Analise e Desenvolvimento de Sistemas


Participe do fórum, é rápido e fácil

Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Top dos mais postadores
Fernandes (26266)
Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Vote_lcap1Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Voting_bar1Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Vote_rcap1 
elenilton-apostileiros (6321)
Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Vote_lcap1Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Voting_bar1Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Vote_rcap1 
Elenilton (6320)
Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Vote_lcap1Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Voting_bar1Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Vote_rcap1 
jsjunior (1857)
Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Vote_lcap1Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Voting_bar1Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Vote_rcap1 
Professor (541)
Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Vote_lcap1Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Voting_bar1Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Vote_rcap1 
Aninha (477)
Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Vote_lcap1Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Voting_bar1Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Vote_rcap1 
Paulinha (304)
Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Vote_lcap1Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Voting_bar1Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Vote_rcap1 
provasunopar2 (298)
Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Vote_lcap1Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Voting_bar1Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Vote_rcap1 
Braga Jr. (241)
Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Vote_lcap1Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Voting_bar1Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Vote_rcap1 
auxilioacademico2024 (206)
Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Vote_lcap1Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Voting_bar1Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Vote_rcap1 

PAINEL DO USUÁRIO

Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens
Quem está conectado?
51 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 51 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 354 em Seg 5 maio 2014 - 21:37
abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário


FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM

Ir para baixo

Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Empty FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM

Mensagem por elenilton-apostileiros Qui 22 Fev 2024 - 7:56

apostileiros com br

ATV
ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM
Olá, estudante!
Neste momento, você realizará uma atividade prática relacionada a uma situação típica da atuação
do professor. Uma Avaliação Diagnóstica, como estratégia educativa para o mapeamento dos
conhecimentos prévios dos estudantes.
Objetivos
Refletir sobre a importância da avaliação diagnóstica.
Construir uma avaliação diagnóstica.
Empregar os objetos de aprendizagem e as habilidades descritas na BNCC em questões
pertinentes à avaliação diagnóstica.
Situação-problema
Após a realização do concurso público em sua cidade, você foi chamado para assumir o cargo
de professor. O ingresso ocorreu um pouco antes do início das aulas, então, a coordenadora
pedagógica, após apresentar os professores e as respectivas séries, orientou que todos
iniciassem a confecção das avaliações diagnósticas.
Na escola, há professores das diferentes áreas de conhecimento e cada professor desenvolverá
uma avaliação diagnóstica, contemplando os componentes curriculares da sua respectiva área.
Passo 1
Para elaborar a atividade, você precisará:
1. Ler e conhecer as competências específicas referentes à sua área de conhecimento de
acordo com a BNCC, bem como a proposta de objetos de conhecimento e habilidades
prevista para uma série de sua escolha, conforme segmento de atuação de seu curso de
graduação (Por exemplo: Pedagogia, Educação Física e Arte: do 1º ao 5º ano; Letras,
Matemática, História, Geografia: do 6º ao 9º ano; Filosofia, Sociologia: 1º ao 3º ano do
Ensino Médio). O curso de Educação Especial abrange todos os segmentos mencionados,
com foco em estudantes com necessidades educacionais especiais.
2. Construir a avaliação diagnóstica da disciplina de sua área de formação para a série de sua
escolha, contendo 10 perguntas relacionadas ao desenvolvimento das competências
definidas no item 1, sendo 8 de múltipla escolha e 2 dissertativas, conforme modelos, a
seguir.
ATV
ATIVIDADE PRÁTICA
Exemplo para a disciplina de Ciências:
Competência prevista na BNCC:
(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos
de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como
podem ser usados de forma maisconsciente.
Exemplo de questão diagnóstica de múltipla escolha:
Pedro precisa descartar alguns papéis. Onde ele deve deixá-los?
a) No mar ou nos rios.
b) No chão.
c) No cesto de papel reciclado.
d) Fazer uma fogueira para queimá-los.
Competência prevista na BNCC:
(EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários
(manhã, tarde, noite)e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.
Exemplo de questão diagnóstica dissertativa:
Um dia é dividido em três partes principais. O que você faz em cada uma dessas
partes?
Passo 2:
Elaboração do trabalho para postagem no AVA, contendo:
1) Capa da Instituição, conforme orientação disponível na biblioteca virtual.
2) Apresentação das competências utilizadas para elaboração da avaliação diagnóstica,
comentando a importância de cada uma.
3) A avaliação diagnóstica, contendo dez perguntas, sendo 8 de múltipla escolha e 2
ATV
ATIVIDADE PRÁTICA
dissertativas.
NORMAS PARA ENTREGA DA ATIVIDADE PRÁTICA
• Você deverá postar seu trabalho final no AVA, na pasta específica relacionada à atividade prática,
obedecendo o prazo limite de postagem, conforme disposto no AVA.
• O trabalho deve ser enviado em formato Word ou PDF, em um ARQUIVO ÚNICO de até 10 MB.
• O sistema permite anexar apenas um arquivo. Caso haja mais de uma postagem, será considerada
a última versão.
IMPORTANTE:
• A entrega da atividade, de acordo com a proposta solicitada, é um critério de aprovação na
disciplina.
• Não há prorrogação para a postagem da atividade.

Aproveite essa oportunidade para aprofundar ainda mais seus conhecimentos.
Bons estudos!
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível
em: [Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 12 dez. 2023.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Matrizes de referência para o ano de
2022. Disponível em: [Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 12 dez. 2023.
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6321
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Empty Re: FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM

Mensagem por elenilton-apostileiros Sex 23 Fev 2024 - 9:23

...
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6321
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Empty Re: FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM

Mensagem por elenilton-apostileiros Dom 25 Fev 2024 - 9:37

projeto de extensao anhanguera apostileiros
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6321
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Empty Re: FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM

Mensagem por elenilton-apostileiros Qua 28 Fev 2024 - 16:50

elenilton-apostileiros escreveu:apostileiros com br

ATV
ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM
Olá, estudante!
Neste momento, você realizará uma atividade prática relacionada a uma situação típica da atuação
do professor. Uma Avaliação Diagnóstica, como estratégia educativa para o mapeamento dos
conhecimentos prévios dos estudantes.
Objetivos
Refletir sobre a importância da avaliação diagnóstica.
Construir uma avaliação diagnóstica.
Empregar os objetos de aprendizagem e as habilidades descritas na BNCC em questões
pertinentes à avaliação diagnóstica.
Situação-problema
Após a realização do concurso público em sua cidade, você foi chamado para assumir o cargo
de professor. O ingresso ocorreu um pouco antes do início das aulas, então, a coordenadora
pedagógica, após apresentar os professores e as respectivas séries, orientou que todos
iniciassem a confecção das avaliações diagnósticas.
Na escola, há professores das diferentes áreas de conhecimento e cada professor desenvolverá
uma avaliação diagnóstica, contemplando os componentes curriculares da sua respectiva área.
Passo 1
Para elaborar a atividade, você precisará:
1. Ler e conhecer as competências específicas referentes à sua área de conhecimento de
acordo com a BNCC, bem como a proposta de objetos de conhecimento e habilidades
prevista para uma série de sua escolha, conforme segmento de atuação de seu curso de
graduação (Por exemplo: Pedagogia, Educação Física e Arte: do 1º ao 5º ano; Letras,
Matemática, História, Geografia: do 6º ao 9º ano; Filosofia, Sociologia: 1º ao 3º ano do
Ensino Médio). O curso de Educação Especial abrange todos os segmentos mencionados,
com foco em estudantes com necessidades educacionais especiais.
2. Construir a avaliação diagnóstica da disciplina de sua área de formação para a série de sua
escolha, contendo 10 perguntas relacionadas ao desenvolvimento das competências
definidas no item 1, sendo 8 de múltipla escolha e 2 dissertativas, conforme modelos, a
seguir.
ATV
ATIVIDADE PRÁTICA
Exemplo para a disciplina de Ciências:
Competência prevista na BNCC:
(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos
de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como
podem ser usados de forma maisconsciente.
Exemplo de questão diagnóstica de múltipla escolha:
Pedro precisa descartar alguns papéis. Onde ele deve deixá-los?
a) No mar ou nos rios.
b) No chão.
c) No cesto de papel reciclado.
d) Fazer uma fogueira para queimá-los.
Competência prevista na BNCC:
(EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários
(manhã, tarde, noite)e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.
Exemplo de questão diagnóstica dissertativa:
Um dia é dividido em três partes principais. O que você faz em cada uma dessas
partes?
Passo 2:
Elaboração do trabalho para postagem no AVA, contendo:
1) Capa da Instituição, conforme orientação disponível na biblioteca virtual.
2) Apresentação das competências utilizadas para elaboração da avaliação diagnóstica,
comentando a importância de cada uma.
3) A avaliação diagnóstica, contendo dez perguntas, sendo 8 de múltipla escolha e 2
ATV
ATIVIDADE PRÁTICA
dissertativas.
NORMAS PARA ENTREGA DA ATIVIDADE PRÁTICA
• Você deverá postar seu trabalho final no AVA, na pasta específica relacionada à atividade prática,
obedecendo o prazo limite de postagem, conforme disposto no AVA.
• O trabalho deve ser enviado em formato Word ou PDF, em um ARQUIVO ÚNICO de até 10 MB.
• O sistema permite anexar apenas um arquivo. Caso haja mais de uma postagem, será considerada
a última versão.
IMPORTANTE:
• A entrega da atividade, de acordo com a proposta solicitada, é um critério de aprovação na
disciplina.
• Não há prorrogação para a postagem da atividade.

Aproveite essa oportunidade para aprofundar ainda mais seus conhecimentos.
Bons estudos!
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível
em: [Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 12 dez. 2023.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Matrizes de referência para o ano de
2022. Disponível em: [Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 12 dez. 2023.
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6321
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Empty Re: FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM

Mensagem por elenilton-apostileiros Qui 29 Fev 2024 - 18:21

projeto de extensao


atividades extensionistas

projeto de ensino

relatório de estágio


apostileiros com br
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6321
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Empty Re: FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM

Mensagem por elenilton-apostileiros Dom 10 Mar 2024 - 19:39

Projeto de Extensao
Relatório de Estágio
Projeto de Ensino
Atividades Práticas

apostileiros com br
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6321
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Empty Re: FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM

Mensagem por elenilton-apostileiros Ter 12 Mar 2024 - 17:28

...
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6321
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Empty Re: FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM

Mensagem por elenilton-apostileiros Seg 18 Mar 2024 - 16:17

apostileiros com br

projeto de extensao
projeto de ensino
relatório de estágio
projeto de conclusão de curso
trabalhos academicos diversos
textos em geral
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6321
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Empty Re: FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM

Mensagem por elenilton-apostileiros Qua 20 Mar 2024 - 18:50

projeto de extensao


apostileiros com br
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6321
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Empty Re: FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM

Mensagem por elenilton-apostileiros Qua 27 Mar 2024 - 10:50

projeto de extensao


projeto integrado

apostileiros com br
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6321
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Empty Re: FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM

Mensagem por elenilton-apostileiros Seg 1 Abr 2024 - 9:22

Projeto Integrado

Projeto de extensão
  • projeto de ensino
    projeto de conclusão de curso
    relatório de estágio
    learning by doing
    trabalhos diversos


apostileiros com br
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6321
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Empty Re: FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM

Mensagem por elenilton-apostileiros Ter 2 Abr 2024 - 7:43

elenilton-apostileiros escreveu:apostileiros com br

ATV
ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM
Olá, estudante!
Neste momento, você realizará uma atividade prática relacionada a uma situação típica da atuação
do professor. Uma Avaliação Diagnóstica, como estratégia educativa para o mapeamento dos
conhecimentos prévios dos estudantes.
Objetivos
Refletir sobre a importância da avaliação diagnóstica.
Construir uma avaliação diagnóstica.
Empregar os objetos de aprendizagem e as habilidades descritas na BNCC em questões
pertinentes à avaliação diagnóstica.
Situação-problema
Após a realização do concurso público em sua cidade, você foi chamado para assumir o cargo
de professor. O ingresso ocorreu um pouco antes do início das aulas, então, a coordenadora
pedagógica, após apresentar os professores e as respectivas séries, orientou que todos
iniciassem a confecção das avaliações diagnósticas.
Na escola, há professores das diferentes áreas de conhecimento e cada professor desenvolverá
uma avaliação diagnóstica, contemplando os componentes curriculares da sua respectiva área.
Passo 1
Para elaborar a atividade, você precisará:
1. Ler e conhecer as competências específicas referentes à sua área de conhecimento de
acordo com a BNCC, bem como a proposta de objetos de conhecimento e habilidades
prevista para uma série de sua escolha, conforme segmento de atuação de seu curso de
graduação (Por exemplo: Pedagogia, Educação Física e Arte: do 1º ao 5º ano; Letras,
Matemática, História, Geografia: do 6º ao 9º ano; Filosofia, Sociologia: 1º ao 3º ano do
Ensino Médio). O curso de Educação Especial abrange todos os segmentos mencionados,
com foco em estudantes com necessidades educacionais especiais.
2. Construir a avaliação diagnóstica da disciplina de sua área de formação para a série de sua
escolha, contendo 10 perguntas relacionadas ao desenvolvimento das competências
definidas no item 1, sendo 8 de múltipla escolha e 2 dissertativas, conforme modelos, a
seguir.
ATV
ATIVIDADE PRÁTICA
Exemplo para a disciplina de Ciências:
Competência prevista na BNCC:
(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos
de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como
podem ser usados de forma maisconsciente.
Exemplo de questão diagnóstica de múltipla escolha:
Pedro precisa descartar alguns papéis. Onde ele deve deixá-los?
a) No mar ou nos rios.
b) No chão.
c) No cesto de papel reciclado.
d) Fazer uma fogueira para queimá-los.
Competência prevista na BNCC:
(EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários
(manhã, tarde, noite)e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.
Exemplo de questão diagnóstica dissertativa:
Um dia é dividido em três partes principais. O que você faz em cada uma dessas
partes?
Passo 2:
Elaboração do trabalho para postagem no AVA, contendo:
1) Capa da Instituição, conforme orientação disponível na biblioteca virtual.
2) Apresentação das competências utilizadas para elaboração da avaliação diagnóstica,
comentando a importância de cada uma.
3) A avaliação diagnóstica, contendo dez perguntas, sendo 8 de múltipla escolha e 2
ATV
ATIVIDADE PRÁTICA
dissertativas.
NORMAS PARA ENTREGA DA ATIVIDADE PRÁTICA
• Você deverá postar seu trabalho final no AVA, na pasta específica relacionada à atividade prática,
obedecendo o prazo limite de postagem, conforme disposto no AVA.
• O trabalho deve ser enviado em formato Word ou PDF, em um ARQUIVO ÚNICO de até 10 MB.
• O sistema permite anexar apenas um arquivo. Caso haja mais de uma postagem, será considerada
a última versão.
IMPORTANTE:
• A entrega da atividade, de acordo com a proposta solicitada, é um critério de aprovação na
disciplina.
• Não há prorrogação para a postagem da atividade.

Aproveite essa oportunidade para aprofundar ainda mais seus conhecimentos.
Bons estudos!
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível
em: [Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 12 dez. 2023.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Matrizes de referência para o ano de
2022. Disponível em: [Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 12 dez. 2023.
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6321
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Empty Re: FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM

Mensagem por elenilton-apostileiros Dom 7 Abr 2024 - 17:59

elenilton-apostileiros escreveu:apostileiros com br

ATV
ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM
Olá, estudante!
Neste momento, você realizará uma atividade prática relacionada a uma situação típica da atuação
do professor. Uma Avaliação Diagnóstica, como estratégia educativa para o mapeamento dos
conhecimentos prévios dos estudantes.
Objetivos
Refletir sobre a importância da avaliação diagnóstica.
Construir uma avaliação diagnóstica.
Empregar os objetos de aprendizagem e as habilidades descritas na BNCC em questões
pertinentes à avaliação diagnóstica.
Situação-problema
Após a realização do concurso público em sua cidade, você foi chamado para assumir o cargo
de professor. O ingresso ocorreu um pouco antes do início das aulas, então, a coordenadora
pedagógica, após apresentar os professores e as respectivas séries, orientou que todos
iniciassem a confecção das avaliações diagnósticas.
Na escola, há professores das diferentes áreas de conhecimento e cada professor desenvolverá
uma avaliação diagnóstica, contemplando os componentes curriculares da sua respectiva área.
Passo 1
Para elaborar a atividade, você precisará:
1. Ler e conhecer as competências específicas referentes à sua área de conhecimento de
acordo com a BNCC, bem como a proposta de objetos de conhecimento e habilidades
prevista para uma série de sua escolha, conforme segmento de atuação de seu curso de
graduação (Por exemplo: Pedagogia, Educação Física e Arte: do 1º ao 5º ano; Letras,
Matemática, História, Geografia: do 6º ao 9º ano; Filosofia, Sociologia: 1º ao 3º ano do
Ensino Médio). O curso de Educação Especial abrange todos os segmentos mencionados,
com foco em estudantes com necessidades educacionais especiais.
2. Construir a avaliação diagnóstica da disciplina de sua área de formação para a série de sua
escolha, contendo 10 perguntas relacionadas ao desenvolvimento das competências
definidas no item 1, sendo 8 de múltipla escolha e 2 dissertativas, conforme modelos, a
seguir.
ATV
ATIVIDADE PRÁTICA
Exemplo para a disciplina de Ciências:
Competência prevista na BNCC:
(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos
de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como
podem ser usados de forma maisconsciente.
Exemplo de questão diagnóstica de múltipla escolha:
Pedro precisa descartar alguns papéis. Onde ele deve deixá-los?
a) No mar ou nos rios.
b) No chão.
c) No cesto de papel reciclado.
d) Fazer uma fogueira para queimá-los.
Competência prevista na BNCC:
(EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários
(manhã, tarde, noite)e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.
Exemplo de questão diagnóstica dissertativa:
Um dia é dividido em três partes principais. O que você faz em cada uma dessas
partes?
Passo 2:
Elaboração do trabalho para postagem no AVA, contendo:
1) Capa da Instituição, conforme orientação disponível na biblioteca virtual.
2) Apresentação das competências utilizadas para elaboração da avaliação diagnóstica,
comentando a importância de cada uma.
3) A avaliação diagnóstica, contendo dez perguntas, sendo 8 de múltipla escolha e 2
ATV
ATIVIDADE PRÁTICA
dissertativas.
NORMAS PARA ENTREGA DA ATIVIDADE PRÁTICA
• Você deverá postar seu trabalho final no AVA, na pasta específica relacionada à atividade prática,
obedecendo o prazo limite de postagem, conforme disposto no AVA.
• O trabalho deve ser enviado em formato Word ou PDF, em um ARQUIVO ÚNICO de até 10 MB.
• O sistema permite anexar apenas um arquivo. Caso haja mais de uma postagem, será considerada
a última versão.
IMPORTANTE:
• A entrega da atividade, de acordo com a proposta solicitada, é um critério de aprovação na
disciplina.
• Não há prorrogação para a postagem da atividade.

Aproveite essa oportunidade para aprofundar ainda mais seus conhecimentos.
Bons estudos!
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível
em: [Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 12 dez. 2023.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Matrizes de referência para o ano de
2022. Disponível em: [Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 12 dez. 2023.
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6321
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Gestão - FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM Empty Re: FAÇO ATIVIDADE PRÁTICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos