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Mensagem por Eduardo0 Ter 27 Fev 2018 - 9:04

1)É possível ter o sistema com a qualidade suficiente para aumentar a produtividade do usuário na realização de suas tarefas?

Como podemos avaliar um software quanto ao aspecto da Interface Homem-computador?

Qual seria a relação entre _______ e qualidade de software?

Claro que sim, pois o campo de IHC está relacionado à qualidade de um sistema de computador, ou seja, à qualidade de uso de um software.

A opção abaixo que melhor preenche o espaço acima é:

Alternativas:

a)BSC
b)IHC
c)RFID
d)ALG
e)BI

2)As técnicas definitivas (objetivas/empíricas) referem-se basicamente aos ensaios de interação e às sessões com sistemas espiões, e contam com a participação direta de usuários. Como exemplo têm-se as técnicas de ensaios de interação e sistemas de monitoramento.

Rocha e Baranauskas (2000) agrupam os métodos de avaliação da seguinte forma:

I) De inspeção de usabilidade: não envolve o usuário e pode ser usado em qualquer fase do desenvolvimento de um sistema (ROCHA E BARANAUSKAS, 2000 apud WHITEFIELD et al, 1991);

II) Testes de usabilidade: métodos centrados no usuário, incluindo-se os métodos experimentais ou empíricos, observacionais e técnicas de questionamento. Para o uso desses métodos, faz-se necessária uma implementação (ROCHA E BARANAUSKAS, 2000 apud WHITEFIELD et al, 1991);

III) Experimentos controlados: o objetivo neste é propiciar, aos designers, um melhor entendimento sobre como os usuários utilizam os sistemas em seu ambiente natural e como o uso destes sistemas se integra com outras atividades. Geralmente, o usuário é atuante neste processo de avaliação. Os métodos deste grupo incluem as avaliações participativa, conceitual e etnográfica (ROCHA E BARANAUSKAS, 2000 apud PREECE et al, 1994; MONK et al, 1993; GREENBAUM e KYING, 1991).

IV) Métodos de avaliação interpretativos: são experimentos de laboratório, em que, se define uma hipótese a ser testada e todas variáveis de interesse são controladas. Os dados coletados são analisados quantitativamente e os resultados são validados por conhecimentos estatísticos (ROCHA E BARANAUSKAS, 2000 apud PREECE et al, 1994; DIX et al, 1998);

Assinale a alternativa abaixo:

Alternativas:

a)As alternativas I e II estão corretas e as alternativas III e IV estão incorretas.
b)As alternativas I e III estão corretas e as alternativas II e IV estão incorretas.
c)As alternativas I e IV estão corretas e as alternativas III e II estão incorretas.
d)As alternativas II e III estão corretas e as alternativas I e IV estão incorretas.
e)As alternativas III e IV estão corretas e as alternativas I e II estão incorretas.

3)Segundo ISO (2007), no campo de usabilidade, é necessário ter ________,________ e ________, de acordo com o contexto de uso e das propostas. O nível de detalhes de cada medida dependem dos objetivos das partes envolvidas na medição, devendo ser considerada a importância relativa de cada medida para os objetivos. Essas medidas podem ser especificadas para objetivos globais ou para objetivos menores.

Analisando a imagem acima assinale a opção que preencha corretamente as lacunas acima:

Alternativas:

a)tarefas incompletas, insatisfação e grande velocidade
b)as medidas de eficácia, eficiência e satisfação
c)eficácia, usabilidade e satisfação
d)porcentagem de objetivos alcançados, eficácia e satisfação
e)porcentagem de objetivos alcançados, tarefas incompletas e eficiência

4)Em Nielsen e Mack (1994) encontra-se a seguinte classificação de avaliação:

1ª coluna:

a) Informal
b) Empírica
c) Automática
d) Formal

2ª coluna:

I) a usabilidade é avaliada por softwares que comparam a interface e suas especificações;
II) a usabilidade é avaliada a partir da observação dos testes feitos com usuários reais, sendo esta a forma de avaliação mais utilizada, é, porém, de custo elevado;
III) a usabilidade é medida a partir de modelos e fórmulas e, é de difícil aplicação, sendo problemática no caso de interfaces altamente interativas e complexas;
IV) a avaliação da usabilidade baseia-se em regras heurísticas e de experiências, conhecimentos ou habilidades pessoais ou de grupos.

Relacione as duas colunas acima e assinale a opção correta:

Alternativas:

a)a-I; b-II; c-III; d-IV.
b)a-I; b-III; c-II; d-III.
c)a-II; b-VI; c-I; d-III.
d)a-III; b-II; c-I; d-IV.
e)a-IV; b-II; c-I; d-III.

5)As definições dos termos que envolvem a norma ISO 9241-11 são descritas como segue (ISO, 2007):

1ª coluna:

a) Usabilidade
b) Eficácia
c) Eficiência
d) Satisfação
e) Contexto de uso
f) Sistema de trabalho

2ª coluna:

I) é a medida na qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso;
II) refere-se a usuários, tarefas, equipamentos (hardware, software e materiais) e ao ambiente físico e social no qual um produto é usado;
III) está ligada à acurácia e completude com as quais os usuários alcançam objetivos específicos;
IV) relaciona-se com o nível de eficácia alcançada no consumo de recursos relevantes, como esforço mental ou físico, tempo, custos materiais ou financeiros;
V) envolve o sistema, composto de usuários, equipamento, tarefas e o ambiente físico e social, com o propósito de alcançar objetivos específicos.
VI) tem a ver com o conforto e com atitudes positivas em relação ao uso de um produto, podendo ser medida pela avaliação subjetiva em escalas de desconforto experimentado, gosto pelo produto, satisfação com o uso do produto ou aceitação da carga de trabalho, quando da realização de diferentes tarefas, ou a extensão dos objetivos de usabilidade que foram alcançados;

Relacione as duas colunas acima e assinale a opção correta:

Alternativas:

a)a-I; b-III; c-IV; d-VI; e-II; f-V.
b)a-III; b-V; c-IV; d-VI; e-II; f-I.
c)a-IV; b-III; c-I; d-II; e-VI; f-V.
d)a-V; b-VI; c-IV; d- III; e-II; f-I.
e)a-VI; b-V; c-IV; d-I; e-II; f-III.
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Mensagem por Eduardo0 Ter 27 Fev 2018 - 9:05

Alguém tem as repostas?
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Mensagem por em-branco Qui 1 Mar 2018 - 12:28

Qual o gabarito?

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Mensagem por Eduardo0 Qui 1 Mar 2018 - 13:19

?
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Mensagem por Eduardo0 Qui 1 Mar 2018 - 19:17

1b 2a 3b 4e 5a
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Mensagem por Luciene Qui 1 Mar 2018 - 21:04

B - A - B -E - A

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Mensagem por Roniandro Qui 1 Mar 2018 - 21:50

1- b)
2-a)
3-b)
4-e)
5-a)

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