Analise e Desenvolvimento de Sistemas


Participe do fórum, é rápido e fácil

Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Top dos mais postadores
Fernandes (26266)
PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Vote_lcap1PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Voting_bar1PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Vote_rcap1 
elenilton-apostileiros (6321)
PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Vote_lcap1PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Voting_bar1PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Vote_rcap1 
Elenilton (6320)
PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Vote_lcap1PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Voting_bar1PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Vote_rcap1 
jsjunior (1857)
PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Vote_lcap1PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Voting_bar1PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Vote_rcap1 
Professor (541)
PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Vote_lcap1PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Voting_bar1PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Vote_rcap1 
Aninha (477)
PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Vote_lcap1PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Voting_bar1PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Vote_rcap1 
Paulinha (304)
PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Vote_lcap1PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Voting_bar1PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Vote_rcap1 
provasunopar2 (298)
PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Vote_lcap1PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Voting_bar1PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Vote_rcap1 
Braga Jr. (241)
PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Vote_lcap1PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Voting_bar1PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Vote_rcap1 
auxilioacademico2024 (206)
PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Vote_lcap1PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Voting_bar1PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Vote_rcap1 

PAINEL DO USUÁRIO

Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens
Quem está conectado?
47 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 47 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 354 em Seg 5 maio 2014 - 21:37
abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário


PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA)

Ir para baixo

PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) Empty PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA)

Mensagem por elenilton-apostileiros Qui 24 Mar 2022 - 7:39

Apostileiros - desde 2013.

[Apenas Administradores podem visualizar links] apostileiros com br

Apostileiros é uma marca registrada junto ao INPI
Whatsapp: 73 9.9992-1633





[Apenas Administradores podem visualizar links]

PLANO DE TRABALHO DOS ESTÁGIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA REFORMULAÇÃO DEVIDO À PANDEMIA COVID-19 ESTÁGIO I EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA)


PLANO DE TRABALHO DOS ESTÁGIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA REFORMULAÇÃO DEVIDO À PANDEMIA COVID-19 ESTÁGIO I EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EDUCAÇÃO FÍSICA)



Leitura Obrigatória: EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

POSSUI UM TOTAL DE 28 PÁGINAS



1. PLANO DE TRABALHO: EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS, E
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS …………………………………………………………………………….. 3
1.1 ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES…………………………………………………………………………….4

1. PLANO DE TRABALHO: EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS,
E ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS

No quadro a seguir, há a descrição das atividades do Plano de Trabalho reformulado
devido ao contexto da pandemia COVID-19, conforme campos de estágio (Educação Infantil,
Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Ensino Fundamental – Anos Finais).

Plano de Trabalho Reformulado

Atividade A: Ler os textos indicados.
Atividade B: Conhecer a função e a estrutura do Projeto Político Pedagógico (PPP).
Atividade C: Conhecer a atuação do professor regente e sua inter-relação com a equipe pedagógica
e administrativa, assim como a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do
desenvolvimento da disciplina.
Atividade D: Conhecer a abordagem dos temas contemporâneos transversais da BNCC (meio
ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo e ciência e tecnologia).
Atividade E: Pesquisar metodologias ativas com uso de tecnologias digitais.
Atividade F: Elaborar 2 (dois) planos de aula, conforme campo de estágio.
Atividade G: Produzir Relatório de Estágio.

1.1 ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES

A seguir, são apresentadas as orientações das atividades previstas para os estágios de
Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Ensino Fundamental – Anos Finais
dos cursos de Licenciatura, reformuladas para atender às restrições estabelecidas durante o
período da pandemia COVID-19.
Verifique seu campo de estágio no Plano de Trabalho original, de acordo com seu curso
e semestre.

ATIVIDADE A – Ler os textos indicados

Os textos indicados para leitura estão disponíveis no AVA do respectivo estágio, na
pasta “Leitura” – Materiais Externos – Textos Estágios.
A pasta “Textos Estágios” está compactada, sendo necessário baixá-la e descompactar.
Ao acessar a pasta, identifique o seu curso. Em seguida, localize seu estágio e clique
na respectiva pasta para visualizar o texto.

Após a leitura do material indicado, você deve produzir um texto dissertativo-
argumentativo, contendo de 1,5 a 2 páginas, analisando as principais ideias apontadas pelos

autores e os aspectos a serem destacados no segmento no qual você realiza o estágio.
ATIVIDADE B – Conhecer a função e a estrutura do Projeto Político Pedagógico (PPP)
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento normativo de grande relevância
para a escola, pois se refere ao planejamento global da instituição, entretanto, essa
sistematização não é definitiva, mas sim, flexível e orgânica. Segundo a legislação educacional
brasileira, ele deve ser elaborado em uma perspectiva democrática, a qual reconhece a
necessidade de envolvimento de todos os membros do contexto escolar (gestão escolar,
professores, alunos e comunidade). Cada PPP é único, pois expressa as finalidades e as
necessidades da realidade escolar que representa.
Leia um exemplo de PPP disponível no AVA do respectivo estágio, na pasta “Leitura” –
Arquivos.
A partir da leitura realizada, responda:
1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?
2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define
as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação
básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse
documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais
da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?
3. A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de
aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos
que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de
que modo a escola apresenta o processo de avaliação?

As perguntas e as respostas devem ser inseridas no relatório final, contendo de 1,5 a 2
páginas.
ATIVIDADE C – Conhecer a atuação do professor e sua inter-relação com a equipe pedagógica
e administrativa, assim como a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do
desenvolvimento da disciplina

Identifique, a seguir, seu campo de estágio. Depois, veja os vídeos disponíveis no AVA
do respectivo estágio, na pasta “Leitura” – Arquivos – Vídeos Complementares Adaptados –
Covid, e responda às respectivas perguntas:
Campo de estágio: Educação Infantil
1. VÍDEO A (Tema: Atuação do professor da Educação Infantil)
2. VÍDEO B (Tema: Atuação da equipe pedagógica)
3. VÍDEO C (Tema: Atuação da equipe administrativa)
4. VÍDEO D (Tema: KLS Fundamentos e Organização da Educação Infantil e do
Ensino Fundamental)
A partir dos vídeos, responda às perguntas:
1) Considerando os conhecimentos abordados sobre a docência na educação
infantil, aponte três atividades que fazem parte da rotina de trabalho do
professor e explique como essas atividades devem ocorrer.
2) Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor
tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta
Curricular.
3) No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância
da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos
educativos no contexto escolar.

Campo de Estágio: Ensino Fundamental – Anos Iniciais
1. VÍDEO E (Tema: Atuação do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental)
2. VÍDEO B (Tema: Atuação da equipe pedagógica)
3. VÍDEO C (Tema: Atuação da equipe administrativa)
4. VÍDEO D (Tema: KLS Fundamentos e Organização da Educação Infantil e do
Ensino Fundamental)
A partir dos vídeos, responda às perguntas:
1) A BNCC é um documento que regulamenta as aprendizagens essenciais a serem
trabalhadas nas escolas públicas e privadas para garantir os direitos de
aprendizagem e desenvolvimento aos alunos. Quais os principais desafios da
atuação do professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das
regulamentações apresentadas na BNCC?
2) Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor
tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta
Curricular.
3) No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância
da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos
educativos no contexto escolar.

Campo de Estágio: Ensino Fundamental – Anos Finais
1. VÍDEO F (Tema: Atuação do professor dos Anos Finais do Ensino Fundamental)
2. VÍDEO B (Tema: Atuação da equipe pedagógica)
3. VÍDEO C (Tema: Atuação da equipe administrativa)
A partir dos vídeos, responda às perguntas:
1) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) começou a ser implementada na
Educação Básica recentemente. Esse documento fornece orientações e determina
competências, habilidades e componentes essenciais para estudantes de todas as
escolas brasileiras, públicas e privadas. Porém, esse não é o único documento que
o professor deverá considerar no momento de planejar a sua prática pedagógica.
a. Por que a BNCC não pode ser o único documento orientador do
planejamento docente?
b. Quais outros documentos deverão ser considerados?
2) Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor
tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta
Curricular.
3) No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância
da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos
educativos no contexto escolar.

As perguntas e as respostas devem ser inseridas no relatório final, contendo de 1,5 a 2
páginas.
ATIVIDADE D – Conhecer a abordagem dos temas contemporâneos transversais da BNCC
(meio ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo e ciência e
tecnologia)

Além dos conteúdos estruturantes, conforme orientações dos documentos oficiais que
norteiam o ensino no país, todo professor deve proceder à abordagem de conteúdos
transversais: meio ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo e
ciência e tecnologia. Para isso, as escolas podem contar com a disponibilização de materiais
de apoio para a abordagem desses temas, além de, em alguns casos, receber o auxílio da
atuação de uma equipe multidisciplinar, constituída para o gerenciamento de ações nessa
esfera.
Leia o texto disponível no AVA do respectivo estágio, na pasta “Leitura” – Arquivos –
Guia prático – Temas Contemporâneos.
A partir da leitura do texto, você deverá responder às questões listadas a seguir:
1. Como podemos entender o termo Transversalidade?
2. Qual a importância de se trabalhar com os TCTs na escola?
3. Dos TCTs listados, quais podem ser trabalhados de forma transversal no seu
curso de graduação?
4. O Guia apresenta uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento dos
TCTs, baseado em quatro pilares. Quais são estes pilares? Comente sua
perspectiva sobre essa metodologia.

As perguntas e as respostas devem ser inseridas no relatório final.
ATIVIDADE E – Conhecer metodologias ativas com uso de tecnologias digitais, conforme
respectivo estágio

A partir da leitura do texto, disponível no AVA do respectivo estágio, na pasta “Leitura”
– Arquivo – Metodologias Ativas, e da situação-problema nele apresentada, você deverá
redigir a solução em forma de relato, que conduzirá a elaboração de seus planos de aula.

O texto, em forma de relato, contendo de 1,5 a 2 páginas.com a solução da situação-
problema, deve ser inserido no relatório final.

ATIVIDADE F – Elaborar Planos de Aula

A partir da situação-problema da atividade E, você deverá elaborar uma sequência de
2 (dois) planos de aula para uma turma fictícia, de acordo com seu campo de estágio.
Para a elaboração de cada um dos planos de aula, utilize o modelo a seguir.

MODELO DE PLANO DE AULA





ATIVIDADE G – Produzir Relatório de Estágio
Para a elaboração do relatório final de estágio, você deverá fazer o download do
Modelo no AVA e reunir todo o material elaborado no desenvolvimento das diferentes
atividades descritas no Plano de Trabalho.

1 Elementos pré-textuais
Inserção de elementos de apresentação/identificação do acadêmico e do estágio
cursado no semestre, conforme Modelo disponibilizado no AVA:
• capa;
• folha de rosto;
• sumário.

2 Elementos textuais
Inserção das atividades realizadas, conforme descritas no Plano de Trabalho, seguindo
o Modelo disponibilizado no AVA:
• Introdução: inserção de texto com a contextualização sobre o estágio realizado.
• Desenvolvimento: inserção, em sequência, de todos os materiais elaborados nas
atividades, conforme Modelo disponibilizado no AVA e orientações descritas no
Plano de Trabalho.
• Considerações finais: inserção de reflexões decorrentes da realização do estágio.
Atenção:
 Verifique o plano de trabalho específico do estágio que você está cursando no semestre.
 O relatório deve ser postado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese,
trabalhos enviados em PDF.

3 Elementos pós-textuais
Inserção de elementos complementares para fechamento do relatório, conforme
Modelo disponibilizado no AVA:
• referências;
• anexos;
• apêndices.

VEJA TAMBÉM:

Plano de Estágio de Pedagogia II 2022.1

Plano de Trabalho Estágio III Gestão (Educação física) 2022

Plano de Trabalho Estágio III Gestão Adaptado Covid (Matemática)

Portfólio Modelo de negócio para uma cervejaria sustentável

Portfólio A tecnologia aplicada à propagação vegetativa das culturas comerciais: cana de açúcar, mandioca, café e algodão
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6321
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos