compras
e oferecer ideias e novos formatos saudáveis de alimentação e reutilização dos alimentos, os quais
anteriormente seriam descartados.
O aplicativo “É dia de feira” quer mudar o mundo começando de dentro da sua casa!
Agora, é com você!
Referência
ECORESPONSE. Portal. Desperdício de alimentos: você conhece os impactos e sabe como evitá-lo?
2021. Disponível em: <https://www.ecoresponse.com.br/blog/noticia-interna/desperdicioalimentos-
240#:~:text=Segundo%20estudos%20da%20ONU%2C%20cerca,depois%20foi%20para%20o%20lixo
%3F>https://www.ecoresponse.com.br/blog/noticia-interna/desperdicio-alimentos%3e. Acessado em 24
de Junho de 2022.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Tarefas
O desafio é desenvolver as atividades propostas na SGA! E, agora que você já sabe desta
missão, elabore um relatório de alinhamento das funções e posicionamento do aplicativo, no qual
deverá ser apresentado obrigatoriamente os passos descritos a seguir.
Passo 1
É necessário aumentar a popularidade do aplicativo e, consequentemente, um maior
número de usuários engajados com a proposta do “É dia de feira”. Logo, é importante conhecer o
público-alvo e suas formas de trafegar na internet.
Sabendo que o público-alvo é formado por pessoas de 25-45 anos, que são ativos
digitalmente, possuem o hábito de ficarem conectados via celular e em média passam de 2 a 3 horas
por dia conectados. Para tal, se mostra importante aumentar a divulgação e formas de
impulsionamento do mesmo.
Neste contexto responda:
A. Em quais redes sociais você divulgaria o aplicativo e por quais motivos escolheria estas redes?
Cite a rede social e detalhe o porquê.
B. Você utilizaria tráfego pago? Por quais motivos? Cite quais estratégias de tráfego pago
adotaria e discorra em 3 linhas ao menos.
Passo 2
Para que o aplicativo se popularize será necessário a adoção de algumas ações que visem engajar os
usuários do app e novos usuários a utilizar o “É dia de feira”. O engajamento é o que irá demonstrar
a expectativa dos usuários em relação à sua experiência de uso do aplicativo, aplicado em seu dia a
dia. Logo, responda:
A. Qual prática de engajamento você adotaria seja para prospectar novos usuários ou manter os
que já utilizam o app? Escolha uma prática e descreva.
B. Monte uma postagem de engajamento (escolhida na resposta da letra A) no site Canva (gratuito),
voltada para veiculação via Instagram e insira-a como imagem abaixo (o tamanho da imagem
colada aqui deve ocupar menos de meia página). Acesso em <https://www.canva.com/>.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Passo 3
Na postagem voltada para o aumento do engajamento na rede social “Instagram” montada no “Passo
2” é necessário que exista uma legenda abaixo da imagem que será postada. Esta legenda deve
chamar o usuário para a ação, logo a sua escrita deve ser condizente com o público-alvo e, ao mesmo
tempo, engajadora, atrativa e que gera conexão.
Portanto, elabore uma legenda para a imagem de engajamento que será postada na rede social
Instagram com a finalidade de engajar com o usuário do aplicativo através da escrita. Estimule a
criatividade e redija a legenda em até 4 linhas. Ah, não esqueça das características deste públicoalvo!
Passo 4
Para que o app “É dia de feira” possa ser melhorado constantemente é importante ter um bom canal
de comunicação com o público-alvo, no qual seus consumidores possam interagir com a “marca”
criada.
Como você criaria canais de interação com seus usuários, no qual eles poderiam estreitar laços com
o app e, principalmente, sugerir melhorias na usabilidade do app? Descreva estes canais e como a
comunicação aconteceria.
Passo 5
Quais melhorias você implementaria no aplicativo “É dia de feira” focando em impactos
socioambientais? Cite duas possibilidades de inserção de melhorias dentro da própria plataforma
do app que impulsionariam a ideologia criada e defendida pelo mesmo, a qual foca em: menos
desperdício, maior aproveitamento dos alimentos, alimentação saudável e nutritiva e criação de
consciência do impacto que nossos hábitos na sociedade e na natureza.
Boa atividade!PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
AVALIAÇÃO
A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise
do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:
• Normalização correta do trabalho, com atendimento ao número de páginas solicitadas.
• Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução,
desenvolvimento e conclusão).
• Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.
• Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade,
criatividade, originalidade e autenticidade.
• Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente
citados.
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas
dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta
oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.
Bom trabalho!
Equipe de professores
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6321
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Empty Re: Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!”

Mensagem por elenilton-apostileiros Sáb 12 Nov 2022 - 9:11

elenilton-apostileiros escreveu:[Apenas Administradores podem visualizar links]

apostileiros com br

Apostileiros é uma marca registrada junto ao INPI
Whatsapp: 73 9.9992-1633




PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
CURSO: MARKETING DIGITAL
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTIPRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Curso: Marketing Digital Semestres: 3º e 4º
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:
• Instigar os alunos, apoiados nas informações presentes
na BNCC sobre a área da linguagem como ferramenta
norteadora, para o planejamento de atividades
diferenciadas.
• Relacionar teoria e prática, a fim de proporcionar
embasamento para atuação em atividades
extracurriculares.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o
autoaprendizado.
• Favorecer a aprendizagem.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a
solução de problemas práticos relativos à profissão.
Prezado aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática
Aplicativo (App): “É dia de feira!”. Com essa temática objetivamos possibilitar a você, estudante, a
aprendizagem interdisciplinar de conteúdos contemplados nas disciplinas desse semestre.
Neste trabalho você desenvolverá a atitude de investigação e prática, sistematizando
julgamentos baseados em critérios e padrões qualitativos e quantitativos relacionados a uma
situação geradora de aprendizagem (SGA) e embasados em conhecimentos construídos em cada
disciplina.
A seguir apresentamos as orientações.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. O trabalho será realizado individualmente.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta
específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem,
conforme disposto no AVA. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.
3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Instituição, sendo organizado
no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto,
espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências,
entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.
4. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos
aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos
plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a
prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada
no âmbito acadêmico.
5. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma
hipótese, trabalhos enviados em PDF.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
O desperdício de alimentos é algo que vivenciamos em nosso cotidiano, quem nunca deixou
um legume, verdura ou fruta esquecido na geladeira e este acabou estragando?
Segundo o site “Eco Response” o relatório “Índice de desperdício de alimentos” apontou
que há um número alarmante de desperdício de alimentos nas residências, ou seja, dentro de nossas
casas. O índice demonstra que 17% de toda a produção de alimentos foi para o lixo, cerca de 931
milhões de toneladas.
Mas, você pode se perguntar, quanto desta quantidade seria desperdiçada dentro de casa,
no uso doméstico? E é aqui que o susto acontece, pois de acordo com o “Eco Response”, a ONU
(Organização das Nações Unidas) afirma que 60% de todo o desperdício de alimentos no mundo é
residencial.
O desperdício acontece não somente por aquelas frutas esquecidas ou verduras que foram
deixadas na geladeira, mas também pelo fato das pessoas não reutilizarem (ou não saberem como
reutilizar) sobras dos alimentos, como caules, ramos, cascas e até mesmo sementes (em alguns
casos).PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Neste sentido, nasce a ideia do seu aplicativo “É dia de feira”, o qual visa evitar o desperdício
dos alimentos enviando lembretes para as pessoas de que o tomate que foi comprado há alguns dias
ainda está na geladeira e precisa ser usado.
O aplicativo funciona por fotos, você tira foto do produto que comprou, por exemplo um
cacho de bananas, e o aplicativo irá informar a você a melhor forma de armazenamento, em quantos
dias você deve comê-las, algumas receitas com as frutas e a melhor forma de utilizar seus resíduos.
Com o passar dos dias o aplicativo enviará notificações aos usuários informando que a
banana já está bem madura e quais as melhores formas de consumir, um exemplo seria a notificação
“a banana já está bem madurinha, caso não coma, congele-as e faça um delicioso sorvete!” e junto
o usuário teria a receita do sorvete para consultar. Ou, a notificação “você guardou as cascas das
bananas? Que tal uma farofa com ‘carne de casca de banana’ para experimentar”? Acompanhando
a receitinha para a pessoa poder executar e experimentar este prato.
Logo, o aplicativo visa eliminar desperdício, ajudar o usuário a se organizar em suas compras
e oferecer ideias e novos formatos saudáveis de alimentação e reutilização dos alimentos, os quais
anteriormente seriam descartados.
O aplicativo “É dia de feira” quer mudar o mundo começando de dentro da sua casa!
Agora, é com você!
Referência
ECORESPONSE. Portal. Desperdício de alimentos: você conhece os impactos e sabe como evitá-lo?
2021. Disponível em: <https://www.ecoresponse.com.br/blog/noticia-interna/desperdicioalimentos-
240#:~:text=Segundo%20estudos%20da%20ONU%2C%20cerca,depois%20foi%20para%20o%20lixo
%3F>https://www.ecoresponse.com.br/blog/noticia-interna/desperdicio-alimentos%3e. Acessado em 24
de Junho de 2022.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Tarefas
O desafio é desenvolver as atividades propostas na SGA! E, agora que você já sabe desta
missão, elabore um relatório de alinhamento das funções e posicionamento do aplicativo, no qual
deverá ser apresentado obrigatoriamente os passos descritos a seguir.
Passo 1
É necessário aumentar a popularidade do aplicativo e, consequentemente, um maior
número de usuários engajados com a proposta do “É dia de feira”. Logo, é importante conhecer o
público-alvo e suas formas de trafegar na internet.
Sabendo que o público-alvo é formado por pessoas de 25-45 anos, que são ativos
digitalmente, possuem o hábito de ficarem conectados via celular e em média passam de 2 a 3 horas
por dia conectados. Para tal, se mostra importante aumentar a divulgação e formas de
impulsionamento do mesmo.
Neste contexto responda:
A. Em quais redes sociais você divulgaria o aplicativo e por quais motivos escolheria estas redes?
Cite a rede social e detalhe o porquê.
B. Você utilizaria tráfego pago? Por quais motivos? Cite quais estratégias de tráfego pago
adotaria e discorra em 3 linhas ao menos.
Passo 2
Para que o aplicativo se popularize será necessário a adoção de algumas ações que visem engajar os
usuários do app e novos usuários a utilizar o “É dia de feira”. O engajamento é o que irá demonstrar
a expectativa dos usuários em relação à sua experiência de uso do aplicativo, aplicado em seu dia a
dia. Logo, responda:
A. Qual prática de engajamento você adotaria seja para prospectar novos usuários ou manter os
que já utilizam o app? Escolha uma prática e descreva.
B. Monte uma postagem de engajamento (escolhida na resposta da letra A) no site Canva (gratuito),
voltada para veiculação via Instagram e insira-a como imagem abaixo (o tamanho da imagem
colada aqui deve ocupar menos de meia página). Acesso em <https://www.canva.com/>.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
Passo 3
Na postagem voltada para o aumento do engajamento na rede social “Instagram” montada no “Passo
2” é necessário que exista uma legenda abaixo da imagem que será postada. Esta legenda deve
chamar o usuário para a ação, logo a sua escrita deve ser condizente com o público-alvo e, ao mesmo
tempo, engajadora, atrativa e que gera conexão.
Portanto, elabore uma legenda para a imagem de engajamento que será postada na rede social
Instagram com a finalidade de engajar com o usuário do aplicativo através da escrita. Estimule a
criatividade e redija a legenda em até 4 linhas. Ah, não esqueça das características deste públicoalvo!
Passo 4
Para que o app “É dia de feira” possa ser melhorado constantemente é importante ter um bom canal
de comunicação com o público-alvo, no qual seus consumidores possam interagir com a “marca”
criada.
Como você criaria canais de interação com seus usuários, no qual eles poderiam estreitar laços com
o app e, principalmente, sugerir melhorias na usabilidade do app? Descreva estes canais e como a
comunicação aconteceria.
Passo 5
Quais melhorias você implementaria no aplicativo “É dia de feira” focando em impactos
socioambientais? Cite duas possibilidades de inserção de melhorias dentro da própria plataforma
do app que impulsionariam a ideologia criada e defendida pelo mesmo, a qual foca em: menos
desperdício, maior aproveitamento dos alimentos, alimentação saudável e nutritiva e criação de
consciência do impacto que nossos hábitos na sociedade e na natureza.
Boa atividade!PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL - PTI
INDIVIDUAL – PTI
AVALIAÇÃO
A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise
do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:
• Normalização correta do trabalho, com atendimento ao número de páginas solicitadas.
• Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução,
desenvolvimento e conclusão).
• Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.
• Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade,
criatividade, originalidade e autenticidade.
• Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente
citados.
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas
dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta
oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.
Bom trabalho!
Equipe de professores
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6321
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Empty Re: Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!”

Mensagem por elenilton-apostileiros Qua 23 Nov 2022 - 11:34

...
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6321
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Empty Re: Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!”

Mensagem por jadsonbandeira Qua 1 Mar 2023 - 22:34

GABARITO DA PROVA PRIMEIRA CHAMADA DA SEMANA 06/03 a 11/03 UNOPAR, ANHANGUERRA, UNIDERP, PITÁGORAS, FAMA, UNIC, UNIME, LFG, CELV, SOMOS    

WHATSAPP 77981072569

PROJETOS, TCCs, PROJETOS DE EXTENSÃO, ACO, ATIVIDADES EM GERAL. VEM QUE GARANTIMOS SUA APROVAÇÃO. CONFIANÇA SEMPRE.

jadsonbandeira
Nivel 3
Nivel 3

Mensagens : 102
Data de inscrição : 01/03/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!” Empty Re: Portfólio Aplicativo (App): “É dia de feira!”

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos