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Mensagem por elenilton-apostileiros Seg 25 Jul 2022 - 21:16

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Whatsapp: 73 9.9992-1633


PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Enfermagem
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTGPRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Curso: Enfermagem Semestre: 9º reg / 10º flex
Disciplinas: • Tópicos Especiais em Enfermagem II
Professores • Dayane Aparecida Scaramal
Competências: • Compreender sobre isolamento e precauções aéreas que
devem ser instituídas para pacientes com H1N1.
• Conhecer e intervir no processo de saúde-doença,
responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado
de enfermagem na atenção primária à saúde, com ações de
promoção, prevenção e proteção à saúde, na perspectiva da
integralidade da assistência.
Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá
desenvolvido as seguintes competências e habilidades:
• Possibilitar o desenvolvimento de trabalhos em grupo,
promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e
integração do espírito de equipe.
• Fornecer sólida formação humanística e visão global que
habilite o acadêmico a compreender os meios social, político,
cultural e econômico.
• Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência
concreta nas organizações, estimulando uma postura
investigativa e de análise crítico-reflexiva.
• Formar profissionais com visão integral, capacidade de
adaptação e flexibilidade, que atuem de forma
interdisciplinar.
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:
• Favorecer a aprendizagem.
• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo
aprendizado eficiente e eficaz.
• Promover o estudo dirigido a distância.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o
autoaprendizado.
• Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
• Auxiliar no desenvolvimento das competências
requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores
do Ministério da Educação.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução
de problemas práticos relativos à profissão.
• Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico
e a emancipação intelectual.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Prezados alunos,
Sejam bem-vindos a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática
“H1N1”. Esta temática foi escolhida para possibilitar a aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos
na disciplina deste semestre.
Neste trabalho vocês desenvolverão um texto argumentativo que deve contemplar as
indagações do roteiro de conteúdos sobre a situação geradora de aprendizagem (SGA) proposta.
Para tanto, a seguir apresentamos as orientações:
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Formação dos grupos
Todos os integrantes devem pertencer à mesma turma e curso.
2. Leitura e interpretação da SGA
Todos os integrantes do grupo deverão ler atentamente a SGA descrita abaixo. A SGA é uma
situação-problema hipotética criada com base na vivência real do profissional de enfermagem.
Utilizem seus conhecimentos teóricos a partir da disciplina desse semestre para interpretar a SGA.
Em grupo, destaquem os pontos importantes para, posteriormente, produzir o texto.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Euclides, 58 anos, não tabagista, hipertenso, faz uso de losartana (25 mg/dia). Nega diabetes e outras
comorbidades. Há cinco dias iniciou quadro gripal caracterizado por febre (38,5°C), dores no corpo,
coriza e obstrução nasal. Hoje, no final do dia, apresentou muito cansaço, mal-estar e ligeira
dificuldade respiratória, por isso decidiu procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ao exame
físico, mostrava-se em regular estado geral, corado, hidratado, anictérico, cianótico +/4, dispneico
+++/4, sem linfonodomegalias. Apresentava pressão arterial, 130/90 mmHg; temperatura, 36,8°C;
peso, 68 kg; altura, 1,65 m; IMC, 25,0 kg/m2; e FR, 30 irpm. À ausculta pulmonar apresentava
estertores crepitantes difusos em ambos os pulmões e bulhas rítmicas normofonéticas sem sopros.
Abdome sem visceromegalias, extremidades sem edema, SpO2 = 87% em ar ambiente e SpO2 = 94%
com máscara de oxigênio a 5 L/min. A radiografia de tórax mostrava infiltrado alveolar bilateral e a
tomografia de tórax mostrava infiltrado multifocal em vidro fosco. O ecodopplercardiograma e a
radiografia de seios paranasais foram normais. As hemoculturas para microrganismos aeróbios e
anaeróbios e a urocultura foram negativas. O teste rápido para detecção de antígeno do vírus SarsCov-2 (responsável por causar COVID-19) foi negativo e a pesquisa para vírus influenza A (H1N1) foi
positiva. O paciente foi internado na UTI, em isolamento aéreo, para suporte ventilatório com
respiração por pressão positiva intermitente, mantido com máscara de Venturi a 50% e SpO2 = 92%
em repouso, além de terapia medicamentosa.
Fonte: RIBEIRO, S. A. Síndrome respiratória aguda grave causada por influenza A (subtipo H1N1). J Bras Pneumol. 2010,
v. 36, n.3. Disponível em:
[Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 29 jun.
2022. (Adaptado)PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
ROTEIRO DE CONTEÚDOS
Após a leitura da situação-problema o desafio está lançado.
Respondam os desafios propostos articulando-os em um relatório final.
Para isso, busque soluções para os problemas apresentados, mas, lembre-se de que TODOS os
desafios propostos devem ser respondidos fazendo articulações com a SGA. Logo, é fundamental
apresentar poder argumentativo e boa fundamentação das justificativas.
Desafio 1 - As infecções podem apresentar os mais diferentes sintomas, sendo estes dependentes de
seu agente causador. As manifestações clínicas e radiológicas causadas pelo vírus influenza, por
exemplo, não são específicas, porque são semelhantes a infecções causadas por outros vírus como o
coronavírus, parainfluenza, rinovírus e até mesmo de algumas bactérias. Com base no exposto, qual
o agente etiológico, modo de transmissão, período de incubação, sinais e sintomas e o tratamento
para a infecção causada pelo H1N1?
Desafio 2 - Dentre as medidas de controle da influenza estão a vacinação, a quimioprofilaxia de
contatos e a educação em saúde da população. Explique sobre cada uma dessas medidas de controle.
Desafio 3 - De acordo com a SGA, a paciente deve permanecer em isolamento aéreo, entretanto,
recomenda-se que em casos de H1N1 medidas de precaução por gotículas e aerossóis sejam
utilizadas. Neste contexto, responda:
- Diferencie os dois tipos de precauções (gotículas e aerossóis).
- Em situações de H1N1 quando utilizar precaução por aerossóis?
Desafio 4 – No Brasil, a campanha de vacinação contra a influenza começou em abril de 2021 e se
estendeu até setembro diante da baixa adesão. Dos grupos prioritários da campanha de vacinação
contra influenza de 2021 (crianças, trabalhadores na saúde, gestantes, puérperas, indígenas e idosos)
39,41 milhões de pessoas se vacinaram, quando o esperado era imunizar 55,3 milhões. Já entre toda
a população alvo, 67,98 milhões tomaram a vacina, ante os 79,7 milhões esperados para atingir a
meta. Os dados são do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), doPRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Ministério da Saúde. Ainda segundo o sistema, nenhum dos grupos prioritários bateu a meta de
vacinar 90% de sua população contra a influenza em 2021. Entre as puérperas, houve 80,4% de
adesão; entre indígenas 77,5%; gestantes somaram 75,5%; crianças atingiram 74,5%; trabalhadores
da saúde totalizaram 66,7%; e idosos alcançaram 69,3%. Segundo o diretor do Laboratório
Multipropósito do Instituto Butantan, Renato Astray, ainda existem mitos em relação à vacina contra
a influenza. “Há um equívoco comum em pensar que a pessoa toma a vacina e, se ficou gripada, é
por que a vacina não funciona. A realidade é que a vacina tem o benefício principal de proteger contra
as formas graves da doença, proteger a vida das pessoas”. Diante do exposto, explique a importância
da imunização no contexto epidemiológico (INSTITUTO BUTANTAN, 2022).
SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIAS
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento
da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde: volume único [recurso eletrônico] /
Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da
Epidemiologia em Serviços. 4. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. Disponível em:
[Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 20 jul
2020.
SANTOS JÚNIOR, C. J. et al. Hesitação vacinal e a ‘pandemia’ dos não vacinados: o que fazer para
enfrentar a nova “Revolta da Vacina”? Medicina: Ribeirão, 2022. Disponível em:
[Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 01 jul. 2022.
RODRIGUES, C. O. et al. Departamentos Científicos de Imunizações, Infectologia, Alergia,
Otorrinolaringologia e Pneumologia. 2020. Disponível em: [Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 29
jun. 2022.
THOMAZ, M. C. Tópicos especiais em enfermagem II. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional
S.A., 2019.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL 
Para o desenvolvimento deste trabalho, você deverá refletir sobre a situação-problema que envolve
a elaboração de um relatório apresentando os conteúdos didáticos envolvidos na SGA. 
A equipe deverá consultar e se fundamentar nas teleaulas, webaulas, sugestões de leitura e no livrotexto disponível na Biblioteca Digital, bem como, contar com a orientação dos tutores a distância por
meio do sistema de mensagens. 
Elaborem uma redação coesa, coerente e com argumentos acadêmico-científicos de modo fluido
com as seguintes etapas:  
•  Introdução: Contextualização da situação apresentada e indicação dos conteúdos que serão
desenvolvidos ao longo do texto.  
• Desenvolvimento: Abordagem de todos os temas propostos nos desafios a partir de uma redação
coesa e discursiva, em vez de respostas diretas.  
• Conclusão: Em um único parágrafo, descrever a conclusão que o grupo chegou sobre o caso ao
considerar, em especial, o título da temática dessa produção textual.  
• Referências: Listar as referências das obras que foram consultadas e a formatação da produção
textual interdisciplinar em grupo, de acordo com as normas da ABNT (orientações no arquivo
anexo).  

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL 
1. O trabalho será realizado em grupos, de 02 a 07 alunos, no máximo.
2. A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto, solicitamos que sigam as
orientações do Tutor Presencial, responsável por cadastrar os grupos no sistema.
3. Importante: somente o líder do grupo conseguirá cadastrar o trabalho finalizado no sistema, o
que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite
de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem
da atividade.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
4. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 06 até, no
máximo, 8 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução,
desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais). 
5. O trabalho final deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Universidade,
sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento
do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e
referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.
6. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos
de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão
invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui
crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.
6. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma
hipótese, trabalhos enviados em PDF.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
CRITÉRIOS AVALIATIVOS
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo
tutor a distância.
Critério Significado Valor/peso
Coerência,
clareza e coesão
O texto apresenta uma linguagem de fácil
compreensão, apresentando os argumentos de modo
claro e coeso.
20%
Aplicação dos
conteúdos
interdisciplinares
no texto
argumentativo
No texto escrito (com as justificativas e argumentações)
as ideias apresentam relação direta com a situação
descrita e explicitam conteúdos exigidos.
30%
Riqueza de
argumentação
O texto tem relação direta com o tema, traduzem uma
reflexão crítica e contempla os pontos estabelecidos no
roteiro.
30%
Conclusão As considerações finais refletem, de fato, a resolução da
problemática pelo grupo sobre a SGA sem repetições ou
redundâncias.
10%
Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito a escrita
ortográfica e estrutura solicitada.
10%
Bons estudos!
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Mensagem por elenilton-apostileiros Qui 18 Ago 2022 - 10:21

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Mensagem por elenilton-apostileiros Qui 18 Ago 2022 - 10:45

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Mensagem por elenilton-apostileiros Qua 28 Set 2022 - 11:20

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Mensagem por elenilton-apostileiros Qua 2 Nov 2022 - 10:30

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Curso: Enfermagem Semestre: 9º reg / 10º flex
Disciplinas: • Tópicos Especiais em Enfermagem II
Professores • Dayane Aparecida Scaramal
Competências: • Compreender sobre isolamento e precauções aéreas que
devem ser instituídas para pacientes com H1N1.
• Conhecer e intervir no processo de saúde-doença,
responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado
de enfermagem na atenção primária à saúde, com ações de
promoção, prevenção e proteção à saúde, na perspectiva da
integralidade da assistência.
Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá
desenvolvido as seguintes competências e habilidades:
• Possibilitar o desenvolvimento de trabalhos em grupo,
promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e
integração do espírito de equipe.
• Fornecer sólida formação humanística e visão global que
habilite o acadêmico a compreender os meios social, político,
cultural e econômico.
• Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência
concreta nas organizações, estimulando uma postura
investigativa e de análise crítico-reflexiva.
• Formar profissionais com visão integral, capacidade de
adaptação e flexibilidade, que atuem de forma
interdisciplinar.
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:
• Favorecer a aprendizagem.
• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo
aprendizado eficiente e eficaz.
• Promover o estudo dirigido a distância.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o
autoaprendizado.
• Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
• Auxiliar no desenvolvimento das competências
requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores
do Ministério da Educação.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução
de problemas práticos relativos à profissão.
• Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico
e a emancipação intelectual.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
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Prezados alunos,
Sejam bem-vindos a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática
“H1N1”. Esta temática foi escolhida para possibilitar a aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos
na disciplina deste semestre.
Neste trabalho vocês desenvolverão um texto argumentativo que deve contemplar as
indagações do roteiro de conteúdos sobre a situação geradora de aprendizagem (SGA) proposta.
Para tanto, a seguir apresentamos as orientações:
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Formação dos grupos
Todos os integrantes devem pertencer à mesma turma e curso.
2. Leitura e interpretação da SGA
Todos os integrantes do grupo deverão ler atentamente a SGA descrita abaixo. A SGA é uma
situação-problema hipotética criada com base na vivência real do profissional de enfermagem.
Utilizem seus conhecimentos teóricos a partir da disciplina desse semestre para interpretar a SGA.
Em grupo, destaquem os pontos importantes para, posteriormente, produzir o texto.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Euclides, 58 anos, não tabagista, hipertenso, faz uso de losartana (25 mg/dia). Nega diabetes e outras
comorbidades. Há cinco dias iniciou quadro gripal caracterizado por febre (38,5°C), dores no corpo,
coriza e obstrução nasal. Hoje, no final do dia, apresentou muito cansaço, mal-estar e ligeira
dificuldade respiratória, por isso decidiu procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ao exame
físico, mostrava-se em regular estado geral, corado, hidratado, anictérico, cianótico +/4, dispneico
+++/4, sem linfonodomegalias. Apresentava pressão arterial, 130/90 mmHg; temperatura, 36,8°C;
peso, 68 kg; altura, 1,65 m; IMC, 25,0 kg/m2; e FR, 30 irpm. À ausculta pulmonar apresentava
estertores crepitantes difusos em ambos os pulmões e bulhas rítmicas normofonéticas sem sopros.
Abdome sem visceromegalias, extremidades sem edema, SpO2 = 87% em ar ambiente e SpO2 = 94%
com máscara de oxigênio a 5 L/min. A radiografia de tórax mostrava infiltrado alveolar bilateral e a
tomografia de tórax mostrava infiltrado multifocal em vidro fosco. O ecodopplercardiograma e a
radiografia de seios paranasais foram normais. As hemoculturas para microrganismos aeróbios e
anaeróbios e a urocultura foram negativas. O teste rápido para detecção de antígeno do vírus SarsCov-2 (responsável por causar COVID-19) foi negativo e a pesquisa para vírus influenza A (H1N1) foi
positiva. O paciente foi internado na UTI, em isolamento aéreo, para suporte ventilatório com
respiração por pressão positiva intermitente, mantido com máscara de Venturi a 50% e SpO2 = 92%
em repouso, além de terapia medicamentosa.
Fonte: RIBEIRO, S. A. Síndrome respiratória aguda grave causada por influenza A (subtipo H1N1). J Bras Pneumol. 2010,
v. 36, n.3. Disponível em:
[Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 29 jun.
2022. (Adaptado)PRODUÇÃO TEXTUAL
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ROTEIRO DE CONTEÚDOS
Após a leitura da situação-problema o desafio está lançado.
Respondam os desafios propostos articulando-os em um relatório final.
Para isso, busque soluções para os problemas apresentados, mas, lembre-se de que TODOS os
desafios propostos devem ser respondidos fazendo articulações com a SGA. Logo, é fundamental
apresentar poder argumentativo e boa fundamentação das justificativas.
Desafio 1 - As infecções podem apresentar os mais diferentes sintomas, sendo estes dependentes de
seu agente causador. As manifestações clínicas e radiológicas causadas pelo vírus influenza, por
exemplo, não são específicas, porque são semelhantes a infecções causadas por outros vírus como o
coronavírus, parainfluenza, rinovírus e até mesmo de algumas bactérias. Com base no exposto, qual
o agente etiológico, modo de transmissão, período de incubação, sinais e sintomas e o tratamento
para a infecção causada pelo H1N1?
Desafio 2 - Dentre as medidas de controle da influenza estão a vacinação, a quimioprofilaxia de
contatos e a educação em saúde da população. Explique sobre cada uma dessas medidas de controle.
Desafio 3 - De acordo com a SGA, a paciente deve permanecer em isolamento aéreo, entretanto,
recomenda-se que em casos de H1N1 medidas de precaução por gotículas e aerossóis sejam
utilizadas. Neste contexto, responda:
- Diferencie os dois tipos de precauções (gotículas e aerossóis).
- Em situações de H1N1 quando utilizar precaução por aerossóis?
Desafio 4 – No Brasil, a campanha de vacinação contra a influenza começou em abril de 2021 e se
estendeu até setembro diante da baixa adesão. Dos grupos prioritários da campanha de vacinação
contra influenza de 2021 (crianças, trabalhadores na saúde, gestantes, puérperas, indígenas e idosos)
39,41 milhões de pessoas se vacinaram, quando o esperado era imunizar 55,3 milhões. Já entre toda
a população alvo, 67,98 milhões tomaram a vacina, ante os 79,7 milhões esperados para atingir a
meta. Os dados são do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), doPRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
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Ministério da Saúde. Ainda segundo o sistema, nenhum dos grupos prioritários bateu a meta de
vacinar 90% de sua população contra a influenza em 2021. Entre as puérperas, houve 80,4% de
adesão; entre indígenas 77,5%; gestantes somaram 75,5%; crianças atingiram 74,5%; trabalhadores
da saúde totalizaram 66,7%; e idosos alcançaram 69,3%. Segundo o diretor do Laboratório
Multipropósito do Instituto Butantan, Renato Astray, ainda existem mitos em relação à vacina contra
a influenza. “Há um equívoco comum em pensar que a pessoa toma a vacina e, se ficou gripada, é
por que a vacina não funciona. A realidade é que a vacina tem o benefício principal de proteger contra
as formas graves da doença, proteger a vida das pessoas”. Diante do exposto, explique a importância
da imunização no contexto epidemiológico (INSTITUTO BUTANTAN, 2022).
SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIAS
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento
da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde: volume único [recurso eletrônico] /
Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da
Epidemiologia em Serviços. 4. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. Disponível em:
[Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 20 jul
2020.
SANTOS JÚNIOR, C. J. et al. Hesitação vacinal e a ‘pandemia’ dos não vacinados: o que fazer para
enfrentar a nova “Revolta da Vacina”? Medicina: Ribeirão, 2022. Disponível em:
[Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 01 jul. 2022.
RODRIGUES, C. O. et al. Departamentos Científicos de Imunizações, Infectologia, Alergia,
Otorrinolaringologia e Pneumologia. 2020. Disponível em: [Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 29
jun. 2022.
THOMAZ, M. C. Tópicos especiais em enfermagem II. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional
S.A., 2019.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL 
Para o desenvolvimento deste trabalho, você deverá refletir sobre a situação-problema que envolve
a elaboração de um relatório apresentando os conteúdos didáticos envolvidos na SGA. 
A equipe deverá consultar e se fundamentar nas teleaulas, webaulas, sugestões de leitura e no livrotexto disponível na Biblioteca Digital, bem como, contar com a orientação dos tutores a distância por
meio do sistema de mensagens. 
Elaborem uma redação coesa, coerente e com argumentos acadêmico-científicos de modo fluido
com as seguintes etapas:  
•  Introdução: Contextualização da situação apresentada e indicação dos conteúdos que serão
desenvolvidos ao longo do texto.  
• Desenvolvimento: Abordagem de todos os temas propostos nos desafios a partir de uma redação
coesa e discursiva, em vez de respostas diretas.  
• Conclusão: Em um único parágrafo, descrever a conclusão que o grupo chegou sobre o caso ao
considerar, em especial, o título da temática dessa produção textual.  
• Referências: Listar as referências das obras que foram consultadas e a formatação da produção
textual interdisciplinar em grupo, de acordo com as normas da ABNT (orientações no arquivo
anexo).  

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL 
1. O trabalho será realizado em grupos, de 02 a 07 alunos, no máximo.
2. A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto, solicitamos que sigam as
orientações do Tutor Presencial, responsável por cadastrar os grupos no sistema.
3. Importante: somente o líder do grupo conseguirá cadastrar o trabalho finalizado no sistema, o
que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite
de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem
da atividade.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
4. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 06 até, no
máximo, 8 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução,
desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais). 
5. O trabalho final deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Universidade,
sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento
do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e
referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.
6. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos
de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão
invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui
crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.
6. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma
hipótese, trabalhos enviados em PDF.PRODUÇÃO TEXTUAL
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EM GRUPO – PTG
CRITÉRIOS AVALIATIVOS
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo
tutor a distância.
Critério Significado Valor/peso
Coerência,
clareza e coesão
O texto apresenta uma linguagem de fácil
compreensão, apresentando os argumentos de modo
claro e coeso.
20%
Aplicação dos
conteúdos
interdisciplinares
no texto
argumentativo
No texto escrito (com as justificativas e argumentações)
as ideias apresentam relação direta com a situação
descrita e explicitam conteúdos exigidos.
30%
Riqueza de
argumentação
O texto tem relação direta com o tema, traduzem uma
reflexão crítica e contempla os pontos estabelecidos no
roteiro.
30%
Conclusão As considerações finais refletem, de fato, a resolução da
problemática pelo grupo sobre a SGA sem repetições ou
redundâncias.
10%
Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito a escrita
ortográfica e estrutura solicitada.
10%
Bons estudos!
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Mensagem por elenilton-apostileiros Dom 6 Nov 2022 - 10:55

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PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Enfermagem
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTGPRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Curso: Enfermagem Semestre: 9º reg / 10º flex
Disciplinas: • Tópicos Especiais em Enfermagem II
Professores • Dayane Aparecida Scaramal
Competências: • Compreender sobre isolamento e precauções aéreas que
devem ser instituídas para pacientes com H1N1.
• Conhecer e intervir no processo de saúde-doença,
responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado
de enfermagem na atenção primária à saúde, com ações de
promoção, prevenção e proteção à saúde, na perspectiva da
integralidade da assistência.
Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá
desenvolvido as seguintes competências e habilidades:
• Possibilitar o desenvolvimento de trabalhos em grupo,
promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e
integração do espírito de equipe.
• Fornecer sólida formação humanística e visão global que
habilite o acadêmico a compreender os meios social, político,
cultural e econômico.
• Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência
concreta nas organizações, estimulando uma postura
investigativa e de análise crítico-reflexiva.
• Formar profissionais com visão integral, capacidade de
adaptação e flexibilidade, que atuem de forma
interdisciplinar.
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:
• Favorecer a aprendizagem.
• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo
aprendizado eficiente e eficaz.
• Promover o estudo dirigido a distância.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o
autoaprendizado.
• Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
• Auxiliar no desenvolvimento das competências
requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores
do Ministério da Educação.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução
de problemas práticos relativos à profissão.
• Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico
e a emancipação intelectual.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Prezados alunos,
Sejam bem-vindos a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática
“H1N1”. Esta temática foi escolhida para possibilitar a aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos
na disciplina deste semestre.
Neste trabalho vocês desenvolverão um texto argumentativo que deve contemplar as
indagações do roteiro de conteúdos sobre a situação geradora de aprendizagem (SGA) proposta.
Para tanto, a seguir apresentamos as orientações:
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Formação dos grupos
Todos os integrantes devem pertencer à mesma turma e curso.
2. Leitura e interpretação da SGA
Todos os integrantes do grupo deverão ler atentamente a SGA descrita abaixo. A SGA é uma
situação-problema hipotética criada com base na vivência real do profissional de enfermagem.
Utilizem seus conhecimentos teóricos a partir da disciplina desse semestre para interpretar a SGA.
Em grupo, destaquem os pontos importantes para, posteriormente, produzir o texto.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO – PTG
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Euclides, 58 anos, não tabagista, hipertenso, faz uso de losartana (25 mg/dia). Nega diabetes e outras
comorbidades. Há cinco dias iniciou quadro gripal caracterizado por febre (38,5°C), dores no corpo,
coriza e obstrução nasal. Hoje, no final do dia, apresentou muito cansaço, mal-estar e ligeira
dificuldade respiratória, por isso decidiu procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ao exame
físico, mostrava-se em regular estado geral, corado, hidratado, anictérico, cianótico +/4, dispneico
+++/4, sem linfonodomegalias. Apresentava pressão arterial, 130/90 mmHg; temperatura, 36,8°C;
peso, 68 kg; altura, 1,65 m; IMC, 25,0 kg/m2; e FR, 30 irpm. À ausculta pulmonar apresentava
estertores crepitantes difusos em ambos os pulmões e bulhas rítmicas normofonéticas sem sopros.
Abdome sem visceromegalias, extremidades sem edema, SpO2 = 87% em ar ambiente e SpO2 = 94%
com máscara de oxigênio a 5 L/min. A radiografia de tórax mostrava infiltrado alveolar bilateral e a
tomografia de tórax mostrava infiltrado multifocal em vidro fosco. O ecodopplercardiograma e a
radiografia de seios paranasais foram normais. As hemoculturas para microrganismos aeróbios e
anaeróbios e a urocultura foram negativas. O teste rápido para detecção de antígeno do vírus SarsCov-2 (responsável por causar COVID-19) foi negativo e a pesquisa para vírus influenza A (H1N1) foi
positiva. O paciente foi internado na UTI, em isolamento aéreo, para suporte ventilatório com
respiração por pressão positiva intermitente, mantido com máscara de Venturi a 50% e SpO2 = 92%
em repouso, além de terapia medicamentosa.
Fonte: RIBEIRO, S. A. Síndrome respiratória aguda grave causada por influenza A (subtipo H1N1). J Bras Pneumol. 2010,
v. 36, n.3. Disponível em:
[Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 29 jun.
2022. (Adaptado)PRODUÇÃO TEXTUAL
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EM GRUPO – PTG
ROTEIRO DE CONTEÚDOS
Após a leitura da situação-problema o desafio está lançado.
Respondam os desafios propostos articulando-os em um relatório final.
Para isso, busque soluções para os problemas apresentados, mas, lembre-se de que TODOS os
desafios propostos devem ser respondidos fazendo articulações com a SGA. Logo, é fundamental
apresentar poder argumentativo e boa fundamentação das justificativas.
Desafio 1 - As infecções podem apresentar os mais diferentes sintomas, sendo estes dependentes de
seu agente causador. As manifestações clínicas e radiológicas causadas pelo vírus influenza, por
exemplo, não são específicas, porque são semelhantes a infecções causadas por outros vírus como o
coronavírus, parainfluenza, rinovírus e até mesmo de algumas bactérias. Com base no exposto, qual
o agente etiológico, modo de transmissão, período de incubação, sinais e sintomas e o tratamento
para a infecção causada pelo H1N1?
Desafio 2 - Dentre as medidas de controle da influenza estão a vacinação, a quimioprofilaxia de
contatos e a educação em saúde da população. Explique sobre cada uma dessas medidas de controle.
Desafio 3 - De acordo com a SGA, a paciente deve permanecer em isolamento aéreo, entretanto,
recomenda-se que em casos de H1N1 medidas de precaução por gotículas e aerossóis sejam
utilizadas. Neste contexto, responda:
- Diferencie os dois tipos de precauções (gotículas e aerossóis).
- Em situações de H1N1 quando utilizar precaução por aerossóis?
Desafio 4 – No Brasil, a campanha de vacinação contra a influenza começou em abril de 2021 e se
estendeu até setembro diante da baixa adesão. Dos grupos prioritários da campanha de vacinação
contra influenza de 2021 (crianças, trabalhadores na saúde, gestantes, puérperas, indígenas e idosos)
39,41 milhões de pessoas se vacinaram, quando o esperado era imunizar 55,3 milhões. Já entre toda
a população alvo, 67,98 milhões tomaram a vacina, ante os 79,7 milhões esperados para atingir a
meta. Os dados são do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), doPRODUÇÃO TEXTUAL
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Ministério da Saúde. Ainda segundo o sistema, nenhum dos grupos prioritários bateu a meta de
vacinar 90% de sua população contra a influenza em 2021. Entre as puérperas, houve 80,4% de
adesão; entre indígenas 77,5%; gestantes somaram 75,5%; crianças atingiram 74,5%; trabalhadores
da saúde totalizaram 66,7%; e idosos alcançaram 69,3%. Segundo o diretor do Laboratório
Multipropósito do Instituto Butantan, Renato Astray, ainda existem mitos em relação à vacina contra
a influenza. “Há um equívoco comum em pensar que a pessoa toma a vacina e, se ficou gripada, é
por que a vacina não funciona. A realidade é que a vacina tem o benefício principal de proteger contra
as formas graves da doença, proteger a vida das pessoas”. Diante do exposto, explique a importância
da imunização no contexto epidemiológico (INSTITUTO BUTANTAN, 2022).
SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIAS
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento
da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde: volume único [recurso eletrônico] /
Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da
Epidemiologia em Serviços. 4. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. Disponível em:
[Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 20 jul
2020.
SANTOS JÚNIOR, C. J. et al. Hesitação vacinal e a ‘pandemia’ dos não vacinados: o que fazer para
enfrentar a nova “Revolta da Vacina”? Medicina: Ribeirão, 2022. Disponível em:
[Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 01 jul. 2022.
RODRIGUES, C. O. et al. Departamentos Científicos de Imunizações, Infectologia, Alergia,
Otorrinolaringologia e Pneumologia. 2020. Disponível em: [Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 29
jun. 2022.
THOMAZ, M. C. Tópicos especiais em enfermagem II. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional
S.A., 2019.PRODUÇÃO TEXTUAL
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ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL 
Para o desenvolvimento deste trabalho, você deverá refletir sobre a situação-problema que envolve
a elaboração de um relatório apresentando os conteúdos didáticos envolvidos na SGA. 
A equipe deverá consultar e se fundamentar nas teleaulas, webaulas, sugestões de leitura e no livrotexto disponível na Biblioteca Digital, bem como, contar com a orientação dos tutores a distância por
meio do sistema de mensagens. 
Elaborem uma redação coesa, coerente e com argumentos acadêmico-científicos de modo fluido
com as seguintes etapas:  
•  Introdução: Contextualização da situação apresentada e indicação dos conteúdos que serão
desenvolvidos ao longo do texto.  
• Desenvolvimento: Abordagem de todos os temas propostos nos desafios a partir de uma redação
coesa e discursiva, em vez de respostas diretas.  
• Conclusão: Em um único parágrafo, descrever a conclusão que o grupo chegou sobre o caso ao
considerar, em especial, o título da temática dessa produção textual.  
• Referências: Listar as referências das obras que foram consultadas e a formatação da produção
textual interdisciplinar em grupo, de acordo com as normas da ABNT (orientações no arquivo
anexo).  

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL 
1. O trabalho será realizado em grupos, de 02 a 07 alunos, no máximo.
2. A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto, solicitamos que sigam as
orientações do Tutor Presencial, responsável por cadastrar os grupos no sistema.
3. Importante: somente o líder do grupo conseguirá cadastrar o trabalho finalizado no sistema, o
que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite
de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem
da atividade.PRODUÇÃO TEXTUAL
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4. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 06 até, no
máximo, 8 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução,
desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais). 
5. O trabalho final deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Universidade,
sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento
do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e
referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.
6. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos
de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão
invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui
crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.
6. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma
hipótese, trabalhos enviados em PDF.PRODUÇÃO TEXTUAL
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CRITÉRIOS AVALIATIVOS
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo
tutor a distância.
Critério Significado Valor/peso
Coerência,
clareza e coesão
O texto apresenta uma linguagem de fácil
compreensão, apresentando os argumentos de modo
claro e coeso.
20%
Aplicação dos
conteúdos
interdisciplinares
no texto
argumentativo
No texto escrito (com as justificativas e argumentações)
as ideias apresentam relação direta com a situação
descrita e explicitam conteúdos exigidos.
30%
Riqueza de
argumentação
O texto tem relação direta com o tema, traduzem uma
reflexão crítica e contempla os pontos estabelecidos no
roteiro.
30%
Conclusão As considerações finais refletem, de fato, a resolução da
problemática pelo grupo sobre a SGA sem repetições ou
redundâncias.
10%
Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito a escrita
ortográfica e estrutura solicitada.
10%
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