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PORTFÓLIOS DISPONÍVEIS 100% ONLINE UNOPAR E ANHAGUERA EXCLUSIVO PROJETO DE EXTENSÃO RELATÓRIO UNOPAR E ANHANGUERA
Página 1 de 1
PORTFÓLIOS DISPONÍVEIS 100% ONLINE UNOPAR E ANHAGUERA EXCLUSIVO PROJETO DE EXTENSÃO RELATÓRIO UNOPAR E ANHANGUERA
Contato: 86 99939 8001
Email: paullanatu @ hotmail. com
EXCLUSIVO, NÃO É UMA CÓPIA.
Aceitamos cartões, pic pay, mercado pago.
Tarefa 1:
Nesse ano de eleições, os candidatos a presidente estão apresentando seus programas de governo. Um desses programas é sobre a agricultura familiar. É bem interessante, vamos analisar a sua experiência.
Ele fez uma experiência com 13.500 agricultores e verificou-se que:
• 7.000 plantam arroz;
• 4.100 plantam banana;
• 3.100 plantam uva;
• 2.100 plantam arroz e banana;
• 1.400 plantam arroz e uva;
• plantam banana e uva;
• 400 plantam arroz, banana e uva.
Tendo essas informações, vamos responder com a lógica:
a) Quantos plantam pelo menos uma das três espécies?
b) Quantos não plantam nenhuma das três espécies?
c) Quantos plantam arroz ou banana, mas não plantam uvas?
d) Quantas plantam apenas uvas?
Tarefa 2:
O teste de software geralmente faz parte da última etapa na construção de um programa, visando encontrar defeitos/erros. No entanto, existe uma prática que faz a inversão, o teste passa a uma das primeiras etapas. Sobre o desenvolvimento orientado a testes – TDD (Test Driven Development), explique com suas palavras o funcionamento e as etapas que estão presentes nesta prática.
Tarefa 3:
O Modelo de Entidade-Relacionamentos (MER) foi desenvolvido para aperfeiçoar o projeto do banco de dados, sendo largamente utilizado apesar de ter sido elaborado na década 70, continua sendo a principal técnica para consolidar um banco de dados através do mapeamento dos dados necessários para refletir as necessidades de requisitos de um sistema.
Indique uma ferramenta CASE que permite a criação de um MER para um projeto de banco de dados relacional e explique as principais vantagens desta abordagem, inclusive, explanando sobre o grau de relacionamento ou de cardinalidade entre as tabelas.
Como base de conhecimento para o desenvolvimento dessa atividade poderá utilizar o livro didático do autor Werlich (2018), unidade 2, seção 2, Modelagem de Dados.
Tarefa 4:
Em Algoritmos e Programação Estruturada, temos a busca pela facilitação da compreensão de programas através do número restrito de mecanismos de controle da execução de programas. Faça um programa na linguagem C, utilizando qualquer compilador, em que peça como entrada, seu nome, endereço e telefone, por fim, exiba esses dados na tela.
Tarefa 5:
O diagrama de classes da UML é um diagrama estrutural, que tem como objetivo principal ilustrar graficamente a estrutura do software, em níveis mais e menos abrangentes. Além disso, o diagrama de classes mostra como se dá a interligação entre os componentes da estrutura do sistema. Para compreender o diagrama de classes, é preciso entender os relacionamentos entre as classes que poderão ser representadas no diagrama de classes e objetos. Sabendo disso, explique os relacionamentos listados a seguir:
a) Encapsulamento
b) Herança
c) Agregação
d) Composição
Email: paullanatu @ hotmail. com
EXCLUSIVO, NÃO É UMA CÓPIA.
Aceitamos cartões, pic pay, mercado pago.
Tarefa 1:
Nesse ano de eleições, os candidatos a presidente estão apresentando seus programas de governo. Um desses programas é sobre a agricultura familiar. É bem interessante, vamos analisar a sua experiência.
Ele fez uma experiência com 13.500 agricultores e verificou-se que:
• 7.000 plantam arroz;
• 4.100 plantam banana;
• 3.100 plantam uva;
• 2.100 plantam arroz e banana;
• 1.400 plantam arroz e uva;
• plantam banana e uva;
• 400 plantam arroz, banana e uva.
Tendo essas informações, vamos responder com a lógica:
a) Quantos plantam pelo menos uma das três espécies?
b) Quantos não plantam nenhuma das três espécies?
c) Quantos plantam arroz ou banana, mas não plantam uvas?
d) Quantas plantam apenas uvas?
Tarefa 2:
O teste de software geralmente faz parte da última etapa na construção de um programa, visando encontrar defeitos/erros. No entanto, existe uma prática que faz a inversão, o teste passa a uma das primeiras etapas. Sobre o desenvolvimento orientado a testes – TDD (Test Driven Development), explique com suas palavras o funcionamento e as etapas que estão presentes nesta prática.
Tarefa 3:
O Modelo de Entidade-Relacionamentos (MER) foi desenvolvido para aperfeiçoar o projeto do banco de dados, sendo largamente utilizado apesar de ter sido elaborado na década 70, continua sendo a principal técnica para consolidar um banco de dados através do mapeamento dos dados necessários para refletir as necessidades de requisitos de um sistema.
Indique uma ferramenta CASE que permite a criação de um MER para um projeto de banco de dados relacional e explique as principais vantagens desta abordagem, inclusive, explanando sobre o grau de relacionamento ou de cardinalidade entre as tabelas.
Como base de conhecimento para o desenvolvimento dessa atividade poderá utilizar o livro didático do autor Werlich (2018), unidade 2, seção 2, Modelagem de Dados.
Tarefa 4:
Em Algoritmos e Programação Estruturada, temos a busca pela facilitação da compreensão de programas através do número restrito de mecanismos de controle da execução de programas. Faça um programa na linguagem C, utilizando qualquer compilador, em que peça como entrada, seu nome, endereço e telefone, por fim, exiba esses dados na tela.
Tarefa 5:
O diagrama de classes da UML é um diagrama estrutural, que tem como objetivo principal ilustrar graficamente a estrutura do software, em níveis mais e menos abrangentes. Além disso, o diagrama de classes mostra como se dá a interligação entre os componentes da estrutura do sistema. Para compreender o diagrama de classes, é preciso entender os relacionamentos entre as classes que poderão ser representadas no diagrama de classes e objetos. Sabendo disso, explique os relacionamentos listados a seguir:
a) Encapsulamento
b) Herança
c) Agregação
d) Composição
Última edição por Paulinha em Sáb 21 Out 2023 - 10:56, editado 4 vez(es)
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Paulinha- Nivel 5
- Mensagens : 304
Data de inscrição : 10/05/2015
Re: PORTFÓLIOS DISPONÍVEIS 100% ONLINE UNOPAR E ANHAGUERA EXCLUSIVO PROJETO DE EXTENSÃO RELATÓRIO UNOPAR E ANHANGUERA
Tarefa 1 – Considerando as funções básicas de um computador:
Unidade de Entrada – Na qual podemos inserir/entrar com dados no computador. Exemplo: teclado,
mouse e outras entradas.
Unidade de Saída – Em que os dados podem ser visualizados. Exemplo: telas, impressoras e outras
saídas.
Unidade de Processamento – Onde acontece o processamento das informações. Exemplo:
processador do computador.
Unidade de Armazenamento – Memórias (RAM, ROM, HD, discos externos, pen drives, cartões de
memória).
Faça uma pesquisa na internet e monte dois computadores completos, um para escritório, na
utilização básico no do dia a dia, e outro com configuração superior para trabalhos que utilizam mais
recursos do equipamento, descreva a configuração completa e justifique sua escolha, exemplo a
seguir:
Computador 01 (Uso básico):
Gabinte:
Placa-mãe:
Processador:
HD:
Memória:
Monitor:
Teclado:
Mouse:
Justificativa:
Computador 02 (Uso pesado):
Gabinte:
Placa-mãe:
Processador:
HD:
Memória:
Monitor:
Teclado:
Mouse:
Justificativa:
Tarefa 2 –
1) faça uma pesquisa sobre comunicação analógica e digital, suas características e aplicações.
2) Entre no software Multisim Live Online e identifique algo que você pode acrescentar ao item1.
O Multisim Live Online é uma ferramenta gratuita que não necessita instalação. Sua utilização é feita
somente pelo navegador web. O Multisim Live é uma nova ferramenta do já conhecido Multisim para
Desktop.
Ele proporciona ao usuário a mesma tecnologia de simulação usada nas instituições acadêmicas. Esta
versão do software proporciona uma simulação interativa em qualquer sistema operacional, sem
instalações.
A estrutura necessária para utilizar o software é um computador com acesso à internet, mouse,
teclado e monitor.
O único requisito é a criação de uma conta online gratuita no site [Apenas Administradores podem visualizar links]
Após criar a conta, você pode começar a criar circuitos e prosseguir com esta descoberta.
Tarefa 3 – Cada função básica também pode ser chamada de Unidade, sendo assim temos Unidade
de Entrada, Unidade de Saída, Unidade de Processamento e Unidade de Armazenamento, cada
unidade com seus respectivos equipamentos e placas (OLIVEIRA, 2007).
Os computadores funcionam através de comandos e programas, que são interpretados por um
sistema numérico binário de 0 e 1, também chamado de linguagem de máquina.
Os dados são inseridos no computador, que irá processá-los e retornar o resultado deste
processamento em forma também de informações.
Entrada de Dados;
Processamento de Dados;
Armazenamento de Informações;
Saída de Informações.
Tendo essas informações como base, identifique ao menos três tipos de unidade de entrada e três
tipos de unidade de saída.
Tarefa 4 – O termo Segurança da Informação é utilizado para se referir à defesa de dados. É o que
garante que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a computadores, dados e redes, garantindo
que todas as informações mantenham sua integridade, confidencialidade, disponibilidade e
autenticidade.
Um dos é um processo que busca eliminar as chances de terceiros obterem acesso a dados é a
criptografia.
a) Pesquise, defina e exemplifique, dentro da criptografia a assinatura digital.
Tarefa 5 – O conceito de sistema distribuído é de um sistema que possui componentes localizados
em computadores interligados em rede e que se comunicam e coordenam suas ações através da
troca de mensagens entre os componentes. É comum pensarmos em componentes como sendo
apenas servidores e máquinas conectadas em rede, mas quando falamos de componentes podem
ser componentes de hardware (servidores) ou de software (aplicações e serviços).
Os componentes interligados em rede podem estar separados por qualquer distância. No mesmo
edifício de uma empresa, na mesma cidade, mesmo estado, no mesmo país ou até em continentes
diferentes.
a) Pesquise, explique e mostre as diferenças entre virtualização e conteinerização.
Unidade de Entrada – Na qual podemos inserir/entrar com dados no computador. Exemplo: teclado,
mouse e outras entradas.
Unidade de Saída – Em que os dados podem ser visualizados. Exemplo: telas, impressoras e outras
saídas.
Unidade de Processamento – Onde acontece o processamento das informações. Exemplo:
processador do computador.
Unidade de Armazenamento – Memórias (RAM, ROM, HD, discos externos, pen drives, cartões de
memória).
Faça uma pesquisa na internet e monte dois computadores completos, um para escritório, na
utilização básico no do dia a dia, e outro com configuração superior para trabalhos que utilizam mais
recursos do equipamento, descreva a configuração completa e justifique sua escolha, exemplo a
seguir:
Computador 01 (Uso básico):
Gabinte:
Placa-mãe:
Processador:
HD:
Memória:
Monitor:
Teclado:
Mouse:
Justificativa:
Computador 02 (Uso pesado):
Gabinte:
Placa-mãe:
Processador:
HD:
Memória:
Monitor:
Teclado:
Mouse:
Justificativa:
Tarefa 2 –
1) faça uma pesquisa sobre comunicação analógica e digital, suas características e aplicações.
2) Entre no software Multisim Live Online e identifique algo que você pode acrescentar ao item1.
O Multisim Live Online é uma ferramenta gratuita que não necessita instalação. Sua utilização é feita
somente pelo navegador web. O Multisim Live é uma nova ferramenta do já conhecido Multisim para
Desktop.
Ele proporciona ao usuário a mesma tecnologia de simulação usada nas instituições acadêmicas. Esta
versão do software proporciona uma simulação interativa em qualquer sistema operacional, sem
instalações.
A estrutura necessária para utilizar o software é um computador com acesso à internet, mouse,
teclado e monitor.
O único requisito é a criação de uma conta online gratuita no site [Apenas Administradores podem visualizar links]
Após criar a conta, você pode começar a criar circuitos e prosseguir com esta descoberta.
Tarefa 3 – Cada função básica também pode ser chamada de Unidade, sendo assim temos Unidade
de Entrada, Unidade de Saída, Unidade de Processamento e Unidade de Armazenamento, cada
unidade com seus respectivos equipamentos e placas (OLIVEIRA, 2007).
Os computadores funcionam através de comandos e programas, que são interpretados por um
sistema numérico binário de 0 e 1, também chamado de linguagem de máquina.
Os dados são inseridos no computador, que irá processá-los e retornar o resultado deste
processamento em forma também de informações.
Entrada de Dados;
Processamento de Dados;
Armazenamento de Informações;
Saída de Informações.
Tendo essas informações como base, identifique ao menos três tipos de unidade de entrada e três
tipos de unidade de saída.
Tarefa 4 – O termo Segurança da Informação é utilizado para se referir à defesa de dados. É o que
garante que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a computadores, dados e redes, garantindo
que todas as informações mantenham sua integridade, confidencialidade, disponibilidade e
autenticidade.
Um dos é um processo que busca eliminar as chances de terceiros obterem acesso a dados é a
criptografia.
a) Pesquise, defina e exemplifique, dentro da criptografia a assinatura digital.
Tarefa 5 – O conceito de sistema distribuído é de um sistema que possui componentes localizados
em computadores interligados em rede e que se comunicam e coordenam suas ações através da
troca de mensagens entre os componentes. É comum pensarmos em componentes como sendo
apenas servidores e máquinas conectadas em rede, mas quando falamos de componentes podem
ser componentes de hardware (servidores) ou de software (aplicações e serviços).
Os componentes interligados em rede podem estar separados por qualquer distância. No mesmo
edifício de uma empresa, na mesma cidade, mesmo estado, no mesmo país ou até em continentes
diferentes.
a) Pesquise, explique e mostre as diferenças entre virtualização e conteinerização.
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Paulinha- Nivel 5
- Mensagens : 304
Data de inscrição : 10/05/2015
Re: PORTFÓLIOS DISPONÍVEIS 100% ONLINE UNOPAR E ANHAGUERA EXCLUSIVO PROJETO DE EXTENSÃO RELATÓRIO UNOPAR E ANHANGUERA
Tarefa 1:
Na área de desenvolvimento, as funções são utilizadas para deixar o código claro e recursivo,
evitando a repetição de linhas de comandos. Dentre as boas práticas de programação é avaliar se um
determinado trecho precisa ser escrito várias vezes. Se a resposta for sim, então esse trecho deve ser
transformado em uma funcionalidade no seu código.
Avalie o código abaixo:
1. #include<stdio.h>
2. int somar(){
3. return 1 + 2.15;
4. }
5. int main(){
6. int resultado = 0;
7. resultado = somar();
8. printf(“O resultado da funcao e = %d”,resultado);
9. return 0;
10. }
Com base no contexto apresentado, comente o resultado do código acima, qual resultado
será apresentado no final? E porquê?
Tarefa 2:
Hartmann e Wobeto (2015), abordando a norma ISO/IEC 38.500 (ABNT 2009), sobre a Gestão
da Tecnologia de Informação, o que está relacionado à sua Governança e definem: É o sistema pelo
qual os usos atual e futuro da TI são dirigidos e controlados. Significa avaliar e direcionar o uso da TI
para dar suporte à organização e monitorar seu uso para realizar planos. Inclui a estratégia e as
políticas de uso da TI dentro da organização.
Dentro da governança, pesquise sobre ITIL e COBIT e traga um exemplo de boas práticas
tanto para ITL como para Cobit.
Tarefa 3:
Com a pandemia, muitas pessoas que trabalharam na “linha de frente do combate” acabaram
se contaminando com o coronavírus. Você recebeu a tarefa de implementar um aplicativo com plano
de controle e prevenção de acidentes para hospitais. Os profissionais que tiveram os maiores índices
de acidentes e afastamentos foram os enfermeiros e os médicos e os setores de maior contaminação
foram a UTI e a Enfermaria.
Para ter mais detalhes sobre esses setores, você solicitou informações sobre os setores de UTI e
Enfermaria.
As informações obtidas foram:
• Nove pessoas trabalham exclusivamente na UTI.
• Sete pessoas trabalham exclusivamente n Enfermaria.
• Ao todo, trabalham, nas duas seções, 22 funcionários.
Para divulgar o aplicativo com mais eficiência, você decidiu que os funcionários que são
capacitados para trabalhar nos dois setores serão os divulgadores das informações para a prevenção
de acidentes.
a) Como você determinaria a quantidade de funcionários que serão os divulgadores do
plano de controle e prevenção de acidentes?
b) Sabendo que o tempo de treinamento dos funcionários é de, aproximadamente, 7
horas, que o valor da hora de trabalho de cada um é R$ 22,00 e que o custo do serviço
do técnico que realizará o treinamento é de 1,2 mil reais, qual deve ser a estimativa
do valor gasto com o treinamento dessas pessoas?
Tarefa 4:
O primeiro passo para a implementação de um banco de dados é a sua modelagem. Ou seja,
é nesta primeira etapa que você deve pensar nos dados que serão armazenados e em como eles
serão relacionados entre si na estrutura do banco. Desta forma, explique quais são as fases de
modelagem de dados que devem ser aplicadas em um projeto de banco de dados, e indique ao
menos uma ferramenta CASE que poderia ser utilizada neste processo de modelagem.
Na área de desenvolvimento, as funções são utilizadas para deixar o código claro e recursivo,
evitando a repetição de linhas de comandos. Dentre as boas práticas de programação é avaliar se um
determinado trecho precisa ser escrito várias vezes. Se a resposta for sim, então esse trecho deve ser
transformado em uma funcionalidade no seu código.
Avalie o código abaixo:
1. #include<stdio.h>
2. int somar(){
3. return 1 + 2.15;
4. }
5. int main(){
6. int resultado = 0;
7. resultado = somar();
8. printf(“O resultado da funcao e = %d”,resultado);
9. return 0;
10. }
Com base no contexto apresentado, comente o resultado do código acima, qual resultado
será apresentado no final? E porquê?
Tarefa 2:
Hartmann e Wobeto (2015), abordando a norma ISO/IEC 38.500 (ABNT 2009), sobre a Gestão
da Tecnologia de Informação, o que está relacionado à sua Governança e definem: É o sistema pelo
qual os usos atual e futuro da TI são dirigidos e controlados. Significa avaliar e direcionar o uso da TI
para dar suporte à organização e monitorar seu uso para realizar planos. Inclui a estratégia e as
políticas de uso da TI dentro da organização.
Dentro da governança, pesquise sobre ITIL e COBIT e traga um exemplo de boas práticas
tanto para ITL como para Cobit.
Tarefa 3:
Com a pandemia, muitas pessoas que trabalharam na “linha de frente do combate” acabaram
se contaminando com o coronavírus. Você recebeu a tarefa de implementar um aplicativo com plano
de controle e prevenção de acidentes para hospitais. Os profissionais que tiveram os maiores índices
de acidentes e afastamentos foram os enfermeiros e os médicos e os setores de maior contaminação
foram a UTI e a Enfermaria.
Para ter mais detalhes sobre esses setores, você solicitou informações sobre os setores de UTI e
Enfermaria.
As informações obtidas foram:
• Nove pessoas trabalham exclusivamente na UTI.
• Sete pessoas trabalham exclusivamente n Enfermaria.
• Ao todo, trabalham, nas duas seções, 22 funcionários.
Para divulgar o aplicativo com mais eficiência, você decidiu que os funcionários que são
capacitados para trabalhar nos dois setores serão os divulgadores das informações para a prevenção
de acidentes.
a) Como você determinaria a quantidade de funcionários que serão os divulgadores do
plano de controle e prevenção de acidentes?
b) Sabendo que o tempo de treinamento dos funcionários é de, aproximadamente, 7
horas, que o valor da hora de trabalho de cada um é R$ 22,00 e que o custo do serviço
do técnico que realizará o treinamento é de 1,2 mil reais, qual deve ser a estimativa
do valor gasto com o treinamento dessas pessoas?
Tarefa 4:
O primeiro passo para a implementação de um banco de dados é a sua modelagem. Ou seja,
é nesta primeira etapa que você deve pensar nos dados que serão armazenados e em como eles
serão relacionados entre si na estrutura do banco. Desta forma, explique quais são as fases de
modelagem de dados que devem ser aplicadas em um projeto de banco de dados, e indique ao
menos uma ferramenta CASE que poderia ser utilizada neste processo de modelagem.
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Paulinha- Nivel 5
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