Entrar
Procurar
Top dos mais postadores
Fernandes (26272) | ||||
elenilton-apostileiros (6374) | ||||
Elenilton (6320) | ||||
jsjunior (1857) | ||||
Professor (562) | ||||
Aninha (477) | ||||
Paulinha (304) | ||||
provasunopar2 (298) | ||||
Braga Jr. (241) | ||||
auxilioacademico2024 (206) |
PAINEL DO USUÁRIO
Mensagens: 0
-
Alterar
-
Ver
-
Tópicos e mensagens
Quem está conectado?
Há 12 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 12 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 354 em Seg 5 maio 2014 - 21:37
Últimos assuntos
Atividade Diagnóstica 02 - Ética, Política e Sociedade 1° SEM
2 participantes
Página 1 de 1
Atividade Diagnóstica 02 - Ética, Política e Sociedade 1° SEM
1)Leia atentamente as asserções a seguir:
I - Acompanhe também esse outro aspecto que tem muita semelhança com nossos dias: na Grécia Antiga, o momento em que o cidadão mais aparece e mais exerce sua cidadania é quando discute, opina, delibera e vota nas assembleias.
Por isso
II - A educação, na época dos sofistas, tinha como padrão a formação do bom orador, aquele que sabia falar em público e persuadir os outros na política (pólis - cidade).
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) As duas asserções são falsas.
b) As duas asserções são verdadeiras, e a asserção II explica a asserção I. Alternativa assinalada
c) As duas asserções são verdadeiras, e a asserção II se contrapõe à asserção I.
d) A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.
e) A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
2)
Descartes estava convencido de que é possível vencer os efeitos das origens dos erros ao apelar para uma reforma do entendimento e das ciências. É o próprio sujeito do conhecimento que vai agir contra os efeitos do erro ao decidir e optar pela necessidade de encontrar fundamentos seguros para o saber. Para tal, Descartes criou que procedimento?
Alternativas:
a) A precipitação, que é a facilidade e a velocidade com que nossa vontade nos faz emitir juízos sobre as coisas antes de verificarmos se nossas ideias são ou não são verdadeiras.
b) A verdade, mas que não está no domínio do homem, pois pertenceria apenas a Deus.
c) A dúvida metódica, conforme nos explica Chauí (2012, p. 167): "[...] procedimento [...] pelo qual o sujeito do conhecimento, analisando cada um de seus conhecimentos, conhece e avalia as fontes e as causas de cada um, a forma e o conteúdo de cada um, a falsidade e a verdade de cada um e encontra meios para livrar-se de tudo quanto seja duvidoso perante o pensamento". Alternativa assinalada
d) O conhecimento sensível, que é composto pela sensação, percepção, imaginação, memória e linguagem.
e) A prevenção, que é a facilidade com que nosso espírito se deixa levar pelas opiniões e ideias dos outros sem a preocupação de analisar e verificar se são ou não verdadeiras.
3)
Segundo Immanuel Kant, as três máximas morais que exprimem a incondicionalidade dos atos realizados por dever, conforme Chauí (2012), são:
I. Aja como se a máxima de tua ação devesse ser eleita por sua vontade em lei universal da Natureza.
II. Aja de tal forma que trate a humanidade, tanto na sua própria pessoa como na pessoa de outro, sempre como um fim e nunca como um meio.
III. Aja como se a máxima de sua ação devesse servir de lei universal para todos os seres racionais.
Está correto o que se afirma:
Alternativas:
a) Em I, II e III. Alternativa assinalada
b) Apenas em I e II.
c) Apenas em I e III.
d) Apenas em I.
e) Apenas em II e III.
4)
A concepção ética, contrária à racionalista, contesta a razão, não aceita que ela tenha qualquer domínio sobre paixões e desejos, apontando a liberdade como a plena manifestação do sujeito que deseja. Essa concepção encontra-se em Nietzsche e em vários outros filósofos contemporâneos, sendo muitas vezes chamada de irracionalista por se opor à razão.
Considerando tal visão, assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as afirmações falsas:
( ) A moral racionalista foi erguida com a finalidade de reprimir, e não de garantir o exercício da liberdade.
( ) A moral dos fracos é produto do ressentimento, que odeia e teme a vida, envenenando-a com a culpa e o pecado, voltando contra si mesma o ódio à vida.
( ) A sociedade governada por fracos hipócritas impõe aos fortes modelos éticos que os enfraqueçam e os tornem prisioneiros dóceis da hipocrisia da moral vigente.
( ) É preciso manter os fortes dizendo-lhes que o bem é tudo o que fortalece o desejo da vida e que o mal é tudo o que é contrário a esse desejo.
Assinale alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a) V, F, V, F.
b) F, V, F, V.
c) V, F, F, V.
d) V, V, V, V. Alternativa assinalada
e) F, F, F, F.
luez- Nivel 0
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/03/2018
Fernandes- Nivel S
- Mensagens : 26272
Data de inscrição : 02/10/2015
Idade : 32
Localização : Terezina
Fernandes- Nivel S
- Mensagens : 26272
Data de inscrição : 02/10/2015
Idade : 32
Localização : Terezina
Fernandes- Nivel S
- Mensagens : 26272
Data de inscrição : 02/10/2015
Idade : 32
Localização : Terezina
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qua 15 maio 2024 - 19:32 por Professor
» √PROVAS √GABARITOS √HORAS ACO √UNOPAR √ANHANGUERA ※ZAP(79)99626-6065 INTERESSADOS CHAMAR NO PV
Qua 15 maio 2024 - 19:32 por Professor
» FAÇO PORTFÓLIO EXCLUSIVO - SEM CÓPIA / SEM PLÁGIO Unopar Anhanguera Pitágoras Uniderp UNIP
Seg 13 maio 2024 - 17:22 por elenilton-apostileiros
» V.E.N.D.O Projeto de extensão - TODOS OS CURSOS -padrão ou exclusivo (sem plágio)
Seg 13 maio 2024 - 17:22 por elenilton-apostileiros
» Projeto de Extensão I e II EAD Unopar Anhanguera Pitagoras Uniderp Unip Faveni 2024.1
Seg 13 maio 2024 - 17:22 por elenilton-apostileiros
» Projeto de Extensão I e II EAD Unopar Anhanguera Pitagoras Uniderp Unip Faveni 2024.1
Seg 13 maio 2024 - 17:21 por elenilton-apostileiros
» Trabalhos prontos para entrega rápida ou exclusiva sob encomenda
Seg 13 maio 2024 - 17:19 por elenilton-apostileiros
» V.E.N.D.O Projeto de extensão - TODOS OS CURSOS -padrão ou exclusivo (sem plágio)
Seg 13 maio 2024 - 17:19 por elenilton-apostileiros
» Portfolio EAD Projeto de Extensão Unopar Anhanguera Pitagoras Uniderp Unip Faveni Ampli 2024.1
Seg 13 maio 2024 - 17:19 por elenilton-apostileiros