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Portfolio Teníase e cisticercose - aspectos gerais da parasitose e de seus hospedeiros
Página 1 de 1
Portfolio Teníase e cisticercose - aspectos gerais da parasitose e de seus hospedeiros
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PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO - PTG
CURSO: Ciências Biológicas - Licenciatura
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO - PTGPRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO - PTG
Curso: Ciências Biológicas Licenciatura Semestre: 5º/6º
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:
• Instigar os alunos, apoiados nas informações presentes
na BNCC sobre a área da linguagem como ferramenta
norteadora, para o planejamento de atividades
diferenciadas.
• Relacionar teoria e prática, a fim de proporcionar
embasamento para atuação em atividades
extracurriculares.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o
autoaprendizado.
• Favorecer a aprendizagem.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a
solução de problemas práticos relativos à profissão.
Prezado (a) Aluno (a),
Seja bem-vindo (a) a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática:
“Teníase e cisticercose - aspectos gerais da parasitose e de seus hospedeiros”.
Escolhemos este assunto para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos
desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. Na atividade de produção textual, você analisará
questionamentos relacionados a cada disciplina estudada no semestre, a fim de elucidar e resolver a
situação-problema proposta.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
A teníase e a cisticercose são patologias decorrentes da infestação/infecção causadas por
Taenia solium e Taenia saginata. A teníase, popularmente conhecida como solitária, é uma
verminose provocada pelos parasitas Taenia solium ou Taenia saginata, que são vermes platelmintos
da Classe Cestoda. Por sua vez, a cisticercose também é uma doença provocada por esses parasitos,PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO - PTG
mas, ao contrário da teníase, a cisticercose é uma doença causada somente pela larva (cisticerco) da
Taenia solium.
O complexo teníase/cisticercose é um grave problema de saúde pública em várias regiões da
Ásia, África e América Latina, particularmente nos países em desenvolvimento. Nestes, a
precariedade das condições sanitárias e o baixo nível socioeconômico e cultural da população aliamse na persistência de sua disseminação. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o complexo
teníase/cisticercose afeta 50.000.000 de indivíduos e 50.000 falecem a cada ano. O controle da
teníase-cisticercose depende das condições econômicas, sociais e culturais de cada região e país,
tendo a educação sanitária como ferramenta fundamental.
Neste contexto, a educação é um componente nobre na complexa teia preventiva das
doenças parasitárias. Sendo a escola local fundamental para a mediação e transmissão de conceitos,
valores e atitudes, que auxiliam na formação da criança e do adolescente. Portanto, o espaço escolar
contribui para o desenvolvimento de atitudes saudáveis e, é papel do professor auxiliar seus alunos
na construção desses hábitos.
SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)
Caroline atua como professora de Ciências e Biologia na Educação Básica. Durante uma aula
de Ciências para o 6º ano, o aluno Otávio relatou que sua mãe foi gravemente acometida por uma
parasitose. Entretanto, o aluno gostaria de saber mais detalhes sobre essa doença. Ele relatou que
sua mãe está apresentando os seguintes sintomas: cefaleia, convulsões, visão turva, diarreia, dor
abdominal, vômito e perda de peso. Disse que após atendimento médico em uma Unidade de Pronto
Atendimento, a mãe dele foi diagnosticada com teníase e neurocisticercose. Caroline não é
especialista em parasitologia, porém ela irá buscar o máximo de informações sobre essa parasitose
e seus acometimentos, para ensinar à Otávio e aos demais alunos.
Agora, com base na SP apresentada, você e seu grupo deverão elaborar a produção textual
sobre o tema.
IMPORTANTE: elaborem um texto que integre e relacione os pontos levantados no item
“Desenvolvimento”, mencionado a seguir. Para isso, construa uma produção textual que aborde osPRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO - PTG
desdobramentos conceituais e interdisciplinares que envolvem o tema geral, mas, lembrem-se de
que TODOS os itens (itens A a F) devem estar relacionados com a SP apresentada. Para o
desenvolvimento do trabalho, a equipe deverá consultar e se fundamentar nas teleaulas, webaulas,
sugestões de leitura e no livro-texto das disciplinas que integram o semestre, disponíveis na
Biblioteca Digital, bem como contar com a orientação dos tutores a distância por meio do sistema de
mensagens.
Assim, para o desenvolvimento desta PTG, o grupo deverá refletir sobre a situação-problema
e produzir um texto de acordo com as instruções a seguir:
1. Introdução: discorra sobre o contexto geral do assunto proposto e os principais temas a
serem tratados no desenvolvimento do trabalho (De 2 até 3 laudas) .
2. Desenvolvimento: nesse momento, o grupo deverá escrever uma breve fundamentação
teórica abordando de forma integrada e articulada os assuntos apresentados nos itens a seguir (Até
6 laudas):
A. Filo Platyhelminthes e Classe Cestoda: apresentar os aspectos morfológicos do filo e
da classe e as características das espécies de Taenia.
B. Hospedeiros da tênia: diferenciar os hospedeiros intermediário e definitivo.
Descrever as principais características morfológicas internas e externas desses
animais, sua ecologia e como os hábitos alimentares desses hospedeiros
intermediários contribuem para sua participação no ciclo das doenças.
C. Ciclo biológico da teníase: apresentar a etiologia da teníase e da cisticercose,
sintomatologia, controle, profilaxias e tratamentos. Utilize de ilustrações didáticas e
explicativas, se julgar necessário.
D. Fisiopatologia da doença: descrever as estruturas anatômicas e/ou sistemas do corpo
humano acometidos pelo complexo teníase-cisticercose e comparar com as
características morfológicas dos demais hospedeiros (porco e boi).PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO - PTG
E. Aspectos epidemiológicos do complexo teníase-cisticercose no Brasil: relacione as
regiões geográficas que apresentam maior número de casos e as condições
ambientais, sociais e econômicas da população mais afetadas nessas regiões.
F. O estudo das parasitoses nas aulas de Ciências e Biologia: aborde de que maneira o
ambiente escolar consiste em um importante fator na modificação de hábitos, na
busca por melhores condições sanitárias e para a prevenção de parasitoses.
3. Considerações finais: para a finalização do texto, deve ser feita uma retomada do temabase, com a síntese do seu posicionamento em relação a SP apresentada e ao trabalho elaborado.
(No máximo 1 lauda).
4. Referências bibliográficas: citar todas as bibliografias consultadas e referenciadas na
produção textual, seguindo as normas da ABNT.
Sugestões de leitura:
ASSIS, Sheila Soares de; JORGE, Tania Araújo. As doenças negligenciadas e o ensino de Ciências:
reflexões elaboradas a partir das propostas curriculares. Ensino, Saúde e Ambiente, 2014, v.7, n.1.
CHIEFFI, Pedro Paulo; SANTOS, Sergio Vieira dos. Teníase – cisticercose: uma zoonose negligenciada.
Arquivos Médicos do Hospital da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. 2020,
v. 65, n. 8.
MEDEIROS, Fabrícia; TOZZETTI, Danilo; GIMENES, Roberta; NEVES, Maria Francisca. Complexo
teníase-cisticercose. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, 2008, n. 11.
PFUETZENREITER, Márcia Regina e Pires, ÁVILA, Fernando Dias de. Epidemiologia da
teníase/cisticercose por Taenia solium e Taenia saginata. Ciência Rural. 2000, v. 30, n. 3.
RIBEIRO, Naassom Almeida Souza; TELLES, Evelise Oliveira; BALIAN, Simone de Carvalho. O Complexo
Teníase Humana-Cisticercose: ainda um sério problema de saúde pública, 2012, v. 10, n. 1.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO - PTG
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. O trabalho será realizado em grupo, de 02 a 07 alunos, no máximo.
2. A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto, solicitamos que sigam
as orientações do Tutor Presencial, responsável por cadastrar os grupos no sistema.
3. Importante: somente o líder do grupo conseguirá cadastrar o trabalho finalizado no sistema,
o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao
prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe
prorrogação para a postagem da atividade.
4. O trabalho final deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Universidade,
sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes,
alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de
citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no
AVA.
5. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos
aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos
plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a
prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada
no âmbito acadêmico.
6. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma
hipótese, trabalhos enviados em PDF.
A seguir, são apresentados alguns critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a
Distância para atribuir o conceito à produção textual:
• Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT, com atendimento ao
número de páginas solicitadas.
• Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução,
desenvolvimento e conclusão).PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO - PTG
• Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma
padrão.
• Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade,
criatividade, originalidade e autenticidade.
• Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores
eventualmente citados.
Lembre-se de que o Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas dúvidas e,
também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para
realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário e interagir, de forma engajada
e colaborativa, com seus colegas de turma.
Bom trabalho a todos!
Equipe de professores.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO - PTG
CURSO: Ciências Biológicas - Licenciatura
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO - PTGPRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO - PTG
Curso: Ciências Biológicas Licenciatura Semestre: 5º/6º
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:
• Instigar os alunos, apoiados nas informações presentes
na BNCC sobre a área da linguagem como ferramenta
norteadora, para o planejamento de atividades
diferenciadas.
• Relacionar teoria e prática, a fim de proporcionar
embasamento para atuação em atividades
extracurriculares.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o
autoaprendizado.
• Favorecer a aprendizagem.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a
solução de problemas práticos relativos à profissão.
Prezado (a) Aluno (a),
Seja bem-vindo (a) a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática:
“Teníase e cisticercose - aspectos gerais da parasitose e de seus hospedeiros”.
Escolhemos este assunto para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos
desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. Na atividade de produção textual, você analisará
questionamentos relacionados a cada disciplina estudada no semestre, a fim de elucidar e resolver a
situação-problema proposta.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
A teníase e a cisticercose são patologias decorrentes da infestação/infecção causadas por
Taenia solium e Taenia saginata. A teníase, popularmente conhecida como solitária, é uma
verminose provocada pelos parasitas Taenia solium ou Taenia saginata, que são vermes platelmintos
da Classe Cestoda. Por sua vez, a cisticercose também é uma doença provocada por esses parasitos,PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO - PTG
mas, ao contrário da teníase, a cisticercose é uma doença causada somente pela larva (cisticerco) da
Taenia solium.
O complexo teníase/cisticercose é um grave problema de saúde pública em várias regiões da
Ásia, África e América Latina, particularmente nos países em desenvolvimento. Nestes, a
precariedade das condições sanitárias e o baixo nível socioeconômico e cultural da população aliamse na persistência de sua disseminação. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o complexo
teníase/cisticercose afeta 50.000.000 de indivíduos e 50.000 falecem a cada ano. O controle da
teníase-cisticercose depende das condições econômicas, sociais e culturais de cada região e país,
tendo a educação sanitária como ferramenta fundamental.
Neste contexto, a educação é um componente nobre na complexa teia preventiva das
doenças parasitárias. Sendo a escola local fundamental para a mediação e transmissão de conceitos,
valores e atitudes, que auxiliam na formação da criança e do adolescente. Portanto, o espaço escolar
contribui para o desenvolvimento de atitudes saudáveis e, é papel do professor auxiliar seus alunos
na construção desses hábitos.
SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)
Caroline atua como professora de Ciências e Biologia na Educação Básica. Durante uma aula
de Ciências para o 6º ano, o aluno Otávio relatou que sua mãe foi gravemente acometida por uma
parasitose. Entretanto, o aluno gostaria de saber mais detalhes sobre essa doença. Ele relatou que
sua mãe está apresentando os seguintes sintomas: cefaleia, convulsões, visão turva, diarreia, dor
abdominal, vômito e perda de peso. Disse que após atendimento médico em uma Unidade de Pronto
Atendimento, a mãe dele foi diagnosticada com teníase e neurocisticercose. Caroline não é
especialista em parasitologia, porém ela irá buscar o máximo de informações sobre essa parasitose
e seus acometimentos, para ensinar à Otávio e aos demais alunos.
Agora, com base na SP apresentada, você e seu grupo deverão elaborar a produção textual
sobre o tema.
IMPORTANTE: elaborem um texto que integre e relacione os pontos levantados no item
“Desenvolvimento”, mencionado a seguir. Para isso, construa uma produção textual que aborde osPRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO - PTG
desdobramentos conceituais e interdisciplinares que envolvem o tema geral, mas, lembrem-se de
que TODOS os itens (itens A a F) devem estar relacionados com a SP apresentada. Para o
desenvolvimento do trabalho, a equipe deverá consultar e se fundamentar nas teleaulas, webaulas,
sugestões de leitura e no livro-texto das disciplinas que integram o semestre, disponíveis na
Biblioteca Digital, bem como contar com a orientação dos tutores a distância por meio do sistema de
mensagens.
Assim, para o desenvolvimento desta PTG, o grupo deverá refletir sobre a situação-problema
e produzir um texto de acordo com as instruções a seguir:
1. Introdução: discorra sobre o contexto geral do assunto proposto e os principais temas a
serem tratados no desenvolvimento do trabalho (De 2 até 3 laudas) .
2. Desenvolvimento: nesse momento, o grupo deverá escrever uma breve fundamentação
teórica abordando de forma integrada e articulada os assuntos apresentados nos itens a seguir (Até
6 laudas):
A. Filo Platyhelminthes e Classe Cestoda: apresentar os aspectos morfológicos do filo e
da classe e as características das espécies de Taenia.
B. Hospedeiros da tênia: diferenciar os hospedeiros intermediário e definitivo.
Descrever as principais características morfológicas internas e externas desses
animais, sua ecologia e como os hábitos alimentares desses hospedeiros
intermediários contribuem para sua participação no ciclo das doenças.
C. Ciclo biológico da teníase: apresentar a etiologia da teníase e da cisticercose,
sintomatologia, controle, profilaxias e tratamentos. Utilize de ilustrações didáticas e
explicativas, se julgar necessário.
D. Fisiopatologia da doença: descrever as estruturas anatômicas e/ou sistemas do corpo
humano acometidos pelo complexo teníase-cisticercose e comparar com as
características morfológicas dos demais hospedeiros (porco e boi).PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO - PTG
E. Aspectos epidemiológicos do complexo teníase-cisticercose no Brasil: relacione as
regiões geográficas que apresentam maior número de casos e as condições
ambientais, sociais e econômicas da população mais afetadas nessas regiões.
F. O estudo das parasitoses nas aulas de Ciências e Biologia: aborde de que maneira o
ambiente escolar consiste em um importante fator na modificação de hábitos, na
busca por melhores condições sanitárias e para a prevenção de parasitoses.
3. Considerações finais: para a finalização do texto, deve ser feita uma retomada do temabase, com a síntese do seu posicionamento em relação a SP apresentada e ao trabalho elaborado.
(No máximo 1 lauda).
4. Referências bibliográficas: citar todas as bibliografias consultadas e referenciadas na
produção textual, seguindo as normas da ABNT.
Sugestões de leitura:
ASSIS, Sheila Soares de; JORGE, Tania Araújo. As doenças negligenciadas e o ensino de Ciências:
reflexões elaboradas a partir das propostas curriculares. Ensino, Saúde e Ambiente, 2014, v.7, n.1.
CHIEFFI, Pedro Paulo; SANTOS, Sergio Vieira dos. Teníase – cisticercose: uma zoonose negligenciada.
Arquivos Médicos do Hospital da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. 2020,
v. 65, n. 8.
MEDEIROS, Fabrícia; TOZZETTI, Danilo; GIMENES, Roberta; NEVES, Maria Francisca. Complexo
teníase-cisticercose. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, 2008, n. 11.
PFUETZENREITER, Márcia Regina e Pires, ÁVILA, Fernando Dias de. Epidemiologia da
teníase/cisticercose por Taenia solium e Taenia saginata. Ciência Rural. 2000, v. 30, n. 3.
RIBEIRO, Naassom Almeida Souza; TELLES, Evelise Oliveira; BALIAN, Simone de Carvalho. O Complexo
Teníase Humana-Cisticercose: ainda um sério problema de saúde pública, 2012, v. 10, n. 1.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO - PTG
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. O trabalho será realizado em grupo, de 02 a 07 alunos, no máximo.
2. A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto, solicitamos que sigam
as orientações do Tutor Presencial, responsável por cadastrar os grupos no sistema.
3. Importante: somente o líder do grupo conseguirá cadastrar o trabalho finalizado no sistema,
o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao
prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe
prorrogação para a postagem da atividade.
4. O trabalho final deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Universidade,
sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes,
alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de
citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no
AVA.
5. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos
aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos
plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a
prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada
no âmbito acadêmico.
6. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma
hipótese, trabalhos enviados em PDF.
A seguir, são apresentados alguns critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a
Distância para atribuir o conceito à produção textual:
• Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT, com atendimento ao
número de páginas solicitadas.
• Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução,
desenvolvimento e conclusão).PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO - PTG
• Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma
padrão.
• Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade,
criatividade, originalidade e autenticidade.
• Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores
eventualmente citados.
Lembre-se de que o Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas dúvidas e,
também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para
realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário e interagir, de forma engajada
e colaborativa, com seus colegas de turma.
Bom trabalho a todos!
Equipe de professores.
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