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Quero nota real e não conceito!
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Página 1 de 1
Quero nota real e não conceito!
Volto a bater na mesma tecla até alguém se sentir prejudicado.
No manual acadêmico de 2013 consta:
"1.10.1. Regime Acadêmico Semestral – Res. CONSEPE nº 584/2013
O sistema de avaliação adotado no Regime Acadêmico Semestral para cursos ministrados pelo Sistema de Ensino Presencial Conectado, modalidade a distância, compreende:
I. prova por disciplina, aplicada presencialmente, para avaliar o conjunto de competências e habilidades,com peso 7 (sete) na média final;
II. avaliação das atividades Web realizadas no decorrer do semestre, por intermédio do ambiente virtual de aprendizagem, com peso 3 (três) na média final;"
"1.10.1.1. Avaliação
O resultado da avaliação é expresso por meio de conceitos, assim estabelecidos:
I. EX - Excelente – equivalente entre 90% (noventa por cento) a 100% (cem por cento);
II. MB - Muito Bom – equivalente entre 80% (oitenta por cento) a 89% (oitenta e nove por cento);
III. B - Bom – equivalente entre 70% (setenta por cento) a 79% (setenta e nove por cento);
IV. S - Suficiente – equivalente entre 60% (sessenta por cento) a 69% (sessenta e nove por cento); e
V. I - Insuficiente – até 59% (cinquenta e nove por cento)."
"1.10.1.2. Aprovação
Considera-se aprovado na disciplina, o aluno que:
I. obtiver conceito S - Suficiente ou superior, resultante da soma da nota da Prova Presencial,
mais a nota das atividades Web, de acordo com o disposto no item 1.10.1, incisos I e II;"
"Se o aluno obtiver aproveitamento inferior a 50% (cinquenta por cento) na prova presencial da disciplina,deve realizar prova de recuperação da mesma, em período agendado pela coordenadoria de curso."
Ué, se o conceito da prova presencial for Insuficiente, mas as das avaliações virtuais forem Excelentes não conta? Lá em cima diz que vale a soma da nota da Prova Presencial mais a nota das atividades Web...
Raciocinem comigo:
Supondo que a pessoa tirou Insuficiente na prova presencial, esse valor pode ser 0 até 5,9. Se o valor for 5,9 (Insuficiente) mas o cara tirou Excelente na AV1 e Excelente na AV2, ele foi aprovado... não tem porquê fazer recuperação.
PP: Insuficiente = 5,9 * 0,7 (peso 7) = 4,13 (Insuficiente)
AV1: 9 (Excelente) + AV2: 9 (Excelente) = 18 * 0.3 = 5,4 (Insuficiente)
PP (Insuficiente) + AVs (Insuficiente) = 9,53 (Execelente)
Não estou nem contando o Portfólio em grupo e individual. O duro é saber exatamente a nota Insuficiente, já que ela pode ser de 0 a 5,9. Se o aluno tirar até 4,5 na prova presencial ele estará aprovado, de acordo com os conceitos das AVs que postei.
Então quando dizem que quem fizer menos de 50% da prova presencial está reprovado, sem levar em consideração as AVs, estão sendo ilógicos. Nesse caso nem valeria a pena fazer as AVs e portfólios.
Também quando dizem que o aluno que não obtiver conceito mínimo suficiente (S) no conjunto das atividades Web previstas no semestre é reprovado na disciplina, sem levar em conta a prova presencial, também estão sendo ilógicos. Pois também nem valeria a pena fazer a prova presencial.
Foram eles que disseram que o que vale é a soma das duas: PP+AVs
A Prova Presencial vale 10, com peso 7
Temos então outros 10 pontos com peso 3 divididos em Av1, Av2, Portfólio Individual e Portfólio em Grupo? O Portfólio em Grupo, tão trabalhoso vale merreca?
Pela letra do que está escrito, se você errar as duas questões abertas e apenas uma fechada já vai para a recuperação... Então não adianta tirar excelente em Av1, Av2, Pi e PG...
Eu voto para que sejam exterminados esse negócio de "Conceitos" e as notas sejam dadas em números reais (10, 9.5, 5.4, etc).
Quem está comigo carimba o abaixo-assinado constante na minha assinatura e dá um salve!
No manual acadêmico de 2013 consta:
"1.10.1. Regime Acadêmico Semestral – Res. CONSEPE nº 584/2013
O sistema de avaliação adotado no Regime Acadêmico Semestral para cursos ministrados pelo Sistema de Ensino Presencial Conectado, modalidade a distância, compreende:
I. prova por disciplina, aplicada presencialmente, para avaliar o conjunto de competências e habilidades,com peso 7 (sete) na média final;
II. avaliação das atividades Web realizadas no decorrer do semestre, por intermédio do ambiente virtual de aprendizagem, com peso 3 (três) na média final;"
"1.10.1.1. Avaliação
O resultado da avaliação é expresso por meio de conceitos, assim estabelecidos:
I. EX - Excelente – equivalente entre 90% (noventa por cento) a 100% (cem por cento);
II. MB - Muito Bom – equivalente entre 80% (oitenta por cento) a 89% (oitenta e nove por cento);
III. B - Bom – equivalente entre 70% (setenta por cento) a 79% (setenta e nove por cento);
IV. S - Suficiente – equivalente entre 60% (sessenta por cento) a 69% (sessenta e nove por cento); e
V. I - Insuficiente – até 59% (cinquenta e nove por cento)."
"1.10.1.2. Aprovação
Considera-se aprovado na disciplina, o aluno que:
I. obtiver conceito S - Suficiente ou superior, resultante da soma da nota da Prova Presencial,
mais a nota das atividades Web, de acordo com o disposto no item 1.10.1, incisos I e II;"
"Se o aluno obtiver aproveitamento inferior a 50% (cinquenta por cento) na prova presencial da disciplina,deve realizar prova de recuperação da mesma, em período agendado pela coordenadoria de curso."
Ué, se o conceito da prova presencial for Insuficiente, mas as das avaliações virtuais forem Excelentes não conta? Lá em cima diz que vale a soma da nota da Prova Presencial mais a nota das atividades Web...
Raciocinem comigo:
Supondo que a pessoa tirou Insuficiente na prova presencial, esse valor pode ser 0 até 5,9. Se o valor for 5,9 (Insuficiente) mas o cara tirou Excelente na AV1 e Excelente na AV2, ele foi aprovado... não tem porquê fazer recuperação.
PP: Insuficiente = 5,9 * 0,7 (peso 7) = 4,13 (Insuficiente)
AV1: 9 (Excelente) + AV2: 9 (Excelente) = 18 * 0.3 = 5,4 (Insuficiente)
PP (Insuficiente) + AVs (Insuficiente) = 9,53 (Execelente)
Não estou nem contando o Portfólio em grupo e individual. O duro é saber exatamente a nota Insuficiente, já que ela pode ser de 0 a 5,9. Se o aluno tirar até 4,5 na prova presencial ele estará aprovado, de acordo com os conceitos das AVs que postei.
Então quando dizem que quem fizer menos de 50% da prova presencial está reprovado, sem levar em consideração as AVs, estão sendo ilógicos. Nesse caso nem valeria a pena fazer as AVs e portfólios.
Também quando dizem que o aluno que não obtiver conceito mínimo suficiente (S) no conjunto das atividades Web previstas no semestre é reprovado na disciplina, sem levar em conta a prova presencial, também estão sendo ilógicos. Pois também nem valeria a pena fazer a prova presencial.
Foram eles que disseram que o que vale é a soma das duas: PP+AVs
A Prova Presencial vale 10, com peso 7
Temos então outros 10 pontos com peso 3 divididos em Av1, Av2, Portfólio Individual e Portfólio em Grupo? O Portfólio em Grupo, tão trabalhoso vale merreca?
Pela letra do que está escrito, se você errar as duas questões abertas e apenas uma fechada já vai para a recuperação... Então não adianta tirar excelente em Av1, Av2, Pi e PG...
Eu voto para que sejam exterminados esse negócio de "Conceitos" e as notas sejam dadas em números reais (10, 9.5, 5.4, etc).
Quem está comigo carimba o abaixo-assinado constante na minha assinatura e dá um salve!
Elenilton- Nivel S
- Mensagens : 6320
Data de inscrição : 23/05/2013
Idade : 50
Localização : Teixeira de Freitas, BA
Quero nota real e não conceito!
Tive a oportunidade de fazer um curso de especialização em uma faculdade federal e lá também são utilizados "conceitos" para avaliar os desempenho dos alunos em cada matéria, sendo que no histórico escolar é impresso o conceito e a respectiva nota, conforme exemplo abaixo:
Disciplina/Nota (Conceito)
Algoritmo e Estrutura de Dados/90 (A)
O interessante é que ao ser questionado sobre a nota em uma disciplina é possível informar tanto a "nota" quanto o "conceito". Para quem está acostumado a passar com 70% de aproveitamento é mais interessante falar que fez 70 pontos (ou obteve 70% da nota) do que dizer que o conceito dele foi "C".
O que precisamos saber é se a Unopar imprime no histórico escolar a nota juntamente com o conceito. Se você conhecer alguém que já formou na Unopar, peça a ele(a) para lhe mostrar o histórico escolar e tire suas dúvidas.
Com relação ao seu cálculo, lamento informar, mas está incorreto! Se levar em consideração que o peso das avaliações virtuais é de 30% do valor nota, supondo que você consiga a "nota máxima" (observe que não estou falando o conceito, que pode ser de 90 a 100%), o máximo de pontos que irá conseguir em uma escala de 1 a 10 pontos será 3 pontos e em uma escala de 1 a 100 pontos será de 30 pontos.
Sendo assim, se o estudante obteve 9 pontos em 10 na AV1 e 9 pontos em 10 na AV2, podemos dizer que ele obteve 18 pontos em 20 nas soma das AV1 e AV2, ou seja, 90%. Neste caso, como o peso das avaliações virtuais é de apenas 30% do valor nota será de 2,7 pontos (em uma escala máxima de 10 pontos) ou 27,0 pontos (em uma escala máxima de 100 pontos). O que implicará na não aprovação do estudante.
Em resumo, não vejo nenhum problema com relação a "conceito" uma vez que é o que há de mais moderno hoje em dia e é utilizado pelas faculdades federais e inclusive em outros países (Nos Estados Unidos é ainda mais complexo uma vez que você pode obter A+, A- ... ).
Disciplina/Nota (Conceito)
Algoritmo e Estrutura de Dados/90 (A)
O interessante é que ao ser questionado sobre a nota em uma disciplina é possível informar tanto a "nota" quanto o "conceito". Para quem está acostumado a passar com 70% de aproveitamento é mais interessante falar que fez 70 pontos (ou obteve 70% da nota) do que dizer que o conceito dele foi "C".
O que precisamos saber é se a Unopar imprime no histórico escolar a nota juntamente com o conceito. Se você conhecer alguém que já formou na Unopar, peça a ele(a) para lhe mostrar o histórico escolar e tire suas dúvidas.
Com relação ao seu cálculo, lamento informar, mas está incorreto! Se levar em consideração que o peso das avaliações virtuais é de 30% do valor nota, supondo que você consiga a "nota máxima" (observe que não estou falando o conceito, que pode ser de 90 a 100%), o máximo de pontos que irá conseguir em uma escala de 1 a 10 pontos será 3 pontos e em uma escala de 1 a 100 pontos será de 30 pontos.
Sendo assim, se o estudante obteve 9 pontos em 10 na AV1 e 9 pontos em 10 na AV2, podemos dizer que ele obteve 18 pontos em 20 nas soma das AV1 e AV2, ou seja, 90%. Neste caso, como o peso das avaliações virtuais é de apenas 30% do valor nota será de 2,7 pontos (em uma escala máxima de 10 pontos) ou 27,0 pontos (em uma escala máxima de 100 pontos). O que implicará na não aprovação do estudante.
Em resumo, não vejo nenhum problema com relação a "conceito" uma vez que é o que há de mais moderno hoje em dia e é utilizado pelas faculdades federais e inclusive em outros países (Nos Estados Unidos é ainda mais complexo uma vez que você pode obter A+, A- ... ).
Oráculo- Nivel 4
- Mensagens : 155
Data de inscrição : 05/08/2013
Idade : 55
Localização : Minas Gerais, Brasil
Quero nota real e não conceito!
Concordo que se no histórico escolar constar a nota juntamente com o conceito não há qualquer problema. Pelo contrário, pelo menos neste ponto, poderemos dizer que na Unopar o sistema de avaliação é semelhante ao das melhores faculdades federais. Só é uma pena que esta instituição "1/2 boca" não copie também outros aspectos positivos das faculdades federais, não é mesmo?
Não posso deixar de comentar que a utilização "conceitos" ao invés de "notas reais" são um pesadelo para alunos medíocres uma vez que uma nota entre 60 a 69%, que diga-se de passagem é muito comum, resultaria em um conceito "D".
Como as avaliações virtuais e portfólios valem uma "merreca", o que podemos fazer é estudar, e estudar muito.
Não posso deixar de comentar que a utilização "conceitos" ao invés de "notas reais" são um pesadelo para alunos medíocres uma vez que uma nota entre 60 a 69%, que diga-se de passagem é muito comum, resultaria em um conceito "D".
Como as avaliações virtuais e portfólios valem uma "merreca", o que podemos fazer é estudar, e estudar muito.
Acadêmico Unopar- Nivel 2
- Mensagens : 38
Data de inscrição : 06/08/2013
Idade : 37
Localização : Brasil, América do Sul
Re: Quero nota real e não conceito!
Você está levando em consideração apenas as AVs. Claro que na sua conta se o aluno tiver a pontuação 2,7 nas AVs estará reprovado. E a prova presencial? No meu exemplo, somando seus pontos das AVs com a nota da PP o aluno estará APROVADO.Oráculo escreveu:Tive a oportunidade de fazer um curso de especialização em uma faculdade federal e lá também são utilizados "conceitos" para avaliar os desempenho dos alunos em cada matéria, sendo que no histórico escolar é impresso o conceito e a respectiva nota, conforme exemplo abaixo:
Disciplina/Nota (Conceito)
Algoritmo e Estrutura de Dados/90 (A)
O interessante é que ao ser questionado sobre a nota em uma disciplina é possível informar tanto a "nota" quanto o "conceito". Para quem está acostumado a passar com 70% de aproveitamento é mais interessante falar que fez 70 pontos (ou obteve 70% da nota) do que dizer que o conceito dele foi "C".
O que precisamos saber é se a Unopar imprime no histórico escolar a nota juntamente com o conceito. Se você conhecer alguém que já formou na Unopar, peça a ele(a) para lhe mostrar o histórico escolar e tire suas dúvidas.
Com relação ao seu cálculo, lamento informar, mas está incorreto! Se levar em consideração que o peso das avaliações virtuais é de 30% do valor nota, supondo que você consiga a "nota máxima" (observe que não estou falando o conceito, que pode ser de 90 a 100%), o máximo de pontos que irá conseguir em uma escala de 1 a 10 pontos será 3 pontos e em uma escala de 1 a 100 pontos será de 30 pontos.
Sendo assim, se o estudante obteve 9 pontos em 10 na AV1 e 9 pontos em 10 na AV2, podemos dizer que ele obteve 18 pontos em 20 nas soma das AV1 e AV2, ou seja, 90%. Neste caso, como o peso das avaliações virtuais é de apenas 30% do valor nota será de 2,7 pontos (em uma escala máxima de 10 pontos) ou 27,0 pontos (em uma escala máxima de 100 pontos). O que implicará na não aprovação do estudante.
Em resumo, não vejo nenhum problema com relação a "conceito" uma vez que é o que há de mais moderno hoje em dia e é utilizado pelas faculdades federais e inclusive em outros países (Nos Estados Unidos é ainda mais complexo uma vez que você pode obter A+, A- ... ).
"1.10.1.2. Aprovação
Considera-se aprovado na disciplina, o aluno que:
I. obtiver conceito S - Suficiente ou superior, resultante da soma da nota da Prova Presencial,
mais a nota das atividades Web, de acordo com o disposto no item 1.10.1, incisos I e II;"
O que questiono não é o Conceito expresso no Histórico Escolar; é esse conceito colocado nas Avs e PPs, pois conceito é muito subjetivo. E já que o INSUFICIENTE pode ir de até 5,9 o aluno poderá vir a ser prejudicado. Ele precisaria de apenas 3,3 (INSUFICIENTE) para ser aprovado.
Quem já estudou em outra IES sabe que um décimo conta muito e eu já vi muita gente ser reprovada na matéria por conta de 0,1 ponto.
Então o ideal era deixar o Conceito para Histórico, Diplomas e Boletins e colocar números reais nas Avs e PPs.
Elenilton- Nivel S
- Mensagens : 6320
Data de inscrição : 23/05/2013
Idade : 50
Localização : Teixeira de Freitas, BA
Re: Quero nota real e não conceito!
A questão aqui colocada é que essas "notas reais" sejam colocadas nas AVs e PPs para um melhor somatório. Reprovar alguém por "Conceitos" é muito vantajoso para a IES... Quero ver se na ponta do lápis esse aluno seria realmente reprovado.Acadêmico Unopar escreveu:Concordo que se no histórico escolar constar a nota juntamente com o conceito não há qualquer problema. Pelo contrário, pelo menos neste ponto, poderemos dizer que na Unopar o sistema de avaliação é semelhante ao das melhores faculdades federais. Só é uma pena que esta instituição "1/2 boca" não copie também outros aspectos positivos das faculdades federais, não é mesmo?
Não posso deixar de comentar que a utilização "conceitos" ao invés de "notas reais" são um pesadelo para alunos medíocres uma vez que uma nota entre 60 a 69%, que diga-se de passagem é muito comum, resultaria em um conceito "D".
Como as avaliações virtuais e portfólios valem uma "merreca", o que podemos fazer é estudar, e estudar muito.
Não chamaria alunos que tiram menos de 7 pontos em provas de "alunos medíocres"... Mas se essa é sua opinião, eu só lamento.
Elenilton- Nivel S
- Mensagens : 6320
Data de inscrição : 23/05/2013
Idade : 50
Localização : Teixeira de Freitas, BA
Quero nota real e não conceito!
Vamos por partes:
1) Uma pessoa que consegue ser reprovada na matéria por conta de 0,1 ponto tem mais é que fazer dependência da mesma no semestre seguinte porque demonstrou não ter conseguido sequer assimilar 50% ou 60% do conteúdo e o mercado não vai absorver este tipo de profissional.
2) Se levarmos em consideração que a escala de notas do MEC é:
A - Excelente (90 a 100 pontos)
B - Ótimo (80 a 89 pontos)
C - Bom (70 a 79)
D - Regular (60 a 69)
E - Fraco (40 a 59)
F Insuficiente (0 a 39)
O aluno que obtêm uma nota entre 60 e 69 é sim um aluno medíocre... não porque eu ou outra pessoa queremos, mas porque ele não consegue sequer se enquadrar na faixa considerada "bom" (70 a 79).
De acordo com o dicionário, o Medíocre é aquilo que é médio, ou seja, medíocre significa não ter qualidades ou habilidades suficientes para se destacar naquilo que se propõe a fazer, seja na vida pessoal ou profissional.
EM RESUMO, sem ofensas, é como dizer que "algo" ou "alguém" é comum.
É uma pena que a grande maioria dos brasileiros leiam tão pouco que não conseguem sequer notar estas pequenas nuances da nossa língua.
1) Uma pessoa que consegue ser reprovada na matéria por conta de 0,1 ponto tem mais é que fazer dependência da mesma no semestre seguinte porque demonstrou não ter conseguido sequer assimilar 50% ou 60% do conteúdo e o mercado não vai absorver este tipo de profissional.
2) Se levarmos em consideração que a escala de notas do MEC é:
A - Excelente (90 a 100 pontos)
B - Ótimo (80 a 89 pontos)
C - Bom (70 a 79)
D - Regular (60 a 69)
E - Fraco (40 a 59)
F Insuficiente (0 a 39)
O aluno que obtêm uma nota entre 60 e 69 é sim um aluno medíocre... não porque eu ou outra pessoa queremos, mas porque ele não consegue sequer se enquadrar na faixa considerada "bom" (70 a 79).
De acordo com o dicionário, o Medíocre é aquilo que é médio, ou seja, medíocre significa não ter qualidades ou habilidades suficientes para se destacar naquilo que se propõe a fazer, seja na vida pessoal ou profissional.
EM RESUMO, sem ofensas, é como dizer que "algo" ou "alguém" é comum.
É uma pena que a grande maioria dos brasileiros leiam tão pouco que não conseguem sequer notar estas pequenas nuances da nossa língua.
Oráculo- Nivel 4
- Mensagens : 155
Data de inscrição : 05/08/2013
Idade : 55
Localização : Minas Gerais, Brasil
Quero nota real e não conceito!
Eu poderia ter usado a palavra "comum" mas a utilização da palavra "medíocre" tem como principal objetivo enfatizar que alguma coisa, uma pessoa ou o resultado de uma ação é algo trivial, comum ou que está entre o grande e o pequeno.
Ou seja, tirar uma nota abaixo de 70% faz com que esta pessoa esteja justamente nesta faixa (entre o grande e o pequeno).
Você daria parabéns para alguém que passou no vestibular de uma faculdade particular? Uma resposta inteligente possivelmente seria talvez? E se fosse em uma federal?
Entendeu aonde eu quero chegar?
Ou seja, tirar uma nota abaixo de 70% faz com que esta pessoa esteja justamente nesta faixa (entre o grande e o pequeno).
Você daria parabéns para alguém que passou no vestibular de uma faculdade particular? Uma resposta inteligente possivelmente seria talvez? E se fosse em uma federal?
Entendeu aonde eu quero chegar?
Acadêmico Unopar- Nivel 2
- Mensagens : 38
Data de inscrição : 06/08/2013
Idade : 37
Localização : Brasil, América do Sul
Re: Quero nota real e não conceito!
Os "bons" não necessariamente serão absorvidos pelo mercado; existem N fatores para que isso ocorra ou não. Logo, a probabilidade é maior, porém não é uma regra.Oráculo escreveu:Vamos por partes:
1) Uma pessoa que consegue ser reprovada na matéria por conta de 0,1 ponto tem mais é que fazer dependência da mesma no semestre seguinte porque demonstrou não ter conseguido sequer assimilar 50% ou 60% do conteúdo e o mercado não vai absorver este tipo de profissional.
2) Se levarmos em consideração que a escala de notas do MEC é:
A - Excelente (90 a 100 pontos)
B - Ótimo (80 a 89 pontos)
C - Bom (70 a 79)
D - Regular (60 a 69)
E - Fraco (40 a 59)
F Insuficiente (0 a 39)
O aluno que obtêm uma nota entre 60 e 69 é sim um aluno medíocre... não porque eu ou outra pessoa queremos, mas porque ele não consegue sequer se enquadrar na faixa considerada "bom" (70 a 79).
De acordo com o dicionário, o Medíocre é aquilo que é médio, ou seja, medíocre significa não ter qualidades ou habilidades suficientes para se destacar naquilo que se propõe a fazer, seja na vida pessoal ou profissional.
EM RESUMO, sem ofensas, é como dizer que "algo" ou "alguém" é comum.
É uma pena que a grande maioria dos brasileiros leiam tão pouco que não conseguem sequer notar estas pequenas nuances da nossa língua.
Existem também N fatores que podem fazer mesmo um "bom" aluno tirar uma pontuação baixa.
"Medíocre" é geralmente usada de forma pejorativa.
Mas o que está em questão aqui não é a qualidade de alunos ou da instituição de ensino. O que eu levantei aqui tem mais que ver com justiça. Citei a reprovação por 0,1 pontos como exemplo: coisa que é difícil de saber no atual sistema de avaliação da Unopar.
Esta é a questão: saber exatamente quanto você tirou em pontos nas Avs e PPs. Pois, conforme eu demostrei, décimos podem alterar o conceito final e é uma forma mais justa para avaliar. O atual sistema serve apenas aos interesses da Instituição econômicos, que, diga-se de passagem, teve um conceito 3 em 2009 e 2011, avaliado pelo MEC, numa escala de 1 à 5...
Elenilton- Nivel S
- Mensagens : 6320
Data de inscrição : 23/05/2013
Idade : 50
Localização : Teixeira de Freitas, BA
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