Analise e Desenvolvimento de Sistemas


Participe do fórum, é rápido e fácil

Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Top dos mais postadores
Fernandes (26272)
Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Vote_lcap1Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Voting_bar1Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Vote_rcap1 
elenilton-apostileiros (6374)
Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Vote_lcap1Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Voting_bar1Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Vote_rcap1 
Elenilton (6320)
Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Vote_lcap1Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Voting_bar1Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Vote_rcap1 
jsjunior (1857)
Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Vote_lcap1Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Voting_bar1Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Vote_rcap1 
Professor (562)
Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Vote_lcap1Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Voting_bar1Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Vote_rcap1 
Aninha (477)
Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Vote_lcap1Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Voting_bar1Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Vote_rcap1 
Paulinha (304)
Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Vote_lcap1Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Voting_bar1Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Vote_rcap1 
provasunopar2 (298)
Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Vote_lcap1Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Voting_bar1Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Vote_rcap1 
Braga Jr. (241)
Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Vote_lcap1Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Voting_bar1Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Vote_rcap1 
auxilioacademico2024 (206)
Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Vote_lcap1Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Voting_bar1Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Vote_rcap1 

PAINEL DO USUÁRIO

Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens
Quem está conectado?
8 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 8 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 354 em Seg 5 maio 2014 - 21:37
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário


Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil

Ir para baixo

Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil Empty Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil

Mensagem por elenilton-apostileiros Qua 25 Ago 2021 - 9:24

Disponível trabalho pronto padrão e encomendas de trabalhos exclusivos (sem plágio/sem cópias).

Site: apostileiros com br

[Apenas Administradores podem visualizar links]

PRODUÇÃO TEXTUAL
PRODUÇÃO TEXTUAL
INDIVIDUAL – PTI
Curso:
PedagogiaPRODUÇÃO TEXTUAL
Curso: Pedagogia Semestres: 3º / 4º sem
Disciplinas:  Aprendizagem da Matemática
 Fundamentos, Organização e Metodologia da Educação
Infantil e do Ensino Fundamental
 Corpo e Movimento
 Educação de Jovens e Adultos
 Ludicidade e Educação
 Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Condições de
Aprendizagem na Educação Infantil
 Letramentos e Alfabetização
Competências:  Conhecer estratégias que podem ser utilizadas ao abordar a
ludicidade em sala de aula.
 Compreender a concepção de sujeito a ser formado a partir
dos fundamentos teóricos que embasam a etapa da Educação
Infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
 Elaborar atividades práticas que atendam aos fundamentos
teóricos apresentados na BNCC, acerca dos campos de
experiência.
 Preparar o aluno para cumprir os requisitos formais de
construção de um trabalho científico.
Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá
desenvolvido as seguintes competências e habilidades:
 Estabelecer a relação teoria e prática no instante do
planejamento de atividades, de modo que elas atendam aos
conhecimentos e saberes a serem desenvolvidos nos campos
de experiência indicados na BNCC.
 Promover uma postura investigativa e de análise críticoreflexiva sobre o que acontece no dia a dia da escola.
 Conhecer os elementos necessários para a construção de
textos científicos.PRODUÇÃO TEXTUAL
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
e de aprendizagem que tem por objetivos:
 Favorecer a aprendizagem;
 Interpretar os fundamentos teóricos apresentados nos textos
indicados;
 Identificar as especificidades do trabalho a ser desenvolvido
na Educação Infantil;
 Entender que as atividades planejadas na produção textual
podem ser aplicadas no contexto do estágio curricular.
Prezado aluno e aluna,
Seja bem-vindo a este semestre!
A Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática A
importância da ludicidade na Educação Infantil. Escolhemos essa temática devido à sua
relevância para o desenvolvimento infantil e, consequentemente, para as descobertas
e aprendizagens vivenciadas nesta etapa.
Crianças, jovens e adultos podem ter um envolvimento maior nas atividades
realizadas em sala de aula e uma aprendizagem mais significativa a partir de proposições
lúdicas. Segundo Luckesi (2000, p.52), a ludicidade é um fazer humano mais amplo, que
se relaciona não apenas à presença das brincadeiras ou jogos, mas também a um
sentimento, a atitude do sujeito envolvido na ação, que se refere a um prazer de
celebração em função do envolvimento genuíno com a atividade, a sensação de
plenitude que aquilo que é significativo e verdadeiro.
Na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, a ludicidade torna-se
ainda mais relevante, visto que as interações e a brincadeira são eixos estruturantes das
práticas pedagógicas. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, “[...] A
interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas
aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar
as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível
identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, aPRODUÇÃO TEXTUAL
resolução de conflitos e a regulação das emoções” (BRASIL, 2018, p. 33. BRASIL. Base Nacional
Comum Curricular: A Educação é a Base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018).
Ao analisar os campos de experiência apresentados na BNCC (BRASIL, 2018), é
possível identificar diferentes formas de explorar a ludicidade. Entre os objetivos de
aprendizagem e desenvolvimento do campo de experiência “O Eu, o outro e o nós”, por
exemplo, identificamos o respeito a regras básicas de convívio social nas interações e
brincadeiras, no campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos”, observamos a
experimentação de diferentes possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em
ambientes acolhedores e desafiantes, entre outros objetivos de aprendizagem que
evidenciam esse viés com a ludicidade.
O modo como o professor aborda determinada temática, as estratégias que
utiliza ao longo das aulas, a proposição de um jogo, seja ele tradicional ou virtual ou as
relações estabelecidas com os campos de experiência e objetivos de aprendizagem,
estão diretamente ligadas à ludicidade.
A partir do que foi exposto, prossiga para a leitura e interpretação da Situação
Geradora de Aprendizagem.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Leitura e interpretação da SGA
Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você
deve elaborar uma produção textual que contemple um ou mais conteúdos de sua área.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Luíza é uma professora muito criativa. Ela atua na Educação Infantil há cerca de
dez anos e seu trabalho é reconhecido por seus gestores, colegas de trabalho e também
pelos familiares dos alunos atendidos pela professora. Uma de suas principais
características é a exploração da ludicidade no contexto educacional. A postura que
Luíza assume em sala de aula é uma postura lúdica. As abordagens e estratégiasPRODUÇÃO TEXTUAL
utilizadas são muito atrativas e divertidas para os alunos e oportunizam um
desenvolvimento adequado para a Educação Infantil.
Fernanda é diretora da instituição que Luíza trabalha e realiza com frequência
reuniões com o corpo docente da escola. Ela sempre destaca a importância da
ludicidade na Educação Infantil e a necessidade de estudar os documentos norteadores
para o trabalho a ser desenvolvido nessa etapa da Educação Básica, visando o êxito
esperado por todos. A diretora também incentiva os professores a compartilharem as
experiências desenvolvidas em sala de aula para que possam aprender uns com os
outros.
A admiração pelo trabalho desenvolvido por Luíza levou a diretora a fazer um
convite para a professora. A diretora pediu para Luíza compartilhar na próxima reunião
com os professores o modo como ela organiza as suas aulas, evidenciando a presença
da ludicidade em sua prática pedagógica. O objetivo seria ajudar outros colegas,
principalmente aqueles que ainda não têm muita experiência, a desenvolverem práticas
lúdicas e atrativas, respaldadas nos documentos norteadores para a Educação Infantil.
Luíza foi para casa pensativa, imaginando como poderia compartilhar sua experiência
com os colegas.
SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)
Para apresentar aos colegas o modo como conduzia as suas aulas, Luíza decidiu
elaborar uma sequência didática voltada a crianças de quatro anos de idade. A ideia
seria evidenciar a proposição de experiências que estivessem de acordo com os
objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil de acordo com
a BNCC de modo lúdico e atrativo.
Se você estivesse no lugar de Luíza, como organizaria essa sequência didática?
Que tipo de experiências poderiam ser desenvolvidas? Quais ações ou estratégias
poderiam ser utilizadas para evidenciar a ludicidade presente em suas aulas?PRODUÇÃO TEXTUAL
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
Tendo como base as considerações apresentadas, você deve organizar a
produção textual, observando os seguintes itens:
1º) Realize a leitura dos textos sugeridos abaixo. Além dessas sugestões, você
poderá utilizar para a elaboração da produção textual, os demais materiais
disponibilizados pelas disciplinas do semestre:
Texto 1: Base Nacional Comum Curricular (BNCC): “A etapa da Educação Infantil”
(da página 35 até 52). Disponível em:
[Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 09 jul. 2021.
Texto 2: CARMO, Carliani Portela da; VEIGA, Elaine Cristina Freitas; CINTRA,
Rosana Carla Gonçalves Gomes; LIMA, Sarah da Silvia Corrêa. A ludicidade na Educação
Infantil: Aprendizagem e Desenvolvimento. In XIII Educere - Congresso Nacional de
Educação. Curitiba, PR: 2017. Disponível em:
[Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 09 jul.
2021.
Texto 3: ANJOS, Ana Maura Tavares dos. Organização do trabalho pedagógico na
Educação Infantil: desafios e possibilidades no trabalho com sequências didáticas.
Revista Educação Pública, v. 20, no 48, 15 de dezembro de 2020. Disponível em:
[Apenas Administradores podem visualizar links] Acesso em: 09 jul. 2021.
2º) Elabore a Introdução da produção textual. Neste tópico, você deverá redigir,
com até uma página, uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor
os objetivos e a importância de sua realização.
3º) Para o Desenvolvimento do trabalho, você deve elaborar as duas atividades
indicadas a seguir:PRODUÇÃO TEXTUAL
a) Construa um texto entre 3 a 5 páginas sobre a importância da ludicidade no
contexto educacional e especificamente, na Educação Infantil.
b) Elabore uma sequência didática (modelo indicado a seguir) voltada à Educação
Infantil contemplando a perspectiva lúdica e as vivências que podem ser
propostas a partir dos campos de experiência “Corpo, gestos e movimentos” e
“Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.
MODELO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Estrutura apresentada em: ANJOS, Ana Maura
Tavares dos. Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil: desafios e
possibilidades no trabalho com sequências didáticas. Revista Educação Pública, v. 20,
no 48, 15 de dezembro de 2020.
Tema: __________________________________________ Tempo previsto:_________
Agrupamento etário ou turma: 4 anos de idade
Apresentação da sequência: Breve descrição com a apresentação da proposta, sua
estrutura, intencionalidades pedagógicas determinadas, justificativa da proposta.
Desenvolvimento da sequência: os planos contidos na sequência (realizar três planos
diferentes)
Objetivos de
aprendizagem e
desenvolvimento
Campos de
experiência
Desenvolvimen
to
Recursos Avaliação
Citar os objetivos de
aprendizagem e
desenvolvimento que
serão explorados nas
atividades. Exemplo:
Apropriar-se de gestos e
movimentos de sua
cultura no cuidado de si e
nos jogos e brincadeiras
Citar o campo de
experiência
escolhido.
Exemplo: Corpo,
gestos e
movimentos
Plano 1
Atividade 1:
Descrição da
atividade
Atividade 2:
Descrição da
atividade
Materiais que
serão
utilizados em
cada plano
Modo como
as
atividades
serão
avaliadasPRODUÇÃO TEXTUAL
(EXCLUIR AS INFORMAÇÕES INDICADAS APÓS FINALIZAR CADA ITEM)
4º) Para finalizar, você deverá elaborar as Considerações finais, sintetizando os
elementos discutidos, em até uma página. Manifeste o seu ponto de vista e
opiniões sobre o assunto trabalhado. Apresente também as contribuições que o
trabalho trouxe para o seu aprendizado.
5º) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que foram
utilizados durante o desenvolvimento do trabalho.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL (PTI)
1. O trabalho será realizado individualmente.
2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser
feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo
Atividade 3:
Descrição da
atividade
Citar os objetivos de
aprendizagem e
desenvolvimento que
serão explorados nas
atividades. Exemplo:
Apropriar-se de gestos e
movimentos de sua
cultura no cuidado de si e
nos jogos e brincadeiras
Citar o campo de
experiência
escolhido.
Exemplo: Corpo,
gestos e
movimentos
Plano 2
Atividade 1:
Descrição da
atividade
Atividade 2:
Descrição da
atividade
Atividade 3:
Descrição da
atividade
Materiais que
serão
utilizados em
cada plano
Modo como
as
atividades
serão
avaliadas
Citar os objetivos de
aprendizagem e
desenvolvimento que
serão explorados nas
atividades. Exemplo:
Apropriar-se de gestos e
movimentos de sua
cultura no cuidado de si e
nos jogos e brincadeiras
Citar o campo de
experiência
escolhido.
Exemplo: Corpo,
gestos e
movimentos
Plano 3
Atividade 1:
Descrição da
atividade
Atividade 2:
Descrição da
atividade
Atividade 3:
Descrição da
atividade
Materiais que
serão
utilizados em
cada plano
Modo como
as
atividades
serão
avaliadasPRODUÇÃO TEXTUAL
limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe
prorrogação para a postagem da atividade.
3. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve
conter de 06 até, no máximo, 08 laudas (considerando-se apenas a produção
textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os
elementos pré e pós-textuais).
4. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Universidade,
sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de
fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos,
apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos
importantes), conforme modelo disponível no AVA.
5. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver
trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais
extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos
reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime,
com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.
6. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos,
sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.
A seguir, apresentamos alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise
do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:
 Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT, com
atendimento ao número de páginas solicitadas.
 Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com
introdução, desenvolvimento e conclusão).
 Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à
norma padrão.
 Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com
objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.
 Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores
eventualmente citados.PRODUÇÃO TEXTUAL
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em
suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite
esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível
universitário.
Bom trabalho!
Equipe de professores
elenilton-apostileiros
elenilton-apostileiros
Nivel S
Nivel S

Mensagens : 6374
Data de inscrição : 08/05/2021

http://apostileiros.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos