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Quero nota real e não conceito!

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Mensagem por Elenilton Qua 25 Set 2013 - 14:23

Volto a bater na mesma tecla até alguém se sentir prejudicado.

No manual acadêmico de 2013 consta:

"1.10.1. Regime Acadêmico Semestral – Res. CONSEPE nº 584/2013
O sistema de avaliação adotado no Regime Acadêmico Semestral para cursos ministrados pelo Sistema de Ensino Presencial Conectado, modalidade a distância, compreende:
I. prova por disciplina, aplicada presencialmente, para avaliar o conjunto de competências e habilidades,com peso 7 (sete) na média final;
II. avaliação das atividades Web realizadas no decorrer do semestre, por intermédio do ambiente virtual de aprendizagem, com peso 3 (três) na média final;"


"1.10.1.1. Avaliação
O resultado da avaliação é expresso por meio de conceitos, assim estabelecidos:
I. EX - Excelente – equivalente entre 90% (noventa por cento) a 100% (cem por cento);
II. MB - Muito Bom – equivalente entre 80% (oitenta por cento) a 89% (oitenta e nove por cento);
III. B - Bom – equivalente entre 70% (setenta por cento) a 79% (setenta e nove por cento);
IV. S - Suficiente – equivalente entre 60% (sessenta por cento) a 69% (sessenta e nove por cento); e
V. I - Insuficiente – até 59% (cinquenta e nove por cento)."

"1.10.1.2. Aprovação
Considera-se aprovado na disciplina, o aluno que:
I. obtiver conceito S - Suficiente ou superior, resultante da soma da nota da Prova Presencial,
mais a nota das atividades Web, de acordo com o disposto no item 1.10.1, incisos I e II;"

"Se o aluno obtiver aproveitamento inferior a 50% (cinquenta por cento) na prova presencial da disciplina,deve realizar prova de recuperação da mesma, em período agendado pela coordenadoria de curso."

Ué, se o conceito da prova presencial for Insuficiente, mas as das avaliações virtuais forem Excelentes não conta? Lá em cima diz que vale a soma da nota da Prova Presencial mais a nota das atividades Web...

Raciocinem comigo:

Supondo que a pessoa tirou Insuficiente na prova presencial, esse valor pode ser 0 até 5,9. Se o valor for 5,9 (Insuficiente) mas o cara tirou Excelente na AV1 e Excelente na AV2, ele foi aprovado... não tem porquê fazer recuperação.

PP: Insuficiente = 5,9 * 0,7 (peso 7) = 4,13 (Insuficiente)
AV1: 9 (Excelente) + AV2: 9 (Excelente) = 18 * 0.3 = 5,4 (Insuficiente)

PP (Insuficiente) + AVs (Insuficiente) = 9,53 (Execelente)

Não estou nem contando o Portfólio em grupo e individual. O duro é saber exatamente a nota Insuficiente, já que ela pode ser de 0 a 5,9. Se o aluno tirar até 4,5 na prova presencial ele estará aprovado, de acordo com os conceitos das AVs que postei.

Então quando dizem que quem fizer menos de 50% da prova presencial está reprovado, sem levar em consideração as AVs, estão sendo ilógicos. Nesse caso nem valeria a pena fazer as AVs e portfólios.

Também quando dizem que o aluno que não obtiver conceito mínimo suficiente (S) no conjunto das atividades Web previstas no semestre é reprovado na disciplina, sem levar em conta a prova presencial, também estão sendo ilógicos. Pois também nem valeria a pena fazer a prova presencial.

Foram eles que disseram que o que vale é a soma das duas: PP+AVs

A Prova Presencial vale 10, com peso 7
Temos então outros 10 pontos com peso 3 divididos em Av1, Av2, Portfólio Individual e Portfólio em Grupo? O Portfólio em Grupo, tão trabalhoso vale merreca?

Pela letra do que está escrito, se você errar as duas questões abertas e apenas uma fechada já vai para a recuperação... Então não adianta tirar excelente em Av1, Av2, Pi e PG...

Eu voto para que sejam exterminados esse negócio de "Conceitos" e as notas sejam dadas em números reais (10, 9.5, 5.4, etc).

Quem está comigo carimba o abaixo-assinado constante na minha assinatura e dá um salve!

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Mensagem por Oráculo Qua 25 Set 2013 - 15:19

Tive a oportunidade de fazer um curso de especialização em uma faculdade federal e lá também são utilizados "conceitos" para avaliar os desempenho dos alunos em cada matéria, sendo que no histórico escolar é impresso o conceito e a respectiva nota, conforme exemplo abaixo:

Disciplina/Nota (Conceito)
Algoritmo e Estrutura de Dados/90 (A)

O interessante é que ao ser questionado sobre a nota em uma disciplina é possível informar tanto a "nota" quanto o "conceito". Para quem está acostumado a passar com 70% de aproveitamento é mais interessante falar que fez 70 pontos (ou obteve 70% da nota) do que dizer que o conceito dele foi "C".

O que precisamos saber é se a Unopar imprime no histórico escolar a nota juntamente com o conceito. Se você conhecer alguém que já formou na Unopar, peça a ele(a) para lhe mostrar o histórico escolar e tire suas dúvidas.

Com relação ao seu cálculo, lamento informar, mas está incorreto! Se levar em consideração que o peso das avaliações virtuais é de 30% do valor nota, supondo que você consiga a "nota máxima" (observe que não estou falando o conceito, que pode ser de 90 a 100%), o máximo de pontos que irá conseguir em uma escala de 1 a 10 pontos será 3 pontos e em uma escala de 1 a 100 pontos será de 30 pontos.

Sendo assim, se o estudante obteve 9 pontos em 10 na AV1 e 9 pontos em 10 na AV2, podemos dizer que ele obteve 18 pontos em 20 nas soma das AV1 e AV2, ou seja, 90%. Neste caso, como o peso das avaliações virtuais é de apenas 30% do valor nota será de 2,7 pontos (em uma escala máxima de 10 pontos) ou 27,0 pontos (em uma escala máxima de 100 pontos). O que implicará na não aprovação do estudante.

Em resumo, não vejo nenhum problema com relação a "conceito" uma vez que é o que há de mais moderno hoje em dia e é utilizado pelas faculdades federais e inclusive em outros países (Nos Estados Unidos é ainda mais complexo uma vez que você pode obter A+, A- ... ).
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Mensagem por Acadêmico Unopar Qua 25 Set 2013 - 15:39

Concordo que se no histórico escolar constar a nota juntamente com o conceito não há qualquer problema. Pelo contrário, pelo menos neste ponto, poderemos dizer que na Unopar o sistema de avaliação é semelhante ao das melhores faculdades federais. Só é uma pena que esta instituição "1/2 boca" não copie também outros aspectos positivos das faculdades federais, não é mesmo?
Não posso deixar de comentar que a utilização "conceitos" ao invés de "notas reais" são um pesadelo para alunos medíocres uma vez que uma nota entre 60 a 69%, que diga-se de passagem é muito comum, resultaria em um conceito "D".

Como as avaliações virtuais e portfólios valem uma "merreca", o que podemos fazer é estudar, e estudar muito.
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Mensagem por Elenilton Qua 25 Set 2013 - 15:59

Oráculo escreveu:
Tive a oportunidade de fazer um curso de especialização em uma faculdade federal e lá também são utilizados "conceitos" para avaliar os desempenho dos alunos em cada matéria, sendo que no histórico escolar é impresso o conceito e a respectiva nota, conforme exemplo abaixo:

Disciplina/Nota (Conceito)
Algoritmo e Estrutura de Dados/90 (A)

O interessante é que ao ser questionado sobre a nota em uma disciplina é possível informar tanto a "nota" quanto o "conceito". Para quem está acostumado a passar com 70% de aproveitamento é mais interessante falar que fez 70 pontos (ou obteve 70% da nota) do que dizer que o conceito dele foi "C".

O que precisamos saber é se a Unopar imprime no histórico escolar a nota juntamente com o conceito. Se você conhecer alguém que já formou na Unopar, peça a ele(a) para lhe mostrar o histórico escolar e tire suas dúvidas.

Com relação ao seu cálculo, lamento informar, mas está incorreto! Se levar em consideração que o peso das avaliações virtuais é de 30% do valor nota, supondo que você consiga a "nota máxima" (observe que não estou falando o conceito, que pode ser de 90 a 100%), o máximo de pontos que irá conseguir em uma escala de 1 a 10 pontos será 3 pontos e em uma escala de 1 a 100 pontos será de 30 pontos.

Sendo assim, se o estudante obteve 9 pontos em 10 na AV1 e 9 pontos em 10 na AV2, podemos dizer que ele obteve 18 pontos em 20 nas soma das AV1 e AV2, ou seja, 90%. Neste caso, como o peso das avaliações virtuais é de apenas 30% do valor nota será de 2,7 pontos (em uma escala máxima de 10 pontos) ou 27,0 pontos (em uma escala máxima de 100 pontos). O que implicará na não aprovação do estudante.

Em resumo, não vejo nenhum problema com relação a "conceito" uma vez que é o que há de mais moderno hoje em dia e é utilizado pelas faculdades federais e inclusive em outros países (Nos Estados Unidos é ainda mais complexo uma vez que você pode obter A+, A- ... ).
Você está levando em consideração apenas as AVs. Claro que na sua conta se o aluno tiver a pontuação 2,7 nas AVs estará reprovado. E a prova presencial? No meu exemplo, somando seus pontos das AVs com a nota da PP o aluno estará APROVADO.

"1.10.1.2. Aprovação
Considera-se aprovado na disciplina, o aluno que:
I. obtiver conceito S - Suficiente ou superior, resultante da soma da nota da Prova Presencial,
mais a nota das atividades Web, de acordo com o disposto no item 1.10.1, incisos I e II;"

O que questiono não é o Conceito expresso no Histórico Escolar; é esse conceito colocado nas Avs e PPs, pois conceito é muito subjetivo. E já que o INSUFICIENTE pode ir de até 5,9 o aluno poderá vir a ser prejudicado. Ele precisaria de apenas 3,3 (INSUFICIENTE) para ser aprovado.

Quem já estudou em outra IES sabe que um décimo conta muito e eu já vi muita gente ser reprovada na matéria por conta de 0,1 ponto.

Então o ideal era deixar o Conceito para Histórico, Diplomas e Boletins e colocar números reais nas Avs e PPs.



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Mensagem por Elenilton Qua 25 Set 2013 - 16:09

Acadêmico Unopar escreveu:
Concordo que se no histórico escolar constar a nota juntamente com o conceito não há qualquer problema. Pelo contrário, pelo menos neste ponto, poderemos dizer que na Unopar o sistema de avaliação é semelhante ao das melhores faculdades federais. Só é uma pena que esta instituição "1/2 boca" não copie também outros aspectos positivos das faculdades federais, não é mesmo?
Não posso deixar de comentar que a utilização "conceitos" ao invés de "notas reais" são um pesadelo para alunos medíocres uma vez que uma nota entre 60 a 69%, que diga-se de passagem é muito comum, resultaria em um conceito "D".

Como as avaliações virtuais e portfólios valem uma "merreca", o que podemos fazer é estudar, e estudar muito.
A questão aqui colocada é que essas "notas reais" sejam colocadas nas AVs e PPs para um melhor somatório. Reprovar alguém por "Conceitos" é muito vantajoso para a IES... Quero ver se na ponta do lápis esse aluno seria realmente reprovado.

Não chamaria alunos que tiram menos de 7 pontos em provas de "alunos medíocres"... Mas se essa é sua opinião, eu só lamento.

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Mensagem por Oráculo Qua 25 Set 2013 - 17:10

Vamos por partes:

1) Uma pessoa que consegue ser reprovada na matéria por conta de 0,1 ponto tem mais é que fazer dependência da mesma no semestre seguinte porque demonstrou não ter conseguido sequer assimilar 50% ou 60% do conteúdo e o mercado não vai absorver este tipo de profissional.

2) Se levarmos em consideração que a escala de notas do MEC é:

A - Excelente (90 a 100 pontos)
B - Ótimo (80 a 89 pontos)
C - Bom (70 a 79)
D - Regular (60 a 69)
E - Fraco (40 a 59)
F Insuficiente (0 a 39)

O aluno que obtêm uma nota entre 60 e 69 é sim um aluno medíocre... não porque eu ou outra pessoa queremos,  mas porque ele não consegue sequer se enquadrar na faixa considerada "bom" (70 a 79).

De acordo com o dicionário, o Medíocre é aquilo que é médio, ou seja, medíocre significa não ter qualidades ou habilidades suficientes para se destacar naquilo que se propõe a fazer, seja na vida pessoal ou profissional.

EM RESUMO, sem ofensas, é como dizer que "algo" ou "alguém" é comum.

É uma pena que a grande maioria dos brasileiros leiam tão pouco que não conseguem sequer notar estas pequenas nuances da nossa língua.
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Mensagem por Acadêmico Unopar Qua 25 Set 2013 - 17:23

Eu poderia ter usado a palavra "comum" mas a utilização da palavra "medíocre" tem como principal objetivo enfatizar que alguma coisa, uma pessoa ou o resultado de uma ação é algo trivial, comum ou  que está entre o grande e o pequeno.

Ou seja, tirar uma nota abaixo de 70% faz com que esta pessoa esteja justamente nesta faixa (entre o grande e o pequeno).

Você daria parabéns para alguém que passou no vestibular de uma faculdade particular? Uma resposta inteligente possivelmente seria talvez? E se fosse em uma federal?

Entendeu aonde eu quero chegar?
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Mensagem por Elenilton Qui 26 Set 2013 - 10:50

Oráculo escreveu:
Vamos por partes:

1) Uma pessoa que consegue ser reprovada na matéria por conta de 0,1 ponto tem mais é que fazer dependência da mesma no semestre seguinte porque demonstrou não ter conseguido sequer assimilar 50% ou 60% do conteúdo e o mercado não vai absorver este tipo de profissional.

2) Se levarmos em consideração que a escala de notas do MEC é:

A - Excelente (90 a 100 pontos)
B - Ótimo (80 a 89 pontos)
C - Bom (70 a 79)
D - Regular (60 a 69)
E - Fraco (40 a 59)
F Insuficiente (0 a 39)

O aluno que obtêm uma nota entre 60 e 69 é sim um aluno medíocre... não porque eu ou outra pessoa queremos,  mas porque ele não consegue sequer se enquadrar na faixa considerada "bom" (70 a 79).

De acordo com o dicionário, o Medíocre é aquilo que é médio, ou seja, medíocre significa não ter qualidades ou habilidades suficientes para se destacar naquilo que se propõe a fazer, seja na vida pessoal ou profissional.

EM RESUMO, sem ofensas, é como dizer que "algo" ou "alguém" é comum.

É uma pena que a grande maioria dos brasileiros leiam tão pouco que não conseguem sequer notar estas pequenas nuances da nossa língua.
Os "bons" não necessariamente serão absorvidos pelo mercado; existem N fatores para que isso ocorra ou não. Logo, a probabilidade é maior, porém não é uma regra.

Existem também N fatores que podem fazer mesmo um "bom" aluno tirar uma pontuação baixa.

"Medíocre" é geralmente usada de forma pejorativa.

Mas o que está em questão aqui não é a qualidade de alunos ou da instituição de ensino. O que eu levantei aqui tem mais que ver com justiça. Citei a reprovação por 0,1 pontos como exemplo: coisa que é difícil de saber no atual sistema de avaliação da Unopar.

Esta é a questão: saber exatamente quanto você tirou em pontos nas Avs e PPs. Pois, conforme eu demostrei, décimos podem alterar o conceito final e é uma forma mais justa para avaliar. O atual sistema serve apenas aos interesses da Instituição econômicos, que, diga-se de passagem, teve um conceito 3 em 2009 e 2011, avaliado pelo MEC, numa escala de 1 à 5...

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