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Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Análise Orientada a Objetos I
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Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Análise Orientada a Objetos I
1)
Desenvolver softwares é geralmente uma tarefa complexa e sujeita a erros, assim o sucesso ou fracasso dependem de inúmeros fatores que ocorrem durante todo o processo de desenvolvimento. A realização bem executada das três primeiras atividades (Análise de Requisitos, Análise e Projeto) de um processo de desenvolvimento é essencial para o sucesso e qualidade do software desenvolvido. O Processo Unificado (PU) foi criado para apoiar o desenvolvimento orientado a objetos com a Unified Modeling Language (UML), fornecendo uma forma sistemática de especificar sistemas de softwares para diferentes domínios e tamanhos de projetos. No PU, as fases de elaboração e construção ocorrem em ciclos iterativos.
Assinale a alternativa que indica as atividades que são concentradas na fase de "Construção".
Alternativas:
a)
Testes e Manutenção.
b)
Implementação e Testes.
Alternativa assinalada
c)
Análise de Requisitos e Análise.
d)
Análise e Projeto.
e)
Projeto e Implementação.
2)
Durante o processo de desenvolvimento de um software vários profissionais interagem para projetarem a melhor solução. O Analista de Sistemas é um profissional essencial em qualquer projeto de desenvolvimento de sistemas. O Analista de Sistemas, na atividade de Análise de Requisitos, deve identificar, definir e especificar os requisitos funcionais e não-funcionais do sistema. Um _____________________ representa um serviço ou uma funcionalidade que o sistema deve fornecer para atender uma necessidade do usuário. Um _____________________ representa restrições que o software deve atender ou qualidades específicas que o software deve ter.
Assinale a alternativa correta que preenche as lacunas acima:
Alternativas:
a)
Requisito não-funcional. Requisito não-funcional.
b)
Requisito não-funcional. Requisito funcional.
c)
Requisito não-funcional. Requisito transacional.
d)
Requisito funcional. Requisito funcional.
e)
Requisito funcional. Requisito não-funcional.
Alternativa assinalada
3)
O Processo Unificado (PU) foi criado para apoiar o desenvolvimento orientado a objetos com a Unified Modeling Language (UML), fornecendo uma forma sistemática de especificar sistemas de softwares para diferentes domínios e tamanhos de projetos, de forma iterativa. O PU consiste na repetição de uma série de ciclos durante o desenvolvimento de um sistema, por isso esse processo é dito como evolucionário. Cada ciclo é concluído com uma versão do produto pronta para distribuição e é subdividido em 4 Fases: Concepção, Elaboração, Construção e Transição. Estas fases, por sua vez, são subdivididas em Iterações e estas passam por cinco fluxos de trabalho (atividades): Requisitos, Análise, Projeto, Implementação e Teste
Assinale a alternativa correta que descreve o objetivo da fase de "Elaboração" do PU:
Alternativas:
a)
Define-se como o sistema será construído a partir da definição dos requisitos do sistema, estabelecendo a arquitetura e mecanismos para especificar o sistema.
b)
Define-se a ideia geral do negócio do sistema e a delimitação do escopo do projeto, para obter um desenvolvimento bem fundamentado nos requisitos do usuário.
Alternativa assinalada
c)
Concentra-se na especificação da modelagem organizacional, identificando os processos de negócio, adequando o projeto de acordo com as tecnologias que serão adotadas para o desenvolvimento do software.
d)
Define-se a infraestrutura necessárias para o desenvolvimento do sistema e os procedimentos técnicos referentes ao método, técnicas, tecnologias e ferramentas a serem adotadas.
e)
Concentra-se na implementação e testes das funcionalidades, através do desenvolvimento iterativo e incremental do sistema.
4)
No Paradigma Orientado a Objetos (POO), tudo pode ser potencialmente representado como um objeto. Segundo Bezerra (2007), pode-se dizer que POO é uma forma de abordar um problema, visualizando um sistema de software como uma coleção de agentes interconectados chamados objetos, sendo cada objeto responsável por realizar tarefas específicas.
Referência: BEZERRA, Eduardo. Princípios de análise e projeto de sistemas com UML. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
Assinale a alternativa correta que define o conceito de "Objeto", conforme o Paradigma Orientado a Objetos.
Alternativas:
a)
Um objeto pode ser definido como os acontecimentos que fazem os objetos mudarem de estado, ou seja, é uma transmissão ou informação unidirecional de um objeto para outro.
b)
Um objeto pode ser definido como a propriedade pela qual uma classe pode herdar características e comportamento de outra, para obter o reaproveitamento dos atributos e operações.
c)
Um objeto pode ser definido como o ato de reunir em uma estrutura chamada classe, as suas características e os seus comportamentos, permitindo que uma classe proteja a integridade de suas partes.
d)
Um objeto pode ser definido como qualquer coisa concreta ou abstrata com existência no mundo real, com características e comportamento próprio, sendo possível identificá-lo como único. Os objetos são descritos por seus atributos e operações.
Alternativa assinalada
e)
Um objeto pode ser definido como a habilidade mental que permite aos seres humanos visualizarem os problemas do mundo real com vários graus de detalhe, representando-o em uma estrutura lógica.
5)
Um paradigma é um conjunto de regras que estabelecem fronteiras e descrevem como resolver problemas dentro desta fronteira. Um paradigma ajuda-nos a organizar a e coordenar a maneira como olhamos o mundo. Assim, a orientação a objetos é um paradigma para o desenvolvimento de software que se baseia na utilização de componentes individuais (objetos) que colaboram para construir sistemas mais complexos, o qual essa naturalidade é transposta para a escrita de programas de computador por meio das técnicas de Programação Orientada a Objetos (POO).
Assinale a alternativa correta que indica o nome do conceito do POO correspondente a seguinte definição "representa a propriedade pela qual uma classe pode herdar características e comportamento de uma outra classe, para obter o reaproveitamento dos atributos e operações".
Alternativas:
a)
Evento.
b)
Objeto.
c)
Estado.
d)
Encapsulamento.
e)
Generalização.
Alternativa assinalada
RESPOSTAS CORRETAS:
1) b
2) e
3) a
4) d
5) e
Desenvolver softwares é geralmente uma tarefa complexa e sujeita a erros, assim o sucesso ou fracasso dependem de inúmeros fatores que ocorrem durante todo o processo de desenvolvimento. A realização bem executada das três primeiras atividades (Análise de Requisitos, Análise e Projeto) de um processo de desenvolvimento é essencial para o sucesso e qualidade do software desenvolvido. O Processo Unificado (PU) foi criado para apoiar o desenvolvimento orientado a objetos com a Unified Modeling Language (UML), fornecendo uma forma sistemática de especificar sistemas de softwares para diferentes domínios e tamanhos de projetos. No PU, as fases de elaboração e construção ocorrem em ciclos iterativos.
Assinale a alternativa que indica as atividades que são concentradas na fase de "Construção".
Alternativas:
a)
Testes e Manutenção.
b)
Implementação e Testes.
Alternativa assinalada
c)
Análise de Requisitos e Análise.
d)
Análise e Projeto.
e)
Projeto e Implementação.
2)
Durante o processo de desenvolvimento de um software vários profissionais interagem para projetarem a melhor solução. O Analista de Sistemas é um profissional essencial em qualquer projeto de desenvolvimento de sistemas. O Analista de Sistemas, na atividade de Análise de Requisitos, deve identificar, definir e especificar os requisitos funcionais e não-funcionais do sistema. Um _____________________ representa um serviço ou uma funcionalidade que o sistema deve fornecer para atender uma necessidade do usuário. Um _____________________ representa restrições que o software deve atender ou qualidades específicas que o software deve ter.
Assinale a alternativa correta que preenche as lacunas acima:
Alternativas:
a)
Requisito não-funcional. Requisito não-funcional.
b)
Requisito não-funcional. Requisito funcional.
c)
Requisito não-funcional. Requisito transacional.
d)
Requisito funcional. Requisito funcional.
e)
Requisito funcional. Requisito não-funcional.
Alternativa assinalada
3)
O Processo Unificado (PU) foi criado para apoiar o desenvolvimento orientado a objetos com a Unified Modeling Language (UML), fornecendo uma forma sistemática de especificar sistemas de softwares para diferentes domínios e tamanhos de projetos, de forma iterativa. O PU consiste na repetição de uma série de ciclos durante o desenvolvimento de um sistema, por isso esse processo é dito como evolucionário. Cada ciclo é concluído com uma versão do produto pronta para distribuição e é subdividido em 4 Fases: Concepção, Elaboração, Construção e Transição. Estas fases, por sua vez, são subdivididas em Iterações e estas passam por cinco fluxos de trabalho (atividades): Requisitos, Análise, Projeto, Implementação e Teste
Assinale a alternativa correta que descreve o objetivo da fase de "Elaboração" do PU:
Alternativas:
a)
Define-se como o sistema será construído a partir da definição dos requisitos do sistema, estabelecendo a arquitetura e mecanismos para especificar o sistema.
b)
Define-se a ideia geral do negócio do sistema e a delimitação do escopo do projeto, para obter um desenvolvimento bem fundamentado nos requisitos do usuário.
Alternativa assinalada
c)
Concentra-se na especificação da modelagem organizacional, identificando os processos de negócio, adequando o projeto de acordo com as tecnologias que serão adotadas para o desenvolvimento do software.
d)
Define-se a infraestrutura necessárias para o desenvolvimento do sistema e os procedimentos técnicos referentes ao método, técnicas, tecnologias e ferramentas a serem adotadas.
e)
Concentra-se na implementação e testes das funcionalidades, através do desenvolvimento iterativo e incremental do sistema.
4)
No Paradigma Orientado a Objetos (POO), tudo pode ser potencialmente representado como um objeto. Segundo Bezerra (2007), pode-se dizer que POO é uma forma de abordar um problema, visualizando um sistema de software como uma coleção de agentes interconectados chamados objetos, sendo cada objeto responsável por realizar tarefas específicas.
Referência: BEZERRA, Eduardo. Princípios de análise e projeto de sistemas com UML. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
Assinale a alternativa correta que define o conceito de "Objeto", conforme o Paradigma Orientado a Objetos.
Alternativas:
a)
Um objeto pode ser definido como os acontecimentos que fazem os objetos mudarem de estado, ou seja, é uma transmissão ou informação unidirecional de um objeto para outro.
b)
Um objeto pode ser definido como a propriedade pela qual uma classe pode herdar características e comportamento de outra, para obter o reaproveitamento dos atributos e operações.
c)
Um objeto pode ser definido como o ato de reunir em uma estrutura chamada classe, as suas características e os seus comportamentos, permitindo que uma classe proteja a integridade de suas partes.
d)
Um objeto pode ser definido como qualquer coisa concreta ou abstrata com existência no mundo real, com características e comportamento próprio, sendo possível identificá-lo como único. Os objetos são descritos por seus atributos e operações.
Alternativa assinalada
e)
Um objeto pode ser definido como a habilidade mental que permite aos seres humanos visualizarem os problemas do mundo real com vários graus de detalhe, representando-o em uma estrutura lógica.
5)
Um paradigma é um conjunto de regras que estabelecem fronteiras e descrevem como resolver problemas dentro desta fronteira. Um paradigma ajuda-nos a organizar a e coordenar a maneira como olhamos o mundo. Assim, a orientação a objetos é um paradigma para o desenvolvimento de software que se baseia na utilização de componentes individuais (objetos) que colaboram para construir sistemas mais complexos, o qual essa naturalidade é transposta para a escrita de programas de computador por meio das técnicas de Programação Orientada a Objetos (POO).
Assinale a alternativa correta que indica o nome do conceito do POO correspondente a seguinte definição "representa a propriedade pela qual uma classe pode herdar características e comportamento de uma outra classe, para obter o reaproveitamento dos atributos e operações".
Alternativas:
a)
Evento.
b)
Objeto.
c)
Estado.
d)
Encapsulamento.
e)
Generalização.
Alternativa assinalada
RESPOSTAS CORRETAS:
1) b
2) e
3) a
4) d
5) e
JohCalabria- Nivel 1
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