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Questões do terceiro simulado ENADE dessa semana do dia 7 de abril de 2014
2 participantes
Página 1 de 1
Questões do terceiro simulado ENADE dessa semana do dia 7 de abril de 2014
Segue abaixo as questões do terceiro simulado ENADE dessa semana , lógica matemática.
Lógica matemática.
QUESTÕES DO ENADE
LÓGICA MATEMÁTICA
QUESTÃO 1
Anderson Macedo)
Observe as proposições compostas a seguir formadas a partir
das proposições simples p e q:
p: Dilma é presidente.
q: Ronaldinho voltou para o Brasil.
Se Dilma é presidente, então Ronaldinho voltou para o Brasil.
Dilma é presidente ou Ronaldinho não voltou para o Brasil.
Em linguagem lógica, podemos escrever as sentenças acima,
Respectivamente
p v q e p ^~q
p -> q e p v ~q
p -> q e ~(p ^q)
p v q e ~(p ^ q)
p v q e ~(p ^ q)
Alternativa correta
QUESTÃO 2
Anderson Macedo)
1. Vimos durante as aulas que proposições são frases declarativas
a que podem ser associadas um valor verdade (verdadeiro ou
falso). Agora, observe as frases abaixo:
I – Que dia lindo!
II – Muitas pessoas são felizes.
III – O sete é um número ímpar.
IV – Será que vai chover
Qual é a alternativa correta:
Todas são proposições.
A III e a IV são proposições.
A I e a II são proposições.
A II e a III são proposições.
Apenas a I é proposição.
Alternativa correta
QUESTÃO 3
Anderson Macedo)
Sejam os argumentos:
I- Todo gato é mamífero. Bili é um gato. Portanto, Bili é mamífero.
II- Todo gato é mamífero. Bili é mamífero. Portanto, Bili é um gato.
III- Toto gato é preto. Bili é um gato. Portanto, Bili é preto.
IV- Tudo que é grande é azul. O céu é azul. Portanto, o céu é
grande.
V- Tudo que é transmitido é recebido. A mensagem foi transmitida.
A mensagem foi recebida.
Assinale a alternativa que indica o(s) argumentos VÁLIDO(S)
Apenas II
Apenas I e II
Apenas I, II e IV
Apenas I, III e V.
Apenas I
Alternativa correta
QUESTÃO 4
Anderson Macedo)
Vimos durante as aulas que proposições são frases
declarativas a que podem ser associadas um valor verdade
(verdadeiro ou falso).
Agora, observe as frases abaixo:
I – Que amor!
II – Muitos cães são ferozes.
III – A Lua é um satélite da Terra.
IV – Será que vai chover?
Das frases acima, podemos
Qual é a alternativa correta
Apenas as frases III e IV são proposições.
Somente as frases I e II são proposições.
Apenas as frases II e III são proposições.
Apenas a I é proposição.
Todas as frases são proposições.
Alternativa correta
QUESTÃO 5
Anderson Macedo)
passa mal é só quem toma leite ou come manga
toma leite passa mal
come manga passa mal
naõ comeu manga com leite não passa mal
não passou mal não comeu manga ou não tomou leite
Se quem come manga com leite passa mal; logo, quem
Alternativa correta
QUESTÃO 6
Anderson Macedo)
Todas são proposições.
A III e a IV são proposições.
A I e a II são proposições.
A II e a III são proposições.
Apenas a I é proposição.
1. Vimos durante as aulas que proposições são frases declarativas
a que podem ser associadas um valor verdade (verdadeiro ou
falso). Agora, observe as frases abaixo:
I – Que dia lindo!
II – Muitas pessoas são felizes.
III – O sete é um número ímpar.
IV – Será que vai chover?
Alternativa correta
QUESTÃO 7
7 (Anderson Macedo)
p ->q e ~(p ^ q)
p v q e ~(p ^ q)
p v q e ~(p ^ q)
p v q e p ^~q
p ^ q e p v ~q
Observe as proposições compostas a seguir formadas a partir
das proposições simples p e q:
p: João é professor.
q: Plínio é analista de sistemas.
João é professor e Plínio é analista de sistemas.
João é professor ou Plínio não é analista de sistemas.
Em linguagem lógica, podemos escrever as sentenças acima,
respectivamente:
Alternativa correta
QUESTÃO 8
8 (Anderson Macedo)
Apenas II e III são argumentos.
Apenas I, II e III são argumentos.
Apenas quatro são proposições.
Apenas cinco são proposições.
Apenas a III é um argumento.
Sobre argumentos, é necessário aprender a distinguir um
mero agrupamento de frases de um argumento de fato.
Diante disso, analise as frases a seguir:
I. Todo estudante adora matemática. Robinho é um
estudante. Logo, Robinho adora matemática
II. Se não chover José vai jogar futebol. Não choveu.
Portanto, José vai jogar futebol.
III. Amanhã deverá chover já que o tempo está mudando
e sempre que o tempo muda chove nessa região.
IV. Os fãs gostam tanto dos artistas e os artistas gostam
dos fãs.
Das frases acima, podemos considerar como argumentos
Alternativa correta
Lógica matemática.
QUESTÕES DO ENADE
LÓGICA MATEMÁTICA
QUESTÃO 1
Anderson Macedo)
Observe as proposições compostas a seguir formadas a partir
das proposições simples p e q:
p: Dilma é presidente.
q: Ronaldinho voltou para o Brasil.
Se Dilma é presidente, então Ronaldinho voltou para o Brasil.
Dilma é presidente ou Ronaldinho não voltou para o Brasil.
Em linguagem lógica, podemos escrever as sentenças acima,
Respectivamente
p v q e p ^~q
p -> q e p v ~q
p -> q e ~(p ^q)
p v q e ~(p ^ q)
p v q e ~(p ^ q)
Alternativa correta
QUESTÃO 2
Anderson Macedo)
1. Vimos durante as aulas que proposições são frases declarativas
a que podem ser associadas um valor verdade (verdadeiro ou
falso). Agora, observe as frases abaixo:
I – Que dia lindo!
II – Muitas pessoas são felizes.
III – O sete é um número ímpar.
IV – Será que vai chover
Qual é a alternativa correta:
Todas são proposições.
A III e a IV são proposições.
A I e a II são proposições.
A II e a III são proposições.
Apenas a I é proposição.
Alternativa correta
QUESTÃO 3
Anderson Macedo)
Sejam os argumentos:
I- Todo gato é mamífero. Bili é um gato. Portanto, Bili é mamífero.
II- Todo gato é mamífero. Bili é mamífero. Portanto, Bili é um gato.
III- Toto gato é preto. Bili é um gato. Portanto, Bili é preto.
IV- Tudo que é grande é azul. O céu é azul. Portanto, o céu é
grande.
V- Tudo que é transmitido é recebido. A mensagem foi transmitida.
A mensagem foi recebida.
Assinale a alternativa que indica o(s) argumentos VÁLIDO(S)
Apenas II
Apenas I e II
Apenas I, II e IV
Apenas I, III e V.
Apenas I
Alternativa correta
QUESTÃO 4
Anderson Macedo)
Vimos durante as aulas que proposições são frases
declarativas a que podem ser associadas um valor verdade
(verdadeiro ou falso).
Agora, observe as frases abaixo:
I – Que amor!
II – Muitos cães são ferozes.
III – A Lua é um satélite da Terra.
IV – Será que vai chover?
Das frases acima, podemos
Qual é a alternativa correta
Apenas as frases III e IV são proposições.
Somente as frases I e II são proposições.
Apenas as frases II e III são proposições.
Apenas a I é proposição.
Todas as frases são proposições.
Alternativa correta
QUESTÃO 5
Anderson Macedo)
passa mal é só quem toma leite ou come manga
toma leite passa mal
come manga passa mal
naõ comeu manga com leite não passa mal
não passou mal não comeu manga ou não tomou leite
Se quem come manga com leite passa mal; logo, quem
Alternativa correta
QUESTÃO 6
Anderson Macedo)
Todas são proposições.
A III e a IV são proposições.
A I e a II são proposições.
A II e a III são proposições.
Apenas a I é proposição.
1. Vimos durante as aulas que proposições são frases declarativas
a que podem ser associadas um valor verdade (verdadeiro ou
falso). Agora, observe as frases abaixo:
I – Que dia lindo!
II – Muitas pessoas são felizes.
III – O sete é um número ímpar.
IV – Será que vai chover?
Alternativa correta
QUESTÃO 7
7 (Anderson Macedo)
p ->q e ~(p ^ q)
p v q e ~(p ^ q)
p v q e ~(p ^ q)
p v q e p ^~q
p ^ q e p v ~q
Observe as proposições compostas a seguir formadas a partir
das proposições simples p e q:
p: João é professor.
q: Plínio é analista de sistemas.
João é professor e Plínio é analista de sistemas.
João é professor ou Plínio não é analista de sistemas.
Em linguagem lógica, podemos escrever as sentenças acima,
respectivamente:
Alternativa correta
QUESTÃO 8
8 (Anderson Macedo)
Apenas II e III são argumentos.
Apenas I, II e III são argumentos.
Apenas quatro são proposições.
Apenas cinco são proposições.
Apenas a III é um argumento.
Sobre argumentos, é necessário aprender a distinguir um
mero agrupamento de frases de um argumento de fato.
Diante disso, analise as frases a seguir:
I. Todo estudante adora matemática. Robinho é um
estudante. Logo, Robinho adora matemática
II. Se não chover José vai jogar futebol. Não choveu.
Portanto, José vai jogar futebol.
III. Amanhã deverá chover já que o tempo está mudando
e sempre que o tempo muda chove nessa região.
IV. Os fãs gostam tanto dos artistas e os artistas gostam
dos fãs.
Das frases acima, podemos considerar como argumentos
Alternativa correta
manoelneto- Nivel 2
- Mensagens : 57
Data de inscrição : 13/03/2013
Idade : 45
Localização : Jequié/BA
Behnael gosta desta mensagem
Re: Questões do terceiro simulado ENADE dessa semana do dia 7 de abril de 2014
Algoritmos e Programação
1 (Prof. Chiaveli)
Toda classe é responsável pelos dados que carrega, proteger este dados é de fundamental importância, por isso devemos criar atributos privates e criar métodos ou propriedades publicas que dão acesso a estes dados. Estamos falando de:
Método protegido
Atributo protegido
Encapsulamento de dados
Classes privada
Atributo estático
2 (Anderson Macedo)
A lógica clássica tem três princípios fundamentais. Assinale a alternativa que apresenta esses princípios:
Não-contradição, terceiro excluído e tautologia.
Contingência, tautologia e não-contradição.
Identidade, proposição e terceiro excluído.
Proposição, contingência e tautologia.
Identidade, não-contradição e terceiro excluído.
3 (AOCP - 2012 - BRDE - Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Sistemas - (Prova TIPO 4))
Em estruturas de dados e algoritmos, encontramos uma estrutura chamada Pilha. A esse respeito, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Uma Pilha é um contêiner de objetos que são inseridos e retirados de acordo com o princípio de que “o último que entra é o primeiro que sai” (LIFO).
II. Exemplo de implementação de uma pilha pode ser os navegadores para a Internet que armazenam os endereços mais recentemente visitados em uma pilha.
III. Pilhas são estruturas de dados muito complexas, porém não estão entre as mais importantes.
IV. É impossível inserir objetos em uma pilha a qualquer momento, mas somente o objeto recentemente inserido poderá ser removido a qualquer momento.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Apenas I e II.
4 (CESGRANRIO)
CESGRANRIO - 2004 - Prefeitura de Manaus - AM - Analista de Sistemas (adaptada). Um Analista de Sistemas recebeu a tarefa de implementar uma sub-rotina que, a partir de uma matriz de entrada "A", gerasse uma outra matriz de saída "B". Um pedaço desta sub-rotina, representada em algoritmo, está apresentado abaixo.
algoritmo
Considere a matriz A = (aij) de dimensão 2 x 2, a seguir, onde aij são os elementos da matriz A.
algoritmo
Na matriz A, por exemplo, o elemento a11 possui o valor 3. A matriz "B" resultante da execução do algoritmo, tendo a matriz "A" como entrada, é uma das matrizes representadas a seguir:
algoritmo
Assinale a alternativa que contém os valores que serão armazenados na matriz B resultante da execução do algoritmo.
Matriz 3
Matriz 4
Matriz 5
Matriz 1
Matriz 2
5 (Anderson Macedo)
Com relação aos estudos que fizemos, assinale a alternativa INCORRETA:
Argumentar significa garantir a verdade da conclusão tendo por base a verdade das premissas
Um argumento não pode ser considerado verdadeiro ou falso. Verdadeiras ou falsas são as premissas e a conclusão. Um argumento é válido ou não válido, coerente ou não coerente, dependendo da relação que se estabelece entre as premissas e a conclusão
Nem toda frase, nem toda sentença que usamos na linguagem corrente é uma proposição
Para ser uma proposição é necessário que exista a possibilidade de ser classificada como verdadeira ou falsa, podendo haver uma terceira opção, a possibilidade de ser considerada ao mesmo tempo verdadeira e falsa
Um argumento é uma construção cujos elementos são proposições, em que existe uma conclusão que é sustentada por uma ou mais premissas
6 (Merris Mozer)
Pela definição de um vetor “Vet = array [1..10] of Integer;” podemos dizer que:
Não é adequada a a utilização em listas encadeadas
É a definição mais adequada a ser utilizada em lista duplamente encadeada
Nenhuma das anteriores
Poderá ser utilizada somente 6 posições
Que somente aceitará dados do tipo inteiro
7 (Anderson Macedo)
Observe as proposições compostas a seguir formadas a partir das proposições simples p e q:
p: Dilma é presidente.
q: Ronaldinho voltou para o Brasil.
Se Dilma é presidente, então Ronaldinho voltou para o Brasil.
Dilma é presidente ou Ronaldinho não voltou para o Brasil.
Em linguagem lógica, podemos escrever as sentenças acima, respectivamente:
p v q e ~(p ^ q)
p v q e ~(p ^ q)
p v q e p ^~q
p -> q e p v ~q
p -> q e ~(p ^q)
8 (Prof. Chiaveli)
Marque a alternativa que descreve uma classe concreta:
Classe que pode ser instanciada dando origem a um objeto
Classe que implementa uma interface
É um tipo de classe que somente pode ser herdada e não instanciada
A finalidade principal é encapsular os métodos públicos da classe derivada
De certa forma pode se dizer que este tipo de classe é uma classe conceitual que pode definir funcionalidades para que as suas subclasses possam implementá-las
1 (Prof. Chiaveli)
Toda classe é responsável pelos dados que carrega, proteger este dados é de fundamental importância, por isso devemos criar atributos privates e criar métodos ou propriedades publicas que dão acesso a estes dados. Estamos falando de:
Método protegido
Atributo protegido
Encapsulamento de dados
Classes privada
Atributo estático
2 (Anderson Macedo)
A lógica clássica tem três princípios fundamentais. Assinale a alternativa que apresenta esses princípios:
Não-contradição, terceiro excluído e tautologia.
Contingência, tautologia e não-contradição.
Identidade, proposição e terceiro excluído.
Proposição, contingência e tautologia.
Identidade, não-contradição e terceiro excluído.
3 (AOCP - 2012 - BRDE - Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Sistemas - (Prova TIPO 4))
Em estruturas de dados e algoritmos, encontramos uma estrutura chamada Pilha. A esse respeito, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Uma Pilha é um contêiner de objetos que são inseridos e retirados de acordo com o princípio de que “o último que entra é o primeiro que sai” (LIFO).
II. Exemplo de implementação de uma pilha pode ser os navegadores para a Internet que armazenam os endereços mais recentemente visitados em uma pilha.
III. Pilhas são estruturas de dados muito complexas, porém não estão entre as mais importantes.
IV. É impossível inserir objetos em uma pilha a qualquer momento, mas somente o objeto recentemente inserido poderá ser removido a qualquer momento.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Apenas I e II.
4 (CESGRANRIO)
CESGRANRIO - 2004 - Prefeitura de Manaus - AM - Analista de Sistemas (adaptada). Um Analista de Sistemas recebeu a tarefa de implementar uma sub-rotina que, a partir de uma matriz de entrada "A", gerasse uma outra matriz de saída "B". Um pedaço desta sub-rotina, representada em algoritmo, está apresentado abaixo.
algoritmo
Considere a matriz A = (aij) de dimensão 2 x 2, a seguir, onde aij são os elementos da matriz A.
algoritmo
Na matriz A, por exemplo, o elemento a11 possui o valor 3. A matriz "B" resultante da execução do algoritmo, tendo a matriz "A" como entrada, é uma das matrizes representadas a seguir:
algoritmo
Assinale a alternativa que contém os valores que serão armazenados na matriz B resultante da execução do algoritmo.
Matriz 3
Matriz 4
Matriz 5
Matriz 1
Matriz 2
5 (Anderson Macedo)
Com relação aos estudos que fizemos, assinale a alternativa INCORRETA:
Argumentar significa garantir a verdade da conclusão tendo por base a verdade das premissas
Um argumento não pode ser considerado verdadeiro ou falso. Verdadeiras ou falsas são as premissas e a conclusão. Um argumento é válido ou não válido, coerente ou não coerente, dependendo da relação que se estabelece entre as premissas e a conclusão
Nem toda frase, nem toda sentença que usamos na linguagem corrente é uma proposição
Para ser uma proposição é necessário que exista a possibilidade de ser classificada como verdadeira ou falsa, podendo haver uma terceira opção, a possibilidade de ser considerada ao mesmo tempo verdadeira e falsa
Um argumento é uma construção cujos elementos são proposições, em que existe uma conclusão que é sustentada por uma ou mais premissas
6 (Merris Mozer)
Pela definição de um vetor “Vet = array [1..10] of Integer;” podemos dizer que:
Não é adequada a a utilização em listas encadeadas
É a definição mais adequada a ser utilizada em lista duplamente encadeada
Nenhuma das anteriores
Poderá ser utilizada somente 6 posições
Que somente aceitará dados do tipo inteiro
7 (Anderson Macedo)
Observe as proposições compostas a seguir formadas a partir das proposições simples p e q:
p: Dilma é presidente.
q: Ronaldinho voltou para o Brasil.
Se Dilma é presidente, então Ronaldinho voltou para o Brasil.
Dilma é presidente ou Ronaldinho não voltou para o Brasil.
Em linguagem lógica, podemos escrever as sentenças acima, respectivamente:
p v q e ~(p ^ q)
p v q e ~(p ^ q)
p v q e p ^~q
p -> q e p v ~q
p -> q e ~(p ^q)
8 (Prof. Chiaveli)
Marque a alternativa que descreve uma classe concreta:
Classe que pode ser instanciada dando origem a um objeto
Classe que implementa uma interface
É um tipo de classe que somente pode ser herdada e não instanciada
A finalidade principal é encapsular os métodos públicos da classe derivada
De certa forma pode se dizer que este tipo de classe é uma classe conceitual que pode definir funcionalidades para que as suas subclasses possam implementá-las
JULIANA SONZZONE- Nivel 1
- Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/10/2013
Idade : 33
Localização : Arcoverde/PE
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