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Av2 - Ads - Sem 5 - Interface Homem-computador
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Av2 - Ads - Sem 5 - Interface Homem-computador
Período: 04/06/13 00:00 a 28/06/13 23:59
Questão 1
As avaliações heurísticas representam um julgamento de valor sobre as qualidades ergonômicas das interface, baseado nisto, conforme Nielsen, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
1 - De prevenção de erro: é melhor projetar um design cuidadoso, no qual se previne o erro antes dele acontecer, do que, uma boa mensagem de erro;
2 - Do design estético e minimalista: diálogos não devem conter informação irrelevante ou utilizada raramente. Toda unidade extra de informação, em um diálogo, compete com as unidades pertinentes de informação, e diminui a visibilidade relativa;
3 - Para ajudar os usuários a reconhecer, diagnosticar erros e recuperar-se deles: mensagens de erro devem ser expressas em linguagem clara (sem código) indicando precisamente o problema e sugerindo uma solução;
4 - Ajuda e documentação: aceleradores não vistos por usuários novatos podem acelerar freqüentemente a interação de usuários especialistas, de modo que o sistema possa suprir necessidades de usuários sem experiência e experientes. Permitir a usuários experientes costurar ações, freqüentemente.
5 - De consistência e padrões: devem seguir convenções de plataforma computacional;
Resposta gabarito
4 - Ajuda e documentação: aceleradores não vistos por usuários novatos podem acelerar freqüentemente a interação de usuários especialistas, de modo que o sistema possa suprir necessidades de usuários sem experiência e experientes. Permitir a usuários experientes costurar ações, freqüentemente.
Comentário do gabarito
Ajuda e documentação: embora seja melhor um sistema que possa ser usado sem documentação, seria bom disponibilizar ajuda e documentação. Essas informações devem ser fáceis de encontrar, focalizadas na tarefa do usuário, com uma lista de passos concretos, e não muito extensas.
Questão 2
Para Nielsen,2007, aseveridade de um problema de usabilidade consiste na combinação de três fatores, são eles:
Alternativas
1 - Tamanho do problema, tempo para resolver e data de entrega do software.
2 - Instabilidade do problema, receptividade do problema e superação do problema.
3 - Conserto do problema, eficácia do conserto desse problema e tempo para resolver esse problema.
4 - Freqüência com que o problema acontece, impacto do problema e persistência do problema.
5 - Local onde o problema aparece, visão do usuário acerca do problema e impacto do problema.
Resposta gabarito
4 - Freqüência com que o problema acontece, impacto do problema e persistência do problema.
Comentário do gabarito
A severidade de um problema de usabilidade consiste na combinação de três fatores (NIELSEN, 2007):
a) Freqüência com que o problema acontece: se é comum ou raro?
b) Impacto do problema: será fácil ou difícil de solução caso aconteça?
c) Persistência do problema: o problema não é superado, ou, ele causa aborrecimento constante?
Questão 3
As inspeções ergonômicas via checklists são vistorias com base em listas de verificação, para diagnosticar problemas de interface. Essa lista NÃO contém o seguinte item:
Alternativas
1 - Agrupamento por endereço: verifique os formatos dos itens como meio de transmitir associações e diferenças;
2 - Presteza: verifique se o sistema informa e conduz o usuário durante a interação;
3 - Agrupamento por localização: verifique se a distribuição espacial dos itens traduz as relações entre as informações;
4 - Feedback: avalie a qualidade do feedback imediato às ações do usuário;
5 - Legibilidade: verifique a legibilidade das informações apresentadas nas telas do sistema;
Resposta gabarito
1 - Agrupamento por endereço: verifique os formatos dos itens como meio de transmitir associações e diferenças;
Comentário do gabarito
Esta é a definição de agrupamento por formato: verifique os formatos dos itens como meio de transmitir associações e diferenças; Sendo assim esta é a incorreta.
Questão 4
Escolha a alternativa correta que completa a definição de avaliação heurística. As avaliações heurísticas representam um julgamento de valor sobre as qualidades ergonômicas das ____________ e são realizadas por especialistas em ___________, que examinam o sistema _____________ e diagnosticam problemas que o usuário poderá ter em uma interação.
Alternativas
1 - interfaces – ergonomia – interativo.
2 - interações – testes – participativo.
3 - interfaces – cores e formas – interativo.
4 - interações – ergonomia – participativo.
5 - interações – ergonomia – interativo.
Resposta gabarito
1 - interfaces – ergonomia – interativo.
Comentário do gabarito
interfaces - ergonomia - interativo. As vezes há confusão entre alguns termos, mas a pergunta está clara.
Questão 5
Para PRATES E BARBOSA, 2003,no teste de usabilidade são envolvidas as seguintes questões:
Alternativas
1 - facilidade de aprendizado e uso, eficiência de software.
2 - flexibilidade e treinamento.
3 - satisfação e segurança.
4 - eficiência de uso e elaboração de relatórios.
5 - reclamações e consertos.
Resposta gabarito
3 - satisfação e segurança.
Comentário do gabarito
Para testar a usabilidade, são envolvidas as seguintes questões: facilidade de aprendizado e uso, eficiência de uso e produtividade, satisfação, flexibilidade, utilidade e segurança. Dessa forma, objetiva-se quantificar o desempenho do usuário. Para a preparação do teste, devem ser definidos os limites mínimos aceitáveis, os máximos possíveis e, também, o valor almejado para a medida do projeto (PRATES E BARBOSA, 2003).
Questão 1
As avaliações heurísticas representam um julgamento de valor sobre as qualidades ergonômicas das interface, baseado nisto, conforme Nielsen, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
1 - De prevenção de erro: é melhor projetar um design cuidadoso, no qual se previne o erro antes dele acontecer, do que, uma boa mensagem de erro;
2 - Do design estético e minimalista: diálogos não devem conter informação irrelevante ou utilizada raramente. Toda unidade extra de informação, em um diálogo, compete com as unidades pertinentes de informação, e diminui a visibilidade relativa;
3 - Para ajudar os usuários a reconhecer, diagnosticar erros e recuperar-se deles: mensagens de erro devem ser expressas em linguagem clara (sem código) indicando precisamente o problema e sugerindo uma solução;
4 - Ajuda e documentação: aceleradores não vistos por usuários novatos podem acelerar freqüentemente a interação de usuários especialistas, de modo que o sistema possa suprir necessidades de usuários sem experiência e experientes. Permitir a usuários experientes costurar ações, freqüentemente.
5 - De consistência e padrões: devem seguir convenções de plataforma computacional;
Resposta gabarito
4 - Ajuda e documentação: aceleradores não vistos por usuários novatos podem acelerar freqüentemente a interação de usuários especialistas, de modo que o sistema possa suprir necessidades de usuários sem experiência e experientes. Permitir a usuários experientes costurar ações, freqüentemente.
Comentário do gabarito
Ajuda e documentação: embora seja melhor um sistema que possa ser usado sem documentação, seria bom disponibilizar ajuda e documentação. Essas informações devem ser fáceis de encontrar, focalizadas na tarefa do usuário, com uma lista de passos concretos, e não muito extensas.
Questão 2
Para Nielsen,2007, aseveridade de um problema de usabilidade consiste na combinação de três fatores, são eles:
Alternativas
1 - Tamanho do problema, tempo para resolver e data de entrega do software.
2 - Instabilidade do problema, receptividade do problema e superação do problema.
3 - Conserto do problema, eficácia do conserto desse problema e tempo para resolver esse problema.
4 - Freqüência com que o problema acontece, impacto do problema e persistência do problema.
5 - Local onde o problema aparece, visão do usuário acerca do problema e impacto do problema.
Resposta gabarito
4 - Freqüência com que o problema acontece, impacto do problema e persistência do problema.
Comentário do gabarito
A severidade de um problema de usabilidade consiste na combinação de três fatores (NIELSEN, 2007):
a) Freqüência com que o problema acontece: se é comum ou raro?
b) Impacto do problema: será fácil ou difícil de solução caso aconteça?
c) Persistência do problema: o problema não é superado, ou, ele causa aborrecimento constante?
Questão 3
As inspeções ergonômicas via checklists são vistorias com base em listas de verificação, para diagnosticar problemas de interface. Essa lista NÃO contém o seguinte item:
Alternativas
1 - Agrupamento por endereço: verifique os formatos dos itens como meio de transmitir associações e diferenças;
2 - Presteza: verifique se o sistema informa e conduz o usuário durante a interação;
3 - Agrupamento por localização: verifique se a distribuição espacial dos itens traduz as relações entre as informações;
4 - Feedback: avalie a qualidade do feedback imediato às ações do usuário;
5 - Legibilidade: verifique a legibilidade das informações apresentadas nas telas do sistema;
Resposta gabarito
1 - Agrupamento por endereço: verifique os formatos dos itens como meio de transmitir associações e diferenças;
Comentário do gabarito
Esta é a definição de agrupamento por formato: verifique os formatos dos itens como meio de transmitir associações e diferenças; Sendo assim esta é a incorreta.
Questão 4
Escolha a alternativa correta que completa a definição de avaliação heurística. As avaliações heurísticas representam um julgamento de valor sobre as qualidades ergonômicas das ____________ e são realizadas por especialistas em ___________, que examinam o sistema _____________ e diagnosticam problemas que o usuário poderá ter em uma interação.
Alternativas
1 - interfaces – ergonomia – interativo.
2 - interações – testes – participativo.
3 - interfaces – cores e formas – interativo.
4 - interações – ergonomia – participativo.
5 - interações – ergonomia – interativo.
Resposta gabarito
1 - interfaces – ergonomia – interativo.
Comentário do gabarito
interfaces - ergonomia - interativo. As vezes há confusão entre alguns termos, mas a pergunta está clara.
Questão 5
Para PRATES E BARBOSA, 2003,no teste de usabilidade são envolvidas as seguintes questões:
Alternativas
1 - facilidade de aprendizado e uso, eficiência de software.
2 - flexibilidade e treinamento.
3 - satisfação e segurança.
4 - eficiência de uso e elaboração de relatórios.
5 - reclamações e consertos.
Resposta gabarito
3 - satisfação e segurança.
Comentário do gabarito
Para testar a usabilidade, são envolvidas as seguintes questões: facilidade de aprendizado e uso, eficiência de uso e produtividade, satisfação, flexibilidade, utilidade e segurança. Dessa forma, objetiva-se quantificar o desempenho do usuário. Para a preparação do teste, devem ser definidos os limites mínimos aceitáveis, os máximos possíveis e, também, o valor almejado para a medida do projeto (PRATES E BARBOSA, 2003).
Oráculo- Nivel 4
- Mensagens : 155
Data de inscrição : 05/08/2013
Idade : 55
Localização : Minas Gerais, Brasil
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