Analise e Desenvolvimento de Sistemas


Participe do fórum, é rápido e fácil

Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Top dos mais postadores
Fernandes (26272)
Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Vote_lcap1Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Voting_bar1Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Vote_rcap1 
elenilton-apostileiros (6374)
Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Vote_lcap1Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Voting_bar1Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Vote_rcap1 
Elenilton (6320)
Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Vote_lcap1Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Voting_bar1Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Vote_rcap1 
jsjunior (1857)
Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Vote_lcap1Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Voting_bar1Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Vote_rcap1 
Professor (562)
Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Vote_lcap1Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Voting_bar1Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Vote_rcap1 
Aninha (477)
Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Vote_lcap1Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Voting_bar1Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Vote_rcap1 
Paulinha (304)
Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Vote_lcap1Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Voting_bar1Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Vote_rcap1 
provasunopar2 (298)
Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Vote_lcap1Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Voting_bar1Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Vote_rcap1 
Braga Jr. (241)
Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Vote_lcap1Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Voting_bar1Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Vote_rcap1 
auxilioacademico2024 (206)
Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Vote_lcap1Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Voting_bar1Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Vote_rcap1 

PAINEL DO USUÁRIO

Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens
Quem está conectado?
11 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 11 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 354 em Seg 5 maio 2014 - 21:37
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário


Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra

Ir para baixo

Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Empty Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra

Mensagem por elenilton-apostileiros Dom 31 Jul 2022 - 10:40

Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra

Curso: História Semestre: 5º/6º

[Apenas Administradores podem visualizar links]

apostileiros com br

Apostileiros é uma marca registrada junto ao INPI
Whatsapp: 73 9.9992-1633




PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTIPRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Curso: História Semestre: 5º/6º
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:
• Instigar os alunos, apoiados nas informações presentes
na BNCC sobre a área como ferramenta norteadora, para
o planejamento de atividades diferenciadas.
• Relacionar teoria e prática, a fim de proporcionar
embasamento para atuação em atividades
extracurriculares.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o
autoaprendizado.
• Favorecer a aprendizagem.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a
solução de problemas práticos relativos à profissão.
PREZADO ALUNO (A),
Seja bem-vindo (a) a este semestre!
A presente proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) possui como
temática a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra.
Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos
desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
A decolonialidade pode ser entendida, de forma breve, como um
[...] caminho para resistir e desconstruir padrões, conceitos e perspectivas impostos aos
povos subalternizados durante todos esses anos, sendo também uma crítica direta
à modernidade e ao capitalismo. O pensamento decolonial se coloca como uma alternativa
para dar voz e visibilidade aos povos subalternizados e oprimidos que durante muito tempo
foram silenciados (disponível em [Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em 23 jun. 2022).
A partir desse conceito, propomos uma discussão acerca da construção de uma visão sobre a cultura
e a história africana que marca nossa história até a atualidade, buscando reelaborar essa leitura a partir da
perspectiva dos negros.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A Leitura da Situação Geradora de Aprendizagem e da Situação-Problema fornecerá os
elementos necessários para a produção textual proposta na sequência.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Os professores do curso de História criaram um site educacional para divulgar trabalhos
produzidos pelos alunos. Os alunos do 5º e 6º Semestres do curso foram convidados a escreverem
textos para o site. Os professores orientaram os alunos a escreverem textos sobre temas atuais e que
estão no centro das discussões teóricas na área de ciências humanas. Os professores também
explicaram que os textos podem ser produzidos individualmente ou em grupo, e que também é
interessante inserir imagem(ns) no decorrer do mesmo.
Emília se interessou em produzir um texto analisando o conceito de decolonialidade. A
escolha de tal tema levou em conta o grande apelo que esse conceito tem nos dias atuais.
Apesar de já ter ouvido falar sobre esse conceito, ainda falta para Emília conhecimentos
suficientes para a elaboração do texto. Nesse sentido, a partir de leituras e novos conhecimentos, é
que o texto deve ser elaborado.
SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)
O desafio, então, é auxiliar Emília a produzir um texto analisando o conceito de
decolonialidade. O desafio está organizado da seguinte maneira:
1. Leitura do artigo intitulado “Educação e Decolonialidade: A história da África e diáspora
longe do olhar europeu”, de Serinaldo Oliveira Araújo e Maria do Carmo Rebouças dos
Santos. (Material disponibilizado com esta orientação)
2. Leitura do texto “A perspectiva negra decolonial brasileira: insurgências e afirmações
intelectuais”, de Maria dos Passos. (Disponível em [Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 23 jun.
2022).PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
3. Vídeo: O pensamento decolonial para superar a colonialidade e o racismo epistêmico, no
qual a profa. Suze Piza explica os dois conceitos e o sentido de intervenção que a
decolonialidade se baseia. (Disponível em:
[Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 23 jun. 2022).
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
1. A partir das leituras e do vídeo, você deverá produzir um texto para um site educacional.
Desse modo, deverá se atentar a linguagem utilizada, a utilização de fontes (os textos e
vídeo indicados são obrigatórios, mas você pode pesquisar outros materiais também).
Lembre-se de selecionar uma ou mais imagens relacionadas ao texto. Essas imagens
podem ser inseridas no início, meio ou fim do texto. É importante que cada imagem ocupe
o espaço de aproximadamente ¼ da lauda. Abaixo/no rodapé da imagem coloque o
tema/título da mesma, ano em que foi produzida, autor e fonte/site em que pesquisou tal
imagem. O texto deve partir da seguinte questão (que é também título do texto): De que
modo a perspectiva decolonial no ensino de História pode colaborar para superar o
racismo epistêmico?
Lembre-se que esse texto deverá abordar questões como:
a. O que significa o conceito de decolonialidade?
b. De que modo essa perspectiva altera o modo de se pensar a História?
c. Como essa perspectiva relaciona-se (ou deve relacionar-se) ao Ensino de História?
d. Qual a ligação entre a colonialidade e o racismo epistêmico?
2. Indicamos, ainda, as seguintes leituras para a construção do trabalho.
KI-ZERBO, Joseph. História Geral da África I: Metodologia e Pré-História da África. Brasília: UNESCO,
2010. [Biblioteca Virtual 3.0]. Capítulo 3: "Tendências recentes das pesquisas históricas africanas e
contribuição à história em geral" (p. 37-58).
COSTA, J. Decolonialidade, Atlântico Negro e intelectuais negros brasileiros: em busca de um diálogo
horizontal. Revista Sociedade e Estado – Volume 33, Número 1, Janeiro/Abril 2018. (Disponível emPRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
[Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em:
27 jun. 2022.)
3. O trabalho/texto deverá ser elaborado observando as seguintes orientações concernentes
à parte formal do seu trabalho:
1. Capa e folha de rosto: Utilizar capa e folha de rosto padronizadas da instituição.
2. Introdução: A introdução (1 lauda) deve contemplar:
a. Apresentação do tema;
b. Contextualização do tema;
c. Descrição do que será discutido ao longo do texto.
3. Desenvolvimento: Para o desenvolvimento de seu trabalho (2 a 3 laudas), você deverá:
a. Responder ao questionamento apresentado;
b. Fundamentar teoricamente com base em conceitos extraídos das suas leituras as
quais deverão ser citadas e referenciadas de acordo com as normas da ABNT.
4. Conclusão: Para concluir seu texto, você deve apresentar as suas considerações finais acerca
do tema. (1 lauda)
5. Referências: Apresentar todas as fontes utilizadas para consulta na elaboração das propostas.
6. Normas da ABNT: devem ser respeitadas e aplicadas em todas as etapas do trabalho.
OBSERVAÇÃO:
Você pode – e deve – consultar outras fontes (textos, artigos e afins) sobre o tema, na Biblioteca
Digital, na Biblioteca Virtual 3.0 e nos materiais das disciplinas.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. O trabalho será realizado individualmente.
2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta
específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem,
conforme disposto no AVA. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.
3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Instituição, sendo organizado
no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto,
espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências,
entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
4. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos
aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos
plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a
prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada
no âmbito acadêmico.
5. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma
hipótese, trabalhos enviados em PDF.
A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise
do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:
 Normalização correta do trabalho, com atendimento ao número de páginas solicitadas.
 Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução,
desenvolvimento e conclusão).
 Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.
 Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade,
criatividade, originalidade e autenticidade.
 Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente
citados.
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas
dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta
oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.
Bom trabalho!
Equipe de professores
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6374
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra Empty Re: Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra

Mensagem por elenilton-apostileiros Qui 18 Ago 2022 - 10:18

elenilton-apostileiros escreveu:Portfolio a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra

Curso: História Semestre: 5º/6º

[Apenas Administradores podem visualizar links]

apostileiros com br

Apostileiros é uma marca registrada junto ao INPI
Whatsapp: 73 9.9992-1633




PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTIPRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Curso: História Semestre: 5º/6º
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:
• Instigar os alunos, apoiados nas informações presentes
na BNCC sobre a área como ferramenta norteadora, para
o planejamento de atividades diferenciadas.
• Relacionar teoria e prática, a fim de proporcionar
embasamento para atuação em atividades
extracurriculares.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o
autoaprendizado.
• Favorecer a aprendizagem.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a
solução de problemas práticos relativos à profissão.
PREZADO ALUNO (A),
Seja bem-vindo (a) a este semestre!
A presente proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) possui como
temática a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra.
Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos
desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
A decolonialidade pode ser entendida, de forma breve, como um
[...] caminho para resistir e desconstruir padrões, conceitos e perspectivas impostos aos
povos subalternizados durante todos esses anos, sendo também uma crítica direta
à modernidade e ao capitalismo. O pensamento decolonial se coloca como uma alternativa
para dar voz e visibilidade aos povos subalternizados e oprimidos que durante muito tempo
foram silenciados (disponível em [Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em 23 jun. 2022).
A partir desse conceito, propomos uma discussão acerca da construção de uma visão sobre a cultura
e a história africana que marca nossa história até a atualidade, buscando reelaborar essa leitura a partir da
perspectiva dos negros.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A Leitura da Situação Geradora de Aprendizagem e da Situação-Problema fornecerá os
elementos necessários para a produção textual proposta na sequência.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Os professores do curso de História criaram um site educacional para divulgar trabalhos
produzidos pelos alunos. Os alunos do 5º e 6º Semestres do curso foram convidados a escreverem
textos para o site. Os professores orientaram os alunos a escreverem textos sobre temas atuais e que
estão no centro das discussões teóricas na área de ciências humanas. Os professores também
explicaram que os textos podem ser produzidos individualmente ou em grupo, e que também é
interessante inserir imagem(ns) no decorrer do mesmo.
Emília se interessou em produzir um texto analisando o conceito de decolonialidade. A
escolha de tal tema levou em conta o grande apelo que esse conceito tem nos dias atuais.
Apesar de já ter ouvido falar sobre esse conceito, ainda falta para Emília conhecimentos
suficientes para a elaboração do texto. Nesse sentido, a partir de leituras e novos conhecimentos, é
que o texto deve ser elaborado.
SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)
O desafio, então, é auxiliar Emília a produzir um texto analisando o conceito de
decolonialidade. O desafio está organizado da seguinte maneira:
1. Leitura do artigo intitulado “Educação e Decolonialidade: A história da África e diáspora
longe do olhar europeu”, de Serinaldo Oliveira Araújo e Maria do Carmo Rebouças dos
Santos. (Material disponibilizado com esta orientação)
2. Leitura do texto “A perspectiva negra decolonial brasileira: insurgências e afirmações
intelectuais”, de Maria dos Passos. (Disponível em [Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 23 jun.
2022).PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
3. Vídeo: O pensamento decolonial para superar a colonialidade e o racismo epistêmico, no
qual a profa. Suze Piza explica os dois conceitos e o sentido de intervenção que a
decolonialidade se baseia. (Disponível em:
[Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 23 jun. 2022).
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
1. A partir das leituras e do vídeo, você deverá produzir um texto para um site educacional.
Desse modo, deverá se atentar a linguagem utilizada, a utilização de fontes (os textos e
vídeo indicados são obrigatórios, mas você pode pesquisar outros materiais também).
Lembre-se de selecionar uma ou mais imagens relacionadas ao texto. Essas imagens
podem ser inseridas no início, meio ou fim do texto. É importante que cada imagem ocupe
o espaço de aproximadamente ¼ da lauda. Abaixo/no rodapé da imagem coloque o
tema/título da mesma, ano em que foi produzida, autor e fonte/site em que pesquisou tal
imagem. O texto deve partir da seguinte questão (que é também título do texto): De que
modo a perspectiva decolonial no ensino de História pode colaborar para superar o
racismo epistêmico?
Lembre-se que esse texto deverá abordar questões como:
a. O que significa o conceito de decolonialidade?
b. De que modo essa perspectiva altera o modo de se pensar a História?
c. Como essa perspectiva relaciona-se (ou deve relacionar-se) ao Ensino de História?
d. Qual a ligação entre a colonialidade e o racismo epistêmico?
2. Indicamos, ainda, as seguintes leituras para a construção do trabalho.
KI-ZERBO, Joseph. História Geral da África I: Metodologia e Pré-História da África. Brasília: UNESCO,
2010. [Biblioteca Virtual 3.0]. Capítulo 3: "Tendências recentes das pesquisas históricas africanas e
contribuição à história em geral" (p. 37-58).
COSTA, J. Decolonialidade, Atlântico Negro e intelectuais negros brasileiros: em busca de um diálogo
horizontal. Revista Sociedade e Estado – Volume 33, Número 1, Janeiro/Abril 2018. (Disponível emPRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
[Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em:
27 jun. 2022.)
3. O trabalho/texto deverá ser elaborado observando as seguintes orientações concernentes
à parte formal do seu trabalho:
1. Capa e folha de rosto: Utilizar capa e folha de rosto padronizadas da instituição.
2. Introdução: A introdução (1 lauda) deve contemplar:
a. Apresentação do tema;
b. Contextualização do tema;
c. Descrição do que será discutido ao longo do texto.
3. Desenvolvimento: Para o desenvolvimento de seu trabalho (2 a 3 laudas), você deverá:
a. Responder ao questionamento apresentado;
b. Fundamentar teoricamente com base em conceitos extraídos das suas leituras as
quais deverão ser citadas e referenciadas de acordo com as normas da ABNT.
4. Conclusão: Para concluir seu texto, você deve apresentar as suas considerações finais acerca
do tema. (1 lauda)
5. Referências: Apresentar todas as fontes utilizadas para consulta na elaboração das propostas.
6. Normas da ABNT: devem ser respeitadas e aplicadas em todas as etapas do trabalho.
OBSERVAÇÃO:
Você pode – e deve – consultar outras fontes (textos, artigos e afins) sobre o tema, na Biblioteca
Digital, na Biblioteca Virtual 3.0 e nos materiais das disciplinas.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. O trabalho será realizado individualmente.
2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta
específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem,
conforme disposto no AVA. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.
3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Instituição, sendo organizado
no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto,
espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências,
entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
4. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos
aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos
plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a
prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada
no âmbito acadêmico.
5. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma
hipótese, trabalhos enviados em PDF.
A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise
do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:
 Normalização correta do trabalho, com atendimento ao número de páginas solicitadas.
 Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução,
desenvolvimento e conclusão).
 Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.
 Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade,
criatividade, originalidade e autenticidade.
 Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente
citados.
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas
dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta
oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.
Bom trabalho!
Equipe de professores
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6374
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos